VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

O Japão é um país vasto e conhecê-lo implicaria passar algumas semanas no seu território. No entanto, se tiver cerca de 10 dias no país (tempo que nós tivemos) já dá para fazer um roteiro interessante e explorar algumas das melhores e mais emblemáticas zonas. O ideal é ter pelo menos duas semanas. Depois de desenhar o nosso roteiro no Japão (que pode ver aqui), começamos a preparar a nossa viagem. Para o ajudar a preparar a sua viagem ao Japão, resolvemos reunir as dicas de viagem no Japão que consideramos importantes.


1. DICAS GERAIS PARA UMA VIAGEM NO JAPÃO


– Para uma viagem no Japão é necessário passaporte mas os portugueses estão isentos de visto para um período de 90 dias.

– Viajar no Japão é relativamente caro. Prepare-se para uma viagem com algumas despesas. Para ser económica tem que ser bastante contido.

– Marcar o alojamento para uma viagem no Japão atempadamente pela internet pode evitar dissabores. Há pouca oferta de alojamento em conta nas principais cidades, especialmente se procura quartos duplos.

– Sempre que entrar numa casa ou num hotel tire as botas ou sapatos.

– Algumas estações de metro em Tóquio têm Wi-Fi gratuito. Essas zonas estão identificadas com um rectângulo rosa e com o símbolo de wi-fi. Será fácil descobri-las porque estão cheias de jovens agarrados aos telemóveis. Para utilizar esta internet tem que seleccionar a rede “SSID: metro_free_Wi-Fi” ou “SSID: Toei_Subway_Free_Wi-Fi” no seu telemóvel. Depois abra o browser. Siga as instruções que aparecem no ecrã e conecte-se à internet. De cada vez que faz log in pode usar a internet por três horas.

– Aproveite e usufrua das melhores casas de banho do mundo. As sanitas são fantásticas. Têm vários botões para deitar esguichos de água, direccionados para os locais certos de homens e mulheres, para além de som ambiente e aquecimento. Experimente, não se vai arrepender.

.

– Existem várias aplicações de telemóvel obrigatórias para quem vai fazer uma viagem no Japão. Veja este nosso post e descarregue-as para o seu telemóvel.

– A maioria dos bancos e caixas multibanco no Japão não permitem usar cartões estrangeiros. Procure as caixas ATM no 7 Eleven. Estas são as caixas multibanco que aceitam cartões de crédito e débito estrangeiros. Como não há ATM em cada esquina, tenha sempre dinheiro de reserva.

– O Japan Rail Pass, um passe para viajar de comboio no Japão, pode ser uma excelente opção. Nós adquirimos o nosso Japan Rail Pass antes de sair de casa através deste site. Para saber mais sobre este passe e como funciona pode ver este nosso post (brevemente).

– O Japão é um excelente país do ponto de vista da descoberta gastronómica. Há imensos pratos tradicionais e as refeições fazem parte da cultura japonesa. Veja o nosso post sobre comida japonesa. Descobra a gastronomia na sua viagem no Japão.

SE PRETENDER QUE UMA EMPRESA TRATE DO VISTO DO JAPÃO POR SI – Se pretender que uma empresa trate do seu visto do Japão, pode recorrer aos serviços da iVisa para o visto do Japão.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

2. TRANSPORTES PARA UMA VIAGEM NO JAPÃO


Como ir: Nós usámos o voo da Turkish Airlines para fazer a ligação Lisboa – Istambul – Tóquio. Os voos de ida e volta ficaram por 470€/pessoa, o que foi muito em conta tendo em atenção que voamos a 25 Dezembro e regressamos a 4 Janeiro. Estes preços só foram possíveis porque compramos os voos para o Japão com 7 meses de antecedência.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

Sair do aeroporto: O melhor é apanhar o Narita Express que sai do terminal para a estação de Tóquio. Se comprou o Japan Rail Pass (JRP) pode usá-lo nesta viagem no Japão, basta que para tal levante o seu JRP no guiché do terminal. Tem que se deslocar ao guiché para marcar os lugares porque o Narita Express tem lugares reservados. Há comboios de hora a hora e a viagem até Tóquio demora entre uma hora e hora e meia. Poderá ver os horários do Narita Express aqui e o mapa da viagem aqui. O Narita Express pára também na estação de Shinjuku, Shibuya, Shinagawa e Ikebukuro.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

SEGURO DE VIAGEM NO JAPÃO

As autoridades do Japão não exigem, para entrar ao país, ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares. Deve, no entanto, adquirir o seguro no seu país de origem, antes da viagem. Nós fizemos o seguro normal em Portugal, mas não nos exigiram nada à entrada.  Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para o Japão. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se procura mais informação sobre seguros de viagem veja estes artigos


3. TRANSPORTES EM TÓQUIO


Dentro da cidade de Tóquio: Mover-se dentro da cidade de Tóquio não é fácil. A dificuldade não se resume à extensa rede de metro e à barreira linguística. Embora os primeiros mapas do metro de Tóquio que encontre possam estar apenas em japonês, pode pedir nas estações o mapa do metro bilingue (japonês/inglês) o que será uma ajuda preciosa. Parte da dificuldade termina aqui.

