Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia

Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia
Atravessando o golfo de Aqaba começo a vislumbrar o território da Jordânia. Aqaba, foi o primeiro local onde paramos mas apenas para tirar o visto de entrada e levantar dinheiro. Apanhamos um táxi com um casal peruano para Wadi Rum. Quando chegamos já era noite pelo que ficamos na Rest House a dormir no telhado.

O Deserto de Wadi Rum cobre uma área de 720 km² com grandes montanhas de arenito e granito. A morfologia do local concede-lhe um aspecto peculiar que há séculos atrai os viajantes. Os pináculo rochosos, que parecem sair do seio das areias laranjas, chegam a atingir 1 800 m de altura.

Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia

.

E fácil perceber que a área esta profundamente fracturada já que as paredes rectilíneas e os vários canhões estreitos e profundos disso constituem boas indicações. Espelhos de falha magníficos exibem petroglifos dos Nabateus, um pouco por todo o deserto. Mais recentemente, os beduínos continuam a desenhar nestas paredes rochosas e registam cenas da sua vida quotidiana.
Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia
As tribos beduínas são a alma de Wadi Rum. As suas tendas pintam ocasionalmente a paisagem. Devido ao carácter nómada deste povo, Wadi Rum mostra-se diferente de estação para estação. O gado (cabras e camelos) povoa o deserto em busca de alimento. Esperávamos um contacto mais próximo com os beduínos e ser recebidos num acampamento, no entanto, tal não aconteceu. Ficamos em mais um acampamento turístico com um grupo de motards polacos! Mas, tivemos o céu e as estrelas por companhia…
Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia

Apesar de esperarmos frio para as noites do deserto, tal não aconteceu, nem aqui nem no Sahara. A forte amplitude térmica diária que caracteriza as temperaturas do deserto, pelo menos nos dias que por cá passamos, já não são a mesma coisa! A areia absorve pouca radiação solar durante o dia já que não consegue reter o calor deixando-o perder-se rapidamente durante a noite (devido ao albedo).  No entanto, nos dias que passamos no deserto contamos sempre com temperaturas que rondavam os 30 graus a noite. Era tão abafado que só se conseguia dormir bem entre as 3 h e as 6 h da manha!

Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia

Wadi Rum faz parte do imaginário de muitos viajantes desde as aventuras de T.E. Lawrence, mais conhecido por Lawrence das Arábias, na I Guerra Mundial. Os beduínos ganharam notoriedade no ocidente quando se juntaram as forças revoltosas árabes sobre o comando do rei Faisal e lutaram juntamente com Lawrence da Arábia durante a Revolta Árabe (1916-1918) com o intuito de conseguir independência dos Turcos Otomanos. As suas memórias foram imortalizadas no livro “Sete Pilares da Sabedoria”.

Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia
Wadi Rum
No dia e noite que passamos em Wadi Rum, deambulamos pelo deserto percorremos vários canhões, nomeadamente o khaz’ali, subimos pontes de rocha suspensas e dunas de areia vermelha. No dia seguinte regressamos a aldeia de Rum numa viagem de duas horas de camelo que deixaria mazelas para o futuro!
Visitar WADI RUM e conhecer os encantos do deserto jordano | Jordânia

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.