O Vesúvio é o único vulcão activo na Europa continental que teve uma erupção no século XX. O monte Vesúvio é um dos principais vulcões activos de Itália, juntamente com o Vulcão Etna, na Sicília, e o Stromboli, localizado na ilha homónima. O Vesúvio é mundialmente famoso por ter sido responsável pela destruição das cidades de Pompeia e Herculano em 79 d.C. O Monte Vesúvio continua a ser uma presença fascinante, numa zona com elevada densidade populacional, sendo que a actual cidade italiana de Nápoles se encontra a poucos quilómetros. Vamos então descobrir e visitar o Vesúvio.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se pretende visitar a Sicília com o monte Vesúvio não pode perder estes artigos
- VISITAR A SICÍLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar a ilha Sicília e o Vesúvio, veja este artigo. Desde o Etna, Catânia, Taormina e Palermo, passando pelas ilhas Eólias. Um roteiro cheio de dicas de para conseguir viajar de forma totalmente independente na Sicília. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- ROTEIRO PELOS VULCÕES DE ITÁLIA – Se pretende fazer um roteiro para visitar os vulcões de Itália veja este artigo. Desde o Etna, Vulcano, Stromboli até ao Vesúvio e Capri, há muitos vulcões de Itália para descobrir na Sicília. Um roteiro pelos vulcões de Itália cheio de dicas de alojamento e transporte para conseguir viajar de forma totalmente independente. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR CATÂNIA – Tudo o que precisa de saber para visitar a Catânia está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar a Catânia, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR TAORMINA – Tudo o que precisa de saber para visitar Taormina está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Taormina, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR ETNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Monte Etna, um dos vulcões da Sicília. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR AS ILHAS EÓLIAS – Um artigo bastante completo com dicas práticas para visitar as diferentes ilhas do arquipélago das Eólias com vários vulcões da Sicília. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR LIPARI – Se está a pensar visitar a ilha de Lipari, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Lipari. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR STROMBOLI – Se está a pensar visitar a ilha de Stromboli, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Stromboli. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR A ILHA VULCANO – Se está a pensar visitar a ilha de Vulcano, nas ilhas Eólias, encontrará neste artigo tudo o que necessita, nomeadamente dicas de alojamento, transporte para chegar e para se deslocar na ilha, restaurantes e o que ver e fazer em Vulcano. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR PALERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Palermo está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Palermo, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade da Sicília. Excelente para combinar com o Vesúvio.
As circunstâncias que rodearam a destruição de Pompeia (cidade romana) pelo Monte Vesúvio em 79 d.C., e a redescoberta das ruínas da cidade, levaram a que Pompeia se tornasse um dos locais históricos mais fascinantes do mundo, e subir o agora “adormecido” Monte Vesúvio tornou-se uma das actividades preferidas da maior parte dos visitantes de Pompeia.
Hoje, o Monte Vesúvio é uma grande atracção turística do sul de Itália, gerida pelo Parque Nacional do Monte Vesúvio, e subir ao seu topo, de forma a poder espreitar para a sua cratera, é algo que está acessível a quase qualquer um, e que é feito por milhares de pessoas todos os anos.
O Monte Vesúvio e a destruição de Pompeia
A estrutura do Monte Vesúvio faz dele o típico estratovulcão, isto é, um vulcão em forma de cone, formado pela deposição sucessiva de magma ejectado nas suas erupções efusivas. Exemplos semelhantes ao Vesúvio são o vulcão do Pico, nos Açores, e o Vulcão do Fogo, em Cabo Verde.
Quando a cidade romana de Pompeia estava localizada encostas do Monte Vesúvio, a região era já então uma zona com elevado risco vulcânico. Os tremores de terra eram frequentes, mas as terras eram férteis e o dinamismo da cidade fazia com que os seus habitantes pesassem bem os prós e contras de viver em Pompeia, na sombra do Monte Vesúvio.
