ILHAS EÓLIAS – Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

As Ilhas Eólias, também conhecidas como Ilhas Líparas, formam um arquipélago italiano no mar Tirreno, ao largo da costa norte da Sicília. O arquipélago das ilhas Eólias é composto, de oeste para leste, pelas ilhas Alicudi, Filicudi, Salina, Lipari , Vulcano, Panarea e Stromboli. A capital administrativa das ilhas Eólias é Lipari, e foi esta a ilha pela qual escolhemos começar o nosso périplo pelas ilhas Eólias.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Se pretende visitar a Sicília com as ilhas Eólias não pode perder estes artigos

  • VISITAR A SICÍLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar a ilha Sicília e o Vesúvio, veja este artigo. Desde o Etna, Catânia, Taormina e Palermo, passando pelas ilhas Eólias. Um roteiro cheio de dicas de para conseguir viajar de forma totalmente independente na Sicília. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • ROTEIRO PELOS VULCÕES DE ITÁLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar os vulcões de Itália veja este artigo. Desde o Etna, Vulcano, Stromboli até ao Vesúvio e Capri, há muitos vulcões de Itália para descobrir na Sicília. Um roteiro pelos vulcões de Itália cheio de dicas de alojamento e transporte para conseguir viajar de forma totalmente independente. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • VISITAR CATÂNIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Catânia está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar a Catânia, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • VISITAR TAORMINA – Tudo o que precisa de saber para visitar Taormina está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Taormina, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • VISITAR ETNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Monte Etna, um dos vulcões da Sicília. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • VISITAR AS ILHAS EÓLIAS – Um artigo bastante completo com dicas práticas para visitar as diferentes ilhas do arquipélago das Eólias com vários vulcões da Sicília.
  • VISITAR LIPARI – Se está a pensar visitar a ilha de Lipari, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Lipari. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • VISITAR STROMBOLI – Se está a pensar visitar a ilha de Stromboli, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Stromboli. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • VISITAR A ILHA VULCANO – Se está a pensar visitar a ilha de Vulcano, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Vulcano. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.
  • VISITAR PALERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Palermo está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Palermo, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Excelente para combinar com as ilhas Eólias.

As ilhas Eólias como berço do estudo do vulcanismo

Todas as ilhas Eólias são ilhas de origem vulcânica, sendo que em algumas delas o vulcanismo continua muito activo, com o desenvolvimento de formas de relevo em tempo real. As ilhas Eólias são hoje património mundial da UNESCO, são estudadas desde o século XVIII, e deram origem a duas das designações de tipos de erupções vulcânicas, a erupção vulcaniana e a erupção estromboliana. Vulcano, nas ilhas Eólias, deu origem à designação de “vulcões” e Stromboli é um dos vulcões do mundo há mais tempo em actividade no mundo.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

No nosso périplo pelos vulcões de Itália, era inevitável explorar as ilhas Eólias, um arquipélago tão desconhecido para o público em geral, mas tão importante para a história e ciência dos vulcões. Curiosamente, o nome deste arquipélago, ilhas Eólias, também está na origem do termo “eólica” pois, na mitologia grega, as ilhas Eólias eram habitadas por Éolo, filho de Poseidon, guardião dos ventos.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR AS ILHAS EÓLIAS


1. Como chegar às ilhas Eólias

As ilhas Eólias estão muito perto da costa norte da Sicília, mas também muito perto da costa da Itália continental, sendo Stromboli a ilha mais próxima desta. Pode chegar às ilhas Eólias de barco, por exemplo a partir de Milazzo, na Sicília, ou a partir de Nápoles. Os bilhetes de barco para as ilhas Eólias podem ser comprados na hora no porto mas, no Verão, as filas são enormes e os bilhetes às vezes esgotam. Jogando pelo seguro, é melhor comprar os bilhetes de barco para as ilhas Eólias online e antecipadamente. O preço é aproximadamente o mesmo e vai receber os bilhetes em pdf com QR code no email para poder embarcar logo, bastando apresentar os bilhetes na entrada do barco para as ilhas Eólias.

Compre aqui os seus bilhetes de barco para chegar às ilhas Eólias.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2. Como se deslocar nas ilhas Eólias

Entre as ilhas Eólias há também frequentes ligações de barco. Pode comprar bilhetes no porto da ilha onde estiver mas também pode comprar online.

