Anakao é um daqueles lugares que provam que o paraíso ainda pode ser encontrado. Localizado na costa ocidental de Madagáscar, Anakao é o local perfeito para se desfrutar do mar do Canal de Moçambique, de uma longa praia de areia branca e do Grande Recife de Coral de Madagáscar, cruzado pelos barcos de pesca tradicionais à vela. Visitar Anakao é descobrir um cantinho especial de Madagáscar.
A aldeia de Anakao é banhada pelo Canal de Moçambique, um braço do Oceano Índico que separa África de Madagáscar, e que tem pouco mais de 400 km de largura no seu ponto mais estreito. O canal é atravessado por uma corrente quente dirigida para sul, e ao longo da costa sudoeste de Madagáscar existe um dos maiores recifes de coral do mundo, estendendo-se por cerca de 450 km. É este ecossistema único que torna Anakao um destino singular em Madagáscar.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Anakao e o Grande Recife de Coral de Madagáscar
Mais de 90% dos recifes de coral a nível mundial estão localizados nos Oceanos Pacífico e Índico, sendo exemplos famosos a Grande Barreira de Coral na Austrália e os recifes de coral das Maldivas e da costa egípcia do Mar Vermelho, ainda que existam também, por exemplo, no Oceano Atlântico, como no Belize.
No Grande Recife de Coral de Madagáscar, e particularmente na costa de Anakao, pode observar-se os três tipos de recife: o recife de franja, junto à costa, o recife de barreira, um pouco mais afastado e paralelo à costa, e o recife de atol, à volta de uma ilha. Estes ecossistemas são extremamente sensíveis a mudanças na temperatura e salinidade da água, logo são muito frágeis, sendo nossa obrigação conservar a sua biodiversidade para as gerações futuras. Em Anakao, a pressão turística não é muito grande, particularmente em época pós-pandemia Covid-19, mas há que ter cuidado na escolha do alojamento e na responsabilidade pessoal.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR ANAKAO
Para poder desfrutar da sua viagem a Madagáscar e a Anakao, deve ter em conta alguns pormenores antes de viajar e planear a sua visita antecipadamente. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para visitar Anakao.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar em Madagáscar.
1. Como chegar a Anakao
Anakao fica na costa sudoeste de Madagáscar, a cerca de 35 km (em linha recta!) a sul da cidade de Toliara (ou Tulear). Mas as distâncias no sul de Madagáscar não se medem em quilómetros, mas sim em horas. A verdade é que, saindo da RN-7, a principal estrada asfaltada do país, em quase todo o lado é necessário um veículo todo-o-terreno e muitas horas para a viagem. Por exemplo, para chegar a Anakao por estrada é preciso percorrer 270 km, num longo desvio pelo interior do sul de Madagáscar, numa viagem que pode durar 6 horas.
Sendo assim, a única maneira minimamente viável e cómoda de chegar a Anakao é de barco. Existem duas companhias que fazem o percurso de cerca de 1 hora entre Toliara e Anakao, a Transfert Anakao (que nós usámos) e a Anakao Express. Só há um barco por dia, que sai de Anakao por volta das 7.30h e sai de Toliara por volta das 9.30h (horários variáveis, convém confirmar).
Para chegar a Toliara (e depois Anakao), se está a viajar em Madagáscar (como nós), deverá percorrer toda a RN-7 desde Antananarivo até Toliara, com paragens, por exemplo, em Antsirabe, Fianarantsoa, Ambalavao e Ranohira, cada um destes com locais de interesse. Se só estiver interessado no destino de praia de Anakao, então a maneira mais rápida e cómoda de chegar a Toliara é voar a partir de Antananarivo.
Reserve aqui o seu voo para chegar a Toliara.
2. Onde dormir em Toliara
Quase de certeza terá de ficar alojado uma noite em Toliara, na ida ou no regresso de Anakao. Nós ficamos alojados no Hôtel Serena. O hotel é bem localizado e muito cómodo, e pode reservar lugares no barco para Anakao.
Reserve aqui a sua estadia no Hotel Serena em Toliara.
Outros lugares onde se pode alojar em Toliara são:
3. Onde dormir em Anakao
A aldeia de Anakao está dividida em duas, a alta e baixa, sendo a última a aldeia de pescadores. É ao longo desta que se estende o longo areal da praia de Anakao, e é ali que encontrará algumas excelentes opções de alojamento. Nós alojámo-nos no Longo Vezo, na ponta norte da praia de Anakao. Este é o melhor local de Anakao no que toca à relação qualidade-preço.
Nós ficamos num bungalow triplo, a 50 metros do mar. Não há água canalizada (ou seja, tudo funciona à base de baldes), mas o bungalow é maravilhoso, com sanita no exterior, banho de água quente (aquecida no exterior com recurso a energia solar) no interior do bungalow, rede mosquiteira, e varandim com cama de rede e cadeiras.
Reserve aqui a sua estadia no Longo Vezo em Anakao.
