Visitar TRAKKAI e descobrir uma fortaleza no meio do lago gelado | Lituânia
Colocado em
Desde o início da viagem pelo Báltico que tínhamos reservado um dia para visitar Trakkai, uma pequena vila perto de Vilnius. Famosa pela sua paisagem dominada pelo lago e pelo castelo construído numa pequena ilha, é tema da capa do guia da Lonely Planet. Lugar de eleição para os lituanos passearem de verão, queríamos ver como é que aquilo era no Inverno…
Resolvemos ir lá logo a seguir a termos chegado a Vilnius de autocarro, vindos de Riga. Com as mochilas grandes às costas, lá fomos apanhar o autocarro. Com surpresa, vimos que “autocarro” era apenas um termo técnico, uma vez que o veículo era uma carrinha de uma dezena de lugares… Um pouco apertados, lá chegamos à estação de autocarros de Trakkai e de onde partimos para uma caminhada até ao lago. Pelo caminho a paisagem era belíssima, com muita neve e casas tradicionais de madeira, com os pingarelhos de gelo a enfeitar os telhados. Mas foi duro…
Quando chegámos ao lago, ainda melhor! O lago estava completamente gelado (claro!), e o castelo é simplesmente espectacular, com uma arquitectura muito bonita e que nos transporta a outros tempos. Foi pena o mau tempo, pois com um céu azul, teria sido outra história! Estava bastante frio e, quando nevava, era muito desagradável. Mas tínhamos de continuar!
Atravessámos a ponte para ir ao interior do castelo (que só vimos da entrada, pois tinha de se pagar e achamos que não valia a pena) e deambulamos um pouco junto às suas muralhas. A Carla ainda se entreteu a fotografar (exaustivamente!) um homem que pescava por um buraco no gelo que cobria o lago.
Estava na hora de começarmos o caminho de regresso. Tínhamos ainda de apanhar um autocarro de volta para Vilnius e encontrarmo-nos com a nossa anfitriã na Lituânia (que gentilmente nos ia buscar ao autocarro para nos levar a sua casa!).
Um facto engraçado por estes lados do Mundo é que as pessoas fartam-se de um inverno tão longo e duro, e por isso gostam de dizer aos estrangeiros que no Verão é que aquilo é que é bonito… Não conseguem compreender que, para nós, isto é bonito (e exótico) precisamente no inverno!
Pelo caminho ainda parámos num pequeno restaurante, onde aquecemos o corpinho e retemperamos energias, experimentando um prato típico local (uma espécie de empada de carne), recomendado (por sms) pela nossa anfitriã!
A viagem a Trakkai foi rápida mas valeu bem a pena, pois a paisagem era belíssima e, quando se visita estes locais mais pequenos, fica-se sempre com a sensação que ficámos a conhecer um pouco melhor o país, do que se nos limitássemos à capital. E quem sabe, um dia, viremos cá tirar umas fotos de verão!
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA(cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack deseguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para os países do Báltico, Estónia, Letónia e Lituânia, estes são artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
VISITAR VILNIUS NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Vilnius, a capital da Lituânia.
VISITAR TRAKKAI NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Trakkai e a sua muralha desde a capital da Lituânia.
VISITAR RIGA NA LETÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Riga, a capital da Letónia.
VISITAR VILJANDI NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Viljandi desde a capital da Estónia.
VISITAR HAAPSALU NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Haapsalu desde a capital da Estónia.
VISITAR TALLINN NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Tallinn, a capital da Estónia.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Olá, meu nome é Eduardo e estou programando uma viagem para o leste europeu. Minha avó nasceu em Kaunas. Belas fotos vocês tiraram, adorei mesmo. Gostaria de saber mais sobre os detalhes da viagem, pois quero ir por conta e falo muito pouco o inglês e praticamente nada do lituano.
Que ajuda precisas? Coloca aqui as dúvidas.
Esqueci, meu e-mail é dusimoes@live.com
Olá, meu nome é Eduardo e estou programando uma viagem para o leste europeu. Minha avó nasceu em Kaunas. Belas fotos vocês tiraram, adorei mesmo. Gostaria de saber mais sobre os detalhes da viagem, pois quero ir por conta e falo muito pouco o inglês e praticamente nada do lituano.
Claro se não for incomodar.