ANTANANARIVO – Visitar e organizar a viagem em Madagáscar

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

Antananarivo, ou “Tana” (como é conhecido pelos seus habitantes), é a capital de Madagáscar e a sua maior cidade, com mais de um milhão de habitantes. É uma cidade tipicamente africana, com muito movimento nas ruas, trânsito caótico e poluição sonora e atmosférica. Mas Antananarivo é também uma cidade interessante e prática. Interessante do ponto de vista histórico e cultural, com muitos edifícios, personagens e histórias para se conhecer. Prática, porque, para quem visita e viaja em Madagáscar, é inevitável que passe por Antananarivo e é a partir dali que poderá organizar a exploração de outras regiões do país. Por fim, Antananarivo tem excelentes hotéis e restaurantes, a preços muito acessíveis (se comparados com os padrões europeus), por isso aproveite para mimar-se com belas refeições e confortáveis alojamentos.


DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR ANTANANARIVO


Para poder desfrutar da sua viagem a Madagáscar e a Antananarivo, é essencial planear a sua visita antecipadamente, pois os pormenores logísticos fazem a diferença. Deixamos algumas dicas práticas para visitar Antananarivo, e como organizar a sua viagem em Madagáscar a partir de Antananarivo.

Consulte também o nosso guia de Madagáscar com todas as informações sobre viajar em Madagáscar.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

1. Como chegar a Antananarivo

Antananarivo é servida por um aeroporto internacional com diversas ligações. Nós voámos para Antananarivo com escalas em Viena e Addis Abeba.

Reserve aqui o seu voo para Antananarivo.

2. Quando visitar Antananarivo

Pode visitar Antananarivo todo o ano, mas a época mais propícia à passagem de furacões é entre os meses de Janeiro e Março, sendo a época mais fria entre Junho e Setembro (Inverno austral). Antananarivo fica a cerca de 1400 m de altitude, por isso tem um clima muito mais fresco do que a costa. No Inverno, as temperaturas em Antananarivo podem ser bastante baixas, principalmente de Junho a Agosto, por isso se visitar Antananarivo nesta altura do ano, vá prevenido com um bom casaco.

3. Como se deslocar em Antananarivo

Antananarivo é uma grande cidade mas o seu centro, onde se situam as principais atracções, é relativamente compacto e pode ser explorado a pé.

4. Onde dormir em Antananarivo

Nós ficámos alojados em Antananarivo no Hôtel Restaurant La Ribaudière (em três ocasiões diferentes!) e é uma excelente opção na parte alta de Antananarivo, bem localizada, perto das principais atracções da cidade, e com quartos confortáveis. O restaurante do hotel é um dos melhores de Antananarivo.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

Outras excelentes opções para dormir em Antananarivo são a Maison d’Hôtes Mandrosoa, o The Citizen, e o Le Louvre Hotel & Spa, com preços acessíveis, e, num segmento mais alto, o Carlton Madagascar, e o Havana Resort.

5. Seguro de viagem para visitar Madagáscar e Antananarivo

A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para Madagáscar e Antananarivo. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Madagáscar. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para Madagáscar e Antananarivo.  

Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

O QUE VER E FAZER EM ANTANANARIVO


Para visitar Antananarivo, precisará apenas de um dia, mas é provável que passe por Antananarivo mais do que uma vez, por isso poderá aproveitar a cidade em mais dias. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Antananarivo.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

1. Explorar a Haute-Ville de Antananarivo

Haute-Ville é o nome dado à parte mais alta e nobre de Antananarivo, e é onde se concentram os edifícios mais históricos e emblemáticos da cidade. Quer comece de baixo e vá subindo as encostas, quer apanhe um táxi para cima e depois venha a pé para baixo, não deve perder a oportunidade de dar um passeio pela Haute-Ville.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

2. Admirar o Rova de Antananarivo

Rova é o nome pelo qual é conhecida a fortaleza-palácio que serviu de sede do poder em Antananarivo da família real Merina e que se encontra no topo da cidade. O primeiro edifício foi construído no século XIX para a rainha Ranavalona I, famosa por ter renegado e perseguido os cristãos no país. Sofreu numerosos acrescentos e remodelações, mas actualmente encontra-se fechado devido a obras.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

