MONTE FUJI, visitar um lugar do meu imaginário | Japão

O Japão nunca foi um dos meus destinos de eleição. Nunca fez parte da minha lista de prioridades e nunca pensei que fizesse parte dos meus 100 primeiros países a visitar. A cultura japonesa nunca exerceu sobre mim grande fascínio e sempre que pensava neste país vinha-me à ideia as imagens caóticas do trânsito em Tóquio. No entanto, havia dois lugares que sempre me interessaram neste país, e um deles era o Monte Fuji. Assim que agendei a viagem ao Japão comecei imediatamente a pesquisar sobre a melhor forma de o explorar.

Confesso que quanto mais pesquisava mais confusa ficava. A área do Monte Fuji é enorme e há imensas povoações à volta, cada uma delas gabando-se de terem as melhores vistas sobre a montanha mais alta do Japão. O problema é que a ligação entre essas povoações não é fácil e, para quem tem tempo limitado, terá que fazer escolhas e decidir o que vai explorar. Há três zonas principais em torno do Monte Fuji: Gotemba, Fuji-Yoshida e Fujinomiya. Na impossibilidade de as explorar a todas, concentrei as minhas atenções na região de Fuji-Yoshida, aquela que me pareceu mais diversificada em termos paisagísticos e com mais atracções que preenchiam o meu imaginário.

Apanhamos um comboio para Otsuki, a principal estação de comboios que permite aceder a essa área do Monte Fuji, e de lá, tivemos que apanhar uma linha de comboio privada (linha Fujiyuko, onde não funciona o Japan Rail Pass) para chegar a Fujisan, uma das estações que serve a cidade de Fuji-Yoshida. Há outra estação, Gekkoji, que também serve a cidade, nomeadamente a parte norte e que permite um acesso mais curto ao pagode de Chureito. Quando chegamos a Otsuki já era noite e durante a viagem de comboio não víamos nada pela janela.

Sabíamos que em média apenas 50% das pessoas que visita o Monte Fuji o consegue ver por isso estávamos pouco optimistas. No entanto descobrimos que Dezembro e Janeiro eram os meses do ano onde a visibilidade sobre o monte eram melhores. Assim, ficamos mais animados. Quando chegamos a Fuji-Yoshida a noite estava completamente escura e muito fria. Praticamente não havia pessoas nas ruas. Andamos um bocado desorientados mas com a ajuda dos populares a que solicitamos apoio encontramos o nosso alojamento. Depois de uma caminhada de 20 minutos recolhemos ao hostel. Inicialmente pensámos que tinha sido uma má opção ficar naquele sítio. Parecia-nos um pouco longe, mas no dia seguinte percebemos que foi o lugar perfeito.

MONTE FUJI, visitar um lugar do meu imaginário | Japão

De manhã bem cedo levantamo-nos para fazer um pequeno trek até ao Pagode Chureito, provavelmente o lugar onde mais queria ir no Japão. Começamos com os primeiros raios de sol e mal saímos do hostel vimos logo o Monte Fuji imponente, coberto de neve, iluminado pelos raios solares e um céu azul forte. Nem queríamos acreditar na nossa sorte. Ficamos logo empolgados. Caminhamos cerca de 30 minutos até alcançar a base do Santuário Sengen de Arakura, um santuário dedicado às divindades da montanha, no qual se integra o pagode Chureito. Aí atravessamos uma série de tóris e começamos a subir uma escadaria de pedra que nos levava monte acima até ao pagode e ao mirador. A subida é extenuante e havia vários jovens a treinar ali, assim como anciãos. Caminhar ao lado dos anciãos japoneses, sempre em forma e ligeiros a subir, fez-me perceber que a minha condição física já não é o que era.

Quando chegamos lá acima o céu estava completamente limpo e as neves do Monte Fuji brilhavam de forma deslumbrante. O pagode estava também iluminado pelos raios solares exibindo um vermelho vivo e forte. O bosque denso envolvente com um cheiro intenso de arvoredo era perfeito. Estávamos no Japão rural, algo tão distinto do que tinha imaginado. Daqui, as vistas do Monte Fuji eram perfeitas. O vulcão com 3776 m está adormecido desde 1707 mas continua imponente. Não poderia imaginar melhor postal ilustrado do Japão. Depois de clicar centenas de vezes na máquina fotográfica, sentei-me de frente para o pagode e para o Monte Fuji e apreciei esta magnífica paisagem, respirando fundo e ao mesmo tempo inalando o cheiro maravilhoso da natureza.

