ILHA STROMBOLI – Como visitar um vulcão activo em Itália

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Stromboli é um dos quatro vulcões activos italianos, a par com o Etna, Vesúvio e o Vulcano. A ilha de Stromboli tem aproximadamente 500 habitantes, a maioria na aldeia de Stromboli, mas no Verão a ilha ganha um nova vida com a chegada dos turistas. Visitar Stromboli é algo obrigatório quando se viaja na Sicília, quer seja em tour ou de forma independente.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Se vai viajar para a Sicília pode ver estes artigos no nosso blogue

  • VISITAR A SICÍLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar a ilha Sicília veja este artigo. Desde o Etna, Catânia, Taormina e Palermo, passando pelas ilhas Eólias. Um roteiro cheio de dicas de para conseguir viajar de forma totalmente independente na Sicília.
  • ROTEIRO PELOS VULCÕES DE ITÁLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar os vulcões de Itália veja este artigo. Desde o Etna, Vulcano, Stromboli até ao Vesúvio e Capri, há muitos vulcões de Itália para descobrir na Sicília. Um roteiro pelos vulcões de Itália cheio de dicas de alojamento e transporte para conseguir viajar de forma totalmente independente.
  • VISITAR CATÂNIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Catânia está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar a Catânia, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR TAORMINA – Tudo o que precisa de saber para visitar Taormina está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Taormina, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR ETNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Monte Etna, um dos vulcões da Sicília.
  • VISITAR AS ILHAS EÓLIAS – Um artigo bastante completo com dicas práticas para visitar as diferentes ilhas do arquipélago das Eólias com vários vulcões da Sicília.
  • VISITAR LIPARI – Se está a pensar visitar a ilha de Lipari, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Lipari.
  • VISITAR STROMBOLI – Se está a pensar visitar a ilha de Stromboli, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Stromboli.
  • VISITAR A ILHA VULCANO – Se está a pensar visitar a ilha de Vulcano, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Vulcano.
  • VISITAR PALERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Palermo está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Palermo, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Visitar a ilha Stromboli nas ilhas Eólias

A ilha de Stromboli é uma ilha do arquipélago das Eólias e uma das ilhas mais visitadas da Sicília. Visitar o Stromboli é fácil porque há tours de um dia de várias cidades da Sicília mas é possível também visitar o Stromboli de forma independente. Nós acreditamos que visitar em tour é lindo mas a verdadeira experiência vale a pena ter na ilha, ficando a dormir pelo menos uma noite na aldeia de Stromboli ou Ginostra. Saiba que a ilha de Stromboli não tem luz pública, só luz nas habitações e por isso o ritmo de vida é marcado pelo sol.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Como chegar à ilha Stromboli nas Ilhas Eólias

Chegar à ilha Stromboli de avião

A forma mais rápida de chegar à ilha Stromboli é voar para Catânia ou Palermo. De lá, apanhar comboio para Milazzo. A distância tempo entre Catânia e Palermo de Milazzo é aproximadamente a mesma por isso os dois aeroportos são boas opções. Os comboios demoram aproximadamente duas horas e meia. A única diferença é que tem de trocar de comboio em Messina no caso de vir de Catânia.

Depois há que apanhar o barco de Milazzo para à ilha Stromboli. Há vários barcos por dia para Stromboli mas no Verão os bilhetes esgotam e as filas são enormes, por isso, pode comprar com antecedência o seu bilhete online para à ilha Stromboli. Os bilhetes têm um QR code e basta apresentar o seu telemóvel na entrada do barco para à ilha Stromboli.

