VISITAR LIPARI – O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

Lipari é uma ilha encantadora no arquipélago das Ilhas Eólias. Florida, carismática, viva, glamorosa, alegre, colorida, muitos são os adjectivos que poderíamos utilizar para descrever a ilha Lipari, mas, dificilmente, lhe faríamos justiça plena. Isto porque Lipari é mesmo um lugar especial e que se deve ver e sentir. Há quem decida visitar Lipari num tour de um dia desde a Sicília, erro crasso! Lipari não é para se visitar em tour. Lipari é para ficar e sentir!

Se pretende visitar a Sicília não pode perder estes artigos

  • VISITAR A SICÍLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar a ilha Sicília veja este artigo. Desde o Etna, Catânia, Taormina e Palermo, passando pelas ilhas Eólias. Um roteiro cheio de dicas de para conseguir viajar de forma totalmente independente na Sicília.
  • ROTEIRO PELOS VULCÕES DE ITÁLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar os vulcões de Itália veja este artigo. Desde o Etna, Vulcano, Stromboli até ao Vesúvio e Capri, há muitos vulcões de Itália para descobrir na Sicília. Um roteiro pelos vulcões de Itália cheio de dicas de alojamento e transporte para conseguir viajar de forma totalmente independente.
  • VISITAR CATÂNIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Catânia está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar a Catânia, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR TAORMINA – Tudo o que precisa de saber para visitar Taormina está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Taormina, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR ETNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Monte Etna, um dos vulcões da Sicília.
  • VISITAR AS ILHAS EÓLIAS – Um artigo bastante completo com dicas práticas para visitar as diferentes ilhas do arquipélago das Eólias com vários vulcões da Sicília.
  • VISITAR LIPARI – Se está a pensar visitar a ilha de Lipari, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Lipari.
  • VISITAR STROMBOLI – Se está a pensar visitar a ilha de Stromboli, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Stromboli.
  • VISITAR A ILHA VULCANO – Se está a pensar visitar a ilha de Vulcano, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Vulcano.
  • VISITAR PALERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Palermo está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Palermo, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

VISITAR A ILHA LIPARI NAS ILHAS EÓLIAS

Visitar a Ilha Lipari é algo obrigatório quando se pretende visitar as ilhas Eólias. Lipari é sem dúvida a melhor ilha para servir de base para explorar a região (embora vala bem a pena dormir também nas outras ilhas), já que a ilha de Lipari é a que tem melhores infraestruturas, mais transportes e tudo aquilo que o viajante necessita. Lipari é também uma ilha encantadora, com uma povoação que parece um museu ao ar livre, cheia de carisma e vida. Para visitar Lipari o ideal é dar a volta à ilha (de carro ou mota) ou até de barco.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias
Fonte: OrangeSmile

Como chegar a Lipari nas Ilhas Eólias

1. Chegar a Lipari de avião

A forma mais rápida de chegar a Lipari é voar para Catânia ou Palermo. De lá, apanhar comboio para Milazzo. A distância tempo entre Catânia e Palermo de Milazzo é aproximadamente a mesma por isso os dois aeroportos são boas opções. Os comboios demoram aproximadamente duas horas e meia. A única diferença é que tem de trocar de comboio em Messina no caso de vir de Catânia.

Depois há que apanhar o barco de Milazzo para Lipari. Há vários barcos por dia para Lipari mas no Verão os bilhetes esgotam e as filas são enormes, por isso, pode comprar com antecedência o seu bilhete online para Lipari. Os bilhetes têm um QR code e basta apresentar o seu telemóvel na entrada do barco para Lipari.

Se quiser saber mais sobre como ir de Catânia para Lipari veja o nosso artigo com o roteiro pelos vulcões de Itália porque tem lá explicado detalhadamente todas as ligações de transporte para Lipari.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

2. Chegar a Lipari de barco

Outra opção para chegar a Lipari é viajar de barco entre Nápoles e Lipari (apenas no Verão). Esta ligação não existe todos os dias mas, no Verão, existe duas ou três vezes por semana e pode ser uma excelente forma de viajar para as ilhas Eólias. Sem ser no Verão, pode viajar de barco entre Nápoles e Palermo e depois ir de comboio para Milazzo e Lipari.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

3. Chegar a Lipari desde as outras ilhas Eólias

É pouco provável que venha para Lipari de outras ilhas Eólias (a não ser Vulcano que tem paragem antes), já que Lipari é a ilha que tem mais ligações com as outras ilhas Eólias e uma das primeiras paragens. Contudo, e por isso, Lipari é ideal para servir de base para depois conhecer as outras ilhas Eólias. A partir de Lipari há ligações de barco para todas as ilhas Eólias e, como tal, se decidir visitar o arquipélago tenha isso em atenção. Os bilhetes para qualquer das ilhas Eólias podem ser comprados no porto de Lipari antes de embarcar ou antecipadamente online.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

