Palermo é a carismática capital da Sicília, uma cidade com carácter, ganho ao longo de mais de dois mil anos de história. Visitar Palermo é conhecer a cultura, história, arquitectura, gastronomia de uma cidade que é a montra da Sicília, uma ilha emblemática, cheia de atracções, e uma das regiões mais turísticas de Itália.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se vai viajar para a Sicília pode ver estes artigos no nosso blogue
- VISITAR A SICÍLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar a ilha Sicília veja este artigo. Desde o Etna, Catânia, Taormina e Palermo, passando pelas ilhas Eólias. Um roteiro cheio de dicas de para conseguir viajar de forma totalmente independente na Sicília. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- ROTEIRO PELOS VULCÕES DE ITÁLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar os vulcões de Itália veja este artigo. Desde o Etna, Vulcano, Stromboli até ao Vesúvio e Capri, há muitos vulcões de Itália para descobrir na Sicília. Um roteiro pelos vulcões de Itália cheio de dicas de alojamento e transporte para conseguir viajar de forma totalmente independente. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR CATÂNIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Catânia está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar a Catânia, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR TAORMINA – Tudo o que precisa de saber para visitar Taormina está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Taormina, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR ETNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Monte Etna, um dos vulcões da Sicília. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR AS ILHAS EÓLIAS – Um artigo bastante completo com dicas práticas para visitar as diferentes ilhas do arquipélago das Eólias com vários vulcões da Sicília. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR LIPARI – Se está a pensar visitar a ilha de Lipari, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Lipari. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR STROMBOLI – Se está a pensar visitar a ilha de Stromboli, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Stromboli. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR A ILHA VULCANO – Se está a pensar visitar a ilha de Vulcano, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Vulcano. Ideal para acompanhar visitar Palermo.
- VISITAR PALERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Palermo está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Palermo, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
Palermo, montra da Sicília
A posição estratégica e central de Palermo no Mediterrâneo levou a que, ao longo da sua extensa história, tenha passado por vários impérios. Estando à mesma distância de Nápoles e Tunes, na Tunísia, a sua cultura resulta de uma mistura de elementos europeus, africanos e asiáticos. Fundada pelos Fenícios, passou pelas mãos de cartagineses, gregos, romanos, árabes e normandos, sendo que Palermo foi capital do Reino da Sicília desde 1130 a 1816. Aliás, é fruto da combinação de elementos histórico-culturais ocidentais, islâmicos e bizantinos que resultou o património arquitectónico de Palermo reconhecido como património mundial da UNESCO.
Depois de uma anexação atribulada ao reino de Itália, Palermo entrou numa fase bastante conturbada da sua história. Massacrada pelos bombardeamentos na Segunda Guerra Mundial, Palermo teve de lidar também com o crime organizado e a banditagem, em particular a famosa organização conhecida como “Cosa Nostra”, ou mais simplesmente “A Máfia”, algo que ainda hoje permeia a cultura e economia sicilianas.
Mas, hoje, Palermo revela um forte dinamismo, tendo-se tornado uma das principais cidades de Itália, um pólo de actividade económica e cultural, um símbolo de força e poder regional, e continuando a afirmar-se como um destino turístico emergente.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR PALERMO
Uma viagem a Palermo e Sicília implica alguma organização e planeamento, de forma a optimizar o seu tempo e aproveitar ao máximo a sua viagem. Deixamos aqui dicas práticas para planear a sua viagem para Palermo.
1. Como chegar a Palermo
Palermo encontra-se na costa norte da Sicília, perto do extremo noroeste da ilha. Pode chegar a Palermo de avião ou de barco.
1.1. Chegar a Palermo de avião
A forma mais directa de chegar a Palermo é voar, ainda que terá provavelmente de fazer escala em cidades como Milão ou Roma.
Pode encontrar aqui voos para Palermo aos melhores preços.
Associado a um voo e a uma viagem, normalmente um problema a resolver é onde deixar o seu carro. Uma opção super prática é deixar o carro estacionado no aeroporto de origem, onde estará à sua espera quando regressar. É isso que costumamos fazer.
Reserve aqui o estacionamento no seu aeroporto de origem.
1.2. Chegar a Palermo de barco
Sendo Palermo a capital da maior ilha italiana, é natural que a forma mais bonita de lá chegar seja de barco. Em particular, Nápoles tem boas ligações com Palermo. Quando visitámos Palermo, voámos para a Sicília (para Catânia) e depois apanhámos um ferry de Palermo para Nápoles.
