Visitar PETRA – Tudo o que precisa saber para visitar a cidade dos Nabatéus em 2 dias | Jordânia

Visitar PETRA - Tudo o que precisa saber para visitar a cidade dos Nabatéus em 2 dias | Jordânia
Recentemente galardoada com o título de “Maravilha do Mundo“, a cidade antiga de Petra é, sem dúvida nenhuma, a maior atracção turística da Jordânia. Povoada desde a pré-história, foram no entanto os Nabateus, povo originário do Nordeste da Arábia, que construíram a cidade cujas ruínas atraem hoje turistas de todo o Mundo (embora metade deles sejam italianos!). O sucesso deste povo assentava aparentemente no aproveitamento, controle e conservação da água, bem precioso neste terreno desértico. Podem observar-se os canais de água (ou o que deles resta) nas paredes da garganta (chamada Siq) que constitui entrada para Petra e, no fim da qual, se tem a visão mais clássica e conhecida de Petra: o Tesouro (chamado assim porque se pensava que albergava um tesouro de um faraó).

Pode visitar Petra a partir de quase todos os lugares na Jordânia

Petra

Visitar PETRA - Tudo o que precisa saber para visitar a cidade dos Nabatéus em 2 dias | Jordânia

.

O momento em que a fachada do monumento surge, na sua tonalidade rosa, por uma abertura nas escuras e apertadas paredes do Siq é aquele que a maior parte dos turistas retém como principal recordação de Petra. Até Steven Spielberg se rendeu a beleza deste lugar, que serviu de cenário ao local onde se encontrava escondido o Santo Graal, no terceiro filme da série “Indiana Jones”. Quem não se lembra de Harrison Ford e Sean Connery a percorrerem, a cavalo, a garganta em busca do cálice sagrado? A verdade é que os Cruzados também passaram por aqui no século XII, assim como os Romanos, os cristãos e os árabes, sendo esta mistura de povos e culturas bem evidente na profusão de estilos arquitectónicos que se podem admirar em Petra. Mas Petra é muito mais do que o Tesouro!

COMO VISITAR

Na realidade Petra é uma cidade inteira, que abrangia uma área considerável em terreno montanhoso e desértico. Para se visitar todos os locais de Petra (sem contar com aqueles que ainda estão enterrados), seriam necessários vários dias e é por essa razão que existem bilhetes de entrada de 1, 2 ou 3 dias. Escolhemos comprar um bilhete de 2 dias, que nos custou a módica quantia de 38 JD (aproximadamente equivalente a 40 euros) mas ficamos a saber que, a partir de Novembro, este bilhete passara a custar 60 JD! É a inflação jordana… Mas vale bem a pena!
Pode ainda visitar Petra a partir de Israel em tour. Pode ser um tous apenas para Petra mas também combinado com o deserto ou com as ruínas jordanas.. É boa opção, especialmente se não tenciona viajar na Jordânia.

Visitar PETRA - Tudo o que precisa saber para visitar a cidade dos Nabatéus em 2 dias | Jordânia

.

Em Petra podemos dividir os locais de interesse conforme a sua acessibilidade. Ao longo da principal via de acesso (que continua após o Tesouro) podem visitar-se os túmulos reais e a “baixa” da cidade, onde se distinguem o teatro romano, a rua colunada, o grande templo e uma imponente porta de entrada para o perímetro sagrado da cidade. É de realçar que as escavações (financiadas e executadas por países estrangeiros, com destaque para os EUA) continuam, por exemplo no grande templo, descoberto apenas nos anos 90. É este conjunto de monumentos a que as visitas organizadas (de um dia) a Petra dão atenção, e a verdade é que se fica com uma boa ideia da cidade se se visitar apenas estes locais. Mas vale a pena ficar mais um dia para poder visitar dois ou três locais mais afastados.

Petra

Visitar PETRA - Tudo o que precisa saber para visitar a cidade dos Nabatéus em 2 dias | Jordânia

.

PRIMEIRO DIA

No nosso primeiro dia (da parte da tarde), visitamos o Altar-Mor de Sacrifício, situado no cimo de uma montanha, a 1035 m de altura, ao qual se chega depois de uma subida exigente, em degraus gravados na pedra, e que é um dos locais de sacrifício (animal e humano?) mais bem preservado do mundo antigo. No topo tem-se uma vista espectacular sobre Petra e podem admirar-se altares de sacrifício (com sistema de drenagem de sangue e tudo!) e cisternas de ablução. Na descida, pelo outro lado da montanha mas igualmente exigente, pudemos observar uma serie de túmulos interessantes.
Este trek foi todo feito na hora de maior calor! (que aqui no entanto não se compara ao do Egipto)

Visitar PETRA - Tudo o que precisa saber para visitar a cidade dos Nabatéus em 2 dias | Jordânia

Petra

.

SEGUNDO DIA

No segundo dia, decidimos subir ao Mosteiro (chamado assim porque tem muitas cruzes cristãs inscritas na rocha), um monumento do século I a.C., também no cimo de uma montanha. Como as nossas energias têm limite, decidimos ir para cima de burro, o que também acabou por ser uma aventura pois os nossos burros competiam para ver qual o que subia mais rápido e vertiginosamente os 800 degraus da subida! Chegados ao cimo, a Carla ainda não estava satisfeita e quis subir um pouco mais para poder replicar a foto da capa do guia da Lonely Planet, ou seja, subimos a enorme cúpula do mosteiro e aí pudemos apreciar as vistas e, claro, tirar muitas fotos!
Visitar PETRA - Tudo o que precisa saber para visitar a cidade dos Nabatéus em 2 dias | Jordânia

Nesse mesmo dia, era nossa intenção subir a um ponto alto onde se pode ter uma vista privilegiada de cima para baixo sobre o Tesouro, e que também dá uma foto clássica! Infelizmente os guardas não nos deixaram subir por onde queríamos, sendo a única alternativa fazer uma subida extenuante de uma hora e meia (sem contar com o regresso…). Mesmo pesando a frustração da Carla, decidimos que não valia a pena e sentamo-nos na esplanada de um café frente ao Tesouro, a admirá-lo um pouco mais antes de nos irmos embora de Petra.

Petra

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Que viagem fantástica!
    É um sonho visitar esse local que parece mágico!
    Estas construções, literalmente na pedra, são autênticas obras de engenharia!
    Gostei muito do artigo! 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada 😀

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.