3. Visitar o antigo palácio presidencial de Antananarivo

O antigo palácio presidencial fica um pouco abaixo da Rova e é um belo edifício apalaçado do século XIX (originalmente uma mansão francesa). No entanto, quando visitámos Antananarivo, este parecia meio abandonado, com a porta aberta mas aparentemente sem luz, e com alguns “guias” na entrada a querer que fôssemos visitar o interior, algo que acabámos por decidir não fazer.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

4. Admirar as vistas de Haute-Ville de Antananarivo

Outra atracção de Haute-Ville são as vistas fantásticas de Antananarivo e arredores. As melhores são as da rua que passa por baixo da Rova, e de uma igreja à qual se acede por um lance de escadas a partir da rua que sobe para a Rova, de onde se tem perspectivas sobre o Estádio Municipal, o Lago Anosy e as colinas, estendendo-se os subúrbios da cidade até ao horizonte.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

5. Visitar a Catedral da Imaculada Conceição em Antananarivo

A Catedral da Imaculada Conceição é a maior igreja de Antananarivo e foi construída no local onde a rainha Ranavalona I atirou pelas falésias abaixo os cristãos que se recusaram a mudar de religião. No lugar onde a falésia se precipita está construída uma enorme estátua de Nossa Senhora.

6. Comer pizza no Nerone em Antananarivo

Antananarivo tem vários bons restaurantes e é uma cidade onde pode (e deve!) experimentar gastronomia internacional. Por exemplo, se estiver a explorar a Haute-Ville, passe pelo Nerone, um restaurante italiano, e prove as pizzas.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

7. Espreitar o actual Palácio Presidencial de Antananarivo

O actual palácio presidencial fica situado na Haute-Ville, numa zona onde abundam os bons hotéis e restaurantes. Do palácio, só se pode espreitar a entrada pois é vedado e guardado por militares.

8. Passear no Place de l’Independence em Antananarivo

O Place de l’Independence é um pequeno mas agradável jardim, entre o palácio presidencial e as escadas que ligam à Basse-Ville. Dali, terá belas vistas de Antananarivo e é ali que funciona um posto de turismo onde poderá contratar um guia que o acompanhará numa visita guiada a Antananarivo.

9. Jantar no restaurante La Ribaudiére em Antananarivo

O restaurante do Hotel La Ribaudiére é um dos melhores restaurantes de Antananarivo e está mesmo na moda ir lá provar os pratos baseados numa gastronomia de fusão entre o francês e o malgaxe. Nós ficámos fãs, pois além de uma excelente cozinha e ambiente, era também prático, uma vez que estivemos alojados no hotel em três ocasiões diferentes em Antananarivo.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

10. Percorrer as escadas entre a Haute-Ville e a Basse-Ville de Antananarivo

Há duas ruas que ligam a haute-Ville com a Basse-Ville através de uma longa escadaria, onde existem algumas lojas e se vendem “bugigangas”. São artérias importantes de Antananarivo e vale a pena percorrer e observar.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

11. Visitar o Mercado de Analakely em Antananarivo

A zona baixa de Antananarivo é muito mais caótica e “africana” do que a zona alta, e é lá que encontrará os mercados da cidade. O maior e mais famoso é o mercado de Analakely, com muitas barracas e ruelas e onde se vende de tudo. É um local onde se sente o pulsar de Antananarivo.

12. Percorrer a Avenida da Independência em Antananarivo

A Avenida da Independência é a maior avenida de Antananarivo e é onde se encontra o edifício da camâra municipal e onde encontrará estabelecimentos tão diversos quanto restaurantes, pastelarias, livrarias e casinos. À noite o ambiente é por ali pesado, com muita prostituição, mas durante o dia pode andar à vontade entre o movimento caótico de pessoas e carros.

13. Visitar a Gare Soarano de Antananarivo

A antiga estação ferroviária de Antananarivo é um belo edifício que merece ser admirado, ao fundo da Avenida da Independência. Agora está fechada, pois a linha que servia Antananarivo foi desactivada, por isso só se pode admirar o exterior e o hall de entrada, onde agora existem algumas lojas de produtos tradicionais. Em frente à antiga estação também existe um pequeno mercado.