Pesquise aqui os barcos que ligam a Sicília e Palermo à parte continental da Itália.
2. Como deslocar-se quando visitar Palermo
Uma vez instalado em Palermo, pode explorar o seu centro histórico, mas para conhecer outros locais de interesse e para explorar a Sicília deverá usar transportes colectivos (como autocarros ou comboios). No entanto, ter veículo próprio irá dar-lhe muito mais autonomia para visitar o que quiser e como quiser.
Pesquise e reserve aqui o seu carro para a viagem à Sicília e Palermo.
3. Onde dormir em Palermo
No nosso périplo pelos vulcões de Itália, não chegámos a ficar alojados em Palermo, pois baseamo-nos em Catânia, muito mais perto do vulcão Etna. Mas Palermo é uma cidade grande e tem muitas e excelentes opções de alojamento.
- Na gama de preços mais razoáveis, pode escolher entre a Residenze Chamur- Grattacielo, a Open Sicily Residence i Quattro Canti – Self Check-in, e o Alma Hotel.
- Excelentes opções de gama média são a Casa Nostra Boutique Hotel, o Palermo Blu – Multi Suite, ou o Palazzo Natoli Boutique Hotel.
- Na gama mais alta, opte pelo Grand Hotel Wagner ou pelo Rocco Forte Villa Igiea, ou ainda pelo clássico Grand Hotel Et Des Palmes.
4. Seguro de viagem para visitar Palermo e a Sicília
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para viajar para a Sicília, em particular Palermo. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc em Lanzarote. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Itália. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a Sicília e Palermo.
Faça aqui o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR PALERMO
Palermo é uma cidade cheia de coisas para fazer e locais para visitar. Nós recomendamos que dedique pelo menos um dia inteiro à cidade, mas de preferência dois dias, com um dia extra se quiser visitar algum lugar nas redondezas. O centro histórico de Palermo pode ser explorado a pé, mas uma boa opção é também usar o autocarro hop-on hop-off e visite as principais atracções da cidade de Palermo.
Compre aqui o seu bilhete de 24 h para o autocarro hop-on hop-off em Palermo.
1. Admirar a Stazione Centrale de Palermo
A estação Central de Palermo foi a nossa porta de entrada da cidade pois chegámos lá de comboio a partir de Milazzo. Não deixe de admirar a arquitectura deste edifício emblemático da cidade de Palermo, em estilo neoclássico, de 1886.
2. Admirar a Piazza Giulio Cesare
A Piazza Giulio Cesare é onde se encontra a Estação Central de Palermo e é uma bela e ampla praça que merece um olhar mais atento daquele que, normalmente, os transeuntes apressados lhe prestam.
3. Percorrer a Via Roma em Palermo
Palermo é uma cidade cheia de multiculturalidade, e isso está bem presente na Via Roma, uma rua em parte pedonal, onde poderá observar habitantes de Palermo de diferentes culturas e proveniências. ercorrer a via Roma e ver a multiculturalidade existente na cidade.
4. Explorar o centro histórico de Palermo numa excursão organizada
Se quiser ter informações privilegiadas de alguém local e fazer um roteiro pelas principais atracções do centro histórico de Palermo, então junte-se a uma excursão organizada a pé.
5. Encantar-se com a Piazza Pretoria
A Piazza Pretoria é uma das mais belas praças de Palermo, com uma enorme fonte no seu centro, a Fontana Pretoria. Esta foi originalmente concebida para um cidadão particular de Florença, mas por motivos económicos foi adquirida e transladada para a cidade de Palermo, onde hoje pode ser admirada em todo a sua beleza.
6. Visitar a Igreja de Santa Caterina
Quem olha a igreja de Santa Caterina por fora não adivinha o que esconde o seu interior. É uma das mais belas igrejas de Palermo e de Itália e vale a pena visitar.
7. Deslumbrar-se com a Piazza Bellini em Palermo
A Piazza Bellini em Palermo é a praça mais histórica da cidade, com a maior densidade de edifícios históricos, alguns deles reconhecidos pela UNESCO. É um prazer percorrer a pé esta praça e admirar os seus quatro lados, todos cheios de edifícios emblemáticos de Palermo.
8. Admirar o Palazzo Pretorio em Palermo
O Palazzo Pretorio é a sede do poder político local e regional de Palermo, sendo onde funciona o município da cidade. É um belo e imponente edifício que merece ser admirado, nem que seja por fora.