Compre aqui os seus bilhetes de barco para viajar entre as ilhas Eólias.

A melhor forma de se deslocar dentro de cada uma das ilhas Eólias depende de qual a ilha em questão, mas no caso das maiores, como Lipari e Vulcano, é imprescindível ter veículo próprio para conhecer essas ilhas. Nós alugámos mota por 30-40€/dia. Nas ilhas mais pequenas, e se tiver mais tempo, pode deslocar-se a pé, para explorar as pequenas localidades.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3. Seguro de Viagem para as ilhas Eólias

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para viajar para as ilhas Eólias. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc em Itália. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para os vulcões de Itália. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para Itália e as ilhas Eólias.

Faça aqui o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

1. VISITAR A ILHA LIPARI NAS ILHAS EÓLIAS


Nós visitámos as ilhas Eólias no contexto do nosso périplo pelos vulcões de Itália, tendo começado pela Sicília e o vulcão Etna. A partir da Sicília, fomos de barco de Milazzo para Lipari, a capital das ilhas Eólias, de onde iniciámos o nosso itinerário pelo arquipélago. Lipari é um destino turístico cada vez mais popular, mas basta sair um pouco fora do circuito mais turístico e terá uma ilha quase só para si, com um ambiente e ritmo muito tradicionais. Escolhemos Lipari como base a partir de onde fomos conhecer outras ilhas Eólias mais pequenas e menos visitadas.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

1.1. Onde dormir em Lipari nas ilhas Eólias

Em Lipari ficámos alojados na B&B Faraglione, uma excelente opção mesmo no centro da povoação de Lipari. O nosso quarto duplo era gigante, com varanda, wc, ar condicionado, frigorífico, mesa e cadeiras e, o melhor de tudo, mesmo no centro da parte histórica da cidade de Lipari, entre o castelo e a praça principal. Pagámos cerca de 100€/noite, em Julho, o que é um preço super bom porque foi marcado com muita antecedência. O terraço superior é maravilhoso e tem uma vista excelente para ver o nascer e o pôr do sol. Acredite, este é mesmo um dos melhores locais para se alojar em Lipari no que toca a preço qualidade e excelente para quem está a fazer um roteiro pelas ilhas Eólias.

Marque aqui a sua estadia na B&B Faraglione, em Lipari, nas ilhas Eólias

Em Lipari, existem muitas outras opções de alojamento com qualidade.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

1.2. O que ver e fazer em Lipari nas ilhas Eólias

Para além de usarmos Lipari como base para conhecermos as ilhas de Alicudi, Filicudi e Salina, os dias que passámos em Lipari também serviram para conhecer a mais popular das ilhas Eólias.

Para saber o que ver e fazer quando visitar Lipari, nas ilhas Eólias, não deixe de consultar o nosso artigo.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2. VISITAR A ILHA SALINA NAS ILHAS EÓLIAS


Salina é a segunda maior das ilhas Eólias, tanto em área como em população. A imagem de Salina domina as vistas a partir da costa norte de Lipari, sendo o seu relevo dominado por dois grandes cones vulcânicos, ambos inactivos. Salina encontra-se a apenas 30 minutos de viagem de barco de Lipari.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.1. Onde dormir em Salina nas ilhas Eólias

Apesar de não termos ficado alojados em Salina, ficámos com muita vontade de o ter feito! A tranquilidade da ilha e a sua beleza cativaram-nos, assim como algumas opções de alojamento que tivemos a oportunidade de ver no nosso percurso pela ilha. Algumas opções excelentes de alojamento em Santa Marina Salina, nas ilhas Eólias, são:

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.2. O que ver e fazer em Salina nas ilhas Eólias

No nosso périplo pelas ilhas Eólias, tivemos pouco tempo em Salina, não chegando a dormir na ilha, mas ainda assim achamos que valia a pena visitar uma das menos conhecidas das ilhas Eólias.

