Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | Itália

Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | Itália

Outro ponto incontornável da cidade de Roma é o Panteão de Roma. O único edifício perfeitamente conservado da época greco-romana, o Pantheon de Agripa, foi construído como um templo dedicado a todos os deuses do panteão romano no século I a.C.. Viria a ser destruído por um incêndio devastador em 80 d.C. e voltaria a ser reconstruído no reinado do Imperador Adriano. Este, fortemente influenciado pelas suas viagens pela Grécia e pelo Oriente, cria um local dedicado a todos os deuses de forma a abarcar (e agradar) os novos povos sob dominação do Império Romano.

Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | Itália
No entanto, após o século VII, o edifício viria a tornar-se num templo cristão dedicado a Santa Maria e Todos-os-Santos. Sobre o pórtico do edifício pode ler-se M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT (Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul). Esta inscrição foi recolocada após a reconstrução efectuada no reinado do imperador Adriano.
Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | Itália
Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | ItáliaO edifício circular tem um pórtico magnífico com três filas de colunas (8 colunas na fila frontal, 16 ao todo), sob um frontão. Mas, a sua beleza principal reside no interior (principalmente porque a entrada é gratuita – coisa rara por terras italianas!). O interior é abobadado e foi ornamentado no século XVIII com pinturas de Giovanni Panini.
Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | Itália
A sua cúpula magnífica apresenta reentrâncias no interior, em direcção a um óculo central que se abre para o zénite. Estas reentrâncias permitiram diminuir a quantidade de betão que foi utilizado na estrutura, tornando-a mais leve. Do chão do Panteão de Roma até ao óculo central da cúpula distam 43 metros – a mesma medida do raio do círculo da base – o que significa que o espaço da cúpula se inscreve no interior de um cubo imaginário.
Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | ItáliaO óculo central apresenta-se aberto e quando ocorre precipitação, a água entra no interior do edifício. Um sistema de drenagem eficaz, com 22 furos espalhados pelo chão, permite escoar a água e que esta se infiltre no solo por baixo do edifício. Um ligeiro basculamento na superfície permite à água escorrer no chão do Panteão de Roma e desaparecer praticamente no mesmo instante que precipita.
Com a maior cúpula europeia até 1436 (até que Brunelleschi criou a cúpula de Florença) o seu passado cristão permitiu a sua preservação ao longo dos séculos, lamentando-se no entanto a perda das esculturas de mármore que adornavam o seu interior e grandes quantidades de bronze que foram fundidos para construir o Dosel (da autoria de Bernini) na Basílica de São Pedro. Conseguiram chegar, praticamente intactas, aos nossos dias as gigantescas portas de bronze. Um pormenor interessantíssimo e que não passa despercebido ao olhar atento do geógrafo é o “atolamento” que a cidade de Roma sofreu ao longo dos séculos. A base do Panteão de Roma original apresenta-se muito mais abaixo do que o nível actual das ruas que circulam o edifício.
Visitar o PANTEÃO DE ROMA (Pantheon) e aprender com a história de Roma | ItáliaHoje, o Panteão de Roma é a morada de italianos ilustres, como os pintores Rafael e Annibale Caracci, o arquitecto Baldassare Peruzzi, além de dois réis de Itália: Vítor Emanuel II e Humberto I.

Para uma viagem virtual por este magnífico Panteão de Roma visite o site: https://www.arounder.eu/pantheon/pantheon.html

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Morando em Roma, em meio a tantos monumentos maravilhosos, elegi o Pantheon como preferido. Foi assim desde que entrei pela primeira vez no seu salão oval. Talvez tenha sido pela sua cor desbotada de história antiga, pela sua imponência, pelo fascínio da sua exuberante arquitetura ou porque é de graça !!!!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo comentário, Luciana.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.