Visitar SHINJUKU, o bairro mais comercial de Tóquio | Japão

Visitar SHINJUKU, o bairro mais comercial de Tóquio | Japão

Se alguém pudesse conhecer uma só zona de Tóquio, que representasse o espírito da cidade, o mais certo seria escolher a área de Shinjuku. E porque, simplesmente, nesta zona está concentrado aquilo que torna Tóquio diferente de todas as outras cidades do mundo. Shinjuku é uma das 23 grandes áreas administrativas de Tóquio, e está dividida em vários bairros. No seu centro, situa-se a Estação de Shinjuku, a mais movimentada do mundo, com cerca de três milhões de passageiros a passar por ela todos os dias. É uma verdadeira plataforma multimodal de transportes, servindo de estação de metro, ferroviária e rodoviária.

A oeste da estação fica o bairro de Nishi-Shinjuku, onde se concentram os maiores arranha-céus de Tóquio. O símbolo do bairro é o edifício do Governo Metropolitano, com as suas duas torres e uma praça semicircular à sua frente. Pode subir-se ao seu 45º andar, para ter-se vistas fenomenais sobre a cidade (e de onde, com céu limpo, se pode ver também o Monte Fuji), mas foi mais uma baixa na nossa viagem provocada pela época festiva, pois o edifício estava fechado nestes dias. À sua volta, são muitos os arranha-céus que competem pela atenção de quem por aqui passeia, enquanto são o local de trabalho de cerca de 250 mil pessoas, albergando grandes hotéis, centros comerciais, blocos de escritórios e sedes de grandes multinacionais. Mas no dia 2 de Janeiro, não havia nenhum movimento de pessoas, as ruas estavam quase vazias, o que acabou por nos dar uma visão diferente e única, restando-nos olhar para cima e admirar a arquitectura destas imponentes construções e a beleza das suas rectas e curvas que se dirigem para o céu.

Visitar SHINJUKU, o bairro mais comercial de Tóquio | Japão

A leste da Estação de Shinjuku, fica o centro de vida nocturna de Tóquio, conhecido como Naito-Shinjuku, com um bulício e impacto visual luminoso que ultrapassa mesmo a outra grande metrópole do mundo, Nova Iorque. O epicentro do movimento é a avenida Yasukuni-dori. A sul desta rua encontra-se a grande “department storeIsetan, e a grande livraria Kinokuniya, onde se podem encontrar muitos livros em inglês, o que não é fácil em Tóquio. A norte de Yasukuni-dori, encontra-se o bairro de Kabukicho, onde se concentram os cinemas, com grandes ecrãs a passar os trailers dos filmes, como no edifício da Panasonic, (quando por aqui passamos, estreava o novo “Guerra das Estrelas”), lojas de pachinko, centros comerciais, cafés, restaurantes, e sex-shops.

Visitar SHINJUKU, o bairro mais comercial de Tóquio | Japão

Visitar SHINJUKU, o bairro mais comercial de Tóquio | Japão

Jantámos num restaurante popular, onde a comida era confeccionada à nossa frente, na nossa mesa, numa chapa de grelhar. Escolhemos um prato típico, okonomiyaki (“okono” significa “o que você quer” e “yaki”, grelhado), uma espécie de omelete grelhada, com uma base de vegetais, suplementados por ingredientes que podem ser escolhidos pelos clientes, assim como uma selecção de molhos.

Visitar SHINJUKU, o bairro mais comercial de Tóquio | Japão

Uma pequena zona, chamada Golden Gai, ao lado do santuário xintoísta Hanazono-jinja, é muito interessante. Nos anos 50 era conhecida por ser uma zona de prostituição, mas depois evoluiu para uma área de bares, muito popular entre a comunidade artística de Tóquio. Em seis pequenas vielas, com ligações entre elas ainda mais estreitas (com largura apenas para uma pessoa), estão concentrados duzentos pequenos bares, em que a maioria tem apenas uma fila de cadeiras ao balcão, cabendo lá dentro meia dúzia de pessoas.

Visitar SHINJUKU, o bairro mais comercial de Tóquio | Japão

A indústria do entretenimento está presente em Shinjuku em todas as escalas, desde o mais familiar até ao mais vistoso, desde o mais off the beaten track, até às grandes lojas. Tóquio é assim, tem tudo, para todos, e Shinjuku é disso o símbolo por excelência, e constitui, por isso, uma visita obrigatória.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.