No ano de 79, o Monte Vesúvio iniciou uma erupção explosiva, libertando grandes quantidades de lapíli (fragmentos sólidos de rocha basáltica, geralmente de tamanho entre 0,5 e 5 centímetros), que cobriram as ruas e telhados das casas de Pompeia. Os habitantes inicialmente pensaram que poderiam ultrapassar essa nova adversidade, mas a evolução da erupção do Monte Vesúvio iria provar-se fatal para Pompeia.
Pompeia seria então atingida por uma nuvem piroclástica do Vesúvio, um fluxo devastador composto por gás quente, cinza e pedra, que desceu as encostas do Monte Vesúvio a uma velocidade que pode ter atingido centenas de quilómetros por hora, deslocando-se rente ao solo, e entrando em Pompeia, preenchendo todos os espaços e destruindo tudo à sua frente. Estudos indicam que a temperatura da nuvem piroclástica do Monte Vesúvio em Pompeia terá atingido 250 °C, provocando a morte instantânea dos seus habitantes.
Os habitantes e construções de Pompeia foram então cobertos por diferentes camadas de piroclastos (cinza e pedra), emitidas pelo Monte Vesúvio, que soterraram por completo a cidade. Plínio, o Jovem, relatou a erupção, naquele que é o documento histórico mais importante sobre a erupção do Monte Vesúvio e a destruição de Pompeia. Aliás, é em sua honra, e reconhecendo a importância do seu relato, que a designação actual dada a um tipo de erupção vulcânica caracterizado por grande explosividade é “erupção pliniana”, na qual se enquadra, claro, o Monte Vesúvio.
Monte Vesúvio como atracção turística
Desde 79, o Monte Vesúvio entrou em erupção por diversas vezes, mas nunca com o poder destrutivo dessa erupção histórica (embora as erupções de 472 e 1631 tenham sido de grande magnitude). Em particular, no século XX, o Monte Vesúvio teve erupções em três ocasiões, sendo a última em 1944 (pode ver aqui imagens gravadas na altura). Esta última erupção do Vesúvio formou a cratera como se vê hoje, e destruiu uma das primeiras estruturas a ser ali montadas para efeitos turísticos, um funicular (curiosamente a popular canção “Funiculì, funiculà” foi escrita para celebrar a abertura desse funicular, em 1880). Não houve mais erupções desde 1944, e o Monte Vesúvio entrou em mais uma das suas características fases de “adormecimento”. No entanto, ninguém sabe quando o Vesúvio voltará a acordar, nem com que violência.
Aproveitando esta nova fase tranquila do Monte Vesúvio, o acesso à cratera do Vesúvio é bastante facilitado. Uma estrada asfaltada segue agora pelas encostas do Monte Vesúvio acima, até à altitude aproximada de 1000 m, sendo que no final da estrada se encontra uma pequena área (chamada Piazzale di Quota 1000), com um posto de controlo onde os bilhetes de entrada no parque do monte Vesúvio são verificados. A partir dali, o caminho é feito a pé, com um desnível vertical de cerca de 200 m, numa subida curta (cerca de 45 min) mas sempre inclinada até à borda da cratera do Monte Vesúvio.
NOTA PARA VISITAR O VESÚVIO: Quando chegar ao topo do Vesúvio, deve ter cuidado ao acercar-se dos miradouros e certificar-se que está bem apoiado e seguro ao tirar fotografias. Ainda recentemente, um turista americano deixou cair o telemóvel e ele próprio sofreu uma queda de vários metros ao tentar recuperar o telemóvel, acabando por ter de ser resgatado pelos guardas do parque.
DICAS PRÁTICAS PARA SUBIR O MONTE VESÚVIO
Subir o Monte Vesúvio é uma das actividades mais populares para quem visita Pompeia, um dos destinos turísticos mais populares no sul de Itália. Assim, é conveniente planificar adequadamente a sua subida ao Monte Vesúvio, de forma a optimizar o seu tempo e evitar contratempos.
1. Quando subir o Monte Vesúvio
O Monte Vesúvio pode ser visitado todo o ano, sendo que a hora de abertura é às 9.00h e a de fecho é às 18.00h (Julho-Agosto) e 15.00h (Inverno). No Verão as temperaturas no Vesúvio podem ser bastante elevadas e, embora o factor altitude diminua a temperatura, as sombras na subida à cratera do monte Vesúvio são inexistentes. Se subir o Monte Vesúvio no Verão, prepare-se com bastante água e protector solar.
