Visitar CESAREIA e as mais belas ruínas romanas | Israel
Colocado em
Entre Haifa e Telavive, a cidade romana de Cesareia debruça-se sobre o Mar Mediterrâneo. Considerada as maiores ruínas arqueológicas de Israel, as escavações que ocorreram nas décadas de 50 e 60 deixaram a descoberto um património ímpar neste país. A cidade foi fundada por Hérodes, no século I a.C., em homenagem ao imperador romano César Augusto, no que outrora tinha sido um porto fenício. As descrições dos historiadores falam numa mega cidade e durante muito tempo foram tidas como exageradas. No entanto, as últimas escavações mostram que poderá não ser assim.
Diz a lenda que S. Paulo terá partido de Cesareia para a sua viagem pelo mediterrâneo oriental e terá sido aqui que foi aprisionado e enviado para Roma.
A cidade apresenta uma muralha romana que circunda o porto marítimo e onde se localiza um templo virado para o mar – o palácio do rei Heródes, um anfiteatro, um hipódromo, um teatro e várias casas e edifícios públicos. O templo que outrora estava num promontório virado para o mar está praticamente desfeito e as ondas embatem no que resta do edifício. O teatro encontra-se bastante bem preservado e acolhe vários espectáculos de Verão como demonstram as infraestruturas modernas. Neste teatro escavado foi encontrada uma pedra, com partes de uma inscrição mencionando Pôncio Pilatos, Procurador da Judéia e o Tiberium (edifício em homenagem ao Imperador Tibério), que ele construiu.
Um pouco ao lado, um anfiteatro cujos lados oriental e setentrional estão bem preservados. O lado ocidental foi destruído pelo mar. Outrora, recebeu cerca de 8.000 espectadores e no século I ainda lhe foram acrescentados mais lugares, aumentando sua capacidade para 15.000. Os espectadores que se sentaram nesta arena puderam assistir a corridas de cavalo. Fora das muralhas e depois de termos caminhado um bom bocado para norte chegamos ao aqueduto romano que assegurava o abastecimento de água da cidade trazendo-a de fontes que se localizam a 9 km, perto do Monte Carmelo em Haifa. Hoje o aqueduto está praticamente enterrado pelas areias mas nalgumas secções expõem-se magnificamente no meio das praias.
A cidade romana terá caído em declínio e durante o período bizantino voltou a reflorescer. Terá por esta altura albergado uma biblioteca cristã com 30 mil manuscritos e sido um importante centro de estudos geográfico-histórico da Terra Santa. A Cesareia bizantina cresceu para fora das muralhas com habitações, igrejas e sinagogas.
Em 639, Cesareia foi conquistada pelos árabes e a cidade foi transformada numa área agrícola com uma muralha de 3 m de espessura.
Em 1101, os cruzados conquistaram a cidade. Aqui encontraram um relíquia… um vaso em vidro verde que consideraram ser o Santo Graal, o cálice usado por Jesus na Última Ceia. Levaram-no para Génova e colocaram-no na Igreja de S. Lourenço.
Depois de capturada por Saladino em 1187, reconquistada em 1191 por Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra, a cidade não parou de passar de mãos em mãos e, Luís IX, Rei da França, restaurou e fortificou Cesareia, em 1251, com uma muralha de 4 m da espessura e um fosso com 10 m de profundidade e 15 m de largura. Caindo às mãos dos Mamelucos em 1265, estes destruíram as fortificações e destruíram muitos dos edíficios da cidade.
O passado de Cesareia está marcado nas suas ruínas e testemunham uma história de guerrilha e prosperidade. Hoje, uma área de lazer floresce em torno das ruínas. Bares, restaurantes e salões de chá de luxo estão aí construídos. O local está cuidado mas o parque de estacionamento construído no meio das ruínas é, no mínimo, um atentado paisagístico.
Hoje começa o Shabbat e os transportes públicos terminam ao inicio da tarde. Pedimos aos empregados de um dos restaurantes para nos guardarem as mochilas e exploramos as ruínas e as praias circundantes durante a manhã de sexta-feira. Estava na hora de vir embora e apanhar o comboio a caminho de Telavive. À saída ainda descobrimos o local onde foi tirada a fotografia da capa do guia da Lonely Planet!
Se vai visitar Israel e a Palestina estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA – Um artigo com a explicação dos conflitos que assolam o Médio Oriente nos territórios de Israel e Palestina. Um artigo de leitura obrigatória para quem viaja no Médio Oriente.
VISITAR JERUSALÉM – O nosso artigo sobre Israel e o que visitar na cidade que está na origem das três religiões monoteístas e que é o centro do conflito entre a Palestina e Israel há séculos.
VISITAR HEBRON – Um artigo sobre a nossa visita à cidade de Hebron, um dos locais mais perigosos na Cisjordânia, Palestina e da nossa experiência intensa na cidade.
VISITAR BELÉM – O nosso artigo sobre a visita à cidade de Belém, onde visitámos o local de nascimento de Cristo, o muro que divide Israel da Palestina e um campo de refugiados da ONU, construído em 1948 mas ainda em actividade.
VISITAR TELAVIVE – Um artigo cheio de dicas para visitar Telavive e explorar a capital de Israel.
VIAJAR EM ISRAEL E PALESTINA – Um artigo sobre os locais onde dormimos na Terra Santa, Israel e Palestina, durante a nossa viagem no Médio Oriente.
VISITAR MASSADA – Um artigo sobre a nossa visita a Massada, a maravilhosa fortaleza no deserto de Negev, na Cisjordânia.
VISITAR QUMRAM – Qumram é uma localidade na Cisjordânia, Palestina, onde foram descobertos os manuscritos do Mar Morto. O relato da nossa visita.
VISITAR TZFAT – A nossa visita à cidade de Tzfat, no norte de Israel, e próximo da fronteira com o Líbano.
VISITAR CESAREIA – Um artigo sobre a nossa visita às ruínas romanas de Cesareia, em Israel, cheio de dicas de viagem.
VISITAR JERICÓ E O MAR MORTO – Um artigo sobre a nossa experiência a visitar Jericó, as ruínas na margem do Mar Morto e a visita também ao mar.
VISITAR RAMALLAH – O artigo sobre a nossa a nossa visita à cidade que é capital da Cisjordânia e da Palestina.
FRONTEIRA ENTRE JORDÂNIA E ISRAEL – O nosso artigo sobre o cruzamento de fronteira por terra entre a Jordânia e Israel, na nossa viagem pelo Médio Oriente.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os modos de transporte que usamos para viajar no Médio Oriente, cheio de curiosidades e momentos de humor.
VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo criado para responder à questão de se é seguro viajar no Médio Oriente. Veja tudo aqui.
ROTEIRO MÉDIO ORIENTE – O artigo com o roteiro que fizemos na nossa viagem no Médio Oriente, desde o Egipto, Jordânia, Síria, Israel e Palestina.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Ola, este roteiro que vocês fizeram em Cesareia foi todo com atrações abertas? Estou pensando em passar por Cesareia no sábado, descendo do norte, shabbat portanto, estou com receio do que poderemos visitar. Obrigada
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Ola, este roteiro que vocês fizeram em Cesareia foi todo com atrações abertas? Estou pensando em passar por Cesareia no sábado, descendo do norte, shabbat portanto, estou com receio do que poderemos visitar. Obrigada
Sim, foi. Era só entrar e passear. Cesareia é muito bonito, vale a pena visitar.