Se quiser saber mais sobre como ir de Catânia para a ilha Stromboli veja o nosso artigo com o roteiro pelos vulcões de Itália porque tem lá explicado detalhadamente todas as ligações de transporte para o Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Chegar à ilha Stromboli de barco

Outra opção para chegar a ilha Stromboli é viajar de barco entre Nápoles e Stromboli (apenas no Verão). Esta ligação não existe todos os dias mas, no Verão, existe duas ou três vezes por semana e pode ser uma excelente forma de viajar para as ilhas Eólias e para o Stromboli. Sem ser no Verão, pode viajar de barco entre Nápoles e Palermo e depois ir de comboio para Milazzo e a ilha Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Chegar à ilha Stromboli desde as outras ilhas Eólias

É muito provável que venha para a ilha Stromboli de outras ilhas Eólias, especialmente de Lipari já que Stromboli é a última ilha do arquipélago. A partir de Stromboli há ligações de barco para todas as ilhas Eólias e, como tal, se decidir visitar o arquipélago tenha isso em atenção mas a maioria dos barcos vão a Lipari. Os bilhetes para qualquer das ilhas Eólias podem ser comprados no porto da ilha Stromboli (perto do Blu Bar) antes de embarcar ou antecipadamente online. A ilha de Stromboli fica a cerca de 45 minutos de barco da ilha Lipari.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Como se deslocar na ilha Stromboli

A melhor forma de se deslocar na ilha Stromboli é a pé. A ilha é pequena e não há muitas estradas. Pode, se preferir, alugar mota numa loja entre o porto de Stromboli e Ficogrande. Será vantajoso se optar por alojar-se em Ficogrande ou nessa parte da ilha. Caso contrário não terá necessidade. A ilha tem vários riquexós que são úteis especialmente quando chega à ilha carregado ou vai embora. Os riquexós estão geralmente estacionados junto ao porto de Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Onde dormir na Ilha Stromboli

Stromboli é uma ilha maravilhosa para ficar a dormir, nem que seja apenas por uma noite. Não se vai arrepender porque pode optar por alojamentos mais tradicionais, casas particulares, standard ou até de luxo. Stromboli tem duas povoações, Stromboli e Ginostra. A não ser que queira mesmo muita tranquilidade, deve alojar-se em Stromboli. Ginostra é a povoação mais remota de Stromboli e tem muito poucas opções de alojamento e infra-estruturas, nomeadamente luz eléctrica. Em Stromboli pode ficar alojado na povoação (esta foi a nossa opção) ou na parte de baixo junto ao porto, ou ainda, na zona da praia de Ficogrande, mais adequado a quem vai ficar vários dias na ilha de Stromboli. As povoações de Ginostra e Stromboli são na mesma ilha mas não são ligadas por estrada, só por barco.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Na ilha de Stromboli e na povoação de Stromboli ficámos num estúdio fantástico com vista sobre a ilha e sobre o ilhéu, a Case Vacanza Gia.no. Porém tinha um ponto negativo, não tinha ar condicionado e durante uma vaga de calor em Julho isso foi um problema. Em condições normais teria sido perfeito. O estúdio tinha uma cama de casal e duas camas individuais, cozinha e wc, ideal para famílias. Tinha um terraço maravilhoso com mesa, cadeiras e espreguiçadeiras. Nós pagámos 110€/noite. Se quiser ficar no estúdio com melhor vista marque o estúdio 1.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Se procura outros alojamentos em Stromboli veja estas opções

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Seguro de viagem para a Stromboli

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para viajar para a ilha Stromboli. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por covid-19 e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para a ilha Stromboli. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a ilha Stromboli.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR STROMBOLI


O Stromboli é a ilha mais conhecida das ilhas Eólias e não é por acaso. Stromboli é uma ilha vulcânica, cujo vulcão homónimo estará em erupção há mais de dois mil anos de forma contínua e com erupções com intervalos de 20 a 40 minutos. Assim, visitar Stromboli é uma excelente oportunidade de ver um vulcão em erupção. Embora o vulcão não tenha sempre o mesmo tipo de actividade vulcânica, é sempre possível ver piroclastos a serem expelidos no Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

1. Tomar banho na praia Spiaggia di Sabbia Nera

Esta é, para nós, uma das praias mais bonitas do mundo e fica em Stromboli. Fica mesmo ao lado do porto de Stromboli e tem o vulcão activo como pano de fundo. É possível estar na praia e ouvir e ver as erupções vulcânicas do Stromboli. A praia é de areia negra e tem algum cascalho.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

2. Comer uma pizza no Giovanni

As melhores pizzas da ilha de Stromboli estão na pizzaria Giovanni. É possível comer na pizzaria ou ir buscar e levar para comer na praia ou no seu alojamento em Stromboli. As pizzas são a preços justos e muito boas. Uma pizza 4 fromaggi custa 12€ e dá para duas pessoas.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