Mapa do metro de Tóquio
Clique no mapa para ampliar. Poderá imprimi-lo para levar. Pode ser uma boa ajuda.

Os guichés de apoio têm ainda um mapa acompanhado por um Tokyo Metro Guide com informação detalhada para visitar os principais locais da cidade usando o metro. Arranje um e comece a sua viagem no Japão.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

A maior dificuldade de utilizar o metro da cidade de Tóquio tem a ver com as saídas do metro. As estações de metro são gigantescas e têm várias saídas numeradas. Cada número corresponde ao acesso a uma zona diferente da estação. Por exemplo, na estação de Shinjuku pode deparar-se com mais de 20 saídas. Tem de saber previamente para onde quer ir. Isto porque algumas saídas vão para uma zona da cidade e outras para outra. O problema de sair na saída errada do metro é que, depois cá fora, pode não conseguir atravessar as ruas e as avenidas cheias de trânsito e interditas a peões. Isto é um problema porque as saídas podem distar quilómetros umas das outras e a circulação é feita debaixo de terra. Prepare-se, em Tóquio vai fazer imensos quilómetros debaixo de terra. Se usar o guia da Lonely Planet, para cada monumento tem a estação de metro que deve usar e a saída numerada que deve procurar quando sai do metro. Esta informação é preciosa. Por exemplo, se for visitar o Palácio Imperial deve sair na estação de Otemachi e na saída C2. A primeira coisa que deve fazer quando sair do metro é procurar os painéis amarelos que têm a informação das saídas numeradas e com as setas de direcção que deve tomar. A adrenalina da sua viagem no Japão ainda só está a começar.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

Em Tóquio pode comprar bilhetes para viagens singulares ou passes de um dia. As viagens únicas custam entre 170Y e 310Y, dependendo da distância a percorrer. Se vai passar o dia a explorar a cidade é aconselhável comprar o passe de um dia. O passe de um dia é seguramente a melhor opção desde que faça mais do que duas viagens. Existem três passes que pode adquirir para o metro de Tóquio.

1. O passe TOKYO METRO 1-DAY OPEN TICKET custa 600Y para adultos e 300Y para crianças. Este passe permite usar todas as linhas de metro públicas da cidade (que são basicamente todas as que vai necessitar). As linhas de metro públicas são as que aparecem do lado direito da legenda do mapa.

2. O passe COMMON ONE-DAY OPEN TICKET FOR TOKYO METRO & TOEI SUBWAY custa 1000Y para adultos e 500Y para crianças. Este passe permite-lhe andar nas linhas de metro públicas e nas linhas geridas pela empresa Toei Subway. Esta pode ser uma boa opção se quiser visitar algum lugar que não seja servido pelas linhas públicas.

3. O passe TOKYO COMBINATION TICKET permite utilizar as duas linhas anteriores mais a linha Toden Arakawa, os autocarros Toei, a linha Nippori-Toneri e as linhas JR (comboio) dentro da área metropolitana de Tóquio. Este passe custa 1590Y para os adultos e 800Y para crianças.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

DICA EXTRA: No primeiro dia, comprámos o passe só para o metro público – 600Y/pessoa. No segundo dia em Tóquio, juntamos os lugares que só eram servidos pela linha privada, e comprámos o passe do metro público e das linhas Toei – 1000Y/pessoa.


4. TRANSPORTES EM QUIOTO


Dentro da cidade de Quioto: A cidade de Quioto tem uma vasta e eficiente rede de autocarros urbanos. A primeira coisa que deve fazer na cidade é recolher o Bus Navi – Kyoto City Bus travel map que pode ser encontrado gratuitamente em hotéis, hostels ou na estação de comboio. Este mapa tem as diferentes linhas de bus marcadas a cores diferentes e numeradas.

Os principais autocarros que irá utilizar saem todos da estação de comboio. Isto faz com que um alojamento perto da estação seja uma mais-valia. As linhas mais úteis serão:

– 205 – para o Templo Dourado, o Templo Daitoku ji, o Santuário Shimogamo Jinja, zona comercial da cidade – Kawaramachi, etc. Esta é uma linha circular o que a torna extremamente útil para ser feita numa manhã na cidade, permitindo visitar todos estes templos e santuários em pouco tempo. Os autocarros circulam a cada 8-10 minutos.  Nós usamos esta linha na manhã do nosso primeiro dia em Quioto.

– 100 – para o Templo Sanjusangendo, Templo Kiyomizudera, bairro Gion, Templo Chion-in, santuário Yazaka Jinja e templo Ginkaku ji (onde poderá iniciar o caminho do filósofo). Usamos esta linha no nosso segundo dia em Quioto.

-206 – Este autocarro pode ser também uma boa opção para o Templo Kiyomizudera, o bairro de Gion, o Santuário Shimogamo Jinja, o Templo Daitoku ji e o Castelo de Ninjo-jo.