2.2.1. Visitar a vila de Santa Marina Salina

O barco que apanhámos em Lipari atracou na povoação de Santa Marina. Aproveitámos o nosso tempo na ilha Salina para conhecer um pouco melhor a capital da ilha, uma pequena povoação com menos de mil habitantes e que ganha algum movimento quando os barcos atracam no seu porto.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.2.2. Visitar a Piazza Santa Marina

A Piazza Santa Marina é a praça principal da povoação de Santa Marina Salina, e lá pode admirar uma bela igreja e desfrutar do ambiente sossegado da ilha, apesar de ainda estar a poucos passos do porto onde atracam os barcos que fazem ligações com as outras ilhas Eólias.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.2.3. Percorrer a pé a Via Lungomare

A partir da Piazza Santa Marina, percorra a pé a Via Lungomare, a margnal de Santa Marina Salina. É um passeio muito agradável e tranquilo, com belas vistas para a ilha de Lipari de um lado, e do outro algumas casas tradicionais e alojamentos.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.2.4. Tomar banho nas piscinas naturais de Santa Marina Salina

Junto à marginal de Santa Marina, há algumas piscinas naturais, abrigadas do mar alto, onde a transparência das águas só é igualada pela sua tranquilidade. Alguns habitantes de Salina usam estas piscinas logo pela manhã. Junte-se a eles e desfrute de um bom banho com vistas para Lipari.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.2.5. Percorrer a rua comercial de Santa Marina

Depois do banho, suba um pouco para dentro da povoação e percorra a Via Risorgimento, a rua comercial de Santa Marina. Quando visitar Salina, não deixe de fazer compras no comércio tradicional, pois há roupa muito bonita à venda e produtos tradicionais como artesanato e o vinho Malvasia.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.2.6. Visitar a Igreja paroquial Maria Santíssima Addolorata

Ao percorrer a Via Risorgimento, não deixe de admirar a Igreja Paroquial Maria Santíssima Addolorata, a principal igreja de Santa Marina Salina.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

2.3. Visitar Salina nas ilhas Eólias em tour de barco

Pode também visitar a ilha de Salina com uma tour de barco organizada a partir de Lipari, com paragens nas povoações de Santa Marina Salina e Lingua.

Marque aqui a sua tour de barco à ilha Salina a partir de Lipari, nas ilhas Eólias.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3. VISITAR A ILHA ALICUDI NAS ILHAS EÓLIAS


Alicudi é a mais ocidental das ilhas Eólias e a mais isolada. Com apenas cerca de 5 km², Alicudi é a segunda menor das ilhas Eólias. A ilha é basicamente o que de um antigo vulcão se encontra acima da superfície do mar. O seu relevo é bastante acidentado, elevando-se a 675m de altitude, e Alicudi não tem estradas. As poucas localidades que existem são ligadas por escadarias de pedra, percorridas a pé ou de burro. A viagem de barco entre Lipari e Alicudi demora cerca de 1h15min.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3.1. Onde dormir em Alicudi nas ilhas Eólias

Apesar de não termos ficado alojados em Alicudi, a singularidade da ilha fez com que tivéssemos ficado com vontade de voltar às ilhas Eólias e ficarmos alojados em Alicudi. Alicudi tem poucas opções de alojamento, mas existem algumas de excelente qualidade, e com vistas deslumbrantes, em Alicudi Porto, nas ilhas Eólias, nomeadamente:

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3.2. O que ver e fazer em Alicudi nas ilhas Eólias

Numa ilha com menos de 100 habitantes, onde a pesca é a principal actividade e o sossego só é quebrado pelos poucos visitantes que desembarcam na principal povoação, Alicudi Porto, a única alternativa é deixar-se levar pelo ambiente de Alicudi e relaxar.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3.2.1. Visitar a povoação de Alicudi Porto

Alicudi Porto é a principal povoação de Alicudi, pois é ali que se encontra a única ligação da ilha com o exterior, o porto onde atracam os barcos provenientes de outras ilhas Eólias. Suba um pouco o caminho de pedra para ter uma perspectiva mais do alto.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3.2.2. Ir à praia em Alicudi

Se percorrer a marginal junto ao mar, irá atravessar o heliporto e, a seguir, chegará à zona balnear de Alicudi Porto. São pequenas praias de pedras redondas, e a água tem uma temperatura espectacular. Para além disso, terá vistas para outras ilhas Eólias.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

Foi ali que aproveitámos para lançar o drone e ter uma perspectiva global da ilha de Alicudi e ter uma noção de como ela é exactamente a parte de cima de um vulcão.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3.2.3. Almoçar no Bar Aitrone

Numa ilha onde a principal actividade é a pesca, não deixe de experimentar o produto local, num dos dois únicos restaurantes de Alicudi Porto. Nós experimentámos penne com atum, peixe espada grelhado e salada de polvo, e estava tudo muito saboroso. Mas pergunte pelos preços antes de fazer o seu pedido.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

3.3. Visitar Alicudi nas ilhas Eólias em tour de barco

Pode também visitar a ilha de Alicudi com uma tour de barco organizada a partir de Lipari, com paragem também na ilha próxima de Filicudi.