9. Visitar a Igreja de Santa Maria dell’Ammiraglio (Martorana)
A Igreja de Santa Maria dell’Ammiraglio (também conhecida como Martorana) é uma das igrejas que ladeia a Piazza Bellini e é uma obra de arte resultante da fusão de diferentes influências durante séculos. Se estiver aberta (tem agora horários muito reduzidos), vale mesmo a pena visitar o seu interior.
10. Visitar a Igreja de San Cataldo em Palermo
Logo ao lado, encontrará a Igreja de San Cataldo, uma igreja curiosíssima de Palermo, de origem no século XII, mas que ainda hoje mantém uma aura mística e um exterior misterioso, com as suas Cúpulas vermelhas. Pertence à Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém.
11. Deslumbrar-se com o cruzamento Quatro Canti (Piazza Vigliena) em Palermo
O cruzamento Quattro Canti, oficialmente conhecido como Piazza Vigliena, é um dos locais mais bonitos de Palermo. O cruzamento da Via Maqueda com a Via Vittorio Emanuele é dominado por quatro cantos, cada um correspondendo a antigos bairros de Nápoles.
Em cada esquina, há um edifício adornado com uma fonte, e estátuas de um vice-rei espanhol, a represenatção de uma estação do ano, e uma deusa padroeira de Palermo.
12. Comer hamburguer de polvo no Ciurna – Officina del Pesce
Associada a uma grande cidade italiana como Palermo há, normalmente, uma grande gastronomia. Em palermo, não deixe de provar alguns dos pratos característicos da cidade, ou a reinvenção de alguns prastos à moda siciliana, como o hambúrger de polvo que nós provámos em Palermo, e que estava delicioso!
13. Conhecer a gastronomia de Palermo em excursão organizada a pé
Uma forma sempre divertida e informativa de explorar uma cidade como Palermo é com a ajuda de alguém local, que conhece o terreno, as pessoas e a comida.
Conheça a comida de rua e histórias de Palermo numa excursão a pé por Palermo.
14. Percorrer a Via Vittorio Emanuele em Palermo
A Via Vittorio Emanuele é a principal rua comercial de Palermo e a rua mais antiga da cidade. Quando visitar Palermo, é obrigatório percorrer esta rua, admirar o movimento e fazer parte do ritmo quotidiano da cidade.
15. Ver a exposição “No Mafia”
A Máfia e o crime organizada têm raízes profundas na cultura e história sicilianas, mas a sociedade civil começa hoje a questionar o porquê, as ramificações e as consequências da “protecção” da Máfia. A exposição “No Mafia”, em Palermo, ajuda a compreender esta história conturbada e cheia de altos e baixos, heróis e vilões.
16. Aprender sobre a Máfia numa excursão organizada a pé por Palermo
Aprenda mais sobre a máfia e o movimento civil anti-crime organizado enquanto caminha pelo centro histórico de Palermo e descubra uma sociedade que está a começar a imaginar um futuro sem máfia.
Marque aqui o seu lugar na NO Mafia Walking Tour.
17. Descansar na Piazza de Santa Rosalia
A Piazza de Santa Rosalia, em Palermo, é onde se encontra a catedral da cidade, mas é também um óptimo local para relaxar um pouco, descansar e comer um gelado italiano.
18. Visitar a Catedral de Palermo
A Catedral de Palermo é um dos edifícios mais importantes da cidade de Palermo. A sua imponência só é igualada pela riqueza de pormenores e pela complexidade de misturas de estiloos arquitectónicos, fruto de várias remodelações e acrescentos ao longo dos séculos, desde a sua fundação no século XII.
19. Relaxar no jardim da Villa Bonanno e ver a necrópole cristã
Villa Bonanno é um jardim público em Palermo e um local privilegiado para descansar um pouco do forte sol de Verão, e aproveitar também para admirar os restos de uma necrópole cristã no local.
20. Visitar o Palazzo dei Normanni (Reale)
O Palazzo dei Normanni, ou Palácio Real de Palermo, é uma das grandes atracções da cidade, sendo a residência real mais antiga da Europa, tendo sido a sede do poder normando em Palermo, após a tomada da cidade em 1072. Foi ocupado e acrescentado por diferentes monarcas e , desde 1946, alberga a assembleia regional siciliana.
21. Visitar a Cappella Palatina
A Capela Palatina faz parte do Palazzo dei Normanni, tendo sido construída no século XII. O monarca Rogério II da Sicília liderava então, a partir de Palermo, um reino de conquistas e guerras permanentes, na Europa e no norte de África, mas demonstrava tolerância para com as várias crenças, raças e línguas.