Os autocarros estão devidamente numerados e normalmente na frente indicam em inglês um ou mais lugares turísticos que passam pelo caminho. Não existe grande dificuldade em usar o autocarro urbano, especialmente se tiver o mapa consigo.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

Para andar nos autocarros urbanos em Quioto pode adquirir bilhetes únicos por 230Y por trajecto. O dinheiro deve ser depositado na máquina perto do condutor à saída. Se não tiver dinheiro trocado, dentro do autocarro existe uma máquina automática para destrocar dinheiro. No entanto, a melhor opção é comprar um passe diário. O passe custa 500Y para todo o dia e permite-lhe usar todas as linhas de autocarro e entrar e sair quantas vezes quiser. Basta andar mais de duas vezes que já compensa.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

DICA EXTRA: No primeiro dia de viagem no Japão optámos por não comprar o passe porque achamos que só íamos usar o autocarro em duas viagens. Foi uma má decisão. O autocarro vai a todo o lado de dia e até à meia-noite. Como não compramos o passe no primeiro dia, acabamos por gastar muito mais dinheiro porque à noite fomos e viemos do bairro de Gion, e essas viagens teriam também estado incluídas no passe. Compre-o para todos os dias que passar na cidade. De certeza que vai usar pelo menos três viagens por dia.


5. O QUE VISITAR NO JAPÃO


Nós visitamos o Japão no mês de Dezembro e Janeiro pelo que tudo estava cheio de turistas nacionais e estrangeiros que exploravam o Inverno e Passagem de Ano no país. Assim, as sugestões de actividades para uma viagem no Japão que aqui lhes deixamos são aquelas que nós fizemos e que recomendamos vivamente. Quem viaja no Verão terá obviamente outras actividades para usufruir.

VISITAR TÓQUIO

Uma visita à capital do país é obrigatória. Nós fizemos um percurso de um dia por Tóquio tradicional, explorando os templos e espaços onde ainda se pode conhecer um pouco a cultura japonesa da maior metrópole do mundo. Conhecemos o Mercado de Peixe de Tsukiji, o Palácio Imperial, o Templo de Senjo-ji e o Museu Nacional de Tóquio. No entanto, não poderá sair da cidade sem visitar os bairros modernos mais emblemáticos da cidade:

Bairro de Shibuya

Bairro de Shinjuku

Bairro de Akihabara

Bairro de Harajuku

Bairro de Asakusa (onde tradição e modernidade convivem lado a lado)

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

VISITAR QUIOTO

Quioto foi a cidade mais bonita que conhecemos na nossa viagem no Japão. É uma cidade tradicional, cheia de atracções, dentro e fora da cidade. Nós fizemos um roteiro de um dia fora do centro, em que visitamos as principais atracções. Aqui, exploramos:

– Kinkaku-ji (templo dourado)

– Daitoku-ji (famoso pelos jardins zen)

– Santuário Shimogamo (santuário xintoísta)

– Santuário Fushimi-Inari Taisha (santuário dos tóris)

– Floresta de bambu de Arashiyama

Em Quioto, exploramos também no roteiro de um dia no centro, os principais locais de interesse. Estes locais incluem:

– Templo Sanjusangen-do (templo das mil estátuas douradas)

– Santuário Kiyomizu-dera (santuário de madeira)

Higashiyama (bairro típico de Quioto)

– Santuário Yasaka-jinja (santuário xintoísta)

– Nanzen-ji (famoso pelos seus jardins zen)

– Caminho do Filósofo (percurso junto ao canal acompanhando vários templos da cidade)

– Gingaku-ji (templo prateado)

– Torre de Quioto (excelente para ter uma perspectiva aérea da cidade)

Recomendamos ainda uma visita demorada ao:

Bairro de Gion

Exploração das zonas onde poderá conhecer melhor a vida das gueixas

Passagem de ano em Quioto

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

VISITAR NARA

Nara é uma das cidades mais fascinantes do Japão, e é fácil visitar os seus pontos principais de interesse numa incursão de um dia a partir de Quioto. Foi isso que nós fizemos. Basta apanhar o comboio. Se tiver o Japan Rail Pass, utilize-o. A viagem demora cerca de uma hora. Uma vez lá, visite o Pagode de Cinco Andares, a Casa do Tesouro, o Parque Nara, o Grande Santuário Kasuga, o Templo Todai-ji e o Grande Salão (Daibutsu-den).

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

VISITAR MONTE FUJI

Nenhuma visita ao Japão estará completa sem visitar o Monte Fuji. Esta visita pode ser um dos pontos altos da sua viagem ou uma frustração, já que nem sempre o nevoeiro e neblina permitem ver esta maravilha natural. Nós acreditamos que vale a pena tentar. Pode visitá-lo num dia a partir de Tóquio ou, fazer como nós, e ir no dia anterior, escolhendo um local próximo do Monte Fuji para passar a noite e assim conseguir usufruir do dia seguinte completo. Pode ver o Plano de Viagem que nós seguimos no Monte Fuji e descobrir os melhores locais para o contemplar.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

VISITAR KAMAKURA

Kamakura foi capital feudal do Japão de 1185 a 1333, e isso reflecte-se na quantidade e qualidade de templos que ainda hoje podemos admirar. Vale a pena visitar a área de Kita Kamakura, Kamakura central e área de Hase. Nós realizamos um Plano de Viagem para Kamakura que lhe pode ser muito útil. Dê uma olhada aqui.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

VISITAR NAGANO

O templo de Zenko-ji é o maior atractivo da cidade de Nagano. Apesar da cidade não ter templos ou santuários que rivalizem com Quioto, os templos e ambiente citadino são muito agradáveis, o que faz deste local um excelente destino em qualquer roteiro pelo Japão. Para além disso, é daqui que poderá visitar os Macacos da Neve.