Marque aqui o seu lugar numa excursão de um dia a Filicudi e Alicudi, nas ilhas Eólias

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

4. VISITAR A ILHA FILICUDI NAS ILHAS EÓLIAS


A ilha de Filicudi é a vizinha de Alicudi, nas ilhas Eólias. Filicudi tem aproximadamente o dobro da área e população de Alicudi, mas continua a ser uma ilha super tranquila. O seu relevo é bastante acidentado, elevando-se a 774m de altitude, e a única estrada de Filicudi liga Filicudi Porto, a principal povoação da ilha, a Pecorini A Mare, ambas na costa sul. A viagem de barco entre Alicudi e Filicudi demora cerca de 30 minutos.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

4.1. Onde dormir em Filicudi nas ilhas Eólias

Apesar de não termos ficado alojados em Filicudi, prometemos a nós próprios que, se um dia regressarmos às ilhas Eólias, iremos ficar alojados em todas as ilhas. Fillicudi tem poucas opções de alojamento, mas existem algumas de óptima qualidade, e com vistas deslumbrantes, em Filicudi Porto, nas ilhas Eólias, nomeadamente:

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

4.2. O que ver e fazer em Filicudi nas ilhas Eólias

Filicudi é já uma ilha que tem vários pontos de interesse, nomeadamente grutas marinhas, mas nós não tivemos tempo de a explorar por completo. Atracámos em Filicudi Porto e explorámos um pouco a povoação.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

4.2.1. Explorar Filicudi Porto

Filicudi Porto é a principal povoação da ilha. Percorra a Via Porto, a marginal ao longo do mar e deslumbre-se com as vistas para a ponta sul da ilha, o Capo Graziano. A povoação estende-se em altura, sendo necessários percorrer alguns caminhos para explorar Filicudi Porto.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

4.2.2. Tomar banho na Praia do Porto

As águas de Filicudi são conhecidas pela sua transparência e nós não deixamos passar a oportunidade de tomar banho na praia do Porto, na baía onde se encontra a povoação de Filicudi Porto. Tenha em atenção onde põe os pés pois há alguns ouriços-do-mar.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

Na praia aproveitámos para lançar o drone e ter uma perspectiva aérea da belíssima baía onde se abriga Filicudi Porto e da transparência das águas das ilhas Eólias.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

4.3. Visitar Filicudi nas ilhas Eólias em tour de barco

Pode também visitar a ilha de Filicudi com uma tour de barco organizada a partir de Lipari, com paragem também na ilha próxima de Alicudi.

Marque aqui o seu lugar numa excursão de um dia a Filicudi e Alicudi, nas ilhas Eólias

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

5. VISITAR A ILHA VULCANO NAS ILHAS EÓLIAS


Vulcano é uma das mais visitadas das ilhas Eólias. É lá que se encontra um dos quatro vulcões activos de Itália, e águas termais que atraem os visitantes. O cheiro a enxofre que se sente quando se chega a Vulcano Porto não engana; a ilha de Vulcano tem mesmo um vulcanismo activo. Vulcano fica quase encostada a Lipari, sendo que a viagem de barco entre as duas ilhas demora cerca de 15 minutos.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

5.1. Onde dormir em Vulcano nas ilhas Eólias

Sendo Vulcano uma das atracções turísticas das ilhas Eólias, seria de esperar que tivesse excelentes opções de alojamento. E confirma-se! Apesar de não termos ficado alojados em Vulcano, fica a promessa para uma próxima oportunidade. Em Vulcano, a maioria das opções de alojamento com qualidade localizam-se na zona de Vulcano Porto (Porto di Ponente e Península de Vulcanello).