2. Como comprar o bilhete de ingresso para subir o Monte Vesúvio
O bilhete de ingresso para subir o Monte Vesúvio só pode ser adquirido online através do site do Parque Nacional do Monte Vesúvio. Muitas pessoas (incluindo nós, infelizmente) chegam ao posto de controlo convencidas que os bilhetes do Vesúvio podem ser ali adquiridos, mas tal não é possível. Sendo assim, deve comprar antecipadamente o seu bilhete de ingresso para subir o Monte Vesúvio e não deve esquecer que, na época alta, os lugares são preenchidos rapidamente. Isto porque o Parque Nacional do Monte Vesúvio implementou uma estratégia de limitação de ingressos, sendo apenas possível entrarem 50 pessoas a cada dez minutos.
Quando comprar o bilhete online para o Vesúvio, deve indicar a hora a que quer iniciar a subida a pé. Pode passar pelo posto de controlo até meia hora antes, e hora e meia depois dessa hora marcada, mas depois disso não lhe será permitida a entrada (e não havendo reembolso).
3. Como chegar a Itália e ao Monte Vesúvio
3.1. Chegar a Itália
A melhor forma de chegar a Itália e ao Vesúvio é voar, e a principal cidade perto do Monte Vesúvio é Nápoles.
Pode encontrar aqui voos para Nápoles aos melhores preços.
Associado a um voo e a uma viagem, normalmente um problema a resolver é onde deixar o seu carro. Uma opção super prática é deixar o carro estacionado no aeroporto de origem, onde estará à sua espera quando regressar. É isso que costumamos fazer, como quando visitámos o Vesúvio.
Reserve aqui o estacionamento no seu aeroporto de origem.
Quando visitámos o Monte Vesúvio, voámos para a Sicília (para explorar o Vulcão Etna e as Ilhas Eólias), e depois apanhámos um ferry de Palermo para Nápoles.
Pesquise aqui os barcos que ligam a Sicília à parte continental da Itália.
3.2. Chegar ao Monte Vesúvio
Uma vez instalado no sul de Itália, para chegar ao Monte Vesúvio há duas opções, ou em transporte próprio, ou em transporte público. Se tiver veículo próprio, isso irá dar-lhe autonomia para visitar outros locais e cidades nas redondezas junto com o Vesúvio. No entanto, não é possível estacionar o carro junto ao posto de controlo. Veja aqui onde pode estacionar o seu carro perto do Monte Vesúvio e reserve o seu lugar.
Pesquise e reserve aqui o seu carro para a viagem a Itália e Monte Vesúvio.
No entanto, a maneira mais simples e com menos preocupação de chegar ao Monte Vesúvio é usar os transportes públicos, e combinar com uma visita a Pompeia. É possível chegar facilmente a Pompeia em transporte público, a partir de Nápoles ou Sorrento. A melhor forma é usar o comboio. A Circumvesuviana é uma rede urbana de 6 linhas ferroviárias que liga Nápoles a cidades nas suas redondezas, com início na Estação Napoli Porta Nolana e com centro logístico na Estação Napoli Garibaldi. A linha que serve Pompeia é que liga Nápoles à cidade de Sorrento. Deve sair na estação Pompei Scavi.
De acordo com a hora que escolheu quando comprou o bilhete para o Monte Vesúvio, deve apanhar um autocarro em frente à estação de comboio. A designação do autocarro é EAV e parte de hora em hora (aproximadamente). O primeiro autocarro para o Vesúvio sai às 9 h da manhã de Pompeia e o último que sai do posto de controlo é às 18.15 h. O autocarro para o Vesúvio custa 3.10€/pessoa e demora 50 minutos a chegar ao posto de controlo. Deve, assim, apanhar o autocarro para o Vesúvio que parte 1 hora antes da hora que tem marcada no seu bilhete. O bilhete de autocarro para o Vesúvio é adquirido no próprio autocarro.
