Visitar AMÃ e descobrir os encantos de uma cidade muçulmana no Ramadão | Jordânia
Colocado em
Amã, capital da Jordânia, é a maior cidade deste país. Com mais de dois milhões de habitantes, a cidade fervilha de movimento de dia e de noite e e o centro de comércio e indústria nacional. Tudo gira em torno da capital.
Devido a influência do Rei Hussein este pais conseguiu e consegue ainda hoje manter relações cordiais com os restantes países do Médio Oriente o que faz de Amã uma cidade central nesta área do globo. É possível a partir daqui viajar para países tão dispares do ponto de vista ideológico como o Iraque, a Síria, Israel ou o Egipto.
A história da cidade remonta aos templos bíblicos, altura em que se designava por Rabbath Amon. Os gregos fundaram aqui uma cidade prospera sob o nome de Filadelfia que acabou por cair sob o domínio árabe.
Os anos foram passando e Amã foi sendo destruída por sucessivos sismos e outros desastres naturais. Por incrível que pareça, em 1921, quando o Rei Abdullah Ibn Hussein a tornou capital, a cidade não passava de uma aldeia povoada principalmente por beduínos. A construção de uma linha férrea entre Damasco (capital da Síria) e Medina (Arábia saudita) com o intuito de facilitar a peregrinação anual (hajj) veio incrementar fortemente a importância desta cidade. Amã constitui uma das cidades habitadas continuamente mais antigas do mundo e hoje a sua população e constituída por inúmeros refugiados palestinianos que fugiram dos territórios ocupados em 1948 (aquando da criação do estado de Israel) e 1967 (Guerra dos Seis dias). Na primeira Guerra do Golfo, Amã tornou-se o destino dos refugiados do Kuwait e, na actualidade continua a receber inúmeros refugiados também do Iraque.
Para compreender um bocado melhor a historia da cidade visitamos a Cidadela no topo de uma colina da cidade. Ai, as ruínas da cidade bizantiva (326 d.C) impressionam assim como o agradável Museu Nacional de Arqueologia. Este, para alem de um conjunto de artefactos históricos relacionados com os períodos por que a cidade passou, exibe alguns originais dos Manuscritos do Mar Morto. Descendo as ruelas da colina ate ao Teatro Romano observamos o crescimento anárquico da cidade. Ainda tivemos tempo para uma visita relâmpago ao teatro, bem como ao Museu de Arte Tradicional. Como estamos em período de Ramadão as horas das visitas são muito pequenas e quando aqui chegamos já estava tudo a encerrar.
Regressamos pela mesquita e podemos contemplar a devoção dos muçulmanos em mais uma hora de oração que antecede o fim do jejum. Um espectáculo na sua verdadeira essência. A cultura muçulmana elevada ao expoente máximo na cidade de Amã, a capital da Jordânia.
Se vai viajar para a Jordânia, estes são alguns dos nossos artigos aqui no blogue e que lhe podem interessar
VIAJAR NA JORDÂNIA – As nossas dicas, sugestões e experiências, que o podem ajudar a preparar a sua viagem à Jorrdânia.
VISITAR PETRA – Tudo o que precisa de saber para visitar Petra, na Jordânia, e o que explorar em dois dias na cidade dos Nabateus.
VISITAR WADI RUM – Tudo o que precisa de saber para explorar Wadi Rum e o deserto jordano, dormindo no meio de um dos desertos mais bonitos do mundo.
VISITAR JERASH – Tudo o que precisa de saber para aproveitar a maravilhosa cidade de Jerash, as ruínas romanas mais impressionantes da Jordânia está neste artigo. Fizemos a viagem, ida e volta, desde Amã, a capital da Jordânia.
VISITAR OS CASTELOS DO DESERTO DA JORDÂNIA – Um artigo com a nossa experiência a visitar os castelos do deserto jordano, a estrada que segue para o Iraque, um lugar super interessante e interessante para conhecer desde Amã.
VISITAR AMÃ – O nosso artigo sobre a nossa experiência a visitar a cidade de Amã, a capital da Jordânia.
VISITAR O MAR MORTO – Um artigo cheio de dicas pessoais e a partilha da nossa experiência no Mar Morto do lado da Jordânia.
VISITAR O MONTE NEBO – Um artigo sobre a zona mais cristã da Jordânia, o Monte Negro e as margens do rio Jordão, onde Cristo terá sido baptizado.
VISITAR MADABA – Tudo o que precisa de saber para visitar Madaba e os arredores da cidade.
PERCORRER A ESTRADA DO REI – Tudo o que precisa de saber para percorrer a Estrada do Rei, a King’s Highway, e visitar os principais locais de interesse e castelos neste percurso, está neste artigo.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
VIAJAR NO RAMADÃO – A nossa experiência a viajar no Ramadão no Médio Oriente está neste artigo cheio de dicas e que o podem ajudar a preparar a sua viagem.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.