ILHA STROMBOLI – Como visitar um vulcão activo em Itália

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Stromboli é um dos quatro vulcões activos italianos, a par com o Etna, Vesúvio e o Vulcano. A ilha de Stromboli tem aproximadamente 500 habitantes, a maioria na aldeia de Stromboli, mas no Verão a ilha ganha um nova vida com a chegada dos turistas. Visitar Stromboli é algo obrigatório quando se viaja na Sicília, quer seja em tour ou de forma independente.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Se vai viajar para a Sicília pode ver estes artigos no nosso blogue

  • VISITAR A SICÍLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar a ilha Sicília veja este artigo. Desde o Etna, Catânia, Taormina e Palermo, passando pelas ilhas Eólias. Um roteiro cheio de dicas de para conseguir viajar de forma totalmente independente na Sicília.
  • ROTEIRO PELOS VULCÕES DE ITÁLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar os vulcões de Itália veja este artigo. Desde o Etna, Vulcano, Stromboli até ao Vesúvio e Capri, há muitos vulcões de Itália para descobrir na Sicília. Um roteiro pelos vulcões de Itália cheio de dicas de alojamento e transporte para conseguir viajar de forma totalmente independente.
  • VISITAR CATÂNIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Catânia está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar a Catânia, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR TAORMINA – Tudo o que precisa de saber para visitar Taormina está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Taormina, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR ETNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Monte Etna, um dos vulcões da Sicília.
  • VISITAR AS ILHAS EÓLIAS – Um artigo bastante completo com dicas práticas para visitar as diferentes ilhas do arquipélago das Eólias com vários vulcões da Sicília.
  • VISITAR LIPARI – Se está a pensar visitar a ilha de Lipari, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Lipari.
  • VISITAR STROMBOLI – Se está a pensar visitar a ilha de Stromboli, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Stromboli.
  • VISITAR A ILHA VULCANO – Se está a pensar visitar a ilha de Vulcano, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Vulcano.
  • VISITAR PALERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Palermo está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Palermo, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Visitar a ilha Stromboli nas ilhas Eólias

A ilha de Stromboli é uma ilha do arquipélago das Eólias e uma das ilhas mais visitadas da Sicília. Visitar o Stromboli é fácil porque há tours de um dia de várias cidades da Sicília mas é possível também visitar o Stromboli de forma independente. Nós acreditamos que visitar em tour é lindo mas a verdadeira experiência vale a pena ter na ilha, ficando a dormir pelo menos uma noite na aldeia de Stromboli ou Ginostra. Saiba que a ilha de Stromboli não tem luz pública, só luz nas habitações e por isso o ritmo de vida é marcado pelo sol.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Como chegar à ilha Stromboli nas Ilhas Eólias

Chegar à ilha Stromboli de avião

A forma mais rápida de chegar à ilha Stromboli é voar para Catânia ou Palermo. De lá, apanhar comboio para Milazzo. A distância tempo entre Catânia e Palermo de Milazzo é aproximadamente a mesma por isso os dois aeroportos são boas opções. Os comboios demoram aproximadamente duas horas e meia. A única diferença é que tem de trocar de comboio em Messina no caso de vir de Catânia.

Depois há que apanhar o barco de Milazzo para à ilha Stromboli. Há vários barcos por dia para Stromboli mas no Verão os bilhetes esgotam e as filas são enormes, por isso, pode comprar com antecedência o seu bilhete online para à ilha Stromboli. Os bilhetes têm um QR code e basta apresentar o seu telemóvel na entrada do barco para à ilha Stromboli.

