Visitar RIGA – Uma passagem de ano no coração do Leste da Europa | Letónia
Colocado em
Deixamos Viljandi para trás e apanhamos um autocarro para Parnu, onde teríamos que apanhar o autocarro que vem de Tallinn e que se dirige para Riga. Com apenas meia-hora entre os dois autocarros, aproveitamos para visitar uma igreja ortodoxa em Parnu. Infelizmente, o seu interior estava encerrado mas desfrutamos da sua arquitectura particular. Uma vez no autocarro, percorremos o sudeste da Estónia e cruzamos a fronteira, outrora com postos fronteiriços, com a Letónia. Desde 2004, data da entrada das repúblicas do Báltico na União Europeia, estas fronteiras são meramente administrativas. Demoramos cerca de duas horas e meia a chegar a Riga.
A estação de Riga é em frente ao Mercado Central que ocupa vários hangares de zeppelins construídos pelos alemães na I Guerra Mundial. De mochila às costas, caminhamos pelas ruas de Riga até encontrar o hostel onde vamos ficar alojados – Frank Friends Hostel. Quando entrei no hostel pensei que estava no filme “hostel“! Uma loura lindíssima, alta e muito sensual recebe-nos. Pensei: “É esta noite que o Rui desaparece…”! Fazemos o check-in, colocamos as mochilas no quarto e saímos para uma primeira abordagem pela capital da Letónia.
Como estamos no hemisfério norte, durante o inverno, os dias são bastante pequenos. Apesar de estarmos mais a sul do que Helsínquia (onde anoitecia às 15h) e do que Tallinn (onde anoitecia por volta da 15.20h), aqui também anoitece bastante cedo. Por volta das 15.40h já é noite cerrada. Sendo assim, o período de tempo em que temos luz solar é muito pequeno e os dias rendem muito pouco para conhecer os lugares. Aproveitamos a tarde para conhecer o centro histórico, nomeadamente a igreja de São Pedro, a casa dos Cabeças Negras e a magnífica praça onde está edificada. Uma árvore de Natal embeleza ainda mais o local. Deambulando pelas ruas de Riga encontramos o mercado de Natal, na praça Doma Laukums, e a Catedral. Nevava intensamente. Tanto que tivemos que nos abrigar no interior da Catedral durante algum tempo, já que caminhar era impossível.
A noite já tinha caído quando encontramos um supermercado onde compramos os alimentos para preparar o jantar desta noite.Regressamos ao hostel e aproveitamos para relaxar no final da tarde e preparar o jantar. A nossa ceia de passagem de ano teve uma ementa invejável. De entrada, queijo roquefort, chouriço de rena e caviar com tostas, que descobrimos tinham sabor a baunilha! O prato principal foi lombo de borrego com frutos vermelhos acompanhado por puré. De sobremesa, um magnífico cheesecake de mirtilhos. Dividimos a cozinha do hostel com cerca de 20 pessoas. Para nós eram todos russos, polacos ou dos países de leste porque a língua só soava a russo! Não se ouve falar inglês.
Depois de um magnífico jantar saímos para as ruas de Riga. Foi aí que passamos a meia-noite. As pessoas apinhavam-se na praça junto ao Monumento à Liberdade. Todos esperavam o final de 2010 e inicio de 2011. Um fogo de artifício colorido sobre o canal Pilsetas, completamente gelado, clareou a noite e animou todos os presentes. Depois das comemorações da meia-noite, a praça transformou-se numa enorme pista de dança a céu aberto. Fantástico. Por ali estivemos a dançar e a comemorar a entrada no novo ano, com -4ºC.
O dia seguinte não poderia começar muito cedo mas também não podíamos dormir até tarde porque senão quando acordássemos seria de noite!!! Sendo assim, levantamo-nos por volta das 10.30h e, ensonados, lá fomos visitar Riga. Começamos pelas margens do rio Daugava, o castelo e pelos edíficios mais emblemáticos da cidade, um ex-libris da arquitectura Art Nouveau (Jugendstil), concorrendo com cidades como San Petersburgo. Se ontem nevou muito, hoje nevou ainda mais.
Fizemos um percurso pelo centro histórico e depois um percurso pelos principais edíficios de Art Nouveau. No final do dia estávamos esgotados. As poucas horas de sono, a forte queda de neve e a dificuldade em caminhar nestas condições fez com que demorássemos imenso tempo para visitar tudo o que queríamos. Num dia de verão seria tudo muito mais rápido.
Ao final da tarde recolhemos ao hostel e depois do jantar fomos logo dormir. Amanhã iremos para Vilnius bem cedo.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA(cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack deseguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se procura inspiração para viagens na Europa de acordo com diferentes motivações poderá encontrar aqui:
Se vai viajar para os países do Báltico, Estónia, Letónia e Lituânia, estes são artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
VISITAR VILNIUS NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Vilnius, a capital da Lituânia.
VISITAR TRAKKAI NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Trakkai e a sua muralha desde a capital da Lituânia.
VISITAR RIGA NA LETÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Riga, a capital da Letónia.
VISITAR VILJANDI NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Viljandi desde a capital da Estónia.
VISITAR HAAPSALU NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Haapsalu desde a capital da Estónia.
VISITAR TALLINN NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Tallinn, a capital da Estónia.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.