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

VISITAR OS MACACOS DA NEVE

Perto de Nagano, nas montanhas de Jigokudani, existem algumas nascentes termais utilizadas pelos macacos para se banharem. Hoje este local é um parque natural e chama-se Jigokudani Yaen Koen. É um lugar obrigatório em qualquer viagem no Japão. 

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

DORMIR NO JAPÃO | Conheça e escolha o melhor alojamento para a sua viagem ao Japão
DORMIR NO JAPÃO | Conheça e escolha o melhor alojamento para a sua viagem ao Japão

DORMIR NO JAPÃO | Conheça e escolha o melhor alojamento para a sua viagem ao Japão


Em relação ao alojamento durante a nossa viagem no Japão fomos falando um bocadinho de cada um daqueles que escolhemos à medida que descrevemos as nossa aventuras nos diferentes lugares que visitamos no Japão. Há, no entanto, algumas dicas que gostaríamos de partilhar.

– Experimente ficar alojado num Ryokan, alojamento tradicional japonês, preferencialmente em Quioto.

– Experimente os hotéis cápsulas pelo menos uma vez durante a sua viagem no Japão. Uma noite chega, já que afinal de contas, é um dormitório. Tóquio é uma boa opção para este tipo de alojamento já que existem várias opções de escolha. Tenha em mente que a maioria dos hotéis cápsula têm dormitórios separados por sexos. Se pretender um hotel cápsula misto vai ter que marcar com antecedência. Nós usamos um dormitório com cápsulas mistas, pode ver aqui.

– Escolha alojamentos perto das estações de comboio. São os melhores locais das cidades para uma viagem no Japão.

Pode ver mais dicas detalhadas dos alojamentos que ficamos e recomendamos numa viagem no Japão este artigo. 

VIAJAR NO JAPÃO | Dicas, transportes e lugares a visitar numa viagem ao JAPÃO

As nossas dicas de viagem no Japão resultam da experiência que tivemos no país e daquilo que consideramos importante os viajantes saberem antes de partirem. Pode ver o vídeo que fizemos da nossa viagem aqui. Se gostaram, ajudem-nos e partilhem.

Onde dormir no Japão? Ao longo dos artigos que escrevemos sobre o Japão fomos falando um bocadinho de cada um dos alojamentos que escolhemos à medida que descrevemos as nossa aventuras nos diferentes lugares que visitámos no Japão. Há, no entanto, algumas dicas que gostaríamos de partilhar para quem procura lugares para dormir no Japão.

QUIOTO

Em Quioto nós ficámos alojados num hostel perto da estação ferroviária, o que foi uma boa opção pois a nova estação é o centro de diferentes opções de mobilidade dentro da cidade e também para ligações para fora da centro. Um alojamento nessa parte da cidade é o mais adequado. O hostel K’s House Kyoto, onde ficamos, era bom e bastante em conta. Tinha cozinha, espaços comuns, bom quarto duplo e um terraço superior com uma bela vista. Foi uma óptima opção.

Onde dormir no Japão | Escolha o alojamento mais adequado e característico

Uma opção um pouco mais cara mas também mais autêntica é aproveitar Quioto para experimentar ficar alojado num Ryokan, alojamento tradicional japonês. Nestes alojamentos, dorme-se com pequenos colchões que se estendem no chão, num quarto geralmente forrado a bambu. Quioto é o local ideal para experimentar. Há muitos Ryokan na cidade, mas o Nagomi-Ryokan Yuu, foi um dos que visitamos. Fomos espreitar para ver como era. É delicioso e uma óptima opção.

Onde dormir no Japão | Escolha o alojamento mais adequado e característico

TÓQUIO

Experimente os hotéis cápsulas pelo menos uma vez durante a sua viagem. Uma noite chega, já que afinal de contas, é um dormitório. Tóquio é uma boa opção para este tipo de alojamento já que existem várias opções de escolha e alguns muito bons. Tenha em mente que a maioria dos hotéis cápsula têm dormitórios separados por sexos. Se pretender um hotel cápsula misto vai ter que marcar com antecedência e procurar bem. Nós ficámos alojados no Oak Hostel Cabin e usamos um dormitório com cápsulas mistas. É muito giro e uma experiência em si só. Pode marcar o hostel aqui.

MONTE FUJI

Nós ficamos alojados em Fuji-Yoshida, uma das povoações com estação de comboio nas imediações do Monte Fuji. Ficamos um bocado afastados da estação por opção. O nosso objectivo era ver de manhã cedo o pagode de Chureito, com vistas fabulosas sobre o Monte Fuji. Entre a estação de comboio e o Mt Fuji Hostel Michael’s há uma caminhada de 20 minutos. Inicialmente pensámos que tinha sido uma má opção ficar naquele sítio. Parecia-nos um pouco longe, mas no dia seguinte percebemos que foi o lugar perfeito, no centro da cidade e estrategicamente localizado para explorar o pagode Chureito. O hostel é muito bom, pequeno, tranquilo e com várias opções, desde dormitórios a quartos duplo e até quartos em Ryokan.