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

5.2. O que ver e fazer em Vulcano nas ilhas Eólias

Depois de visitarmos Lipari, Alicudi, Filicudi e Salina, partimos para a segunda parte do nosso périplo pelas ilhas Eólias. A ilha de Vulcano seria então a nossa primeira paragem. Alugámos mota e lançámo-nos à descoberta de Vulcano, antes de nos dirigirmos às ilhas de Panarea e Stromboli.

Para saber o que ver e fazer quando visitar Vulcano, nas ilhas Eólias, não deixe de consultar o nosso artigo.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

5.3. Visitar Vulcano nas ilhas Eólias em tour de barco

Pode também visitar a ilha de Vulcano com uma tour de barco organizada a partir de Lipari, com paragens para nadar.

Marque aqui a sua tour de barco à ilha Vulcano a partir de Lipari, nas ilhas Eólias.


6. VISITAR A ILHA PANAREA NAS ILHAS EÓLIAS


A ilha Panarea é a ilha mais antiga, geologicamente falando, do arquipélago das ilhas Eólias. É também a a mais pequena e aquela cujo relevo atinge menor elevação. Pode facilmente explorar-se Panarea a pé, principalmente se lá ficar alojado. Hoje, é considerada a mais exclusiva das ilhas Eólias, destino privilegiado de iates e amantes da nightlife, e morada de alguns hotéis de luxo.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

6.1. Onde dormir em Panarea nas ilhas Eólias

O facto de Panarea ser a mais exclusiva das ilhas Eólias também se reflecte no alojamento, nas opções que vai encontrar e na gama de preços. Ainda assim, é possível encontrar alojamento em Panarea bastante em conta ou, claro, se tiver disponibilidade, pode ficar alojado nos mesmos locais onde ficam as celebridades italianas e internacionais.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

6.2. O que ver e fazer em Panarea nas ilhas Eólias

No nosso périplo pelas ilhas Eólias, Panarea foi uma das ilhas onde estivemos menos tempo. Fizemos uma viagem de barco desde Vulcano (1h30min), e depois partimos para Stromboli. Entretanto, tivemos apenas tempo de ficar com um saborzinho de Panarea, mas ficámos com vontade de voltar! Tal como em todas as mais pequenas das ilhas Eólias, a volta às ilhas em barco local é uma boa opção para se ficar com uma melhor ideia das ilhas e para chegar a lugares que, de outro modo, são inacessíveis, mas não tivemos tempo para isso.

6.2.1. Visitar San Pietro

As casinhas brancas de San Pietro espraiam-se ao longo da baía e recebem-nos de braços abertos quando chegamos ao porto de Panarea. Quando visitar Panarea, não deixe de passear a pé pelas ruas de San Pietro, experimentar as suas águas (embora a praia mais famosa de Panarea seja a praia de Cala Junco, um pouco mais a sul) e apreciar o ambiente da mais pequena das ilhas Eólias, mas ao mesmo tempo destino muito popular.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

6.2.2. Comer granite no Bar da Carola

No nosso périplo pelas ilhas Eólias e pela Sicília, rendemo-nos aos encantos da granita, uma sobremesa semicongelada preparada com açúcar, água e frutas, oriunda da Sicília. É o antídoto perfeito para um dia de calor tórrido de Verão, como aqueles que nós apanhámos na nossa viagem. Ao comer a granita, parece que a nossa temperatura desce a cada colherada! E com as vistas que tínhamos de Panarea para o Stromboli, ainda soube melhor…

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

6.3. Visitar Panarea nas ilhas Eólias em tour de barco

Embora não achemos que seja a melhor opção, também pode visitar as ilhas de Panarea e Stromboli em tour organizada de barco desde Lipari.

Marque aqui a sua tour de barco a Panarea e Stromboli a partir de Lipari, nas ilhas Eólias.


