ROTEIRO QUIOTO – Roteiro de um dia pelo centro de Quioto | Japão

ROTEIRO QUIOTO - Roteiro de um dia pelo centro de Quioto | Japão

Depois de termos passado um dia em Nara, e a seguir à noite de passagem de ano, poder-se-ia pensar que estava na altura de descansarmos um pouco… Pensem de novo! O primeiro dia do ano, e nosso segundo dia na cidade, dedicado a um roteiro no centro de Quioto, iria ser, para variar, cheio de actividades e sempre em movimento. Ao final da tarde, iríamos de comboio para Tóquio, por isso tínhamos de aproveitar ao máximo. Logo de manhã cedo, apanhamos o autocarro 206, perto do nosso hostel, para a estação. A distância não era grande, mas estávamos carregados e não podíamos perder muito tempo. Já na estação, deixamos as mochilas grandes guardadas e comprámos o passe de um dia para os autocarros (500 ¥/pessoa), uma vez que íamos fazer várias viagens e claramente compensava.

1. Sanjusangen-do

Da estação, apanhámos o autocarro 206 para o templo Rengeo-ji, mais conhecido pelo nome do seu principal salão, Sanjusangen-do. Este salão, com 120 m de comprimento, tem 33 espaços entre as colunas, e o seu nome quer dizer isso mesmo. Mas não é a notável arquitectura do edifício a principal atracção do templo, mas sim o que o seu interior encerra, um Tesouro Nacional do Japão. E o que é? Nada mais, nada menos, do que 1001 estátuas da divindade budista Juichimen-senju-sengen Kanzeon (abreviadamente, “Kannon”), a principal representando o bodhisattva sentado, e as restantes, mais pequenas, representando a divindade em pé. 124 das estátuas datam do século XII, aquando da fundação do templo, e as restantes 876 datam do século XIII, aquando de uma grande renovação. Todas elas são feitas em madeira de cipreste, e o seu conjunto é verdadeiramente impressionante. Infelizmente, não era permitido tirar fotos no interior do salão. Em cada extremo do salão estão as estátuas do Deus da Trovoada e do Deus do Vento, enquanto na fila da frente, como que protegendo as divindades, estão colocadas 28 estátuas de guardiões, algumas das quais têm a sua origem na Índia.

2. Kiyomizu-dera

Voltamos a apanhar o autocarro 206, e saímos perto do templo Kiyomizu-dera, no cimo de uma encosta, à qual os crentes sobem há mais de 1000 anos. E no início do ano novo, eram multidões as que se dirigiam ao templo. A varanda do edifício principal é uma obra de carpintaria, não tendo sido usado qualquer prego na sua construção, e dela se têm óptimas vistas. Por baixo, há uma fonte sagrada, da qual as pessoas bebem para terem saúde e longevidade. No cimo das escadas, o santuário Jishu-jinja, é um santuário dedicado ao Amor, vendendo uma variedade de amuletos e tendo duas pedras salientes no chão. Diz-se que quem conseguir andar de uma à outra, de olhos fechados, e encontrar a pedra, encontrará o verdadeiro amor!

3. Passeio a pé por Higashiyama

Dali fomos a pé pelas ruas do bairro de Higashiyama, seguindo pela Sannen-zaka e Ninen-zaka. As ruas ladeadas de casas de madeira e a arquitectura característica desta parte da cidade tornam este passeio obrigatório.  Foi nestas ruas que vimos mais mulheres de quimono e atá uma gueixa na entrada de um templo.

4. Yasaka-jinja

Fomos dar ao Parque Maruyama-koen, onde seguimos para o santuário Yasaka-jinja, e pudemos confirmar que este santuário é o preferido dos habitantes de Quioto para o hatsu-mode, a primeira visita do ano a um santuário. Dali voltamos a subir o parque, mas não entramos no templo Chion-in, pois tínhamos estado lá na noite anterior. Continuamos em frente, passando em frente ao templo Shoren-in, em direcção à parte norte do bairro de Higashiyama, passando ao lado do Jardim Zoológico de Quioto, até chegarmos ao nosso destino, o templo Nanzen-ji.

5. Nanzen-ji

Nanzen-ji tem uma atmosfera tranquila, sem as multidões dos templos que já tínhamos visitado, com um aqueduto de tijolo vermelho do século XIX a dar um ar “exótico” ao exterior. No hojo (aposentos do abade), pode visitar-se jardins zen muito agradáveis e tranquilos.

6. Caminho do Filósofo

Um pouco a norte, no santuário Nyakuoji-jinja, tem início o Caminho do Filósofo, um trajecto a pé, celebrizado pelo facto de um professor de Filosofia da Universidade de Quioto, do início do século XX, caminhar frequentemente ao longo deste caminho, absorto em pensamentos. O caminho acompanha um canal de água e é ladeado por numerosas cerejeiras que, na Primavera, dão um ambiente único ao lugar. Ao longo do caminho, podem visitar-se pequenos santuários atravessando pequenas pontes para leste, mas é uma boa ideia fazê-lo sem parar, absorto em pensamentos, ou não. Demora cerca de 30 minutos e, no final, chegamos ao templo Gingaku-ji, o Pavilhão Prateado.

7. Gingaku-ji

O nome do templo prateado deriva do facto do Xógum Yoshimasa, do século XIV, pretender cobrir de prata o seu pavilhão, em honra do seu avô, que tinha coberto Kinkaku-ji de ouro. No entanto, outras despesas impediram este sonho de se concretizar. Hoje é um templo bastante procurado, e famoso pela cerimónia do chá e pelos jardins circundantes. Os cones de areia meticulosamente preparados dão um toque único aos jardins.

ROTEIRO QUIOTO - Roteiro de um dia pelo centro de Quioto | Japão

Era tempo para um almoço tardio e descansar um pouco. Entramos num simpático restaurante, com uma atmosfera caseira, não sem antes escolher o que queríamos a partir das figuras em plástico, em exposição na montra, retratos fiéis das refeições. Optamos por noodles e não nos arrependemos.

8. Torre de Quioto – Quioto visto de cima

Dali apanhamos o autocarro 100 para o bairro de Gion, do qual falaremos num próximo post. Depois de um passeio no conhecido bairro, e como tínhamos comboio às cinco da tarde e não nos podíamos demorar muito, apanhámos o autocarro 206 para a estação, onde ainda assim tivemos tempo de subir à Torre de Quioto, que parece um foguete dirigido ao céu, junto à estação. Do salão panorâmico, têm-se vistas fabulosas sobre a cidade, podendo ter-se uma ideia da sua disposição e das montanhas que a rodeiam. Com o sol a pôr-se, mais uma razão para subir aos céus e ter uma perspectiva diferente desta singular cidade.

ROTEIRO QUIOTO - Roteiro de um dia pelo centro de Quioto | Japão

Estava na altura de, pela última vez nas nossas férias, andar de comboio no Japão. O serviço rápido shinkanzen, o famoso “comboio-bala”, levar-nos-ia até Tóquio, a maior metrópole do mundo. Mais uma vez utilizamos no nosso Japan Rail Pass.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.