Visitar o MONTE DO TEMPLO, um paraíso no meio da cidade antiga de Jerusalém | Israel e Palestina

Visitar o MONTE DO TEMPLO, um paraíso no meio da cidade antiga de Jerusalém | Israel e Palestina
O Monte do Templo, de nome árabe Haram esh-Sharif, significa santuário nobre e é precisamente isso que os muçulmanos vêem neste local. Esta área dentro da Cidade Antiga de Jerusalém é o terceiro local mais sagrado para os muçulmanos, ja que alberga a Mesquita do Domo da Rocha, o sítio do Templo de Salomão (e mais tarde do Segundo Templo). Destruído pelos romanos, este local foi deixado em ruínas durante mais de 500 anos. Depois desse período os muçulmanos erigiram aqui a Grande Mesquita de Jerusalém, hoje designada Mesquita do Domo da Rocha já que no seu interior crê-se existir a rocha onde foi pedido a Abraão que sacrificasse Issac. Sendo assim, é um dos lugares mais sagrados para os judeus (fazia parte do Segundo Templo de Herodes). No entanto, este lugar e igualmente sagrado para muçulmanos já que se crê que foi daqui que Maomé fez a sua viagem nocturna. Para desgosto e frustração dos judeus o seu acesso não é permitido e mesmo os não muçulmanos já não podem entrar dentro da mesquita.
O MONTE DO TEMPLO, um paraíso no meio da cidade antiga de Jerusalém | Israel e Palestina
A magnificência arquitectónica da mesquita deixa-nos sem fôlego. Diria que os objectivos que estiveram na base da sua construção foram atingidos, já que se destinava a projectar a superioridade do Islão. Hoje, é um símbolo incontornável desta cidade e marca a alma do bairro muçulmano. Decorada com inúmeros painéis de azulejos multicoloridos, uma cúpula dourada coberta de folhas de ouro (doada pelo Rei Hussein da Jordânia) e exibindo versos do Corão gravados nos azulejos, a mesquita é o principal elemento arquitectónico dum recinto que alberga muitas outras atracções.Com o passar do tempo a mesquita foi rodeada por outros edifícios igualmente importantes no Islão como Madrassas (escolas mamelucas para o ensino do Corão), colégios, fontes públicas para ablução, arcadas e muralhas. Dentro do mesmo recinto existe ainda a Mesquita El-Aqsa (contemporânea da anterior), que permanece hoje como o principal local de oração muçulmana em Jerusalém. Infelizmente, também aqui não pudemos entrar mas pudemos ver do Monte das Oliveiras as enormes multidões que se juntavam na oração da tarde.
O MONTE DO TEMPLO, um paraíso no meio da cidade antiga de Jerusalém | Israel e Palestina
Entrar no recinto do Monte do Templo foi uma provação já que tivemos que enfrentar grandes filas e um sistema de segurança apertado (comemorava-se o Bar Mitzvah no Muro das Lamentações ao lado) mas valeu bem a pena já que a Mesquita Domo da Rocha é uma das obras muçulmanas mais bonitas que já vimos. Mesmo não tendo entrado lá dentro, a mesquita conquista-nos e sentimo-nos num lugar ímpar do mundo muçulmano (mesmo sabendo que do outro lado do muro da muralha os judeus oram virados para aqui).
O MONTE DO TEMPLO, um paraíso no meio da cidade antiga de Jerusalém | Israel e Palestina
E estranho. Percorrer Jerusalém é, no mínimo, estranho! Sentimo-nos transportados para os lugares mais sagrados das três religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo) com demonstrações fervorosas de todas elas. Aparentemente (e só aparentemente) todas vivem em harmonia numa das cidades históricas mais importantes do mundo.
O MONTE DO TEMPLO, um paraíso no meio da cidade antiga de Jerusalém | Israel e Palestina

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.