VISITAR TORCELLO – Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
Praticamente abandonada numa pequena ilha desolada no seio da laguna de Veneza há uma catedral bizantina, construída sobre terrenos lamacentos e pantanosos. Outrora, um dos edifícios mais importantes do Império Bizantino, a basílica jaz hoje praticamente abandonada e longe dos olhares predadores dos milhares de turistas que chegam anualmente a Veneza. No entanto, foi aqui, nesta pequena ilha, hoje com pouco mais de 50 habitantes, que se iniciou o povoado de Veneza.
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
Durante a Antiguidade e Idade Média, toda esta região da laguna de Veneza era uma área inóspita, com poucas condições de salubridade e pouca atractiva para a fixação da população e por conseguinte o aparecimento de povoados. No entanto, uma população fugidia, na tentativa de se preservar das investidas bárbaras durante a Idade das Trevas, começou a rumar às ilhas no interior da laguna, um espaço para se resguardarem de um mundo cada vez mais “negro”.
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
Os povos bárbaros que vinham do leste da Europa e da Ásia, os Ostrogodos e Visigotos, entravam em Itália e com uma crueldade assinalável, subjugavam a população aos novos senhores do poder. As populações viviam em clima de medo já que a superioridade militar e estratégica dos bárbaros era evidente. O medo era tal, que a população de Torcello aumentou de tal forma que se tornou um dos principais refúgios da altura. Veneza, ou melhor Torcello, permaneceu por conquistar durante séculos pois nenhum império tinha interesse pelos territórios cheios de lama e pantanosos, já que as decrepitas condições de vida e a facilidade de propagação de doenças eram desencorajadores para a criação de cidades. Mas entre os séculos VII e XI, a população de Veneza (na altura Torcello) começou a crescer e atingiu cerca de 20 000 habitantes. Esta população fugia dos tempos difíceis que se viviam na Itália continental, em plena Idade Média, fruto das invasões bárbaras, e que pioravam de dia para dia. Apesar de Veneza nunca ter sido conquistada pelos impérios do Oriente, a população começou a aumentar e expandiu-se para a zona de Rialto para construir o que hoje conhecemos como Veneza.
  
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
Mas a natureza e as más condições de vida não davam tréguas. Nos séculos XI e XII, uma epidemia de malária quase levou a população das ilhas à extinção. Os anos passaram e Veneza foi crescendo novamente e prosperando, tendo a sua localização um papel determinante na sua história. Hoje, Veneza já não é Torcello. A maioria dos italianos e europeus já nem sabem que a cidade começou nesta pequena ilha. A história parece estar quase tão esquecida quanto aquela catedral, a Catedral de Santa Maria Assunta, fundada em 639, tão bem preservada e com mosaicos bizantinos dos séculos XI e XII. Torcello é hoje uma pequena aldeia rural. Com pouco mais do que campos verdejantes, vinhas, ovelhas a pastar e um canal que liga o porto de desembarque à catedral, passando pela ponte do Diabo, pela praça, museu e pela igreja de Santa Fosca.
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália
Subir ao campanillo da catedral é um oportunidade extraordinária para perceber que aqui, longe da Veneza dos postais ilustrados, nasceu uma das cidades mais bonitas do mundo. Outrora esquecida do resto da Europa, hoje Veneza está no imaginário romântico de quase todas as pessoas, no entanto, a maioria delas ignora que o local originário de Veneza continua esquecido e abandonado tal e qual como há tantos séculos atrás.
VISITAR TORCELLO - Antes de Veneza, havia Torcello | Itália

ONDE DORMIR EM VENEZA

Seleccionamos alguns hotéis fabulosos em termos de localização, nas zonas melhores da cidade para ficar. Estes são todos boas opções, uns apartamentos outros quartos de hotel ou em guesthouses familiares. Mesmo que não opte por nenhum destes, privilegie estas zonas (ou próximas). Geralmente, quanto mais se afastar do Grande Canal mais barato é. Em Veneza os alojamentos são um bocado caros, mas uma vez lá, vai perceber que faz parte da experiência da cidade. Se quiser mesmo desfrutar da cidade de Veneza, de dia e de noite, e aproveitar a energia e ambiente fabuloso que tem, deve mesmo ficar alojado nestas zonas. Vai amar.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.