Visitar TELAVIVE e o fim de uma grande viagem pelo Médio Oriente | Israel
Colocado em
Há pouco mais de dois meses, encontrava-me a relaxar numa praia de Telavive. Cidade moderna, transbordando hedonismo, Telavive contrasta imenso com as sociedades tradicionais e conservadoras que conhecemos ao longo desta viagem. Chegavam assim ao fim quase dois meses de um périplo pelo Médio Oriente, com um cheirinho já a casa: um Sábado passado na praia de Telavive, divididos entre banhos de mar e de sol, acabando a admirar um pôr-do-sol fabuloso, sentados numa esplanada de um restaurante-bar com música de fundo. Agora, dois meses depois de termos desembarcado no Porto, será talvez inevitável uma pequena reflexão acerca desta aventura Pelas Areias do Médio Oriente, mesmo sabendo que as imagens que ficam e aquelas que passam dependem, obviamente, daquele que as vivenciou.
Os factores físico e humano (os dois ramos da Geografia) sempre foram, para mim e para a Carla, o motor das nossas aventuras e esta não foi excepção. Parti do Porto rumo ao Cairo com grandes expectativas quanto aos nossos destinos. As paisagens deslumbrantes do deserto sempre me fascinaram e, durante o nosso percurso, não fiquei por uma vez desiludido. Apesar de termos estado praticamente sempre em terreno desértico, a verdade é que todos os desertos são diferentes: a textura da areia e terra, a coloração das rochas, o tom do céu e nuvens e, claro, o carácter dos seus habitantes. Desde a beleza hipnótica do grande mar de areia no Egipto Ocidental, até às planícies sem fim da Síria, passando pelos rochedos de Wadi Rum ou da Península do Sinai e pelas águas do Mar Mortoou do Mar Vermelho, esta viagem foi inesquecível na quantidade e qualidade das passagens naturais que tivemos o prazer de ver com os nossos olhos. E digo-o desta forma porque, por muito revolucionária que seja a fotografia e vídeo e a sua influência nas nossas vidas, a verdade é que nada substitui a experiência directa, o sentir na pele e ossos o que uma imagem nunca poderá transmitir, por muitos pixeis que possa ter.
Outra coisa que aprecio imenso e que retenho após as nossas viagens é a sensação real do espaço físico em que vivemos. Podemos conhecer o mapa-mundi de trás para a frente, saber de cor as fronteiras que os países fazem uns com os outros, mas só temos noção das distâncias e dos tempos quando percorremos o terreno. De Siwa a Palmira, percorremos por terra e mar milhares de quilómetros, atravessando 4 países, e só desta maneira pode nascer em nós um conhecimento real daquilo que é necessário andar e quanto tempo demora. Depois disto, já não é preciso decorar um mapa para saber. Nós estivemos lá!
Mas, tal como quem viaja sabe, as fronteiras não são físicas, mas sim políticas. Vivemos num mundo ditado por leis físicas, mas o homem por muitas mais. Rivalizando com a paisagem, temos sempre presente a diversidade cultural dos povos, por vezes chocante, outras vezes reconfortante. E numa época em que alguns agitam a bandeira do choque de civilizações e alertam para as suas consequências impossíveis de prever, nada melhor que conhecer um pouco melhor o outro lado. E neste aspecto, a cultura que fomos conhecendo ao longo da nossa viagem tem, como todas, um lado de luz e outro de sombra. Os mesmos que erigiram monumentos fabulosos, que criaram escolas de arte e ciências, que sabem receber os forasteiros e fazê-los sentir quase em casa, são os mesmos que mataram e escravizaram ao longo dos tempos, em nome de algo que não conheciam, e que hoje menosprezam metade da humanidade com base unicamente na diferença de género. Estou a falar deles, mas também podia estar a falar de nós. Somos diferentes? Sim. Mas também somos iguais.
Passando por locais cheios de história, pudemos absorver um pouco disso e enriquecer a nossa visão dos outros, e de nós próprios. Território disputado ao longo de milénios, só é possível perceber um pouco melhor as razões e os porquês indo lá, e percorrer as ruas das cidades, os campos, os locais religiosos e históricos. Calcorreando estas terras, desde o berço do Egipto até à Terra Prometida, fizemos o nosso Êxodo e pisámos a mesma terra que foi pisada por Homens e Deuses, a mesma terra testemunha de mensagens de paz e esperança, mas que absorveu o sangue e corpos daqueles que as ouviram mas não as compreenderam. Foi assim no passado, e é assim hoje. Como será o futuro?
Pessoalmente, devo dizer que tenho sempre prazer em voltar a casa. Onde quer que vá, lá no fundo nunca desligo das pessoas que gosto, dos ambientes e cheiros familiares e nunca, mas nunca, me senti como me sinto em casa. Talvez não seja um verdadeiro viajante! Mas ao mesmo tempo adoro viajar. Ou melhor, mais do que isso, adoro ter viajado. Adoro que tudo aquilo que vi e experimentei seja uma oportunidade única de perceber melhor o mundo em que vivo, saber que aquilo que me rodeia é apenas um grão de areia num vasto deserto. E, acima de tudo, viajar permite-me ir reconhecendo que, quanto mais pessoas e lugares conheço, só sei que nada sei. Telavive foi assim o fim de mais uma grande viagem.
Se vai visitar Israel e a Palestina estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA – Um artigo com a explicação dos conflitos que assolam o Médio Oriente nos territórios de Israel e Palestina. Um artigo de leitura obrigatória para quem viaja no Médio Oriente.
VISITAR JERUSALÉM – O nosso artigo sobre Israel e o que visitar na cidade que está na origem das três religiões monoteístas e que é o centro do conflito entre a Palestina e Israel há séculos.
VISITAR HEBRON – Um artigo sobre a nossa visita à cidade de Hebron, um dos locais mais perigosos na Cisjordânia, Palestina e da nossa experiência intensa na cidade.
VISITAR BELÉM – O nosso artigo sobre a visita à cidade de Belém, onde visitámos o local de nascimento de Cristo, o muro que divide Israel da Palestina e um campo de refugiados da ONU, construído em 1948 mas ainda em actividade.
VISITAR TELAVIVE – Um artigo cheio de dicas para visitar Telavive e explorar a capital de Israel.
VIAJAR EM ISRAEL E PALESTINA – Um artigo sobre os locais onde dormimos na Terra Santa, Israel e Palestina, durante a nossa viagem no Médio Oriente.
VISITAR MASSADA – Um artigo sobre a nossa visita a Massada, a maravilhosa fortaleza no deserto de Negev, na Cisjordânia.
VISITAR QUMRAM – Qumram é uma localidade na Cisjordânia, Palestina, onde foram descobertos os manuscritos do Mar Morto. O relato da nossa visita.
VISITAR TZFAT – A nossa visita à cidade de Tzfat, no norte de Israel, e próximo da fronteira com o Líbano.
VISITAR CESAREIA – Um artigo sobre a nossa visita às ruínas romanas de Cesareia, em Israel, cheio de dicas de viagem.
VISITAR JERICÓ E O MAR MORTO – Um artigo sobre a nossa experiência a visitar Jericó, as ruínas na margem do Mar Morto e a visita também ao mar.
VISITAR RAMALLAH – O artigo sobre a nossa a nossa visita à cidade que é capital da Cisjordânia e da Palestina.
FRONTEIRA ENTRE JORDÂNIA E ISRAEL – O nosso artigo sobre o cruzamento de fronteira por terra entre a Jordânia e Israel, na nossa viagem pelo Médio Oriente.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.