Se quiser saber mais sobre como ir de Catânia para a ilha Stromboli veja o nosso artigo com o roteiro pelos vulcões de Itália porque tem lá explicado detalhadamente todas as ligações de transporte para o Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Chegar à ilha Stromboli de barco

Outra opção para chegar a ilha Stromboli é viajar de barco entre Nápoles e Stromboli (apenas no Verão). Esta ligação não existe todos os dias mas, no Verão, existe duas ou três vezes por semana e pode ser uma excelente forma de viajar para as ilhas Eólias e para o Stromboli. Sem ser no Verão, pode viajar de barco entre Nápoles e Palermo e depois ir de comboio para Milazzo e a ilha Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Chegar à ilha Stromboli desde as outras ilhas Eólias

É muito provável que venha para a ilha Stromboli de outras ilhas Eólias, especialmente de Lipari já que Stromboli é a última ilha do arquipélago. A partir de Stromboli há ligações de barco para todas as ilhas Eólias e, como tal, se decidir visitar o arquipélago tenha isso em atenção mas a maioria dos barcos vão a Lipari. Os bilhetes para qualquer das ilhas Eólias podem ser comprados no porto da ilha Stromboli (perto do Blu Bar) antes de embarcar ou antecipadamente online. A ilha de Stromboli fica a cerca de 45 minutos de barco da ilha Lipari.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Como se deslocar na ilha Stromboli

A melhor forma de se deslocar na ilha Stromboli é a pé. A ilha é pequena e não há muitas estradas. Pode, se preferir, alugar mota numa loja entre o porto de Stromboli e Ficogrande. Será vantajoso se optar por alojar-se em Ficogrande ou nessa parte da ilha. Caso contrário não terá necessidade. A ilha tem vários riquexós que são úteis especialmente quando chega à ilha carregado ou vai embora. Os riquexós estão geralmente estacionados junto ao porto de Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Onde dormir na Ilha Stromboli

Stromboli é uma ilha maravilhosa para ficar a dormir, nem que seja apenas por uma noite. Não se vai arrepender porque pode optar por alojamentos mais tradicionais, casas particulares, standard ou até de luxo. Stromboli tem duas povoações, Stromboli e Ginostra. A não ser que queira mesmo muita tranquilidade, deve alojar-se em Stromboli. Ginostra é a povoação mais remota de Stromboli e tem muito poucas opções de alojamento e infra-estruturas, nomeadamente luz eléctrica. Em Stromboli pode ficar alojado na povoação (esta foi a nossa opção) ou na parte de baixo junto ao porto, ou ainda, na zona da praia de Ficogrande, mais adequado a quem vai ficar vários dias na ilha de Stromboli. As povoações de Ginostra e Stromboli são na mesma ilha mas não são ligadas por estrada, só por barco.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Na ilha de Stromboli e na povoação de Stromboli ficámos num estúdio fantástico com vista sobre a ilha e sobre o ilhéu, a Case Vacanza Gia.no. Porém tinha um ponto negativo, não tinha ar condicionado e durante uma vaga de calor em Julho isso foi um problema. Em condições normais teria sido perfeito. O estúdio tinha uma cama de casal e duas camas individuais, cozinha e wc, ideal para famílias. Tinha um terraço maravilhoso com mesa, cadeiras e espreguiçadeiras. Nós pagámos 110€/noite. Se quiser ficar no estúdio com melhor vista marque o estúdio 1.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Se procura outros alojamentos em Stromboli veja estas opções

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Seguro de viagem para a Stromboli

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para viajar para a ilha Stromboli. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por covid-19 e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para a ilha Stromboli. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a ilha Stromboli.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR STROMBOLI


O Stromboli é a ilha mais conhecida das ilhas Eólias e não é por acaso. Stromboli é uma ilha vulcânica, cujo vulcão homónimo estará em erupção há mais de dois mil anos de forma contínua e com erupções com intervalos de 20 a 40 minutos. Assim, visitar Stromboli é uma excelente oportunidade de ver um vulcão em erupção. Embora o vulcão não tenha sempre o mesmo tipo de actividade vulcânica, é sempre possível ver piroclastos a serem expelidos no Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

1. Tomar banho na praia Spiaggia di Sabbia Nera

Esta é, para nós, uma das praias mais bonitas do mundo e fica em Stromboli. Fica mesmo ao lado do porto de Stromboli e tem o vulcão activo como pano de fundo. É possível estar na praia e ouvir e ver as erupções vulcânicas do Stromboli. A praia é de areia negra e tem algum cascalho.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