Outra excelente opção para se alojar em Anakao é o Hôtel Safari Vezo Anakao, localizado mesmo próximo da aldeia de pescadores de Anakao e também com uma boa relação qualidade-preço.
Reserve aqui a sua estadia no Hotel Safari Vezo Anakao.
4. Seguro de viagem para visitar Madagáscar e Anakao
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para Madagáscar e Anakao. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Madagáscar. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para Madagáscar e Anakao.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR ANAKAO
“Eat, love, relax, repeat”, este podia ser o mote daquilo a ver e fazer em Anakao! Mas Anakao tem mais a oferecer para aqueles que desejam mais, tanto no aspecto cultural, com aldeias típicas de pescadores, como no lado natural, com actividades como mergulho ou snorkel no recife, passeios de barco a ilhas paradisíacas, e ainda observação de baleias. Nós ficámos quatro dias em Anakao, mas o paraíso merece sempre mais um dia. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer em Anakao.
1. Sair do barco em Anakao numa carroça de bois
Tal como em Toliara, na maré baixa, somos levados numa carroça puxada a tractor até ao barco que nos levaria a Anakao, à chegada a Anakao, por vezes, é uma carroça de bois que vai buscar as bagagens e as pessoas ao barco, quando a maré está muito baixa e o barco tem de atracar longe da praia de Anakao. Isto é o que se chama chegar em estilo!
2. Relaxar na praia de Anakao
A praia de Anakao é uma longa faixa de areia branca, na direcção norte-sul, sendo que os alojamentos se distribuem um pouco por todo comprimento da praia. Em frente ao nosso alojamento, a praia era muito sossegada e era um local perfeito para relaxar.
3. Nadar no Oceano Índico em Anakao
O mar na praia de Anakao é parecido com o de Zanzibar, na medida em que, na maré baixa, o mar recua muito e é necessário andar bastante para se ter água com altura suficiente para poder mergulhar. Assim, a maré alta é a melhor altura para nadar no mar em Anakao.
4. Passear pelos bancos de areia de Anakao na maré baixa
Na maré baixa, o mar de Anakao em frente ao Longo Vezo adorna-se com fantásticos bancos de areia que, para além de serem lindíssimos, permitem caminhar para a frente e chegar mais perto da água mais funda e do recife.
5. Ficar alojado em Anakao numa cabana com vista para o mar
No nosso alojamento em Anakao, Longo Vezo, estávamos numa bela cabana de madeira, com vista para o mar, embora não em primeira linha para a praia. O ambiente era muito sossegado, com passarinhos a chilrear de manhã e o barulho do mar a embalar-nos durante a noite.
6. Assistir ao pôr-do-sol no Canal de Moçambique em Anakao
O pôr-do-sol em Anakao foi um dos melhores que já vimos, com o sol a pôr-se no mar do Canal de Moçambique, directamente em frente à praia. Depois de o sol se pôr, o céu adquire cores fabulosas em tons vermelho, rosa e roxo. Nada melhor para acabar o dia do que assistir a este espectáculo deitado numa esteira na praia de Anakao.
7. Visitar a aldeia de pescadores de Anakao
A aldeia de Anakao é um sítio a não perder num longo passeio pela praia de Anakao. Ali poderá passear pelo meio das ruelas e cabanas, e apreciar o dia-a-dia dos seus habitantes, com os homens a construir ou a reparar os barcos de madeira, as crianças a brincar ou as mulheres a cozinhar.
8. Jantar lagosta no restaurante Longo Vezo
Um dos prazeres de visitar Anakao é experimentar uma deliciosa (e barata) gastronomia, baseada em peixe fresco e marisco. Em Anakao, irá ser abordado várias vezes por pescadores da aldeia a convidá-lo para comer no seu restaurante da aldeia. Nós experimentámos a lagosta (na realidade, duas lagostas pequenas para cada pessoa!) no restaurante do Longo Vezo e adorámos!
9. Observar baleias em Anakao
As baleias jubarte são uma presença comum em Anakao entre os meses de Julho e Setembro, aquando da sua migração do Mar Austral para latitudes mais elevadas para acasalarem e ter as crias. Se tiver a oportunidade, não deixe de fazer um passeio de barco para ver de perto estes gigantes gentis. Esta actividade pode ser marcada no seu alojamento, mas também pode marcar com um pescador em Anakao (eles procuram-no).
10. Admirar o recife em volta da ilha Nosy Ve
A ilha Nosy ve é uma pequena ilha desabitada ao largo de Anakao, e está rodeada de um recife do tipo atol, que fica visível na maré baixa, formando uma lagoa em torno da ilha. Quem vem de fora, pode apreciar as ondas a quebrar no recife e os pescadores à pesca à sua volta.
11. Visitar a ilha Nosy Ve
A ilha de Nosy Ve não é habitada, mas durante o dia são vários os barcos que ali atracam, quer com pescadores, quer com visitantes, que têm de pagar 25.000 Ar de taxa de entrada. Nosy Ve é facilmente percorrida a pé, mas o melhor mesmo é deitar na praia e dar um mergulho nas águas transparentes.