O seu maior legado para o futuro acabaria por ser a lindíssima Capela Palatina, num estilo misto árabe-normando-bizantino, onde os arcos islâmicos convivem com os fabulosos mosaicos, que cobrem as paredes e colunas da capela, e o magnífico telhado em madeira esculpida e pintada em estilo islâmico contrasta com as inscrustações em mármore na parte inferior das paredes.
22. Visitar o Mercado della Vucciria
O Mercado della Vucciria foi o mais importante mercado de produtos frescos da antiga Palermo e hoje é um dos mercados tradicionais da cidade, onde ainda se pode comer e comprar carne, peixe e vegetais.
23. Percorrer a Via Maqueda em Palermo
A Via Maqueda é outra das principais ruas da cidade de Palermo. É uma recta que vai desde a Porta Vicari, perto da Estação Central de Palermo, até à Piazza Verdi e é, em parte, pedonal, a partir de Quattro Canti. O seu nome advém do nome do vice-rei da Sicília que governava no final do século XVI sendo que a Sicília foi governada, primeiro pelo reino de Aragão, depois pelo reino de Espanha, desde 1409 a 1713.
24. Visitar o Teatro Massimo
O Teatro Massimo é, desde 1897, o principal palco de espectáculos de ópera em Palermo. Pode admirar a sua arquitectura exterior, mas também deve visitar o seu interior.
Marque aqui o seu lugar numa visita guiada ao Teatro Massimo.
25. Relaxar na Piazza Giuseppe Verdi
A Piazza Giuseppe Verdi é onde se encontra o Teatro Massimo, e é um local amplo e com vegetação, onde jovens e não tão jovens se juntam para relaxar, conversar e passar o tempo. Junte-se aos locais e aproveite para repousar um pouco.
O QUE VER E FAZER A PARTIR DE PALERMO
A localização e infraestruturas de Palermo fazem dela uma base perfeita para explorar pelo menos parte da Sicília.
1. Explorar a Sicília normanda a partir de Palermo
O reconhecimento de Palermo como património mundial da UNESCO baseou-se em alguns locais históricos, tanto no centro da cidade, como nas suas redondezas. As catedrais de Monreale e Cefalù são dois desses locais. Nós não tivemos tempo de visitar, mas já ficou prometido para uma próxima vez!
Marque aqui o seu lugar numa excursão de meio dia a Monreale e Cefalù, a partir de Palermo.
2. Explorar a Sicília grega a partir de Palermo
A Sicília exibe ainda marcas da presença grega nas suas terras e Agrigento é um local a não perder para conhecer melhor os testemunhos desse passado longínquo da Sicília.
Marque aqui o seu lugar numa excursão de 1 Dia a Agrigento e Vale dos Templos, a partir de Palermo.
3. Visitar o Monte Etna a partir de Palermo
Não será a melhor opção, mas se tiver pouco tempo na Sicília e estiver na cidade de Palermo, não deixe de visitar o maior vulcão activo da Europa.
Marque aqui a sua excursão de 1 Dia ao Monte Etna, a partir de Palermo.
4. Explorar o oeste da Sicília a partir de Palermo
Nós não tivemos tempo de explorar o oeste da Sicília, mas esta zona tem muitos locais de interesse, histórico e cultural.
5. Apanhar um barco para Nápoles
Foi o que nós fizemos na nossa visita a Palermo; no final apanhámos um ferry que nos levou até Nápoles, a partir de onde continuámos para Pompeia e o Monte vesúvio.
Pesquise aqui os barcos que ligam Palermo a Nápoles.
Se vai viajar para Itália e Palermo, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com Palermo.
- VISITAR FLORENÇA – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Florença está neste artigo, com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transporte, alojamento, tours e excursões na cidade.
- VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana.
- VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana.
- ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma.
- VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália. Excelente para combinar com Palermo.
- VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano.
- VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza.
- VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza.
- VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza.
- VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo.
- VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma.
- VISITAR A COSTA DE SORRENTO – Tudo o que precisa de saber para visitar a costa de Sorrento está neste artigo cheio de dicas práticas com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões. Excelente para combinar com Palermo.
- VISITAR A ILHA DE CAPRI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Capri está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Capri, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na ilha italiana. Excelente para combinar com Palermo.
- VISITAR POMPEIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pompeia está neste artigo que é obrigatório para quem quer visitar os vulcões de Itália. Excelente para combinar com Palermo.
- SUBIR O VESÚVIO – Tudo o que precisa de saber para subir o mais mediático dos vulcões de Itália, o vulcão Vesúvio, está neste artigo. Excelente para combinar com Palermo.