Visitar TRAKKAI e descobrir uma fortaleza no meio do lago gelado | Lituânia
Colocado em
Desde o início da viagem pelo Báltico que tínhamos reservado um dia para visitar Trakkai, uma pequena vila perto de Vilnius. Famosa pela sua paisagem dominada pelo lago e pelo castelo construído numa pequena ilha, é tema da capa do guia da Lonely Planet. Lugar de eleição para os lituanos passearem de verão, queríamos ver como é que aquilo era no Inverno…
Resolvemos ir lá logo a seguir a termos chegado a Vilnius de autocarro, vindos de Riga. Com as mochilas grandes às costas, lá fomos apanhar o autocarro. Com surpresa, vimos que “autocarro” era apenas um termo técnico, uma vez que o veículo era uma carrinha de uma dezena de lugares… Um pouco apertados, lá chegamos à estação de autocarros de Trakkai e de onde partimos para uma caminhada até ao lago. Pelo caminho a paisagem era belíssima, com muita neve e casas tradicionais de madeira, com os pingarelhos de gelo a enfeitar os telhados. Mas foi duro…
Quando chegámos ao lago, ainda melhor! O lago estava completamente gelado (claro!), e o castelo é simplesmente espectacular, com uma arquitectura muito bonita e que nos transporta a outros tempos. Foi pena o mau tempo, pois com um céu azul, teria sido outra história! Estava bastante frio e, quando nevava, era muito desagradável. Mas tínhamos de continuar!
Atravessámos a ponte para ir ao interior do castelo (que só vimos da entrada, pois tinha de se pagar e achamos que não valia a pena) e deambulamos um pouco junto às suas muralhas. A Carla ainda se entreteu a fotografar (exaustivamente!) um homem que pescava por um buraco no gelo que cobria o lago.
Estava na hora de começarmos o caminho de regresso. Tínhamos ainda de apanhar um autocarro de volta para Vilnius e encontrarmo-nos com a nossa anfitriã na Lituânia (que gentilmente nos ia buscar ao autocarro para nos levar a sua casa!).
Um facto engraçado por estes lados do Mundo é que as pessoas fartam-se de um inverno tão longo e duro, e por isso gostam de dizer aos estrangeiros que no Verão é que aquilo é que é bonito… Não conseguem compreender que, para nós, isto é bonito (e exótico) precisamente no inverno!
Pelo caminho ainda parámos num pequeno restaurante, onde aquecemos o corpinho e retemperamos energias, experimentando um prato típico local (uma espécie de empada de carne), recomendado (por sms) pela nossa anfitriã!
A viagem a Trakkai foi rápida mas valeu bem a pena, pois a paisagem era belíssima e, quando se visita estes locais mais pequenos, fica-se sempre com a sensação que ficámos a conhecer um pouco melhor o país, do que se nos limitássemos à capital. E quem sabe, um dia, viremos cá tirar umas fotos de verão!
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA(cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack deseguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para os países do Báltico, Estónia, Letónia e Lituânia, estes são artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
VISITAR VILNIUS NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Vilnius, a capital da Lituânia.
VISITAR TRAKKAI NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Trakkai e a sua muralha desde a capital da Lituânia.
VISITAR RIGA NA LETÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Riga, a capital da Letónia.
VISITAR VILJANDI NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Viljandi desde a capital da Estónia.
VISITAR HAAPSALU NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Haapsalu desde a capital da Estónia.
VISITAR TALLINN NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Tallinn, a capital da Estónia.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Bom dia Carla. Antes de mais gostaria de vos agradecer o facto de viajarem tanto e por partilharem sempre ad vossas aventuras, assim tornam as nossas próprias viagens mais enriquecedoras e completas desde há anos para cá.
Desta vez calhou-nos, a mim, à minha esposa e à nossa filha de 7 anos, os bálticos 😁
Tencionamos visitar estes três países, mais Finlândia, nas férias da Páscoa (15 dias).
Ainda estamos a planear o trajeto, se de Vilnius até Helsínquia ou vice versa. Mas a nossa maior questão é saber se será seguro alugar carro num destes países e deixá-lo noutro, de forma a aproveitar ao máximo a beleza das suas paisagens. O nosso maior receio é a segurança nas estradas e a possibilidade ou não de drop off numa cidade diferente, o que aconselham com a vossa vasta experiência e pelo facto de já lá terem estado?
Nós não alugamos mas penso que seguro é, a questão é só se será possível atravessar as fronteiras. Devem confirmar isso com as companhias de rent a car.
Olá, meu nome é Eduardo e estou programando uma viagem para o leste europeu. Minha avó nasceu em Kaunas. Belas fotos vocês tiraram, adorei mesmo. Gostaria de saber mais sobre os detalhes da viagem, pois quero ir por conta e falo muito pouco o inglês e praticamente nada do lituano.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Bom dia Carla. Antes de mais gostaria de vos agradecer o facto de viajarem tanto e por partilharem sempre ad vossas aventuras, assim tornam as nossas próprias viagens mais enriquecedoras e completas desde há anos para cá.
Desta vez calhou-nos, a mim, à minha esposa e à nossa filha de 7 anos, os bálticos 😁
Tencionamos visitar estes três países, mais Finlândia, nas férias da Páscoa (15 dias).
Ainda estamos a planear o trajeto, se de Vilnius até Helsínquia ou vice versa. Mas a nossa maior questão é saber se será seguro alugar carro num destes países e deixá-lo noutro, de forma a aproveitar ao máximo a beleza das suas paisagens. O nosso maior receio é a segurança nas estradas e a possibilidade ou não de drop off numa cidade diferente, o que aconselham com a vossa vasta experiência e pelo facto de já lá terem estado?
Agradeço desde já a sua atenção.
Votos de muitas e boas viagens
Nós não alugamos mas penso que seguro é, a questão é só se será possível atravessar as fronteiras. Devem confirmar isso com as companhias de rent a car.
Que ajuda precisas? Coloca aqui as dúvidas.
Esqueci, meu e-mail é dusimoes@live.com
Olá, meu nome é Eduardo e estou programando uma viagem para o leste europeu. Minha avó nasceu em Kaunas. Belas fotos vocês tiraram, adorei mesmo. Gostaria de saber mais sobre os detalhes da viagem, pois quero ir por conta e falo muito pouco o inglês e praticamente nada do lituano.
Claro se não for incomodar.