12. Almoçar peixe grelhado e lagosta na ilha Nosy Ve
Todos os passeios de barco para observação de baleias (de manhã) são seguidos de uma visita a Nosy Ve, a pequena ilha em frente a Anakao, com direito a almoço. Nada melhor do que, depois de tomar banho em Nosy Ve, ser agraciado com um almoço de peixe e lagosta grelhado sobre brasas. Maravilha!
13. Fazer snorkel ou mergulho no Grande Recife de Madagáscar em Anakao
O snorkel e o mergulho são das melhores actividades que pode fazer em Anakao. Nós fizemos snorkel no recife junto à ilha de Nosy Ve, no mesmo passeio de barco de observação de baleias. Para os praticantes de mergulho, o Grande Recife de Madagáscar tem locais excelentes, e em Anakao existe uma escola e clube de mergulho no Longo Vezo, certificado pelo CMAS (Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques).
14. Desfrutar de um passeio de barco tradicional à vela em Anakao
Na parte da tarde em Anakao, normalmente levanta-se vento de norte, e esse é aproveitado pelos barcos de pescadores para regressar à aldeia sem ter de usar remos ou motor. De igual forma, aquando do passeio de observação de baleias (e almoço em Nosy Ve), o regresso a Anakao é feito à vela. Lindo!
15. Almoçar lulas grelhadas no restaurante Lalandaka
Lalandaka é um estabelecimento mesmo ao lado do Longo Vezo, com alojamento em bungalows (mais upgrade mas também bastante mais caros) e um restaurante. Nós experimentámos as lulas grelhadas acompanhadas de batatas salteadas e estava delicioso. E tudo isso com vista para a praia de Anakao.
16. Beber um sumo natural de fruta em frente ao mar
De manhã cedo, ao almoço, à tarde ou ao pôr-do-sol, é sempre boa altura para beber um sumo natural, especialmente se, como bar-restaurante Lalandaka, as bebidas serem complementadas com uma vista fenomenal para a praia de Anakao. Foi ali que montámos o nosso «escritório» em Anakao. Porque sabe melhor trabalhar com aquela vista…
17. Observar o quotidiano dos pescadores de Anakao
O ritmo de vida em Anakao é, em muito, ditado pelo ir e vir das marés e pela faina dos pescadores. Observar este ritmo quotidiano, que se perde na noite dos tempos, é uma das actividades a não perder em Anakao, quer seja as mulheres à procura de polvo no recife na maré baixa, os homens a sair e chegar de barco à vela.
18. Visitar a parte sul da praia de Anakao
Se tiver tempo, no passeio à aldeia de Anakao, continue a caminhar para sul, dobre a ponta da língua de areia e chegará à outra parte da praia de Anakao. Na nossa opinião, não é tão singular como a praia de Anakao onde estivemos alojados, mas também é popular, com uma baía resguardada. Na viagem de barco entre Anakao e Toliara, por vezes o barco faz lá uma paragem.
GUIA DE VIAGEM PARA MADAGÁSCAR
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Madagáscar este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem a Madagáscar e Anakao. Madagáscar é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do país e a região de Anakao. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar em Madagáscar e Anakao de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.
Se vai viajar para Madagáscar e Anakao, estes são os nossos artigos que não pode perder:
- GUIA DE VIAGEM DE MADAGÁSCAR – Tudo o que precisa de saber para viajar em Madagáscar está neste guia de viagem. Tem informações detalhadas de como chegar, se deslocar, visto de entrada, condições de entrada, roteiro de viagem, transportes, hotéis, tours, o que visitar e o que ver e fazer nos diferentes locais de Madagáscar.
- VISITAR ANTANANARIVO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Antananarivo, a capital de Madagáscar.
- VISITAR FIANARANTSOA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Fianarantsoa com informação detalhada para visitar o parque de Ranomafana e a a reserva de Anja em Madagáscar.
- VISITAR ANTSIRABE E VER UM FAMADIHANA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Antsirabe com informação detalhada para tentar ver um ritual de Famadihana em Madagáscar.
- VISITAR ISALO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Isalo em Madagáscar.
- VISITAR ANAKAO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar as praias de Anakao e a ilha de Nosy Ve, em Madagáscar.
- DESCER O RIO TSIRIBIHINA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Miandrizavo com informação detalhada para fazer a descida do rio Tsiribihina, em Madagáscar.
- VISITAR MORONDAVA – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Morondava com informação detalhada para visitar a Avenida dos Baobabs e o Parque Nacional Tsingy, em Madagáscar.
- VISITAR A ILHA SAINTE MARIE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Sainte Marie com informação detalhada para explorar este paraíso em Madagáscar. Ideal para combinar com a sua visita a Anakao.
- VISITAR A ÎLE AUX NATTES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a Île aux Nattes com informação detalhada para explorar este paraíso em Madagáscar. Ideal para combinar com a sua visita a Anakao.
Excelente trabalho. Viver a V. viagem! E ficar com apetite para a fazer, quando houver tempo e dinheiro!
Muito obrigada!