Para quem visita Bolonha, uma das principais questões que deve resolver antes de viajar é onde ficar em Bolonha. Neste artigo vamos responder a essa questão, abordando quais os melhores bairros onde ficar em Bolonha, quais as vantagens e desvantagens de cada um deles, e apresentar uma lista de sugestões de alojamentos em função do tipo e orçamento, de forma a poder escolher qual o bairro e até o hotel, guesthouse ou apartamento em que prefere ficar em Bolonha.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
GUIA DE VIAGEM DA TOSCANA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar a Toscana, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Toscana é uma região maravilhosa em Itália para quem procura cultura e ruralidade, mas também comida e lazer, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor da Toscana. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar a Toscana e viajar em Itália de forma independente.
Onde ficar em Bolonha e qual o melhor bairro
Para muitos destinos do mundo, a resposta à pergunta “Onde ficar?” é “Depende!”, pois realmente depende dos seus interesses e motivações. No entanto, se vai visitar Bolonha, os seus interesses passam obrigatoriamente pelos monumentos e locais históricos, a comida e a diversão. Não há uma zona perfeita onde ficar em Bolonha, mas a zona em torno da Piazza Maggiore é a mais central e com maior concentração de atracções, logo o centro histórico será a melhor zona onde ficar em Bolonha.
No entanto, existem outros bairros que vale a pena considerar para ficar em Bolonha, todos no centro da cidade e, no máximo, a 15 minutos a pé do centro histórico. Bairros como a Cidade Universitária, o Bairro Judeu e a zona em volta da estação ferroviária Bolonha Central constituem boas opções para ficar em Bolonha, sendo que em todos eles há alojamentos para todas as carteiras.
SUGESTÕES PARA ONDE FICAR EM BOLONHA
Ficam então aqui as nossas sugestões dos melhores bairros e alojamentos onde ficar em Bolonha.
1. Onde ficar em Bolonha – Centro Histórico
O centro histórico de Bolonha corresponde à zona em torno da Piazza Maggiore e é a área medieval no coração da cidade, repleta de história e onde se encontram as principais atracções de Bolonha. Para além disso, há muitos e bons restaurantes, assim como mercados de alimentos. No entanto, é uma zona de tráfego limitado e o alojamento é mais caro. Se quer ficar no centro de tudo e perto das principais atracções, esta é a melhor zona onde ficar em Bolonha. Nós escolhemos ficar em Bolonha no Hotel Cavour, muito perto da Piazza Maggiore e com boas instalações (e óptimo pequeno-almoço).
Se quer ficar no centro histórico de Bolonha, sugerimos:
- Com um preço mais acessível, a B&B Parigi ou a Residence Griffoni
- Com um orçamento médio, o Art Hotel Orologio, o Phi Hotel Bologna ou ainda o Hotel Cavour (onde nós ficámos em Bolonha)
- No segmento mais alto, o Grand Hotel Majestic gia’ Baglioni
- Se procura um apartamento, experimente os Ugo Bassi Apartments
2. Onde ficar em Bolonha – Cidade Universitária
A Cidade Universitária é um dos bairros mais animados e acessíveis onde ficar em Bolonha. O bairro da Universidade fica mesmo ao lado do centro histórico (sendo fácil deslocar-se a pé) e, claro, é onde fica a Universidade Bolonha, por isso é onde também estará perto de museus, livrarias e bibliotecas. À noite, a zona ganha uma nova vida com inúmeros bares, restaurantes e estabelecimentos que se enchem de estudantes e turistas.
Se quer ficar na Cidade Universitária, sugerimos:
- Com um preço mais acessível, o Hotel Perla ou a Residenza Pellacani
- Com um orçamento médio, o Hotel University
- No segmento mais alto, o Albergo Rossini 1936
- Se procura um apartamento, experimente o Almarossa
3. Onde ficar em Bolonha – Bairro Judeu
Na época medieval, esta área serviu de gueto judaico, mas hoje evoluiu para uma área moderna e progressista da cidade, com lojas, bares e restaurantes, atraindo uma clientela jovem, tanto de moradores locais quanto estudantes e visitantes internacionais. O bairro judeu está localizado logo atrás das Duas Torres, entre a Piazza Maggiore e a Cidade Universitária, logo é também uma das melhores zonas para onde ficar em Bolonha.
Se quer ficar no Bairro Judeu, sugerimos:
- Com um preço mais acessível, a Mars41 B&B ou a Residence Studio Vita
- Com um orçamento médio, o Hotel San Donato
- No segmento mais alto, o Hotel Corona d’Oro
- Se procura um apartamento, experimente o Garden Loft Asinelli Tower
4. Onde ficar em Bolonha – Estação Central
A Estação Central de Bolonha é a quinta maior estação de toda a Itália e uma das mais movimentadas (permitindo a ligação a toda a Itália) e a zona da cidade em torno dela é conhecida pela sua multiculturalidade e pelo facto de os hotéis praticarem preços mais baixos em comparação com o centro da cidade. É uma zona mais afastada do movimentado centro da cidade mas, ainda assim, convenientemente localizada apenas a 15 minutos a pé do centro histórico de Bolonha. O bairro de Bolognina fica situado a norte da estação ferroviária, com um ambiente mais tranquilo. Esta zona é também uma das melhores onde ficar em Bolonha.
Se quer ficar perto da Estação Central, sugerimos:
- Com um preço mais acessível, o BB Veronesi ou o Affittacamere Ambra
- Com um orçamento médio, o NH Bologna De La Gare ou o Hotel Internazionale
- No segmento mais alto, o I Portici Hotel Bologna
- Se procura um apartamento, experimente os Milleventi Apartments