NOTA PARA O VESÚVIO: Lembre-se de que quando entra no autocarro já tem de ter o bilhete de acesso ao cume do Monte Vesúvio comprado online. No posto de controlo não se vendem bilhetes para o Vesúvio nem há internet para poder comprar online.
4. Visitar o Monte Vesúvio em excursão guiada
Se não se quiser chatear com os detalhes de acesso aos locais e de organização da visita ao Vesúvio, visitar o Monte Vesúvio em excursão guiada, a partir de Nápoles ou Sorrento, é uma óptima opção, pois pode combinar Pompeia e o Monte Vesúvio num só dia sem preocupações.
ou
Reserve aqui o seu lugar numa excursão guiada ao Monte Vesúvio, a partir de Nápoles.
5. Onde dormir quando visitar Vesúvio
As melhores bases para se fixar quando visitar Pompeia e o Monte Vesúvio são as cidades de Nápoles e de Sorrento.
5.1. Onde ficámos alojados quando subimos o Monte Vesúvio
Nós ficámos alojados em Sorrento quando visitámos Pompeia e o Monte Vesúvio. Sorrento é uma pequena e belíssima cidade italiana localizada no extremo sul do Golfo de Nápoles, muito perto da ilha de Capri. Nós ficámos alojados na Sorrento Inn Guesthouse, uma excelente opção em pleno centro histórico de Sorrento, num quarto com mobília clássica e uma pequena varanda a dar para uma das ruas mais comerciais de Sorrento, a Via Fuoro.
Depois de visitarmos Pompeia e o Monte Vesúvio, no fim do nosso pequeno périplo pela Sicília, ilhas Eólias e sul de Itália, ficámos alojados em Nápoles, pois foi dali que apanhámos o voo de regresso para Portugal. Em Nápoles, resolvemos ficar alojados na zona junto à Estação Garibaldi, na Pomodoro B&B. É uma opção bem prática, simples mas limpa, com quartos espaçosos no terceiro andar de um prédio residencial, bem perto da Estação Garibaldi.
5.2. Onde se alojar em Pompeia
Em Pompeia e perto do Vesúvio, as opções de alojamento são variadas e nunca se encontram longe do sítio arqueológico das ruínas da antiga cidade romana.
- Na gama de preços mais razoáveis, pode escolher entre a Casa Pacifico B&B, o Hotel Piccolo Sogno, e o Palazzo Archeo.
- Excelentes opções de gama média são a B&B Pompei Hostel Deluxe B&B, o Pompei Central, ou a Residenza Madonna.
- Na gama mais alta, opte pelo Hotel Forum ou pelo Grand Hotel Royal, ou ainda pelo clássico Habita79 Pompeii – MGallery.
5.3. Outras opções de alojamento quando subir o Monte Vesúvio
Em Sorrento, as opções de alojamento são muitas e de excelente qualidade.
- Na gama de preços mais razoáveis, pode escolher entre a B&B Il Saraceno, o I colori di Sorrento, e o Al Parco Verde B&B.
- Excelentes opções de gama média são o Hotel Rivoli Sorrento, os Sorrento Flats, ou o La Magnolia Sorrento.
- Na gama mais alta, opte pelo Hotel Lorelei Londres ou pelo Bellevue Syrene, ou ainda pelo clássico Grand Hotel Excelsior Vittoria.
5.4. Alojamento em Nápoles
Nápoles é uma cidade grande, por isso tem muitas opções de alojamento, abrangendo todas as gamas de qualidade e preço.
- Na gama de preços mais razoáveis, pode escolher entre o Tric Trac Hostel, o La Controra Hostel Naples, e o Ostello Bello Napoli.
- Excelentes opções de gama média são a Residenza Flegrea ou o Dimora Augusteo, ou ainda o Relais Della Porta.
- Na gama mais alta, pode optar pelo Hotel Matilde – Lifestyle Hotel, o Santa Chiara Boutique Hotel, ou o Hotel Suite Ares.
6. Seguro de viagem para subir o Monte Vesúvio
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para viajar para o Monte Vesúvio. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc em Itália. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Vesúvio. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para o Monte Vesúvio.
