ILHA VULCANO – Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

A ilha de Vulcano é a verdadeira ilha vulcão. Foi a ilha que baptizou todos os vulcões do mundo e visitar Vulcano é como fazer uma viagem no tempo, em busca de uma ilha virgem e onde a natureza foi prodigiosa. A ilha de Vulcano é ainda um pequeno reduto natural de beleza singular. Vamos conhecer a ilha de Vulcano!

Se vai viajar para a Sicília pode ver estes artigos no nosso blogue

  • VISITAR A SICÍLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar a ilha Sicília veja este artigo. Desde o Etna, Catânia, Taormina e Palermo, passando pelas ilhas Eólias. Um roteiro cheio de dicas de para conseguir viajar de forma totalmente independente na Sicília.
  • ROTEIRO PELOS VULCÕES DE ITÁLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar os vulcões de Itália veja este artigo. Desde o Etna, Vulcano, Stromboli até ao Vesúvio e Capri, há muitos vulcões de Itália para descobrir na Sicília. Um roteiro pelos vulcões de Itália cheio de dicas de alojamento e transporte para conseguir viajar de forma totalmente independente.
  • VISITAR CATÂNIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Catânia está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar a Catânia, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR TAORMINA – Tudo o que precisa de saber para visitar Taormina está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Taormina, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
  • VISITAR ETNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Monte Etna, um dos vulcões da Sicília.
  • VISITAR AS ILHAS EÓLIAS – Um artigo bastante completo com dicas práticas para visitar as diferentes ilhas do arquipélago das Eólias com vários vulcões da Sicília.
  • VISITAR LIPARI – Se está a pensar visitar a ilha de Lipari, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Lipari.
  • VISITAR STROMBOLI – Se está a pensar visitar a ilha de Stromboli, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Stromboli.
  • VISITAR A ILHA VULCANO – Se está a pensar visitar a ilha de Vulcano, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Vulcano.
  • VISITAR PALERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Palermo está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Palermo, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília.
ILHA VULCANO - Dicas de transporte, o que ver e fazer

Visitar a ilha Vulcano nas ilhas Eólias

Todas as ilhas Eólias têm um encanto próprio mas a ilha Vulcano tem algo mais. Talvez seja magnetismo ou simplesmente uma energia especial. A verdade é que a Ilha Vulcano é mesmo um lugar muito especial no mundo. Visitar a ilha de Vulcano é fácil porque a ilha tem boas ligações de barco à Sicília e fica muito perto da costa. Para se dar a volta à ilha de Vulcano um dia é suficiente, o que a torna muito conveniente para visitar a partir de Lipari. Contudo, se quiser aproveitar bem a energia da ilha de Vulcano o ideal é pernoitar pelo menos uma noite na ilha de Vulcano para se sentir como um local. Isto porque a maioria dos visitantes visita Vulcano num dia e a ilha à noite transforma-se completamente, mesmo no Verão.

ILHA VULCANO - Dicas de transporte, o que ver e fazer

Como chegar à ilha Vulcano nas Ilhas Eólias

Chegar à ilha Vulcano de avião

A forma mais rápida de chegar à ilha Vulcano é voar para Catânia ou Palermo. De lá, apanhar comboio para Milazzo. A distância tempo entre Catânia e Palermo de Milazzo é aproximadamente a mesma por isso os dois aeroportos são boas opções. Os comboios demoram aproximadamente duas horas e meia. A única diferença é que tem de trocar de comboio em Messina no caso de vir de Catânia.

Depois há que apanhar o barco de Milazzo para à ilha Vulcano. Há vários barcos por dia para Vulcano mas no Verão os bilhetes esgotam e as filas são enormes, por isso, pode comprar com antecedência o seu bilhete online para à ilha Vulcano. Os bilhetes têm um QR code e basta apresentar o seu telemóvel na entrada do barco para à ilha vulcano.