Onde dormir no Japão | Escolha o alojamento mais adequado e característico

KAMAKURA

Em Kamakura decidimos escolher hotel Villa Sacra, perto da estação, numa casa típica japonesa. Era muito bonito. Tínhamos um quarto duplo, pequeno, mas muito acolhedor com uma bela varandinha onde podíamos tomar um chá, sentados no chão ao lado do bambu. Era tão lindo que nos apaixonamos completamente pelo local. Este foi um dos melhores locais onde ficámos a dormir no Japão.

Onde dormir no Japão | Escolha o alojamento mais adequado e característico
Onde dormir no Japão | Escolha o alojamento mais adequado e característico

NAGANO

Em Nagano hospedamo-nos no Hotel Metropolitan Nagano mesmo ao lado da estação de comboio; um hotel de quatro estrelas que incrivelmente conseguimos reservar no booking com 50% de desconto e cuja tarifa diária do quarto nos ficou por 70€/noite (muito muito bom para o Japão). Nada mau para o um alojamento no Japão, especialmente para um hotel de 4 estrelas!

DORMIR NO JAPÃO | Conheça e escolha o melhor alojamento para a sua viagem ao Japão

O quarto era óptimo, grande, com casa de banho privada e muito boa, e uma vista fantástica sobre a cidade. O hotel estava mesmo ao lado da estação o que foi óptimo para ir ver rumamos aos Alpes Japoneses, mais especificamente a Jigokudani Onsen, os Macacos na Neve.

DICAS GERAIS

– Escolha alojamentos perto das estações de comboio. São os melhores locais das cidades para dormir no Japão e para quem viaja no Japão.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Nenhuma viagem ao Japão estará completa sem nos envolvermos numa verdadeira descoberta gastronómica. A comida, o que se come, onde se come e como se come, faz parte da cultura japonesa. O que comer no Japão? Os japoneses adoram comer e tiram imenso proveito das horas das refeições e, como tal, não será de estranhar que só na cidade de Tóquio existam mais de 80 mil restaurantes. Mesmo para quem não sabe japonês, os restaurantes são fáceis de identificar. Estão geralmente com meias-cortinas, as chamadas noren, na porta ou montes de sal na entrada.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Apesar das máquinas de venda automática proliferarem por todo o país (embora vendam essencialmente bebidas) e das milhares de lojas de conveniência abertas 24h por dia, os japoneses apreciam almoçar e jantar em lugares recatados, para todos os gostos e carteiras.

COMIDA JAPONESA | O que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Vale a pena conhecer os diferentes lugares onde se pode comer no Japão e, na medida do possível, experimentar. Veja o nosso guia de lugares para comer no Japão.

1. Nomiya

As verdadeiras tabernas japonesas são os chamados Nomiya ou Aka-Chochin. Estes restaurantes identificam-se pela lanterna vermelha no exterior, simbolizando que se trata de um lugar onde as comidas chinesas baratas fazem parte do menu. São estabelecimentos simples, quase sempre sem ementa. A maioria das vezes o menu está exposto em letreiros na entrada ou sobre a cozinha. Estes restaurantes foram criados para o proletariado japonês mas hoje em dia são frequentados por todo o tipo de população.

COMIDA JAPONESA | O que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Experimentamos um restaurante Nomiya na cidade de Nagano, bem perto da estação de comboio. Estava cheio de jovens e velhos, homens e mulheres, vestidos de forma formal e informal, que, no balcão ou nas mesas, comiam as deliciosas sopas de noodles. Escolhemos aquilo que queríamos através de um menu ilustrado afixado na parede. Por pouco mais de quatro euros por pessoa comemos massa udon e tendon, um prato à base de rebentos de soja, algas e arroz. Acompanhamos com dumplings japoneses. Estava tudo super delicioso e foi das melhores refeições que fizemos no Japão. O restaurante chamava-se Ichi-Ban-Kan.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

2. Restaurantes de sushi e sashimi

Os restaurantes de sushi são os locais mais famosos para comer no Japão. O sushi é arroz cozido é recheado de peixe cru variado. O sashimi são os filetes de peixe cru. Nestes restaurantes, o sashimi é geralmente servido em cima de dois dedos de arroz. Pode-se comer sushi e sashimi em diferentes tipos de restaurantes e para diferentes bolsos. Nós experimentamos o sushi e o sashimi logo na nossa primeira refeição no país, quando almoçamos em Kamakura. Escolhemos um Kaiten-Sushi, restaurantes de sushi baratos, onde os pratos de sushi e sashimi vão passando num tabuleiro rolante no balcão. Sentamo-nos ao balcão e fomos tirando o sushi que queríamos comer. O gengibre é servido gratuitamente à mesa. Os pratos têm diferentes cores e cada cor corresponde a um preço. No final do almoço, entregamos os pratos e pagamos. No centro de Kamakura, pagamos 1300 Y (os dois) e comemos muito bem. O peixe e marisco era fresco e experimentamos sushi e sashimi de ovas (kazunoko), gambas (ebi), atum (maguro), lulas (ika), salmão e outros peixes que não conseguimos identificar. Como cada prato traz dois pedaços, dividíamos todos os pratos e isso possibilitou-nos provar muita coisa. Perto do mercado de peixe, em Tóquio, há restaurantes de sushi e sashimi muito conceituados, são os chamados Zashiki. Não os experimentamos porque achamos demasiado caros.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