Mas estava na hora de regressar. Descemos e rumamos ao nosso hostel, recolhendo as mochilas e apanhando um comboio da estação de Gekkoji (a poucos metros do hostel) para Kawaguchi-ko, a principal base de exploração do Monte Fuji e dos seus lagos. A vista mais perfeita do monte já a tínhamos tido. Nós sabíamos isso. Queríamos agora explorar a zonas dos lagos. Não tínhamos tempo para os fazer todos por isso optamos por colocar as mochilas guardadas nos cacifos da estação, comprar um bilhete de autocarro turístico e partir para explorar a região. O bilhete custou-nos 1200 Y/pessoa e era válido por dois dias. Apesar de o utilizarmos apenas num dia, este bilhete era a forma mais vantajosa de percorrer a região. O bilhete permite seguir duas linhas distintas, a verde e a vermelha. A verde segue pela margem sul do lago Kawaguchi em direcção ao lago Sai e às áreas arborizadas a norte do Monte Fuji, lugares procurados pelos amantes dos trilhos e da natureza. Como não tínhamos tempo para fazer trekking, optamos por seguir a linha vermelha e circular o lago Kawaguchi pelo norte, acedendo a vários pontos de observação do lago e do monte, assim como ao teleférico.

MONTE FUJI, visitar um lugar do meu imaginário | Japão

Ao longo da linha vermelha fizemos algumas paragens em diferentes pontos para observar o lago, caminhar nas suas margens e tirar fotografias. Como o autocarro passava a cada 8-10 minutos, fazer paragens era fácil e prático porque nunca se esperava muito tempo pelo próximo autocarro. O dia estava perfeito e aproveitamos para subir de teleférico Kachi Kachi até ao Monte Tenjo. Estivemos quase uma hora na fila mas as vistas do lago Kawaguchi compensaram, maravilhosas e avassaladoras.

Mas, de repente, o Monte Fuji estava escondido atrás de um manto de nuvens. Não ficamos minimamente desiludidos. Já o tínhamos visto várias vezes hoje e de lugares mais impressionantes. O mirador de Kachi Kachi é o lugar ideal para apreciar o lago, as vistas sobre o monte são apenas um bónus.

Como o acesso à 5ª estação, ponto mais elevado do monte acessível por estrada, estava encerrado, optamos por continuar a nossa viagem. Regressamos à estação de Kawaguchi-ko, recolhemos as mochilas, e apanhamos o comboio de regresso a Otsuki, onde apanhamos novamente o comboio com o nosso Japan Rail Pass em direcção a Nagano, nos Alpes Japoneses. Viajava agora com um postal ilustrado perfeito na minha memória.

MONTE FUJI, visitar um lugar do meu imaginário | Japão

NOTA: É possível escalar o Monte Fuji. A época em que o monte está aberto é só em Julho e Agosto. Fora dessa altura é altamente desaconselhado fazê-lo. Há imensas empresas em Fuji-Yoshida que o fazem. Até há 100 anos atrás o monte só estava aberto a sacerdotes, já que era considerado terreno sagrado. Hoje qualquer pessoa o pode subir mas fora da época é considerado muito difícil, especialmente nos meses de Inverno. Ainda ponderamos fazê-lo mas cinco dias antes de chegar ao Monte Fuji, uma alpinista japonesa morreu a tentar uma subida invernal. Isso fez-nos mudar completamente de ideias.

Visitar o MONTE FUJI - Plano de viagem para explorar o Monte Fuji num dia | Japão
Visitar o MONTE FUJI – Plano de viagem para explorar o Monte Fuji num dia | Japão

Visitar o MONTE FUJI – Plano de viagem para explorar o Monte Fuji num dia

Um dia não é tempo suficiente para visitar o MONTE FUJI mas não tínhamos mais tempo disponível. Assim tentamos optimizá-lo e visitar aquilo que nos pareceu ser o mais emblemático da região. Aqui fica o plano que seguimos para visitar o Monte Fuji num dia. Prepare-se para um dia fabuloso, se o tempo ajudar, ou um dia de frustração, se as nuvens taparem a razão pela qual está ali. Usamos como base a cidade de Fujiyoshida (Estação de FujiSan). Se vier de Tóquio pode seguir o mesmo plano, tem é que parar inicialmente em Fujiyoshida.

1. Sair de Fujiyoshida para o Pagode Chureito. É um bonito passeio que demora cerca de 40 minutos a pé de onde pode desfrutar da melhor vista sobre o monte Fuji.