Se quiser saber mais sobre como ir de Catânia para a ilha Vulcano veja o nosso artigo com o roteiro pelos vulcões de Itália porque tem lá explicado detalhadamente todas as ligações de transporte para Lipari.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

Chegar à ilha Vulcano de barco

Outra opção para chegar a ilha Vulcano é viajar de barco entre Nápoles e Lipari (apenas no Verão) e depois apanhar o barco pequeno para a ilha Vulcano. Esta ligação não existe todos os dias mas, no Verão, existe duas ou três vezes por semana e pode ser uma excelente forma de viajar para as ilhas Eólias. Sem ser no Verão, pode viajar de barco entre Nápoles e Palermo e depois ir de comboio para Milazzo e a ilha Vulcano.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

Chegar à ilha Vulcano desde as outras ilhas Eólias

É pouco provável que venha para a ilha Vulcano de outras ilhas Eólias (a não ser Lipari se decidir usá-la como base) Contudo, a ilha Vulcano é também boa para servir de base para depois conhecer as outras ilhas Eólias. A partir de Lipari e da ilha Vulcano há ligações de barco para todas as ilhas Eólias e, como tal, se decidir visitar o arquipélago tenha isso em atenção. Os bilhetes para qualquer das ilhas Eólias podem ser comprados no porto da ilha Vulcano antes de embarcar ou antecipadamente online. A ilha de Vulcano fica a 15 minutos de barco da ilha Lipari.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

Como se deslocar na ilha Vulcano

A melhor forma de se deslocar na ilha Vulcano é ter veículo, carro ou mota. Pode não alugar para todos os dias, mas para um dia na ilha Vulcano é recomendado. À saída do porto da ilha Vulcano, um pouco à frente do local onde se compram os bilhetes de barco há duas ou três lojas que alugam scooters e buggys. Nós alugamos scooter na ilha Vulcano e custou-nos 35€/dia.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

Onde dormir na Ilha Vulcano

Sendo a ilha Vulcano uma das atracções turísticas das ilhas Eólias, seria de esperar que tivesse excelentes opções de alojamento. E confirma-se! Apesar de não termos ficado alojados na ilha Vulcano, ficou a promessa para uma próxima oportunidade. Na ilha Vulcano, a maioria das opções de alojamento com qualidade localizam-se na zona de Vulcano Porto.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

Seguro de viagem para a ilha Vulcano

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para viajar para a ilha Vulcano. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por covid-19 e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para a ilha Vulcano. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a ilha Vulcano.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR A ILHA VULCANO


Independentemente do número de dias que vai passar na ilha Vulcano aproveite bem para explorar a ilha, pois Vulcano é mesmo uma pérola em bruto no mar Tirreno. Aqui ficam as nossas sugestões.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

1. Dar a volta à ilha Vulcano de mota

É incontornável, para se apaixonar pela ilha de Vulcano vale mesmo a pena explorá-la de mota, como se fosse um adolescente! Coloque os capacetes e aventure-se por esta ilha maravilhosa sentindo o vento na cabeça e apreciando a paisagem deslumbrante.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

2. Subir à cratera do Vulcão Vulcano

Uma das maiores aventuras que pode fazer na ilha Vulcano é subir à cratera do vulcão Vulcano. A subida é acessível, demora cerca de 45 minutos. Contudo, a cratera está muitas vezes fechada e a ascensão pode não ser permitida. Pergunte antes de tentar fazê-lo.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

3. Fazer o trilho da Caldeira Grande do Vulcano

Um dos trilhos mais bonitos da ilha Vulcano é o trilho da Caldeira Grande do Vulcano. Há dois trilhos diferentes, um vai pelo interior da caldeira grande, rodeando o cone actual da caldeira por fora. Este trilho circunda a caldeira. Outro trilho, vai pela borda da caldeira grande e vai até perto da montanha Valle Roja.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

4. Visitar o miradouro El Pátio na ilha Vulcano

O miradouro El Pátio é o miradouro mais popular da ilha Vulcano. É um miradouro muito bonito, com um pequeno banco de jardim, e que permite ter belas vistas sobre o vulcão Vulcano mesmo para aqueles que não querem fazer trilhos. É o miradouro mais acessível para ver o vulcão Vulcano.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

5. Explorar a zona do vulcão Piano

O Vulcão Piano é o vulcão central da ilha Vulcano e embora passe completamente despercebido vale a pena ir atento para ver a sua morfologia marcada na paisagem.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

6. Visitar o Belvedere Cappo Grillo com vista sobre Lipari

O Belvedere Cappo Grillo é um dos mais bonitos recantos da ilha Vulcano. O miradouro tem vistas fabulosas sobre o resto da ilha Vulcano, nomeadamente sobre o Vulcanello, e até sobre a ilha Lipari. As paisagem é de cortar a respiração.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

