Se vai visitar Roma, uma das formas mais extraordinárias para explorar a cidade é visitar as obras de Bernini em Roma. Bernini é o artista que mais marcou a cidade e, se é amante de arte, uma das melhores formas de visitar Roma é seguir este roteiro de Bernini em Roma.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Quem é Bernini
Se algum artista marcou a cidade de Roma, o seu nome é Bernini. Natural de Nápoles, Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680) distinguiu-se como escultor e arquitecto, ainda que tivesse sido pintor, desenhador, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Bernini foi, provavelmente, o maior escultor do século XVII e criou inúmeras obras de arte presentes em Roma e no Vaticano. Uma das nossas opções (decididamente bastante acertada) foi seguir o rasto às magníficas obras do artista Bernini.
Filho de um escultor de Florença Pietro Bernini, Bernini começou muito cedo a trabalhar em Roma, ao serviço do papa Paulo V. Bernini apresenta na sua obra uma forte influência da escultura Grega e Romana em mármore, que conheceu nas colecções do Vaticano. Este facto permitiu a Bernini um conhecimento profundo das obras de Miguel Ângelo. Uma das suas primeiras esculturas de Bernini foi Sebastião, onde a influência de Miguel Ângelo está bem presente. As esculturas de Bernini marcam as principais igrejas e praças de Roma.
Roteiro para descobrir Bernini em Roma
Optámos por iniciar o nosso percurso pelas igrejas e basílicas onde estão esculturas de Bernini, e só numa fase posterior visitar as obras de Bernini “armazenadas” em museus. E assim, lançamo-nos no encalço do artista! A criação de uma escultura tem sempre em mente o local a que está destinada. As grandes esculturas de Bernini foram concebidas para ornamentarem igrejas ou jardins e por isso a visita às obras no local tem outro significado e as esculturas tornam-se mais imponentes. Qualquer escultura de Bernini, que tenhamos visto, é cheia de sentimento e emana um conjunto de sensações que nunca tinha visto noutro artista até então.
Roteiro para seguir o rasto de BERNINI EM ROMA
1. Visitar a Galeria Borghese e ver as obras de Bernini
Naquela altura, nenhum artista conseguiria sobreviver sem um patrono. O Cardeal Borghese foi o primeiro patrono de Bernini. Os primeiros trabalhos de Bernini foram peças para decorar os jardins do cardeal: a Cabra Amalthea, o infante Zeus e um Fauno, Almas Danadas ou Almas abençoadas. Foi para ornamentar a vila do Cardeal que Bernini criou várias obras primas, nomeadamente os grupos escultóricos como o Eneias, Anquises e Ascânio fugindo de Tróia, de 1619. Esta obra descreve as três idades do Homem por três pontos de vista, baseada numa figura de um fresco de Rafael, e talvez refletindo o momento em que o filho consegue o papel do pai. Enéas, Anquises e Ascânio estão hoje expostas na Galeria Borghese, assim como muitos dos primeiros trabalhos de Bernini.
2. Ver o Rapto de Proserpina e Apolo e Dafne de Bernini
Outras das suas magníficas criações de Bernini foram O Rapto de Proserpina (1621 – 1622), onde recria uma obra de Giambologna, com destaque para a recriação da pele feminina no mármore e, Apolo e Dafne (1622 – 1625) que mostra o momento mais dramático de uma das histórias de Ovídio, onde Apolo, o deus da luz, desafia Eros, o deus do amor, para um combate com armas, e, ferido por uma flecha dourada, apaixona-se por Dafne, uma ninfa de água, que fizera voto de virgindade. Dafne escapa de Apolo porque se transforma em loureiro. Bernini executa esta obra no mármore como uma vida se transformando numa árvore. O génio Bernini viria também a esculpir David, em 1624, um marco na história da arte, que mostra a fixação do barroco com o movimento. É muito interessante ver como Miguel Ângelo mostrou a natureza heróica do David, ao passo que Bernini capturou o exacto instante em que ele se torna um herói. Em todas estas obras, realizadas em tamanho real, conjugadas com os bustos executados também neste primeiro período da sua actividade, Bernini cortou com a tradição de Miguel Ângelo, criando um novo período na história da escultura da Europa ocidental.