Faça aqui o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se procura mais informação sobre seguros de viagem veja estes artigos:
- SEGURO DE VIAGEM IATI – Toda a informação que precisa para fazer um seguro de viagem da IATI está neste artigo, inclusive link para ter 5% de desconto numa viagem para os vulcões de Itália.
- SEGURO DE VIAGEM COM COBERTURA COVID 19 – Tudo o que precisa de saber para viajar com seguro que tenha cobertura Covid e inclusive cancelamento.
- UM SEGURO DE VIAGEM PARA TODO O ANO – Sabia que pode fazer um seguro de viagem que dá para todas as viagens que fizer nesse ano? Pois tudo o que precisa de saber está aqui.
- SEGUROS DE VIAGEM – IATI ou WORLDNOMADS? – Uma comparação entre os dois seguros de viagem mais populares em Portugal e que dão para ir aos vulcões de Itália.
- SEGURO DE VIAGEM PARA VOLTA AO MUNDO – Tudo o que precisa de saber para escolher um seguro de viagem para uma Volta ao Mundo.
7. Procedimentos de entrada e segurança em Itália
A partir de 1 de Junho de 2022, deixou de ser necessário, para entrar em Itália, apresentar qualquer certificado de vacinação, teste negativo ou de recuperação da doença Covid-19. Desde 1 de Maio de 2022 que também não é necessário preencher um formulário digital de localização de passageiros. Neste momento (Julho 2022), continua a ser exigido o uso de uma máscara FFP2 no voo para entrar em Itália e para se deslocar em Itália em transporte público (comboio, barco ou autocarro), embora mesmo esta medida começa a ser relaxada em alguns casos.
SUBIR E VISITAR O MONTE VESÚVIO
A subida ao topo do Monte Vesúvio é constante, por vezes íngreme, e o piso é um pouco irregular, sendo que o seu grau de dificuldade pode ser considerado moderado, embora curta. A subida do Vesúvio demora entre 30 a 45 minutos. Ou seja, desde que seja uma pessoa que não tenha problemas de locomoção, a subida ao topo do Monte Vesúvio é algo que fará sem problemas. Quando subimos ao Monte Vesúvio, havia crianças a fazê-lo (embora algumas mais pequeninas iam ao colo do pai) e também algumas pessoas com mais idade. Pessoas com mais peso poderão ter mais dificuldade em subir o Vesúvio, mas também existe uma corda ao longo do caminho que pode servir de apoio.
1. A subida ao Monte Vesúvio
Depois de passarmos no posto de controlo cerca de 25 minutos antes da hora marcada no nosso bilhete (16.30h), iniciámos a subida ao topo do Monte Vesúvio. O terreno é um pouco escorregadio, uma vez que é em terra e pequenas pedras, mas com algum cuidado a progressão é fácil. Lembre-se, deve sempre subir ao seu próprio ritmo, parando se necessário para recuperar o fôlego. E, claro, para desfrutar das vistas do Vesúvio!
Ao longo da subida do Vesúvio, as vistas para a baía de Nápoles são cada vez melhores. No entanto, só terá vistas da cratera quando chegar à borda da cratera do Vesúvio, já depois de ter passado por umas bancas a vender recordações.
2. A caminhada ao longo da borda da cratera do Monte Vesúvio
Depois de chegar ao primeiro miradouro com vista para a cratera do Monte Vesúvio, pode descansar um pouco e deliciar-se com a visão da enorme cratera, cuja forma actual se deve à erupção de 1944, com cerca de 300 m de profundidade e mais de 600 m de diâmetro.
Se tiver pouco tempo ou estiver muito cansado, a caminhada até ao topo do Monte Vesúvio poderia ficar por aí e poderia começar a descer. No entanto, não recomendamos isso, pois o Monte Vesúvio ainda tem mais a oferecer. Segue-se uma caminhada ao longo da borda da cratera do Vesúvio, sendo que é percorrido cerca de um quarto do perímetro total. O acesso ao resto da borda da cratera do Monte Vesúvio, a sua parte mais alta, está vedado aos visitantes.