2. Comer uma pizza no Giovanni

As melhores pizzas da ilha de Stromboli estão na pizzaria Giovanni. É possível comer na pizzaria ou ir buscar e levar para comer na praia ou no seu alojamento em Stromboli. As pizzas são a preços justos e muito boas. Uma pizza 4 fromaggi custa 12€ e dá para duas pessoas.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

3. Contemplar a dinâmica do porto de Stromboli

O porto da aldeia de Stromboli é o lugar mais dinâmico da ilha. A chegada dos barcos durante o dia marca a agitação da ilha de Stromboli. Quando os barcos terminam, tudo fecha, com excepção de alguns restaurantes. É muito interessante ver como a vida daquela ilha gira à volta da sua dinâmica marítima e vulcânica.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

4. Comer granite no Amore Mio

Haverá muitos locais para comer granite em Stromboli mas nós experimentamos no Amore Mio e gostámos muito. Tem uma bela esplanada e é um lugar fantástico para ver a vida passar ali na ilha de Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

5. Contemplar as vistas da Piazza San Vincenzo Ferreri em Stromboli

O centro da aldeia de Stromboli é a bela piazza de San Vincenzo Ferreri. A praça está organizada à volta da igreja homónima e tem duas belas esplanadas com vistas maravilhosas para o ilhéu de Strombolicchio e o mar Tirreno.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

6. Visitar a Igreja de San Vincenzo Ferreri

Na praça principal de Stromboli entre na sua maior igreja e contemple os maravilhosos vitrais que tanto orgulham os habitantes da ilha de Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

7. Alojar-se numa casa com vista para o mar ou para o vulcão Stromboli

Uma das nossas prioridades quando decidimos visitar Stromboli era alojar-nos num local tradicional, preferencialmente uma casinha, com vista sobre o Stromboli ou sobre o Strombolicchio. Tivemos a sorte de arranjar um estúdio fantástico com um terraço sobre o Strombolicchio, a Case Vacanza Gia.no. Que lugar maravilhoso! Foi lá que tiramos esta fotografia em Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

8. Visitar o cemitério velho de Stromboli

No trilho quem sobe o vulcão Stromboli fica o cemitério velho da povoação. Ali jazem alguns dos históricos habitantes da ilha e é ainda um lugar de culto. Tem belas vistas sobre a aldeia e o mar.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

9. Fazer o trilho do Stromboli dos miradouros do cemitério à Sciara del Fuoco

Se vai ficar alojado na ilha uma das actividades que não pode perder é fazer o trilho do Stromboli. No Verão o ideal é fazê-lo de manhã cedo ou ao final do dia. Ao final do dia é óptimo porque pode ficar até à noite na Sciara del Fuoco e ver as erupções vulcânicas com lava incandescente. O trilho está sempre bem marcado e começa no cemitério novo de Stromboli e, depois, contorna o vulcão até à Sciara del Fuoco. Se usar a app do Maps.me tem o trilho lá todo marcado. Se fizer o trilho de forma independente só consegue subir até aos 290 m de altitude na Sciara del Fuoco. Se for com uma agência pode subir até aos 400 m.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

10. Subir ao miradouro Sciara del Fuoco no Stromboli

Se decidir não fazer o trilho do Stromboli pode subir na mesma até ao miradouro da Sciara del Fuoco. Basta ir até ao restaurante Observatório e começar o trilho ali. Vale mesmo a pena fazê-lo. Não deixe de lá ir.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

11. Comer no restaurante Observatório com vista para o vulcão Stromboli

Comer no restaurante Observatório é algo obrigatório a fazer quando visitar Stromboli. O ideal é ao jantar, quando pode contemplar as erupções vulcânicas desde a esplanada. O restaurante pratica preços justos e não é nada glamoroso, apenas um bom local. A esplanada tem vistas fabulosas sobre o Sciara del Fuoco e o vulcão. Pode ir lá almoçar também. Se decidir ir jantar reserve mesa. Telefone com um ou dois dias de antecedência, caso contrário poderá apenas jantar depois das 23h.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

12. Tomar um bom banho na Praia Lunga em Stromboli

A praia Lunga em Stromboli é uma bela praia de areia negra próxima do restaurante Observatório. A praia tem areia e pequenas piscinas naturais. Foi também uma das nossas praias preferidas nas ilhas Eólias para ir a banhos. Tem um pequeno bar de apoio que vende bebidas.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