3. Visitar o Baldaquino do túmulo de São Pedro
Mas, o Cardeal de Borghese é eleito papa, papa Urbano VIII, e Bernini passou a trabalhar muito intensamente, tanto em pintura como em arquitectura. Foi encarregado de construir uma estrutura simbólica sobre o túmulo de São Pedro, na Basílica de S. Pedro, em Roma. O resultado, soberbo, é o enorme e famosíssimo Baldaquino dourado construído entre 1624 e 1633. O baldaquino, uma fusão completamente original e sem precedentes entre escultura e arquitectura, é considerado o primeiro monumento verdadeiramente barroco, tendo-se tornado o centro da decoração projectada por Bernini para o interior da Basílica de S. Pedro. Na sua construção foram usadas vários quilos de bronze fundido retirado dos ornamentos do Pantheon. Ainda na basílica, Bernini decorou os quatro pilares que sustentam a cúpula, com quatro estátuas colossais, sendo que só uma delas é da sua autoria.
4. Visitar a Praça Barberini e a Fonte de Tritão de Bernini
Mediante o sucesso qua as obras de Bernini atingiam, o escultor passou a acumular não só as funções de arquitecto de São Pedro como as do Palácio Barberini. As obrigações eram tantas que Bernini teve recorrer a assistência de outros artistas para o auxiliar. As obras de Bernini apresentam aspectos bastante inovadores em túmulos e fontes. O túmulo de Urbano VIII é um dos melhores exemplos desta nova arte funerária de Bernini, assim como a fonte de Tritão, na Praça Barberini (1642-1643), o é para estas obras.
5. Visitar a Piazza Navona e as fontes de Bernini
Em 1646, Bernini viria a sofrer um duro golpe que o fez cair, temporariamente, em desgraça. As torres sineiras na fachada da Basílica de São Pedro criaram fissuras no edifício e tiveram que ser retiradas. Atravessando um período conturbado, Bernini prosseguiu com as suas criações e produziu uma das suas obras mais espectaculares – a Fonte dos Quatro Rios (Fontana dei Quattro Fiumi), na Piazza Navona (1648 e 1651). A fonte de Bernini representa os quatro principais continentes do mundo cortados por seus principais rios: Rio Nilo, em África; Rio Ganges, na Ásia, Rio da Prata, na América e o Rio Tibre, na Europa.
6. Visitar as obras de Bernini na Igreja de Santa Maria da Vitória
No mesmo período, Bernini realizou uma de suas obras primas – Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Nesta obra de Bernini os valores estéticos e culturais representam um dos factos artísticos mais importantes do século XVII. Criada para ornamentar a Capela Federico Cornaro, na igreja de Santa Maria da Vitória, Bernini, em vez de representar um evento estático, organiza o espaço exíguo da capela como um cenário teatral, com os espectadores e a família do patrocinador, retratada a meio busto nos palcos laterais. Ao centro, a santa tem uma atitude totalmente sensual, representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo. A beleza da obra deve-se ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura de Bernini, que lhe conferem sensibilidade. Bernini aplicava nas suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos e expressões simples mas muito emotivas.
7. Visitar as obras de Bernini na Basílica de São Pedro
Ao serviço do papa Chigi, Bernini projecta uma colunata elíptica no exterior da Basílica de São Pedro, uma intervenção urbanística e arquitectónica, um espaço dedicado às cerimónias públicas, que representa um abraço da igreja à totalidade de seu povo. O trabalho em São Pedro termina com a construção da Escada Santa, acesso oficial ao palácio Apostólico, e com a estátua equestre de Constantino.
8. Visitar o Trono de São Pedro criado por Bernini
Em 1657, Bernini começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666, ao mesmo tempo que realizava a colonata. Em 1665, Bernini viajou para Paris, aceitando finalmente um dos muitos convites de Luís XIV. Tendo ofendido os seus hóspedes, ao elogiar a arquitectura italiana em comparação com a francesa, os seus planos de remodelação do Louvre acabaram por não ser aceites, tendo realizado unicamente um busto de Luís XIV.
10. Visitar a Praça Minerva
Bernini, o escultor viria ainda a ornamentar o obelisco do Elefante, na Praça Minerva, mesmo ao lado do Pantheon.
11. Visitar a Praça de Espanha e a fonte criada por Bernini
Bernini esculpiu ainda a Fonte da Barca, no fundo da escadaria da Praça de Espanha, uma das obras e praças mais impressionantes e populares de Roma.
12. Visitar a Igreja de Santa Maria del Popolo
As últimas esculturas de Bernini, Daniele, Habacuc e o Anjo, formam realizadas para a Capela Chigi na Igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma.