3. Os miradouros da cratera do Monte Vesúvio
Ao longo da caminhada pela borda da cratera do Vesúvio, irá cruzar-se com vários miradouros que, do seu lado esquerdo, lhe permitirão ter diferentes perspectivas da cratera do Monte Vesúvio. Quando chegar ao topo do Vesúvio, deve ter cuidado ao acercar-se dos miradouros e certificar-se que está bem apoiado e seguro ao tirar fotografias. Ainda recentemente, um turista americano deixou cair o telemóvel e ele próprio sofreu uma queda de vários metros ao tentar recuperar o telemóvel, acabando por ter de ser resgatado pelos guardas do parque do monte Vesúvio.
Do seu lado direito irá ter vistas fabulosas sobre a baía de Nápoles e as cidades de Pompeia e Herculano. Irá, com certeza, parar várias vezes para tirar fotografias e selfies no Vesúvio, mas recorde-se que terá de fazer o caminho para trás e, como nós, pode ter de controlar o tempo, pois o último autocarro sai do posto de controlo às 18.15h.
4. O descanso no final da subida do Monte Vesúvio
No final da caminhada ao longo da borda da cratera do Monte Vesúvio, em ligeira subida, atingirá uma cabana onde se vende algumas recordações, mas onde poderá descansar com uma vista fabulosa, incluindo as ruínas da antiga Pompeia, e onde deverá beber um copinho de lemoncello, o licor típico da Península Sorrentina e da Costa de Amalfi. Isto para comemorar convenientemente ter chegado ao topo do Monte Vesúvio, o vulcão mais perigoso da Europa!
5. O Golfo de Nápoles
Diante de si, do topo do Monte Vesúvio, estende-se todo o Golfo de Nápoles, desde a Península Flegrea, a norte, com as ilhas de Procida e Ischia ao largo, até à Península Sorrentina, com a ilha de Capri. Uma visão digna dos deuses ali no Vesúvio!
6. A descida do Monte Vesúvio
Deverá então iniciar a descida do topo do Monte Vesúvio. Na descida deve redobrar os cuidados para não escorregar no piso incerto. O trajecto irá ser feito em bastante menos tempo, mas não deixe de desfrutar das vistas que agora se lhe deparam pela frente do Vesúvio.
7. A borda da cratera exterior do Monte Vesúvio
Ao descer do topo do Monte Vesúvio, para além das vistas aéreas de Nápoles, notará uma borda exterior, florestada, que corresponde a uma cratera mais antiga do Monte Vesúvio e que terá colapsado. Esta paisagem no Vesúvio faz lembrar um pouco a Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, em Cabo Verde.
8. O regresso a Pompeia
Depois de subir e descer do topo do Monte Vesúvio, é só esperar no posto de controlo pelo autocarro seguinte e descansar durante a viagem até Pompeia. Dali, poderá seguir para onde está alojado, ou então prosseguir com uma visita às ruínas da antiga cidade romana, a poucos quilómetros do monte Vesúvio.
Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar:
- VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- VISITAR A COSTA DE SORRENTO – Tudo o que precisa de saber para visitar a costa de Sorrento está neste artigo cheio de dicas práticas com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR A ILHA DE CAPRI – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Capri está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Capri, o que ver e fazer, roteiro de um dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na ilha italiana. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- VISITAR POMPEIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Pompeia está neste artigo que é obrigatório para quem quer visitar os vulcões de Itália. Excelente para combinar com o Vesúvio.
- SUBIR O VESÚVIO – Tudo o que precisa de saber para subir o mais mediático dos vulcões de Itália, o vulcão Vesúvio, está neste artigo.
- VISITAR FLORENÇA – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Florença está neste artigo, com o que ver e fazer, roteiro, dicas de transporte, alojamento, tours e excursões na cidade. Excelente para combinar com os vulcões de Itália, incluindo o Monte Vesúvio.
- VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar o Monte Vesúvio.
- VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. É excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma. É excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália, incluindo o Monte Vesúvio.
- VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. É excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. É excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza. É excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. É excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Excelente para combinar com o Monte Vesúvio.
- VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma. É excelente para combinar com o Monte Vesúvio.