Visitar o MUSEU DO VATICANO em Roma e ver a Capela Sistina e os Quartos de Rafael | Itália
Colocado em
Visitar o MUSEU DO VATICANO em Roma e ver a Capela Sistina e os Quartos de Rafael
1. Museu do Vaticano
Apesar do museu do Vaticano ser mais conhecido pela obras de arte da época renascentista, a realidade é que tem uma colecção considerável de arte egípcia, e principalmente de arte grega e romana.
2. Quartos de Rafael
Quanto à época do renascer do espírito clássico, destacam-se no museu do Vaticano os chamados quartos de Rafael, nos quais se podem encontrar frescos maravilhosos. Estes quartos eram os aposentos privados do papa Júlio II, que escolheu Rafael para os decorar com frescos exprimindo os ideais religiosos e filosóficos renascentistas.
O trabalho de Rafael e seus pupilos durou 16 anos (Rafael morreu antes da sua conclusão) e são de uma beleza tocante.
Libertação de São Pedro
O mais famoso destes frescos do museu do Vaticano é provavelmente é “A escola de Atenas”, uma cena que representa o debate entre diferentes filósofos gregos, e no qual também são representados alguns contemporâneos de Rafael tais como Da Vinci e Miguel Ângelo.
Platão e Aristóteles no centro da cena
Euclides ensinando geometria
3. Capela Sistina
A grande atracção do museu do Vaticano é, no entanto, a capela Sistina, a maior capela do palácio do Vaticano. E merecidamente! As paredes estão decoradas com pinturas de artistas como Boticelli e Perugino, que retratam episódios da vida de Moisés e Cristo. O fresco do altar, completado entre 1534 e 1541 por Miguel Ângelo, apresenta-nos a sua versão do Julgamento Final.
Mas como se isto não fosse suficiente, Miguel Ângelo tinha já pintado, entre 1508 e 1512, o tecto da capela com frescos descrevendo a Criação e outras cenas do Antigo e Novo Testamentos. Estas obras de arte foram restauradas nos anos 80 e voltaram a ter um aspecto e cor próximos do que teriam na altura da sua concepção. Posso dizer, sem exagero, que foi, das (muitas) obras que já vi na minha vida, aquela que mais me impressionou. Não só pela sua grandeza, como pela sua perfeição e beleza, assim como a sua harmonia. Não sei se é verdade que a Arte é um dos caminhos para Deus, mas penso que se Deus pintasse, resultaria algo assim…
De baixo para cima, nos painéis centrais: a criação da Terra e do Sol (meio painel na foto), a separação da Terra das águas, a criação de Adão, a criação de Eva, o pecado original, o sacrifício de Noé.
Pormenor do painel da criação de Adão
ONDE DORMIR EM ROMA
quando visitar Roma é importante eleger bem a zona onde se vai alojar. Os alojamentos mais baratos, do tipo hostel e apartamento, estão na zona do Terminal, a estação de comboios. A zona é segura. É uma bairro multicultural. É o “Martim Moniz” romano. A melhor zona para se alojar é mesmo no centro, na parte velha da cidade. Todos os hotéis, hostels e apartamentos que aqui estão são bem localizados.
Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.
Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.