Murano é uma pequena ilha ao largo de Veneza. Murano esconde muitos segredos mas a arte de trabalhar o vidro é o seu maior trunfo. Dedicamos um dia da nossa estadia em Veneza à exploração da lagoa e algumas das suas ilhas de Veneza, tal como Murano. Tão importante na fixação de comunidades a partir do século V, como na dificuldade da sua manutenção, a natureza sempre mutável da terra e água nesta área acrescenta algo de misterioso ao seu valor geográfico e histórico. Algumas ilhas que foram habitadas já não existem, tragadas pela água, outras vivem um declínio contrastante com a sua glória passada, outras preservam ainda a tradição de séculos, mas uma selecção era inevitável. A nossa primeira paragem foi a ilha de Murano.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
VISITAR MURANO
Murano fica a 15 minutos de Veneza, apanhando o vaportetto 41 ou 42, de Fondamente Nuove. Passamos pelo cemitério e rapidamente estávamos a desembarcar no cais de Murano.
- VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com Murano.
- VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. Excelente para combinar com Murano.
- VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza.
- VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. Excelente para combinar com Murano.
- VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. Excelente para combinar com Murano.
A ARTE DO VIDRO EM MURANO
A ilha de Murano é um centro da indústria de produção de vidro desde 1291, ano em que para aqui foram transferidas as fornalhas e os artesãos, por questões de segurança. A partir daí, a ilha de Murano desenvolveu-se, a sua população ultrapassou os 30 000, com uma sociedade próspera, que chegou a cunhar a sua própria moeda. Nos séculos XV e XVI, Murano era o maior centro de produção de vidro da Europa.
Esses dias de glória de Murano estão agora no passado, lutando como todos os negócios, com a concorrência barata de produtos chineses, mas a ilha de Murano continua a ter uma indústria activa, que exporta grande parte da sua produção e que enche as inúmeras lojas locais com peças de todas as cores e feitios.
Percorremos as ruas de Murano junto dos canais principais de Murano, também sempre com olho nas lojas pois queríamos levar uma recordação desta ilha de Murano tão característica. Existem ainda alguns palazzi dos tempos de maior exuberância em Murano, mas o que atrai os visitantes é sem dúvida a produção de vidro em Murano.
Passamos ao lado do Museu do Vidro de Murano (Museo Vetrario), no Palazzo Giustinian de Murano, com colecções de peças antigas e modernas, mas como não tínhamos muito tempo, já que tínhamos de seguir caminho para Burano e Torcello, decidimos não entrar.
Mais à frente, ao longo da Fondamenta Giustinian, encontramos naquele que é, sem dúvida, o edifício mais belo da ilha de Murano, a Basilica dei Santi Maria e Donato. Data do século XII, embora tenha sofrido restauro no século XIX, tem uma fachada colunada belíssima, junto ao Canal de San Donato. Demos a volta junto ao canal de Murano e entramos depois na Basílica de Murano. No seu interior, o chão em mosaicos, com representações geométricas e de animais reais e lendários, capta a atenção em Murano. Também aqui se nota a contribuição da indústria do vidro de Murano para estas belas imagens.
Estava na altura de seguirmos viagem no vaporetto, mas antes de irmos embora faltava algo que tínhamos procurado em Murano mas ainda não encontrado: um artesão a trabalhar o vidro de Murano. Em alguns sítios em Murano pediram-nos dinheiro apenas para assistir a uma demonstração, o que recusamos, mas mais à frente tivemos o privilégio de assistir a esta extraordinária técnica, vendo uma bela e colorida peça artística sendo construída a partir uma bola de vidro fundido. Fantástico! E ainda tivemos tempo de comprar a tal recordação de Murano…
Se pretende aprender melhor a arte de trabalhar o vidro em Murano esta excursão é para si. Com a ajuda de um artesão local de Murano vai aprender a trabalhar o vidro e criar peças deslumbrantes. Uma das excursões para fazer em Veneza mais originais e autênticas. Compre aqui a sua aula particular em Murano com artesão local
Agora sim, estávamos preparados para seguir caminho desde Murano. Venha o vaporetto…
ONDE DORMIR EM VENEZA PARA VISITAR MURANO
Seleccionamos alguns hotéis fabulosos em termos de localização, nas zonas melhores da cidade de Veneza para ficar quando visitar Murano. Estes são todos boas opções, uns apartamentos outros quartos de hotel ou em guesthouses familiares. Mesmo que não opte por nenhum destes, privilegie estas zonas (ou próximas). Geralmente, quanto mais se afastar do Grande Canal mais barato é. Em Veneza os alojamentos são um bocado caros, mas uma vez lá, vai perceber que faz parte da experiência da cidade. Se quiser mesmo desfrutar da cidade de Veneza, de dia e de noite, e aproveitar a energia e ambiente fabuloso que tem, deve mesmo ficar alojado nestas zonas. Vai amar.
- B&B Bloom Settimo Cielo
- Riva Palace Apartments
- Terrazza Rialto
- Residence Ca’ Foscolo
- Hotel Bartolomeo
- Leon Bianco on the Grand Canal
- Hotel Antico Doge
- B&B Ca’ Bonvicini
- Hotel Pensione Wildner
- Residenza Ca’ Malipiero
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e Murano. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para Murano. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana.
- VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Pode combinar também com Murano.
- ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma.
- VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália.
- VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo.
- VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma.
Olá Carla e Rui! Lembram-se onde viram o artesão a trabalhar o vidro (gratuitamente)? Conseguem indicar o local?
Delfina, era a caminho do porto para Torcello, provavelmente uns 300 ou 500 m antes, do lado direito do canal. Mais do que isso já não me lembro.
Ok, vou procurar 🙂 Grata, beijinhos