3. Contemplar a dinâmica do porto de Stromboli

O porto da aldeia de Stromboli é o lugar mais dinâmico da ilha. A chegada dos barcos durante o dia marca a agitação da ilha de Stromboli. Quando os barcos terminam, tudo fecha, com excepção de alguns restaurantes. É muito interessante ver como a vida daquela ilha gira à volta da sua dinâmica marítima e vulcânica.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

4. Comer granite no Amore Mio

Haverá muitos locais para comer granite em Stromboli mas nós experimentamos no Amore Mio e gostámos muito. Tem uma bela esplanada e é um lugar fantástico para ver a vida passar ali na ilha de Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

5. Contemplar as vistas da Piazza San Vincenzo Ferreri em Stromboli

O centro da aldeia de Stromboli é a bela piazza de San Vincenzo Ferreri. A praça está organizada à volta da igreja homónima e tem duas belas esplanadas com vistas maravilhosas para o ilhéu de Strombolicchio e o mar Tirreno.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

6. Visitar a Igreja de San Vincenzo Ferreri

Na praça principal de Stromboli entre na sua maior igreja e contemple os maravilhosos vitrais que tanto orgulham os habitantes da ilha de Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

7. Alojar-se numa casa com vista para o mar ou para o vulcão Stromboli

Uma das nossas prioridades quando decidimos visitar Stromboli era alojar-nos num local tradicional, preferencialmente uma casinha, com vista sobre o Stromboli ou sobre o Strombolicchio. Tivemos a sorte de arranjar um estúdio fantástico com um terraço sobre o Strombolicchio, a Case Vacanza Gia.no. Que lugar maravilhoso! Foi lá que tiramos esta fotografia em Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

8. Visitar o cemitério velho de Stromboli

No trilho quem sobe o vulcão Stromboli fica o cemitério velho da povoação. Ali jazem alguns dos históricos habitantes da ilha e é ainda um lugar de culto. Tem belas vistas sobre a aldeia e o mar.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

9. Fazer o trilho do Stromboli dos miradouros do cemitério à Sciara del Fuoco

Se vai ficar alojado na ilha uma das actividades que não pode perder é fazer o trilho do Stromboli. No Verão o ideal é fazê-lo de manhã cedo ou ao final do dia. Ao final do dia é óptimo porque pode ficar até à noite na Sciara del Fuoco e ver as erupções vulcânicas com lava incandescente. O trilho está sempre bem marcado e começa no cemitério novo de Stromboli e, depois, contorna o vulcão até à Sciara del Fuoco. Se usar a app do Maps.me tem o trilho lá todo marcado. Se fizer o trilho de forma independente só consegue subir até aos 290 m de altitude na Sciara del Fuoco. Se for com uma agência pode subir até aos 400 m.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

10. Subir ao miradouro Sciara del Fuoco no Stromboli

Se decidir não fazer o trilho do Stromboli pode subir na mesma até ao miradouro da Sciara del Fuoco. Basta ir até ao restaurante Observatório e começar o trilho ali. Vale mesmo a pena fazê-lo. Não deixe de lá ir.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

11. Comer no restaurante Observatório com vista para o vulcão Stromboli

Comer no restaurante Observatório é algo obrigatório a fazer quando visitar Stromboli. O ideal é ao jantar, quando pode contemplar as erupções vulcânicas desde a esplanada. O restaurante pratica preços justos e não é nada glamoroso, apenas um bom local. A esplanada tem vistas fabulosas sobre o Sciara del Fuoco e o vulcão. Pode ir lá almoçar também. Se decidir ir jantar reserve mesa. Telefone com um ou dois dias de antecedência, caso contrário poderá apenas jantar depois das 23h.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

12. Tomar um bom banho na Praia Lunga em Stromboli

A praia Lunga em Stromboli é uma bela praia de areia negra próxima do restaurante Observatório. A praia tem areia e pequenas piscinas naturais. Foi também uma das nossas praias preferidas nas ilhas Eólias para ir a banhos. Tem um pequeno bar de apoio que vende bebidas.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

