Visitar AKIHABARA, o bairro hi-teck de Tóquio | Japão

Visitar AKIHABARA, o bairro hi-teck de Tóquio | Japão

O bairro de electrónica de Akihabara é uma das zonas mais suis-generis de Tóquio, e uma das mais identificadoras da subcultura japonesa. Originalmente terreno de artesãos e comerciantes, ficou conhecido pelo seu mercado negro, após o fim da segunda guerra mundial, e mais tarde transformou-se na zona privilegiada de compras no que toca a electrodomésticos, computadores e, mais recentemente, telemóveis e todo o tipo de produtos electrónicos.

No entanto, Akihabara é muito mais do que isso. É um verdadeiro centro da cultura otaku, ou seja, daqueles que têm um interesse (ou obsessão) por um determinado tema como, por exemplo, anime (animação japonesa), manga (histórias em quadradinhos), pasokon (computadores), gemu (videojogos), ou tetsudo (miniaturas). Com a estação de Akihabara como centro, as lojas mais ou menos especializadas atraem os mais diferentes gostos. Prédios inteiros são dedicados a um tema, com os andares a serem preenchidos por jovens otaku entusiastas. Também nós nos deixamos levar por uma das nossas paixões e acabamos por comprar uma nova máquina fotográfica compacta.

Visitar AKIHABARA, o bairro hi-teck de Tóquio | Japão

Nas ruas e nas lojas é possível observar manifestações culturais tipicamente japonesas. Por exemplo, pode visitar-se os famosos maid cafés, onde os clientes (preferencialmente masculinos) são servidos e tratados reverencialmente por jovens japonesas vestidas de criadas.

Por todo o lado, podem também ver-se imagens referentes a outra subcultura japonesa, a lolicon (ou rorikon), que reúne os fãs de anime com figuras pré adolescentes fortemente sexualizadas. Esta tendência acaba por extrapolar para a realidade, e um dos grupos de música mais famosos do Japão, AKB48, composto inteiramente por jovens de tenra idade e uma espécie de selecção de “Ídolos” femininos, tem o seu próprio teatro em Akihabara.

Visitar AKIHABARA, o bairro hi-teck de Tóquio | Japão

Quer se aprecie, ou não, a verdade é que uma visita a Akihabara é indispensável para quem quer perceber melhor a cultura japonesa, no seu conjunto e na sua diversidade.

Visitar AKIHABARA, o bairro hi-teck de Tóquio | Japão

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.