Era Sexta-Feira, em pleno mês de Ramadão. Resolvemos levantarmo-nos bastante cedo, apanhar um táxi para um terminal de autocarros e esperar por um que fosse para Jerash. Jerash encontra-se a 50 km a norte de Amã, e constitui uma das mais bem preservadas e originais ruínas de cidades greco-romanas no Médio Oriente. No período helenístico, Jerash (ou Gerasa, na altura) fazia parte da federação de cidades gregas conhecida por Decapolis, que também englobava Philadelfia, a actual Ama. A cidade atingiu o seu auge no século II, sob a égide do imperador Adriano. As posteriores invasões árabes, sucessivos terramotos e, por fim, as investidas dos Cruzados, levaram a sua destruição. No entanto, o reconhecimento da importância histórica destas ruínas ainda no século XIX ajudou a que chegasse a actualidade com um estado de preservação invejável.
Não tivemos de esperar muito pelo autocarro e la fomos, na companhia de locais que também se levantaram cedo, apesar das festividades durante a noite. Menos de uma hora depois, chegávamos ao nosso destino. Entra-se no complexo pelo majestoso arco de Adriano, construído para celebrar a visita do Imperador em 129. Logo ao lado, um magnifico hipódromo, onde se davam as corridas de quadrigas e hoje, esporadicamente, se encenam espectáculos que procuram reviver a época áurea romana. Descobrimos também que a Jordânia e actualmente um destino super popular em Portugal pois pudemos detectar a presença de muitos compatriotas nossos (a Carla diz que e por causa de uma novela da TVI com filmagens em Petra!). Acho que já vimos mais portugueses aqui do que em todas as nossas viagens juntas!
Seguindo em frente, deparamos com a praça Oval, um monumento único no mundo romano, com 160 colunas jónicas. Partindo dessa praça, percorremos o Cardo Máximo, uma rua pavimentada com cerca de 600 m, que estava alinhada com os principais edifícios da cidade. Pelo caminho, pudemos observar as ruínas de igrejas do tempo bizantino. No final da avenida, viramos a esquerda, subindo ao teatro sul e ao templo principal da cidade, dedicado a deusa Artemis. No caminho de regresso, depois de observarmos alguns mosaicos no chão das igrejas, e passarmos pelas ruínas da Agora, dirigimo-nos ao teatro norte, onde um turista alemão entusiasmado declamou Goethe e permitiu verificar as excelentes condições acústicas deste tipo de construção!
Acabamos a nossa ronda ao lado do templo de Zeus, fechado ao publico devido a restauro, comendo uns pêssegos deliciosos! Ao todo, estivemos quase três horas no recinto, sob um sol abrasador (apesar de ainda ser cedo!) mas valeu bem a pena… E um ponto alto da nossa viagem! A saída, ainda tivemos tempo de tomar uma bebida fresca antes de corrermos para apanhar um autocarro de volta a Amã.
Se vai viajar para a Jordânia, estes são alguns dos nossos artigos aqui no blogue e que lhe podem interessar
VIAJAR NA JORDÂNIA – As nossas dicas, sugestões e experiências, que o podem ajudar a preparar a sua viagem à Jorrdânia.
VISITAR PETRA – Tudo o que precisa de saber para visitar Petra, na Jordânia, e o que explorar em dois dias na cidade dos Nabateus.
VISITAR WADI RUM – Tudo o que precisa de saber para explorar Wadi Rum e o deserto jordano, dormindo no meio de um dos desertos mais bonitos do mundo.
VISITAR JERASH – Tudo o que precisa de saber para aproveitar a maravilhosa cidade de Jerash, as ruínas romanas mais impressionantes da Jordânia está neste artigo. Fizemos a viagem, ida e volta, desde Amã, a capital da Jordânia.
VISITAR OS CASTELOS DO DESERTO DA JORDÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a visitar os castelos do deserto jordano, a estrada que segue para o Iraque, um lugar super interessante e interessante para conhecer desde Amã.
VISITAR AMÃ – O nosso artigo sobre a nossa experiência a visitar a cidade de Amã, a capital da Jordânia.
VISITAR O MAR MORTO – Um artigo cheio de dicas pessoais e a partilha da nossa experiência no Mar Morto do lado da Jordânia.
VISITAR O MONTE NEBO – Um artigo sobre a zona mais cristã da Jordânia, o Monte Negro e as margens do rio Jordão, onde Cristo terá sido baptizado.
VISITAR MADABA – Tudo o que precisa de saber para visitar Madaba e os arredores da cidade.
PERCORRER A ESTRADA DO REI – Tudo o que precisa de saber para percorrer a Estrada do Rei, a King’s Highway, e visitar os principais locais de interesse e castelos neste percurso, está neste artigo.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
VIAJAR NO RAMADÃO – A nossa experiência a viajar no Ramadão no Médio Oriente está neste artigo cheio de dicas e que o podem ajudar a preparar a sua viagem.
Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gostei muito do artigo. Estive em Jerash e também adorei visitar.
Parabéns
Obrigada, Pedro.