3. Sobayas

As Sobayas são restaurantes tradicionais japoneses que servem massas japonesas, geralmente feitas em massa udon de trigo branco. As Chuka-Ryoriya servem massa chinesas, as massas ramen, e são muito semelhantes aos japoneses. Ambos os restaurantes apresentam réplicas dos pratos na montra, tornando fácil a escolha do que comer no Japão.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Experimentamos um em Quioto, perto do Templo Prateado, o Gingaku-ji, do lado direito na rua de acesso ao templo. Era um lugar caseiro, quentinho, e com uma senhora extremamente simpática. A comida era igualmente deliciosa. Comemos massa ramen e udon, ambas divinais e bastante em conta. Um prato chamava-se nabe yaki udon, servido numa caçarola de barro, com caldo de tempura de camarão e cogumelos. O outro era uma massa ramen, massa chinesa em caldo de porco, coberta por pequenas fatias de porco assado e alhos. Pagamos 1500Y pelas duas refeições.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

4. Restaurantes especializados

Os restaurantes especializados foram uma das nossas melhores descobertas gastronómicas no Japão. Experimentamos dois distintos, especializados em pratos típicos:

  • Kyoto Style Beef – Bife de vaca panado com tempura, ovo escalfado e frito e várias verduras acompanhados por uma sopa e molho de soja, e é uma especialidade de Quioto. A refeição não foi especialmente barata (1600Y/pessoa) mas estava deliciosa. No entanto, a parte pior foi estar quase duas horas na fila para comer. A fila era lenta e estava cheia de jovens japoneses em noite de véspera de passagem de ano. Para além disso estava um frio de rachar. Nos três dias que passamos em Quioto as filas estavam sempre assim, pelo que acreditamos que as filas para comer naquele restaurante devem ser sempre enormes. Vá cedo. Mas, vá, vale mesmo a pena. A comida é deliciosa. O bife é suculento, tenro e muito saboroso.
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
  • Okonomiyaki – Visitamos um restaurante especializado em okonomiyaki, uma espécie de tortilha com legumes, couves e ovos, em Tóquio, no bairro de Shinjuku. Experimentamos okonomiyaki de camarão e de porco. O prato é preparado na mesa, numa chapa quente. A empregada traz os ingredientes para a mesa, mistura-os na nossa frente e depois começa a cozinhá-los na chapa. Os japoneses confeccionam os seus próprios pratos, mas nós até precisamos de ajuda para comer no Japão!
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

5. Ryotei

A comida mais característica do Japão é servida nos restaurantes Ryotei, frequentados por homens de negócios. É nestes lugares que as gueixas se apresentam. São lugares tradicionais geralmente muito aprazíveis, com belos jardins e espaços muito cuidados. A clientela é rigorosamente seleccionada e se não for apresentado por um cliente de longa data, não poderá comer aqui.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

6. Kaiseri

Na impossibilidade de conhecer um restaurante Ryotei, os espaços mais elegantes do Japão são os restaurantes Kaiseri. Estes restaurantes aceitam turistas e servem comida tradicional japonesa em ambiente requintado. Quioto é um excelente local para experimentar um restaurante deste tipo, que nesta cidade se designam por Kyo-Ryorya. As ruas do bairro de Gion,  nomeadamente Hanami-koji, a rua de Pontocho ou a zona do bairro de Higashiyama são os melhores locais da cidade para experimentar um Kaiseri. É uma das mais afamadas experiências de “comer no Japão”.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

7. Shojin Ryorya

Quioto tem ainda alguns restaurantes que resultam da tradição monástica da cidade. Esses restaurantes designam-se Shojin Ryorya e servem comida vegetariana tradicionalmente servida nos mosteiros zen.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

8. Restaurantes Koryoriya

Os restaurantes Koryoriya são espaços descontraídos, utilizados pelos japoneses para comer e para conviver, com amigos. São espaços sociais onde as pessoas se juntam para beber um copo acompanhado de comida leve e caseira. Será o equivalente às “tabernas gourmet“, já que tem um ambiente familiar mas praticam preços elevados. Podem também ser chamados de Kappo ou Ippin-Ryoriya ou Izakaya.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

9. Comida de rua

Comer no Japão envolve necessariamente comida de rua. Esta pode ser encontrada por todo o lado. As Yatai são bancas que vendem massa chinesa mas há comidas rápidas e baratas para todos os gostos e feitios, desde peixe frito, aves estufadas, bananas com pintarolas, etc.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Mas há muito mais do que isso. Em Tóquio, perto do mercado de peixe comemos na rua, vieiras e ostras, que estavam verdadeiramente deliciosas. As comidas por aqui podem ser bastante caras pelo que comer na rua é a opção mais em conta. Pagamos 1500Y por duas vieiras e duas ostras e estava delicioso. De babar…