Como se deslocar em Lipari

A melhor forma de se deslocar na ilha Lipari é ter veículo, carro ou mota. Pode não alugar para todos os dias, mas para um ou dois dias em Lipari é recomendado. À saída do porto de Lipari há duas ou três lojas que alugam scooters e buggys. Nós alugamos mota em Lipari e custou-nos 25€/dia.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

Onde dormir em Lipari

Em Lipari ficámos alojados num B&B que nos pareceu mesmo ser o melhor da cidade! Chama-se B&B Faraglione e pode marcar directamente através do link que partilhamos. O nosso quarto duplo era gigante, com varanda, wc, ar condicionado, frigorífico, mesa e cadeiras e, o melhor de tudo, mesmo no centro da parte histórica da cidade de Lipari, entre o castelo e a praça principal. Pagámos cerca de 100€/noite, em Julho, o que é um preço super bom em Lipari porque foi marcado com muita antecedência. O terraço superior é maravilhoso e tem uma vista excelente para ver o nascer e o pôr do sol em Lipari. Acredite, este é mesmo um dos melhores locais para se alojar em Lipari.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

Outros lugares para se alojar em Lipari

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

Seguro de viagem para Lipari

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para viajar para Lipari. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por covid-19 e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Lipari. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para Lipari.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR LIPARI


Lipari é a maior ilha do arquipélago das ilhas Eólias e encontra-se a apenas 30 km da costa da Sicília. Com uma área de aproximadamente 38 km², Lipari é uma ilha maravilhosa para se ir conhecendo e sentindo. Nós ficámos 3 dias em Lipari mas se fosse agora, teríamos ficado mais tempo. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Lipari.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1. Explorar a povoação de Lipari

A povoação de Lipari é encantadora e vale a pena perder-se nas ruas pedonais. Lipari é uma localidade para se conhecer a pé e desfrutar devagar.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.1. Visitar o Castelo de Lipari

Árabes, piratas, normandos, gregos e romanos, Lipari é alvo de cobiça há séculos e, como tal, o seu castelo testemunha a mudança de mãos da ilha. O castelo de Lipari é uma fortificação do século XVI que assenta sobre fundações gregas. Vale a pena visitar a fortificação por fora mas também por dentro, onde existe um museu com vários núcleos e onde pode conhecer melhor a história conturbada da ilha e a sua natureza geológica também.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.2. Visitar a Igreja Di Maria Santíssima Addolorata

Este é um local de culto construído no mesmo rochedo do castelo de Lipari. É uma das igrejas mais antigas da ilha de Lipari.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.3. Visitar a igreja delle Anime del Purgatório (presépio do mar)

Por baixo da fortificação fica a piazza Ugo Di Sant’Onofrio em Lipari e a mais bela da cidade. Num dos extremos da praça fica uma pequena capela, que se ilumina e abre à noite, e que é conhecida como o presépio do mar. É um local de devoção para os pescadores de Lipari.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.4. Visitar a piazza Ugo Di Sant’Onofrio em Lipari

A piazza Ugo Di Sant’Onofrio em Lipari é a praça mais bela da povoação. Rodeada de belas esplanadas e pequenas igrejas, voltada para o mar e sombreada pela fortificação medieval de Lipari. É um lugar encantador para passar o serão, passear ou simplesmente sentar e comer e beber qualquer coisa.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.5. Visitar a Marina Corta de Lipari

A Marina Corta é a pequena marina de Lipari que fica na piazza Ugo Di Sant’Onofrio. É uma marina muito pequenina que tem apenas alguns barcos de pescadores e permite aceder aos barcos veleiros que chegam à ilha de Lipari. É um lugar encantador para ver o nascer do sol e o pôr do sol em Lipari.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.6. Visitar a igreja Di San Giuseppe em Lipari

Esta é a igreja mais fotogénica e bela de Lipari! Fica no extremo da piazza Ugo Di Sant’Onofrio, separada por uma ponte em arco sobre a Marina Picola de Lipari. A igreja por dentro é completamente normal mas o cenário exterior é maravilhoso.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.7. Perder-se nas ruas de Lipari e fazer compras no comércio tradicional

Não lhe precisávamos de dizer isto porque sabemos que lhe vai acontecer isto em Lipari! É impossível resistir às maravilhosas ruas e ruelas de Lipari. Perca-se e volte a encontrar-se neste emaranhado de ruas e becos. E aproveite para fazer compras no comércio local de Lipari. Tem artigos de verão lindos, tais como chapéus, vestidos, bikinis, carteiras, etc.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.8 Jantar no restaurante Al Pirata

O restaurante mais elegante e com melhor vista de Lipari é o Al Pirata. Um lugar encantador e para um momento especial em Lipari. Não é um lugar barato e é comida de autor. É maravilhoso. Nós comemos um misto de peixe e marisco e um linguini maravilhoso. Pagámos 79€ pelo jantar.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

1.9. Comer uma pizza do La Cambusa na Marina Corta

Se pretende poupar dinheiro em Lipari faça como nós e, num dos dias, compre uma pizza no La Camusa (cada pizza custa 13€), compre um vinho siciliano no supermercado perto do porto e jante na praça e na marina mais bela das ilhas Eólias. É maravilhoso!

