O Vaticano é um dos lugares imprescindíveis a colocar no seu roteiro de viagem. Se vai visitar o Vaticano durante a sua viagem a Roma saiba que há dois lugares absolutamente imperdíveis, o Museu do Vaticano e a Basílica de São Pedro.
Se quiser escapar às filas e visitar o Museu do Vaticano, Capela Sistina e a Igreja de São Pedro, com visita guiada, marque aqui os seus bilhetes. Se quiser apenas adquirir os bilhetes mas sem visita guiada, marque aqui. Cuidado, esgotam rápido.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
ROTEIRO DO QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR NO VATICANO (1 dia)
ROTEIRO NO VATICANO – Visitar o MUSEU DO VATICANO em Roma e ver a Capela Sistina e os Quartos de Rafael
1. Visitar o Museu do Vaticano
Apesar do museu do Vaticano ser mais conhecido pela obras de arte da época renascentista, a realidade é que o museu do Vaticano tem uma colecção considerável de arte egípcia, e principalmente de arte grega e romana que vale a pena ver quando visitar o Vaticano.
Se quiser escapar às filas e visitar o Museu do Vaticano, Capela Sistina e a Igreja de São Pedro, com visita guiada, marque aqui os seus bilhetes. Se quiser apenas adquirir os bilhetes mas sem visita guiada, marque aqui. Cuidado, esgotam rápido.
2. Visitar os Quartos de Rafael
Quanto à época do renascer do espírito clássico, destacam-se no museu do Vaticano os chamados quartos de Rafael, nos quais se podem encontrar frescos maravilhosos. Estes quartos do Vaticano eram os aposentos privados do papa Júlio II, que escolheu Rafael para os decorar com frescos exprimindo os ideais religiosos e filosóficos renascentistas.
O trabalho de Rafael e seus pupilos no Vaticano durou 16 anos (Rafael morreu antes da sua conclusão) e são de uma beleza tocante. O mais famoso destes frescos do museu do Vaticano é provavelmente é “A escola de Atenas”, uma cena que representa o debate entre diferentes filósofos gregos, e no qual também são representados alguns contemporâneos de Rafael tais como Da Vinci e Miguel Ângelo.
3. Visitar a Capela Sistina no Vaticano
A grande atracção do museu do Vaticano quando visitar o Vaticano é, no entanto, a capela Sistina, a maior capela do palácio do Vaticano. E merecidamente! As paredes estão decoradas com pinturas de artistas como Botticelli e Perugino, que retratam episódios da vida de Moisés e Cristo. O fresco do altar, completado entre 1534 e 1541 por Miguel Ângelo, apresenta-nos a sua versão do Julgamento Final.
Mas como se isto não fosse suficiente, Miguel Ângelo tinha já pintado, entre 1508 e 1512, o tecto da capela do Vaticano com frescos descrevendo a Criação e outras cenas do Antigo e Novo Testamentos. Estas obras de arte foram restauradas nos anos 80 e voltaram a ter um aspecto e cor próximos do que teriam na altura da sua concepção ali no Vaticano. Posso dizer, sem exagero, que foi, das (muitas) obras que já vi na minha vida, aquela que mais me impressionou. Não só pela sua grandeza, como pela sua perfeição e beleza, assim como a sua harmonia. Não sei se é verdade que a Arte é um dos caminhos para Deus, mas penso que se Deus pintasse, resultaria algo assim…
De baixo para cima, nos painéis centrais na capela Sistina: a criação da Terra e do Sol (meio painel na foto), a separação da Terra das águas, a criação de Adão, a criação de Eva, o pecado original, o sacrifício de Noé.
ROTEIRO NO VATICANO – Visitar a BASÍLICA DE SÃO PEDRO e descobrir a história da religião
Tendo sido mandada construir por Constantino em 315, a igreja original da Basílica de São Pedro no Vaticano, passados mais de mil anos, encontrava-se em muito mau estado e o papa Nicolau V encarregou vários arquitectos de construir um novo edifício. É um lugar obrigatório quando visitar o Vaticano e Roma.
Em 1506 (já sob a direcção do papa Júlio II), começaram as obras no Vaticano, que se prolongariam por mais de 50 anos. Nesta obra da Basílica de São Pedro colaboraram nomes como Bramante, Rafael e Miguel Ângelo (ao qual foi atribuído o desenho da cúpula da basílica do Vaticano).
A cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano (concluída em 1590) ergue-se 119 m acima do altar e é uma obra-prima à qual se pode ter um contacto mais próximo subindo algumas centenas de degraus ou subindo num elevador. O esforço (ou o dinheiro a pagar) vale a pena quando visitar o Vaticano.
Ao fundo da Basílica de São Pedro do Vaticano chama a atenção o majestoso baldaquino barroco de Bernini (em bronze), com uma altura de 29 m sobre o altar-mor. O altar só é usado pelo papa, foi feito com bronze retirado do Panteão e diz estar situado no local exacto do sepulcro de São Pedro.
Subindo ainda mais (desta vez não há alternativa!) tem-se acesso ao cimo da cúpula da Basílica de São Pedro do Vaticano, de onde se têm vistas privilegiadas da Praça e dos jardins e museus do Vaticano. Dali pode-se admirar a beleza da simetria arquitectónica da Praça do Vaticano (projectada por Bernini em finais do séc. XVII), uma elipse (talvez um piscar de olho a Kepler…) delimitada por duas colunatas semicirculares (cada uma das quais constituída por quatro filas de colunas dóricas), com um obelisco (trazido por Calígula de Heliópolis) no seu centro e com fontes nos seus focos.
É de Miguel Ângelo a autoria de uma das esculturas mais famosas do Mundo, e com razão, pois é uma obra marcante, que nos mexe por dentro, cuja beleza e perfeição nos consegue transmitir um misto de emoções. Estou a falar, é claro, da Pietà, a única obra de Miguel Ângelo que tem a sua assinatura e que se encontra hoje protegida por um vidro à prova de bala no Vaticano.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e no Vaticano. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para o Vaticano. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
ONDE DORMIR NO VATICANO
Uma das opções de hotéis para dormir em Roma é na área do Vaticano. É uma área em crescendo na cidade, especialmente no que toca a opção de alojamento no Vaticano, com isso, têm aparecido belos restaurantes e bares. Em termos de localização não é das melhores áreas, mas tem outras vantagens.
- O Vaticano é um pouco longe do centro de Roma, especialmente se pensarmos na área o Coliseu ou do Fórum Romano.
- Para visitar as principais atracções da cidade de Roma desde o Vaticano vai precisar usar metro ou autocarro, por isso, conte com esse custo.
- É óptima opção para visitar a área do Vaticano e do Castelo de St. Ângelo.
- O Vaticano é uma área calma e um bom bairro para dormir em Roma.
- A zona do Vaticano é segura.
- A zona do Vaticano tem belos restaurantes e bares nas imediações. Há noite é muito tranquilo.
Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com o Vaticano.
- VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com o Vaticano.
- VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com o Vaticano.
- ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma.
- VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália.
- VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. Excelente para combinar com o Vaticano.
- VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. Excelente para combinar com o Vaticano.
- VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. Excelente para combinar com o Vaticano.
- VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. Excelente para combinar com o Vaticano.
- VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo.
- VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma. Excelente para combinar com o Vaticano.