13. Visitar as estátuas de Bernini na Ponte e Castelo de Sant’Angelo
Os Anjos que deveriam estar na ponte de Sant’Angelo foram criados para o novo Papa Clemente IX; ali Bernini executa uma série de anjos retratando o símbolo da Paixão de Cristo para serem colocados ao longo da Ponte Sant’Angelo. No entanto, só resta uma escultura assinada por Bernini, hoje na igreja de Santo André delle Fratte.
14. Visitar as estátuas de Bernini na Igreja de São Francisco em Ripa
Na igreja de São Francisco em Ripa, Bernini enfrenta novamente o tema do êxtase, na Capela Altieri dedicada à beata Ludovica Albertoni. Este viria a ser o seu último grande trabalho, a estátua Ludivica Albertoni na Igreja de San Francisco de Ripa.
15. Visitar o Convento de São Sebastião Fora dos Muros
A última obra de Bernini é um busto de Jesus como Salvator Mundi, num tamanho um pouco maior que o natural e com a mão direita levantada em posição de bênção. Esta obra de Bernini encontra-se no convento de São Sebastião Fora dos Muros, na Via Ápia antiga, em Roma. Este convento assenta sobre as famosas catacumbas de São Sebastião. Bernini teria oferecido esta obra à rainha Cristina da Suécia, que a recusou, afirmando não ter nada tão precioso para retribuir a tão bela oferta. Queria o destino que a última criação de Bernini estivesse perdida por muito tempo, só sendo redescoberta em 2001.
16. Visitar a sepultura de Bernini na Igreja de Santa Maria Magiore
Bernini morreu com 81 anos e foi sepultado na Igreja de Santa Maria Magiore, em Roma. Tendo servido oito papas, e sendo considerado pelos seus contemporâneos, não só o maior artista europeu, como uma dos suas mais importantes personalidades, Bernini foi o último dos génios de valor universal nascidos em Itália, e ajudou a criar o último estilo italiano a tornar-se uma norma internacional. A sua morte marca o fim da hegemonia italiana na arte europeia.
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Quando visitar Roma é importante eleger bem a zona onde se vai alojar para visitar as obras de Bernini. Os alojamentos mais baratos, do tipo hostel e apartamento, estão na zona do Terminal, a estação de comboios. A zona é segura. É uma bairro multicultural. É o “Martim Moniz” romano. A melhor zona para se alojar é mesmo no centro, na parte velha da cidade. Todos os hotéis, hostels e apartamentos que aqui estão são bem localizados.
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Estive durante quatro dias em Roma… quatro dias de arte e história! Bernini, Michelangelo, e tantos outros…
É muito bom. 😀
Vá a Itália, procure os monumentos de Bernini que estão por toda Roma. Os monumentos que te falo têm sempre um anjo contido, e eles indicam o caminho para se chegar no local onde os (*) se reuniam. Todos feitos por Bernini, têm um anjo contido, que apontam para um ponto da cidade. Você poderá ver estes monumentos em Roma, em quatro pontos. Caminhe até a estátua de Habacuc e o Anjo, este apontará para a Praça de São Pedro, onde está a estátua, em baixo relevo e no chão, Elípse West Ponente. É um anjo que sopra para oeste, apontando para a Igreja de Santa Maria de La Vittoria, onde está a estátua Êxtase de Santa Teresa (Fogo). A flecha do anjo que segura Santa Teresa aponta para a Piazza Navona, onde está a Fonte dos Quatro Rios (Água). Ela representa os quatro principais continentes do mundo cortados por seus principais rios: Rio Nilo, na África; Rio Ganges, na Ásia, Rio da Prata, na América e o Rio Danúbio, na Europa.). procure pelos Anjos, quando formar uma cruz, neste estará apontando para o local e você achará o que você quer…. se você não fizer isso…. xiiiii.estará condenado meu caro. Do seu Illuminati. Que Deus tenha pena da sua alma…..
Quando se fala de um artista tão importante, certos comentários devem ser despresados. Mas, depois de um trabalho tão bem elaborado, temos que ver certos comentários não dá…. Vai estudar Sr. Anônimo. Parabéns ao Autor.
Vamos tentando. Nao tanto como gostariamos mas nao nos podemos queixar. 🙂
Bernini é fantástico mesmo!!
Adoro!
Vocês devem viajar muito, não?
uma Porcaria vc procura uma obra tão importante como Habacuc e o anjo e naum encontra merda nenhuma!!!!!!!
é uma merda issoooooo eu quero saber sobre a obra habacuc e o anjo
eu achei muito legal