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

2. Visitar o miradouro na Punta der Perciato em Lipari

O Miradouro dos Quatrocchi é o mais conhecido de Lipari mas há vários miradouros belíssimos na ilha de Lipari, especialmente na parte sul da ilha com vistas sobre a ilha de Vulcano. Um desses miradouros fica na Punta der Perciato. Para lá chegar há um trilho que pode ser parcialmente percorrido de mota mas depois há que ir a pé.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

3. Visitar o Belveder Quatrocchi em Lipari

O Belvedere Quatrocchi em Liapari é o miradouro mais famoso da ilha. Tem vistas avassaladoras sobre a costa sul de Lipari, os farilhões e a ilha Vulcano, com o vulcão activo com fumarolas ao longe. É um lugar obrigatório a parar na ilha. O carro vai lá tranquilamente porque fica mesmo junto à estrada.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

4. Visitar as Termas Di San Calogero

Estas eram as termas da ilha de Lipari, construídas no mesmo local das termas romanas. No Verão estão fechadas mas se visitar Lipari no inverno pode experimentar os banhos termais.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

5. Visitar o miradouro para a ilha Salina em Quatropani

Quando der a volta à ilha de Lipari, na zona de Quatropani vai encontrar um miradouro magnífico com vista sobre a ilha Salina. Ali há um produtor local a vender vinho licoroso Malvasia, mel e pistachio. O Rui comprou uma garrafinha pequena de Malvasia e adorou. As vistas são avassaladoras.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

6. Desfrutar e visitar a praia de Acquacalda em Lipari

O nome faz mesmo jus à temperatura da água ali em Lipari! Acquacalda é a praia mais famosa de Lipari. Não há muita coisa lá, apenas meia dúzia de alojamentos, dois cafés e uma praia de rochas polidas com vista sobre a ilha Salina e a ilha Stromboli. A água, essa, é quente! A temperatura da água pode ser superior a 30 graus no Verão! Dizem que a culpa também é dos vulcões!

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

7. Visitar a pedreira de Campo Bianco em Lipari

A ilha de Lipari tem uma das formações de pedra pomes mais belas do mundo. Parte da ilha de Lipari é branca pois parte da ilha é constituída por pedra pomes. Esta é a zona que fica entre Acquacalda e Canetto. Ali há ainda pedreiras das indústrias de extracção de pedra que operaram durante décadas na ilha. Hoje as pedreiras estão encerradas mas é possível aceder a um canhão de pedra pomes a partir de uma ponte na estrada. E não se esqueça de trazer uma pedrinha para casa! Faz muito jeito para fazer esfoliação e limpar as peles mortas do corpo.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

8. Visitar a praia de Canetto e Lipari

A praia e povoação de Canetto em Lipari é mais popular do que Acquacalda pois tem mais infraestruturas e tem calhaus mais pequenos na praia. É também a partir daqui que se pode aceder à praia Branca (ou de barco ou a pé mas a pé é uma picada enorme para subir e descer).

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

9. Fazer tours de barco desde Lipari até às outras ilhas Eólias

Lipari é uma base excelente para visitar as outras ilhas Eólias, especialmente Salina, Vulcano, Stromboli e Panarea. Há muitas tours disponíveis mas estas são as mais populares e que enchem rapidamente no Verão.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

10. Visitar a ilha Lipari em tour

Se não quiser alugar mota ou carro também é possível visitar a ilha de Lipari em tour.

VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR FLORENÇA – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Florença está neste artigo, com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transporte, alojamento, tours e excursões na cidade. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália, inclusive aos vulcões de Itália.
  • VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A COSTA DE SORRENTO – Tudo o que precisa de saber para visitar a costa de Sorrento está neste artigo cheio de dicas práticas com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A ILHA DE CAPRI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Capri está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Capri, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na ilha italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR POMPEIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pompeia está neste artigo que é obrigatório para quem quer visitar os vulcões de Itália.
  • SUBIR O VESÚVIO – Tudo o que precisa de saber para subir o mais mediático dos vulcões de Itália, o vulcão Vesúvio, está neste artigo.
VISITAR LIPARI - O que ver e fazer na bela ilha das Eólias

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.