13. Tomar banho na praia Scalo Balordi

Esta é uma praia muito pequenina em Stromboli. É um lugar quase escondido entre as casas e fica entre o Hotel Villagio Stromboli e a praia Lunga.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

14. Tomar banho na praia Villagio Stromboli

Outra das praias pequeninas de Stromboli e a Scalo Balordi, a praia que aparece no filme “Stromboli”, de Roberto Rossellini, de 1950, com Ingrid Bergman. A praia é maravilhosa e tem vistas lindas sobre o ilhéu de Strombolicchio.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

15. Comer granite de limão no restaurante Terraza de Eolie no Villagio Stromboli

O granite é um gelado granizado e ao mesmo tempo cremoso muito típico da ilha Sicília. O melhor granite de limão que comemos na Sicília foi ali no restaurante Terraza de Eolie, na Villagio Stromboli. Era delicioso e custou 3,5€ cada um.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

16. Ver o pôr do sol na Praia Ficogrande em Stromboli

Esta é outra das praias mais belas de Stromboli e das Eólias. Ficogrande é a praia perfeita para se ver o pôr do sol em Stromboli. Ali o sol esconde-se atrás da pontinha da ilha e é um momento memorável que não pode perder.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

17. Percorrer a Via Marina de Stromboli

A ilha de Stromboli dispensa o uso de veículos motorizados já que para percorrer a via Marina, desde o Porto até ao restaurante Observatório, são menos de 4 km. É um belo passeio para se fazer diariamente nos dias que passar na ilha Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

18. Visitar Ginostra e ver o melhor pôr do sol de Stromboli

Uma vez na ilha de Stromboli é quase obrigatório fazer um passeio de barco até à aldeia de Ginostra. A aldeia não é servida de estradas e o único trilho da ilha que liga a aldeia de Stromboli e a aldeia de Ginostra está interdito devido à erupção do vulcão Stromboli. Assim, se quiser ir a Ginostra tem duas opções.

  • Pode apanhar um barco público entre Stromboli e Ginostra e depois regressar da mesma forma. Consulte os horários e articule bem a ida com o regresso. Possivelmente o último barco sai de Ginostra antes do pôr do sol mas é a forma mais barata de conhecer Ginostra.
  • Pode fazer um tour à volta da ilha de Stromboli ao pôr do sol. Os tours geralmente saem às 18h e permitem ver o pôr do sol em Ginostra e depois contornam a ilha e param já à noite no Sciara del Fuoco para ver as erupções do Stromboli. Os tours rondam os 30€/pessoa. Foi isso que nós fizemos e pode marcar aqui.
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

19. Ver a actividade vulcânica do Stromboli de barco à noite

Uma das tours mais populares no Stromboli é fazer uma viagem de barco que sai às 20h do porto para ver as erupções vulcânicas do Stromboli. Geralmente esta tour só se faz quando o vulcão está muito activo. Se ele estiver mais tranquilo, esta tour é junta com a do pôr do sol em Ginostra. Esta é uma experiência a não perder quando visitar o Stromboli.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

20. Admirar o ilhéu Strombolicchio

O Strombolicchio é o ilhéu em frente à ilha Stromboli. Fica a 2 km da costa e é possível lá chegar de kayak, paddle ou tour. É um ilhéus basáltico que tem um farol no topo. Para chegar ao farol terá que subir 200 degraus.

ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR FLORENÇA – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Florença está neste artigo, com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transporte, alojamento, tours e excursões na cidade. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália, inclusive aos vulcões de Itália.
  • VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A COSTA DE SORRENTO – Tudo o que precisa de saber para visitar a costa de Sorrento está neste artigo cheio de dicas práticas com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A ILHA DE CAPRI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Capri está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Capri, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na ilha italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR POMPEIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pompeia está neste artigo que é obrigatório para quem quer visitar os vulcões de Itália.
  • SUBIR O VESÚVIO – Tudo o que precisa de saber para subir o mais mediático dos vulcões de Itália, o vulcão Vesúvio, está neste artigo.
ILHA STROMBOLI - Como visitar um vulcão activo em Itália

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.