Fazer a KING’S HIGHWAY, a estrada do rei de Petra a Amã | Jordânia
Colocado em
Alguns críticos do Médio Oriente consideram a Jordânia como um país que se resume a uma estrada que liga países que se odeiam. Apesar de não ser de todo mentira, a verdade e que a Jordânia tem três estradas que ligam o norte ao sul, a Estrada do Deserto, a Estrada do Mar Morto e a Estrada do Rei. Nos optamos por atravessar esta ultima pois passa por panorâmicas dos maiores parques naturais da Jordânia e pelos castelos dos cruzados.
Saímos de Petra bem cedo e fizemo-nos à Estrada do Rei porque até Madaba, o nosso destino, vão cerca de 300 quilómetros. Um pouco por todo o caminho e visível que os beduínos, povo nómada nativo deste pais, ainda constitui uma fracção considerável da população. As barracas vão ponteando a paisagem e os gado vai pastando no terreno pedregoso e quase estéril.
A nossa primeira paragem na Estrada do Rei foi em Shobak, um castelo dos cruzados (1145) isolado num afloramento rochoso que se ergue 1300 m acima do nível médio das aguas do mar. Exploramos o local e seguimos viagem ate a Reserva de Dana, um parque natural que tencionávamos visitar mas que, tal como Wadi Mujib, esta fechado devido ao Ramadão. No entanto, as vistas panorâmicas do vale encheram-nos perfeitamente as medidas.
O castelo dos cruzados de Karak foi a nossa próxima paragem. O castelo dos cruzados constitui uma cidadela magnifica rodeada por desfiladeiros. O calor apertava e a fome também. Almoçamos por terras de Karak e rumamos pela Estrada do Rei ate atravessar a magnifica e imponente garganta de Wadi Mujib. Quando o carro entrou no vale os nossos sentidos ficaram arrasados face a imponência do local. Uma nascente no seio do vale encaixado no deserto criou condições para a construção de uma barragem que armazena agua para abastecer uma parte do pais. O resultado, em termos visuais, e avassalador: um vale encaixado com vertentes estéreis e no fundo um lençol de agua azul turquesa. O topo atinge cerca de 900 m de altitude, no entanto, o fundo o vale chega a atingir 400 m abaixo do nível do mar. Descemos do cimo da vertente sul atravessando a barragem e subindo a vertente norte. No fundo do vale o calor e sufocante.
A nossa viagem pela Estrada do Rei termina em Madaba, o fim da Estrada do Rei e o inicio do nosso percurso bíblico pela Jordânia.
Se vai viajar para a Jordânia, estes são alguns dos nossos artigos aqui no blogue e que lhe podem interessar
VIAJAR NA JORDÂNIA – As nossas dicas, sugestões e experiências, que o podem ajudar a preparar a sua viagem à Jordânia.
VISITAR PETRA – Tudo o que precisa de saber para visitar Petra, na Jordânia, e o que explorar em dois dias na cidade dos Nabateus.
VISITAR WADI RUM – Tudo o que precisa de saber para explorar Wadi Rum e o deserto jordano, dormindo no meio de um dos desertos mais bonitos do mundo.
VISITAR JERASH – Tudo o que precisa de saber para aproveitar a maravilhosa cidade de Jerash, as ruínas romanas mais impressionantes da Jordânia está neste artigo. Fizemos a viagem, ida e volta, desde Amã, a capital da Jordânia.
VISITAR OS CASTELOS DO DESERTO DA JORDÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a visitar os castelos do deserto jordano, a estrada que segue para o Iraque, um lugar super interessante e interessante para conhecer desde Amã.
VISITAR AMÃ – O nosso artigo sobre a nossa experiência a visitar a cidade de Amã, a capital da Jordânia.
VISITAR O MAR MORTO – Um artigo cheio de dicas pessoais e a partilha da nossa experiência no Mar Morto do lado da Jordânia.
VISITAR O MONTE NEBO – Um artigo sobre a zona mais cristã da Jordânia, o Monte Negro e as margens do rio Jordão, onde Cristo terá sido baptizado.
VISITAR MADABA – Tudo o que precisa de saber para visitar Madaba e os arredores da cidade.
PERCORRER A ESTRADA DO REI – Tudo o que precisa de saber para percorrer a Estrada do Rei, a King’s Highway, e visitar os principais locais de interesse e castelos neste percurso, está neste artigo.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
VIAJAR NO RAMADÃO – A nossa experiência a viajar no Ramadão no Médio Oriente está neste artigo cheio de dicas e que o podem ajudar a preparar a sua viagem.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.