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

10. Comida de fusão (inspirada na cozinha Edo)

A cozinha Edo é típica da região de Tóquio e desenvolveu-se ao longo do século XVI, constituindo uma comida de fusão de pratos diversos e provenientes de diferentes partes do território japonês. Num restaurante em Jigokudani Onsen, onde fomos ver os macacos da neve, experimentamos Yakiudon, um prato composto por massa grossa frita com mariscos, algas, cogumelos shiitake, pedaços de atum e rebentos de feijão.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

11. Cadeias norte-americanas

Não deixe de experimentar algumas das maiores cadeias norte americanas que já encontraram a capital japonesa. Uma delas são as pipocas Garrett (das quais a Carla é verdadeiramente fã desde que as conheceu em Chicago) ou o Shake and Shack, uma cadeia de hambúrgueres de carne de vaca suculentos. Ficamos fãs destes hambúrgueres durante a nossa visita aos EUA. Aqui em Tóquio estivemos duas horas na fila para poder comer. Valeu a pena.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão
COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Na nossa passagem de ano deixamo-nos levar pela comida de um bom supermercado e fizemos nós a nossa ceia de fim de ano japonesa. Compramos sushi, sashimi, ramen, dumplings e preparamos o nosso próprio jantar no hostel de Quioto. Ficou delicioso.

COMIDA JAPONESA | Onde e o que deve comer na sua viagem ao Japão

Seja qual for a sua escolha, experimente a gastronomia japonesa. Há pratos para todos os gostos e carteiras, basta estar atento nas ruas e arriscar a comer no Japão. Entregue-se à descoberta gastronómica deste país.

VIAGEM AO JAPÃO - Entre templos e gueixas (vídeo)
VIAGEM AO JAPÃO – Entre templos e gueixas (vídeo)

VIAGEM AO JAPÃO – Entre templos e gueixas (vídeo)

Este é o vídeo da nossa viagem ao Japão. Uma viagem que procurou conhecer um bocadinho melhor a cultura japonesa.  Uma viagem pelo país do sol nascente onde visitamos Kamakura, Monte Fuji, Nagano, Nara, Quioto e Tóquio. Seguimos um roteiro de dez dias pelos lugares que consideramos serem os mais emblemáticos. Muitos outros ficaram por conhecer. As dicas da nossa viagem estão compiladas aqui e os relatos de viagem podem ser lidos aqui. Foi uma viagem de descoberta cultural a um país que muito nos surpreendeu e encantou. Ficou a vontade de um dia voltar, com mais tempo, para poder explorar melhor este país maravilhoso. Veja em grande e em alta definição.


SEGURO DE VIAGEM PARA O JAPÃO

As autoridades japonesas não exigem, para entrar ao país, ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares. Deve, no entanto, adquirir o seguro no seu país de origem, antes da viagem. Nós fizemos o seguro normal em Portugal, mas não nos exigiram nada à entrada. É altamente recomendado que faça seguro. Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem para o Japão. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.


PROCURE ALOJAMENTO NO JAPÃO

Se vais viajar para o Japão, estes são alguns artigos do nosso blogue que te podem interessar

  • VIAJAR NO JAPÃO – Um artigo super completo sobre como chegar ao Jopão, como se deslocar no país, JapanRailPass, transportes de autocarro e comboio, alojamento, o que visitar, etc.
  • VISITAR TÓQUIO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar o melhor do Japão, nomeadamente os bairros mais tradicionais ou os bairros modernos da cidade.
  • VISITAR O MONTE FUJI – Tudo o que precisa de saber para visitar os melhores lugares nas imediações do Monte Fuji estão neste artigo super completo.
  • VISITAR QUIOTO – Tudo o que precisa de saber para visitar Quioto está neste artigo, com dicas de alojamento, transporte, lugares a visitar na cidade e nos arredores.
  • VISITAR NARA – Tudo o que precisa de saber para visitar Nara, desde Quioto, está neste artigo, com dicas de transporte e lugares a visitar.
  • VISITAR KAMAKURA – Um artigo super completo com tudo o que precisa de saber para visitar Kamakura e os templos e locais mais importantes da cidade. Tudo o que precisa de saber, está neste artigo.
  • VISITAR JIGOKUDANI YAEN KOEN E OS MACACOS DA NEVE – Tudo o que precisa de saber para visitar o parque florestal onde estão os macacos da neve no Japão.
  • VISITAR NAGANO – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Nagano, no Japão.
  • ROTEIRO NO JAPÃO – O roteiro da nossa viagem pelo Japão, uma viagem de 12 dias no país.
  • GUEIXAS NO JAPÃO – Um artigo em forma de crónica sobre as gueixas japonesas da cidade de Quioto e que são uma das marcas da cultura japonesa.
  • APPS NO JAPÃO – Se vai viajar para o Japão, estas são algumas das apps que lhe vão dar muito jeito ter no telemóvel para usar durante a sua viagem.
  • PASSAGEM DE ANO EM QUIOTO – A nossa experiência na passagem de ano em Quioto, num templo Budista, está neste artigo. Foi uma experiência maravilhosa.
  • BUDISMO NO JAPÃO – Um artigo informativo sobre o tipo de budismo japonês, um tanto distinto do Budismo da parte continental na Ásia.
  • XINTOÍSMO – Um artigo sobre a religião do coração dos japoneses e que é um bom texto para ler e perceber melhor a cultura do Japão.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