2. Depois de visitar o pagode, descer do pagode e dirigir-se à estação de Gekkoji, em Fujiyoshida, e apanhar o comboio da linha Azuza para Kawaguchi-ko, a cidade na margem do lago homónimo, na base do Monte Fuji. A viagem de comboio demora 11 minutos. Este comboio pertence à linha Azuza e não dá para usar o seu Japan Rail Pass.

3. Aí apanhar o sightseeing bus, linha vermelha, até ao final da linha, paragem 22, onde se situa Natural Living Center, uma das melhores vistas do lago com o Monte Fuji atrás.  A viagem de bus demora 30 minutos.

4. De seguida, apanhar o sightseeing bus de regresso, parando na paragem 15, Kozantei Ubuya, onde pode usufruir de mais uma bela vista sobre o lago e o monte.  A viagem de bus demora 10 minutos.

5. Volte a a apanhar o sightseeing bus e saia na paragem 11, no teleférico Kachi Kachi. A viagem de bus demora 4 minutos. Esta paragem permite-lhe subir no teleférico ao monte Tenjo, desfruntando de beliíssimas vistas sobre o lago e o monte Fuji. Esta paragem serve também de base para apanhar o barco, onde poderá fazer um passeio nas águas do lago, tendo como imagem de fundo o monte Fuji. Neste local há imensos restaurantes e cafés, sendo o local ideal para almoçar. Não perca também as delíciosas bolachas do monte Fuji, numa pequena lojinha antes da entrada no teleférico.

6. Regresse a Kawaguchi-ko de sightseeing bus. A viagem de bus demora 8 minutos.Aí pode ainda fazer algumas compras de última hora no shopping da estação. Se ainda tiver tempo disponível e desejar, poderá explorar a linha verde, que o levará ao lago Sai. Nós não o fizemos.

7. Apanhe o comboio de regresso a Fujiyoshida (ou a Tóquio, se for o caso). A viagem é feita de comboio utilizando a mesma linha, a linha Azuza. Este comboio não dá para usar o seu Japan Rail Pass. A viagem até Fujiyoshida demora 11 minutos. Se vai para Tóquio, vá até Otsuki (demora cerca de uma hora) e aí troque para um comboio JR, onde poderá utilizar o seu Japan Rail Pass.

Se vais viajar para o Japão, estes são alguns artigos do nosso blogue que te podem interessar

• VIAJAR NO JAPÃO – Um artigo super completo sobre como chegar ao Jopão, como se deslocar no país, JapanRailPass, transportes de autocarro e comboio, alojamento, o que visitar, etc.
  • VISITAR TÓQUIO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar o melhor do Japão, nomeadamente os bairros mais tradicionais ou os bairros modernos da cidade.
  • VISITAR O MONTE FUJI – Tudo o que precisa de saber para visitar os melhores lugares nas imediações do Monte Fuji estão neste artigo super completo.
  • VISITAR QUIOTO – Tudo o que precisa de saber para visitar Quioto está neste artigo, com dicas de alojamento, transporte, lugares a visitar na cidade e nos arredores.
  • VISITAR NARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Nara, desde Quioto, está neste artigo, com dicas de transporte e lugares a visitar.
  • VISITAR KAMAKURA – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Kamakura e os templos e locais mais importantes da cidade. Tudo o que precisa de saber, está neste artigo.
  • VISITAR JIGOKUDANI YAEN KOEN E OS MACACOS DA NEVE – Tudo o que precisa de saber para visitar o parque florestal onde estão os macacos da neve no Japão.
  • VISITAR NAGANO – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Nagano, no Japão.
  • ROTEIRO NO JAPÃO – O roteiro da nossa viagem pelo Japão, uma viagem de 12 dias no país.
  • GUEIXAS NO JAPÃO – Um artigo em forma de crónica sobre as gueixas japonesas da cidade de Quioto e que são uma das marcas da cultura japonesa.
  • APPS NO JAPÃO – Se vai viajar para o Japão, estas são algumas das apps que lhe vão dar muito jeito ter no telemóvel para usar durante a sua viagem.
  • PASSAGEM DE ANO EM QUIOTO – A nossa experiência na passagem de ano em Quioto, num templo Budista, está neste artigo. Foi uma experiência maravilhosa.
  • BUDISMO NO JAPÃO – Um artigo informativo sobre o tipo de budismo japonês, um tanto distinto do Budismo da parte continental na Ásia.
  • XINTOÍSMO – Um artigo sobre a religião do coração dos japoneses e que é um bom texto para ler e perceber melhor a cultura do Japão.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.