VISITAR BURANO – O que ver e fazer na ilha colorida de Veneza

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

Burano é uma pequena ilha na lagoa de Veneza. A apenas 40 minutos de barco de Veneza (Fondamente Nuove) e a 10 minutos de Murano (Faro), Burano é uma ilha encantadora e que faz as delícias de qualquer fotógrafo ou visitante. Habitada tradicionalmente por pescadores, a povoação de Burano, tipicamente mediterrânea, foi pintada de forma bastante colorida. 

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

Visitar Burano ao largo de Veneza

Burano é uma ilha muito tradicional onde a prática de actividades ancestrais foram crescendo graças aos incentivos ao turismo. Na Piazza Galuppi, única na ilha de Burano, há imensas lojas tradicionais onde as anciãs vendem as famosas rendas de Burano, o principal artesanato local.

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

As rendas de Burano

A origem das rendas de Burano está envolta em mistério, sendo em geral atribuída a uma tradição marítima dos habitantes da ilha de Burano, já que parece que as mulheres aplicavam as mesmas técnicas que eram usadas para reparar as redes de pesca. O florescimento do comércio das rendas venezianas de Burano parece remontar ao final do século XV e, ao longo dos anos, foi ganhando fama internacional, inicialmente apenas como renda veneziana e mais recentemente como rendas de Burano. Raras e preciosas, tornaram-se apreciadas por várias famílias europeias e foram usadas em eventos importantes como na coroação de Richard III de Inglaterra (1483) e na coroação Louis XIV  (1643), sendo que este último usava alegadamente uma gola de renda de Burano que levou dois anos a bordar.

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

As rendas de Burano foram também usadas por vários membros da família Tudor, Catarina de Médici, Bianca Cappello e vários outros. Mas, a concorrência das rendas francesas levou ao declínio das rendas venezianas e de Burano e a actividade foi definhando progressivamente ao longo do século XVIII. A importação de tecidos chineses e indianos, desde o século XX, foi uma machadada na actividade laboral das rendeiras de Burano. Recentemente, a actividade turística veio revitalizar esta actividade e as rendas de Burano são cada vez mais procuradas.   

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

Explorar e visitar a ilha de Burano

Almoçámos na praça principal de Burano, numa pequena trattoria típicaburanella, onde nos deliciamos com uma magnífica pizza de gorgonzola e quatro queijos. Sim, nós somos verdadeiros amantes de pizza italiana e não perdemos uma oportunidade para nos deliciarmos com estes sabores mediterrânicos ali em Burano. Na mesma praça, existe a Igreja de San Martino Vescovo de Burano (que infelizmente estava encerrada) e que apenas contemplamos por fora.   

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália
Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália
Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

Visitar os canais de Burano

No entanto, apesar do comércio de Burano estar centrado em torno da praça principal e do museu, o grande atractivo da ilha de Burano são os seus pequenos canais ladeados de casas vivamente coloridas, muitas de forma geométrica. Passear nas pequenas e estreitas ruas da ilha de Burano é muito agradável e é um passeio que não deve ser perdido.  

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

ONDE DORMIR EM VENEZA

Seleccionamos alguns hotéis fabulosos em termos de localização, nas zonas melhores da cidade para ficar quando visitar Burano. Estes são todos boas opções, uns apartamentos outros quartos de hotel ou em guesthouses familiares. Mesmo que não opte por nenhum destes, privilegie estas zonas (ou próximas) pois é óptimo para depois visitar Burano. Geralmente, quanto mais se afastar do Grande Canal mais barato é. Em Veneza os alojamentos são um bocado caros, mas uma vez lá, vai perceber que faz parte da experiência da cidade. Se quiser mesmo desfrutar da cidade de Veneza, de dia e de noite, e aproveitar a energia e ambiente fabuloso que tem, deve mesmo ficar alojado nestas zonas. Vai amar.

Visitar a ILHA DE BURANO a partir de Veneza e descobrir um recanto colorido | Itália

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e Burano. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para visitar Burano.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Se vai viajar para Itália, estes são alguns dos artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISITAR ROMA – Tudo o que precisa de saber para visitar Roma está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Roma, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com Burano.
  • VISITAR MILÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Milão está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Milão, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana.
  • VISITAR VENEZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para visitar Veneza, o que ver e fazer, roteiro dia a dia, dicas de transportes, alojamentos e tours e excursões na cidade italiana. Excelente para combinar com Burano.
  • ONDE DORMIR EM ROMA – Os melhores bairros e hotéis para dormir na cidade de Roma.
  • VIAJAR EM ITÁLIA – Um artigo com um conjunto de dicas importantes para começar a preparar a sua viagem a Itália.
  • VISITAR O CARNAVAL DE VENEZA – Tudo o que precisa de saber sobre o Carnaval de Veneza está neste artigo cheio de dicas práticas para aproveitar Veneza nesta altura do ano. Excelente para combinar com Burano.
  • VISITAR MURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Murano, a ilha do vidro, desde Veneza. Excelente para combinar com Burano.
  • VISITAR BURANO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Burano, a ilha do colorida, desde Veneza.
  • VISITAR TORCELLO – Um artigo cheio de dicas para preparar a sua viagem à ilha de Torcello, a ilha mais antiga da zona de Veneza. Excelente para combinar com Burano.
  • VISITAR O VATICANO – Tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao Vaticano, quando visitar Roma, está neste artigo. Excelente para combinar com Burano.
  • VISITAR BERNINI EM ROMA – Tudo o que precisa de saber para fazer um roteiro pelas obras de Bernini quando visitar Roma.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.