18 Comentários

  1. Catarina diz: Responder

    Olá Carla,
    Antes de mais muito obrigada pelas excelentes dicas.
    Estou a planear uma viagem ao Japão mas ainda tenho dúvidas quanto à compra do JR Pass.
    Saberia dizer se é possível visitar os locais mencionados acima utilizando apenas o JR Pass?
    Obrigada.
    Cumpts,

    1. Carla Mota diz: Responder

      Nós utilizamos só o JR Pass para visitar estes lugares todos. Fizemos tudo de comboio.

  2. sam diz: Responder

    ola
    muito legal esse roteiro da viagem.
    na sua opinião o pocket wifi é bom? o aluguel do wifi no Japão é caro?

    muito obrigado. (quando eu para o Japão vou tentar visitar os locais)

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não usamos mas o acesso do wifi no Japão é difícil por isso é uma boa ideia.

  3. Sofia Custodio diz: Responder

    Olá 🙂 Para ir a Nara é mais fácil ir a partir de kyoto? comboio ou autocarro?

    1. jose diz: Responder

      comboio.
      JR desde a estação de kyoto ou então apanhar Kintetsu express (tokkyu)

      JR Nara Line: Y690, 45 minutes by express (kaisoku), 70 minutes by local (futsu), departs from JR Kyoto Station in Kyoto and arrives at JR Nara Station in Nara

      Kintetsu Nara Line: Y1110, 35 minutes by express (tokkyu), departs from Kintetsu Kyoto Station (on the south side of JR Kyoto Station) in Kyoto and arrives at Kintetsu Nara Station in Nara

    2. Carla Mota diz: Responder

      Nós fomos de comboio porque nos pareceu melhor. Não experimentamos o bus porque tínhamos o Japan Rail Pass e por isso os bilhetes de comboio já estavam incluídos.

  4. Diana diz: Responder

    Boa noite. Queria saber uma estimativa dos preços da viagem total, com voos de avião, estadias e refeições.. Estou a pensar ir em Setembro/Outubro/Novembro 1 a 2 semanas… Obrigada

  5. jose diz: Responder

    Boa tarde,

    Estou a preparar a nossa primeira viagem ao Japão.
    Tenho algumas diferenças no nosso programa.
    Na zona de Quioto vamos estar 5 dias com visitas a Nara, Hikone, Arashiyama …
    No nosso ultimo dia em Quioto e após visitar a zona central, vamos para Kamakura. Dormida, visita e depois seguimos para Toquio.

    Este será o nosso ultimo dia a usar o JR Pass. De Quioto até Kamakura , com passagem por Toquio, e se incluirmos os transferes entre os comboios, deveremos demorar quanto tempo?
    Penso que de Quioto a Kamakura teremos sempre de passar por Toquio. Ou temos alguma alternativa melhor?
    Desta forma teremos uma ideia de quanto tempo podemos ainda ficar em Quioto antes de seguir viagem para Kamakura.

    obrigado

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá José, isso terá que ver num site sobre os comboios do Japão. Sem pesquisar não lhe sei responder.

  6. Inês de Sousa Martins diz: Responder

    Boa tarde,
    Reparei que usaram dois guias de viagem para o Japão, o da Lonely Planet e o da DK Eyewitness. Eu já tenho a viagem praticamente toda planeada com a informação que encontrei na Internet mas queria ter um guia como apoio durante a viagem e para isso queria comprar só um. Entre esses dois, qual é que aconselham para usar durante a viagem?
    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      O LP é mais prático, muito útil para saber as saídas no metro de Tóquio, por exemplo. O outro usamos como “guia” cientifico de viagem. Se só pretende um, depende para o que vai precisar.

  7. jose diz: Responder

    Bom dia,

    Na data em que realizaram esta viagem ao Japão que temperaturas e dias de chuvas apanharam?

    Os dias são curtos? A que horas escurece?

    obrigado

    1. Carla Mota diz: Responder

      Em Dezembro e Janeiro. Os dias são pequenos mas a que horas escurece não me lembro. Talvez, 17h.

  8. Inês Martins diz: Responder

    Olá! Estou a planear uma viagem ao Japão e o vosso blog tem sido uma grande ajuda. Dois dias foi suficiente para ver tudo o que queriam ver em Quioto ou acharam que era preciso mais tempo? Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Depende do que quiser ver. Os monumentos e lugares mais emblemáticos conseguem-se ver em dois dias. Nós só tivemos dois dias em Quioto.

      1. Joana diz: Responder

        Acho que faltou um “0” nas saídas de Shinjuku, 200 não 20. E é de facto complicado encontrar a saída/entrada correcta.

        1. Carla Mota diz: Responder

          Sim, obrigada pela correção.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.