13. Tomar banho na praia Scalo Balordi

Esta é uma praia muito pequenina em Stromboli. É um lugar quase escondido entre as casas e fica entre o Hotel Villagio Stromboli e a praia Lunga.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

14. Tomar banho na praia Villagio Stromboli

Outra das praias pequeninas de Stromboli e a Scalo Balordi, a praia que aparece no filme “Stromboli”, de Roberto Rossellini, de 1950, com Ingrid Bergman. A praia é maravilhosa e tem vistas lindas sobre o ilhéu de Strombolicchio.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

15. Comer granite de limão no restaurante Terraza de Eolie no Villagio Stromboli

O granite é um gelado granizado e ao mesmo tempo cremoso muito típico da ilha Sicília. O melhor granite de limão que comemos na Sicília foi ali no restaurante Terraza de Eolie, na Villagio Stromboli. Era delicioso e custou 3,5€ cada um.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

16. Ver o pôr do sol na Praia Ficogrande em Stromboli

Esta é outra das praias mais belas de Stromboli e das Eólias. Ficogrande é a praia perfeita para se ver o pôr do sol em Stromboli. Ali o sol esconde-se atrás da pontinha da ilha e é um momento memorável que não pode perder.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

17. Percorrer a Via Marina de Stromboli

A ilha de Stromboli dispensa o uso de veículos motorizados já que para percorrer a via Marina, desde o Porto até ao restaurante Observatório, são menos de 4 km. É um belo passeio para se fazer diariamente nos dias que passar na ilha Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

18. Visitar Ginostra e ver o melhor pôr do sol de Stromboli

Uma vez na ilha de Stromboli é quase obrigatório fazer um passeio de barco até à aldeia de Ginostra. A aldeia não é servida de estradas e o único trilho da ilha que liga a aldeia de Stromboli e a aldeia de Ginostra está interdito devido à erupção do vulcão Stromboli. Assim, se quiser ir a Ginostra tem duas opções.

  • Pode apanhar um barco público entre Stromboli e Ginostra e depois regressar da mesma forma. Consulte os horários e articule bem a ida com o regresso. Possivelmente o último barco sai de Ginostra antes do pôr do sol mas é a forma mais barata de conhecer Ginostra.
  • Pode fazer um tour à volta da ilha de Stromboli ao pôr do sol. Os tours geralmente saem às 18h e permitem ver o pôr do sol em Ginostra e depois contornam a ilha e param já à noite no Sciara del Fuoco para ver as erupções do Stromboli. Os tours rondam os 30€/pessoa. Foi isso que nós fizemos e pode marcar aqui.
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

19. Ver a actividade vulcânica do Stromboli de barco à noite

Uma das tours mais populares no Stromboli é fazer uma viagem de barco que sai às 20h do porto para ver as erupções vulcânicas do Stromboli. Geralmente esta tour só se faz quando o vulcão está muito activo. Se ele estiver mais tranquilo, esta tour é junta com a do pôr do sol em Ginostra. Esta é uma experiência a não perder quando visitar o Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

20. Admirar o ilhéu Strombolicchio

O Strombolicchio é o ilhéu em frente à ilha Stromboli. Fica a 2 km da costa e é possível lá chegar de kayak, paddle ou tour. É um ilhéus basáltico que tem um farol no topo. Para chegar ao farol terá que subir 200 degraus.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR FLORENÇA – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Florença está neste artigo, com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transporte, alojamento, tours e excursões na cidade. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália, inclusive aos vulcões de Itália.
  • VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A COSTA DE SORRENTO – Tudo o que precisa de saber para visitar a costa de Sorrento está neste artigo cheio de dicas práticas com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A ILHA DE CAPRI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Capri está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Capri, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na ilha italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR POMPEIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pompeia está neste artigo que é obrigatório para quem quer visitar os vulcões de Itália.
  • SUBIR O VESÚVIO – Tudo o que precisa de saber para subir o mais mediático dos vulcões de Itália, o vulcão Vesúvio, está neste artigo.
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.