14. Fazer compras no Marché Pochard em Antananarivo

A pouca distância da estação ferroviária, encontra-se o Marché Pochard, um mercado coberto de artesanato e onde poderá adquirir aquele souvenir de Madagáscar que quer levar para casa.

15. Fazer compras no Mercado de Andravoahangy em Antananarivo

Este mercado fica já um pouco afastado do centro de Antananarivo, mas vale a pena sentir de perto a sua dinâmica caótica, com lojas e vendedores espalhados pelas ruas do bairro de Ambodivona, onde também se encontra o principal terminal de autocarros “primeira classe” que poderá usar para se deslocar para outras cidades de Madagáscar.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

O QUE VER E FAZER A PARTIR DE ANTANANARIVO


As ligações rodoviárias e aéreas, assim como a sua posição estratégica, fazem com que Antananarivo seja a base ideal para partir à descoberta de Madagáscar. E foi isso que nós fizemos. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer em Madagáscar a partir de Antananarivo.

1. Visitar Antsirabe e assistir a um famadihana

Antsirabe é a terceira maior cidade de Madagáscar e pode chegar lá facilmente a partir de Antananarivo. Ali, para além de visitar a cidade, poderá tentar assistir a um ritual famadihana.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Antsirabe e assistir a um famadihana.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

2. Visitar Fianarantsoa, o Parque Nacional de Ranomafana e a Reserva d’Anja

Fianarantsoa é a segunda maior cidade de Madagáscar e pode chegar lá facilmente a partir de Antananarivo. Ali, para além de visitar a cidade, deverá visitar o Parque Nacional de Ranomafana e a Reserva d’Anja e ver os seus lémures.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Fianarantsoa, o Parque Nacional de Ranomafana e a Reserva d’Anja.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

3. Visitar Ranohira e o Parque Nacional de Isalo

Ranohira é uma pequena vila que se situa na estrada que liga Antananarivo a Toliara e que serve de acesso ao Parque Nacional de Isalo, com os seus vales encaixados e piscinas naturais.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Ranohira e o Parque Nacional de Isalo.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

4. Visitar Anakao

Anakao é acessível de barco a partir de Toliara, no final da estrada que vem de Antananarivo. Se procura um paraíso tropical de sol, praia e recife, tem de visitar Anakao.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Anakao.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

5. Descer o rio Tsiribihina

Descer o rio Tsiribihina é uma das grandes aventuras que pode fazer em Madagáscar, com aldeias remotas e crocodilos na água. Pode começar a sua viagem de aproximação ao rio em Antsirabe, e, portanto, facilmente acessível a partir de Antananarivo.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para descer o rio Tsiribihina.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

6. Visitar Morondava e o Parque Nacional de Tsingy

Morondava é uma importante cidade na costa oriental de Madagáscar, acessível por estrada a partir de Antananarivo. Para além de visitar Morondava e as suas praias, deverá a partir de lá visitar a Avenida dos Baobás, a Reserva Florestal de Kirindy e o Parque nacional de Tsingy.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Morondava, a Avenida dos Baobás, a Reserva Florestal de Kirindy e o Parque Nacional de Tsingy.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

7. Visitar a ilha Sainte Marie

A ilha Sainte Marie fica ao largo da costa ocidental de Madagáscar e pode ser acedida por estrada a partir de Antananarivo e depois por barco (ou então de avião). É uma ilha tropical, com um ambiente próprio, rodeada de recife, com praias e baías, e é local de observação de baleias.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar a ilha Sainte Marie.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

8. Visitar a Île aux Nattes

A pequena Île aux Nattes fica encostada à ilha Sainte Marie, separadas por escassas dezenas de metros de água. Mas que águas! Um paraíso tropical de praias de areia branca de coral e águas azuis-turquesa.

Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar a Île aux Nattes.

VISITAR ANTANANARIVO e organizar a viagem em Madagáscar

GUIA DE VIAGEM PARA MADAGÁSCAR

GUIA DE VIAGEM PARA MADAGÁSCAR
GUIA DE VIAGEM PARA MADAGÁSCAR

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Madagáscar este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem a Madagáscar. Madagáscar é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do país. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar em Madagáscar de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE MADAGÁSCAR AQUI

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

1 Comentário

  1. Excelente artigo sobre um local cheio de magia e beleza.
    Obrigado pela dicas da viagem!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.