7. VISITAR A ILHA STROMBOLI NAS ILHAS EÓLIAS


Desde que Roberto Rossellini realizou “Stromboli terra di Dio” (Stromboli terra de Deus), protagonizado pela actriz sueca Ingrid Bergman, com quem posteriormente casou, a ilha de Stromboli é sinónimo de uma energia natural emergente da Terra, quase uma força mística. E isso sente-se quando se visita Stromboli, quer seja pelo simples facto de estarmos no sopé de um dos vulcões mais activos do mundo. A verdade é que o vulcão Stromboli, apesar de estar em actividade contínua, normalmente tem uma explosividade baixa, com explosões intermitentes de energia média em intervalos de 10 a 20 minutos, não ameaçando a população da ilha, que hoje vive essencialmente do turismo. Com pouco mais de 100 habitantes no Inverno, Stromboli vê a sua população (ainda que transitória) aumentar para mais de quatro mil no Verão. E todos os que pisam a terra vulcânica de Stromboli, não o esquecem.

7.1. Onde dormir em Stromboli nas ilhas Eólias

A ilha de Stromboli tem duas povoações, Stromboli e Ginostra, mas estas não são ligadas por estrada, só por barco. A não ser que queira mesmo muita tranquilidade, deve alojar-se em Stromboli nos seu roteiro pelas ilhas Eólias. Em Stromboli pode ficar alojado na povoação (esta foi a nossa opção) ou na parte de baixo junto ao porto, ou ainda, na zona da praia de Ficogrande.

Na ilha de Stromboli e na povoação de Stromboli ficámos num estúdio fantástico com vista sobre a ilha e sobre o ilhéu, a Case Vacanza Gia.no. Porém tinha um ponto negativo, não tinha ar condicionado e durante uma vaga de calor em Julho isso foi um problema. Em condições normais teria sido perfeito. O estúdio tinha uma cama de casal e duas camas individuais, cozinha e wc. Tinha um terraço maravilhoso com mesa, cadeiras e espreguiçadeiras. Nós pagámos 110€/noite. Se quiser ficar no estúdio com melhor vista marque o estúdio 1. É um óptimo local para aproveitar Stromboli, nas ilhas Eólias.

Pode marcar aqui a sua estadia na Case Vacanza Gia.no, em Stromboli, nas ilhas Eólias.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

Se procura outros alojamentos em Stromboli, há variadas e excelentes opções.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

7.2. O que ver e fazer em Stromboli nas ilhas Eólias

Stromboli foi a última ilha do nosso périplo pelas ilhas Eólias. A ilha de Stromboli é um dos destinos míticos do Mediterrâneo e evoca imagens românticas de casais em lua-de-mel, mas também de aventura e erupções vulcânicas. O vulcão Stromboli é um dos vulcões em actividade contínua há mais tempo no planeta Terra e era já há muito um destino na nossa “bucket list”. Não foi por acaso que deixámos Stromboli para último lugar nas ilhas Eólias, pois queríamos guardar o melhor para o fim! E não ficámos desiludidos… Explorámos Stromboli a pé e de barco, pois não há carros na ilha e a melhor maneira de sentir o Stromboli é explorá-lo devagar, ao ritmo da Natureza.

Para saber o que ver e fazer quando visitar Stromboli, nas ilhas Eólias, não deixe de consultar o nosso artigo.

ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

7.3. Visitar Stromboli nas ilhas Eólias em tour de barco

Embora não achemos que seja a melhor opção, também pode visitar as ilhas de Stromboli e Panarea em tour organizada de barco desde Lipari.

Marque aqui a sua tour de barco a Stromboli e Panarea a partir de Lipari, nas ilhas Eólias.


Se vai viajar para Itália e ilhas Eólias, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • VISITAR A COSTA DE SORRENTO – Tudo o que precisa de saber para visitar a costa de Sorrento está neste artigo cheio de dicas práticas com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • VISITAR A ILHA DE CAPRI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Capri está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Capri, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na ilha italiana. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • VISITAR POMPEIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pompeia está neste artigo que é obrigatório para quem quer visitar os vulcões de Itália. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • SUBIR O VESÚVIO – Tudo o que precisa de saber para subir o mais mediático dos vulcões de Itália, o vulcão Vesúvio, está neste artigo. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • VISITAR FLORENÇA – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Florença está neste artigo, com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transporte, alojamento, tours e excursões na cidade. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma.
  • VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália, inclusive às ilhas Eólias.
  • VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano.
  • VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza.
  • VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza.
  • VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza.
  • VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Ideal para combinar com um roteiro pelas ilhas Eólias.
  • VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma.
ILHAS EÓLIAS - Visitar o belo arquipélago vulcânico da Sicília

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.