7. Ir a banhos na praia Spiaggia Punta dell’Asino na ilha Vulcano

A praia Spiaggia Punta dell’Asino é a praia mais negra da ilha Vulcano. Para lá chegar tem de deixar a viatura estacionada na estrada (não há muito sítio) e depois descer por uma picada bem inclinada até ao mar. Custa descer e custa ainda mais subir. Para baixo demora cerca de 10 minutos. Para cima cerca de 20 minutos. Mas, acredite, vale a pena. Uma alternativa é apanhar um barco em Spiaggia di Gelso, no farol velho, para fazer uma distância de cerca de 300 metros de barco. Há muita gente que o faz.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer
ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

8. Visitar o Farol Velho e a zona do vulcão Gelso

A Spiaggia di Gelso fica mesmo ao lado do Farol Velho e é o extremo sul da ilha Vulcano. Ali termina a estrada da ilha. Há ali uma pequena igreja e o farol, completamente destruído pelas erupções vulcânicas do Vulcano.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

9. Subir ao cume do Monte Saraceno na ilha Vulcano

Um dos trilhos mais bonitos na ilha Vulcano é subir o Monte Saraceno, o ponto mais alto da ilha. Dali de cima tem uma vista 360 sobre toda a ilha, com vista para as diferentes crateras vulcânicas, praias e até outras ilhas das Eólias. Vale a pena a subida. Demora cerca de 30 a 45 minutos e começa perto de uma fábrica abandonada.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

10. Subir ao vulcão Vulcanello

Vulcanello é o parente mais novo do vulcão Vulcano. É uma cratera vulcânica pequenina, no extremo norte da ilha Vulcano. Subir demora cerca de 5 minutos por isso vale a pena espreitar a sua cratera, embora esteja envolta em vegetação. Dali tem vistas sobre o istmo que liga Vulcanello à ilha de Vulcano.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

11. Visitar a praia Spiaggia delle Sabbie Nere na ilha Vulcano

A Spiaggia delle Sabbie Nere é uma praia tranquila na ilha Vulcano. É uma praia de areia bem negra, muito grande, uma grande baía onde pode estar descansado na praia, ideal para famílias e com dois bares de apoio. É uma praia muito acessível, até a pé para quem vem do porto de Vulcano.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

12. Ir a banhos na praia de Spiaggia de Acque Calde da ilha Vulcano

A praia Spiaggia de Acque Calde é a praia mais popular de Vulcano. Tem fumarolas e jactos de água a borbulhar no mar em frente à praia. Na zona dos jactos não se pode ir a banhos (há uma corda a dividir) mas o cenário é fabuloso. A água aqui é mais azul turquesa porque devido à formação rochosa a pedra e a areia é mais clara.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer
ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

13. Visitar a I Fanghi di Vulcano

I Fanghi di Vulcano são os banhos termais da ilha Vulcano. Quando visitámos a ilha estavam fechados mas, geralmente, dá para visitar as fumarolas, ver as formações rochosas cheias de enxofre e até tomar banho na lagoa termal. Cheira bastante a enxofre mas faz parte da experiência.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

14. Visitar a ilha Lipari a partir da ilha Vulcano

Se optar por visitar e se fixar na ilha Vulcano não perca a oportunidade de visitar Lipari também. Pode chegar a Lipari desde Vulcano de barco (a viagem demora 15 minutos) e não se vai arrepender.

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

15. Visitar as ilhas Eólias a partir da ilha de Vulcano

Se vai usar a ilha Vulcano como base não pode deixar passar a oportunidade de visitar as outras ilhas Eólias. Podem ficar um pouco mais longe do que Lipari mas ainda assim são super acessíveis pois há muitos barcos por dia. Stromboli, Panarea, Salina, Alicudi e Filicudi são as outras ilhas Eólias que valem a pena conhecer. Estas tours são desde Lipari:

ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR FLORENÇA – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Florença está neste artigo, com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transporte, alojamento, tours e excursões na cidade. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália, inclusive aos vulcões de Itália.
  • VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A COSTA DE SORRENTO – Tudo o que precisa de saber para visitar a costa de Sorrento está neste artigo cheio de dicas práticas com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR A ILHA DE CAPRI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Capri está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Capri, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na ilha italiana. É excelente para combinar com os vulcões de Itália.
  • VISITAR POMPEIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pompeia está neste artigo que é obrigatório para quem quer visitar os vulcões de Itália.
  • SUBIR O VESÚVIO – Tudo o que precisa de saber para subir o mais mediático dos vulcões de Itália, o vulcão Vesúvio, está neste artigo.
ILHA VULCANO - Visitar, dicas de transporte, o que ver e fazer

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.