VISITAR A ISLÂNDIA – Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis a integrar num roteiro

Visitar a Islândia é fácil e um deleite, mas saber o que visitar na Islândia já é mais difícil, já que o país tem 1001 lugares de interesse que vale a pena integrar num roteiro. Saber o que visitar na Islândia, por si só, já é complicado, saber o que priorizar num roteiro, em função dos dias disponíveis para visitar a Islândia, pode ser ainda mais complexo.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Dicas para visitar a Islândia

A Islândia é um país de exageros e visitar a Islândia é sempre uma aposta ganha. Contudo, para lhe ajudar a preparar a sua viagem pela Islândia vamos partilhar consigo os melhores locais a conhecer na Islândia e a integrar no seu roteiro do que visitar na Islândia. Lembre-se que a Islândia tem muitos lugares maravilhosos para conhecer. Dificilmente os poderá conhecer a todos. Contudo, apaixone-se pela Islândia numa primeira viagem e, depois, regresse mais vezes para visitar a Islândia!

  • VISITAR A ISLÂNDIA – Um artigo base e obrigatório para preparar o seu roteiro de viagem na Islândia. É um artigo detalhado sobre os lugares a visitar na Islândia e os hotéis e tours que não pode perder.
  • ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
  • VIAJAR NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas de viagem para visitar na Islândia, alojamento, transporte, alugar de carro ou de alimentação para viajar na Islândia.
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

Se vai visitar a Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos quando visitar a Islândia.
  • QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia quando visitar a Islândia.
  • VISITAR JOKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jokulsarlón e a praia cheia de icebergs quando visitar a Islândia.
  • ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul quando visitar a Islândia.
  • VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem para visitar a Islândia.
  • SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo o que precisa de saber para ter uma boa viagem quando visitar a Islândia.
  • NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas.
  • VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo para o ajudar a visitar a Islândia.
  • VISITAR O GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle quando visitar a Islândia.
  • VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona quando visitar a Islândia.
  • VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo e imperdível quando visitar a Islândia.
  • VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas para visitar a Islândia.
  • VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo quando visitar a Islândia.
  • VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir.
  • VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais quando visitar a Islândia.
  • OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia.
  • GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo quando visitar a Islândia.
  • VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.

Seguro de viagem para quando visitar a Islândia

As autoridades da Islândia não exigem, para entrar ao país, ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares. Deve, no entanto, adquirir o seguro no seu país de origem, antes da viagem. Nós fizemos o seguro normal em Portugal.  Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para a Islândia. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

LUGARES A VISITAR NA ISLÂNDIA


Há mil e um lugares extraordinários a visitar na Islândia, contudo, aqueles que vamos partilhar consigo são os lugares que conhecemos ao longo das viagens que fizemos no país. Não se esqueça que para visitar a Islândia o ideal é alugar carro e alojar-se em pequenos hotéis ou quintas. Se for Verão, pode ser boa ideia alugar uma van ou acampar. Para saber mais sobre estas opções veja as nossas dicas para viajar na Islândia neste artigo aqui no blogue.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

1. Visitar Reykjavik quando visitar a Islândia

A Capital da Islândia é um lugar obrigatório a visitar na Islândia. Integre a cidade no seu roteiro ao visitar a Islândia. Idealmente, no final ou início da viagem mas não se esqueça, vale mesmo a pena. Dedique um dia a Reykjavik quando programar a sua viagem para visitar a Islândia.

Onde dormir quando visitar Reykjavik e a Islândia

Em Reykjavik há vários alojamentos standard onde pode ficar alojado quando viajar na Islândia. Aqueles que achamos que são as melhores opções são:

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

2. Visitar a Península de Reykjanes quando visitar a Islândia

A Península de Reykjanes tem alguns dos lugares mais interessantes da Islândia e que valem a pena integrar no seu roteiro para visitar na Islândia. São fáceis de visitar num dia desde Reykjavik já que a península fica bem próxima da capital da Islândia. Dedique um dia a Reykjanes quando programar a sua viagem para visitar a Islândia.

Os melhores lugares para se alojar e visitar a Península de Reykjanes, se preferir tranquilidade e ficar fora de Reykjavik são Grindaník e Vogar. Outra opção muito popular é a zona do aeroporto. Todas estas opções têm campings se estiver de van ou com tenda. Contudo, se viajar fora do Verão ou preferir mais comodidade estas são as melhores opções de alojamento

Alojamento perto da Blue Lagoon na Islândia em Vogar e em Grindavik

Alojamento perto do aeroporto Keflavik na Islândia

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

2.1. Visitar a Blue Lagoon na Islândia

A Blue Lagoon é um local obrigatório a visitar na Islândia. Sabemos que há muitas outras piscinas naturais na Islândia. Já fomos às de Myvatn e a várias piscinas e rios termais que existem no país mas, desculpem a nossa sinceridade, são todos diferentes. Não gostamos de dizer que é melhor ou pior, porque na diferença não há lugar para hierarquia. Contudo é importante saber que na Islândia não há mais nenhum lugar como a Blue Lagoon. Há, sim, muitos outros lugares igualmente deslumbrantes e que valem a pena conhecer e desfrutar quando visitar a Islândia. Idealmente de todos. Claro que muitas vezes temos que fazer escolhas. E, claro, nós também as temos de fazer. Mas nós não achamos que tirar a Blue Lagoon do roteiro para visitar a Islândia seja uma boa escolha.

2.2. Fazer o trilho da Blue Lagoon e da central geotérmica

Mesmo na entrada para a Blue Lagoon é possível fazer um pequeno trilho a pé que permite admirar as piscinas naturais da Blue Lagoon e a central geotérmica quando visitar a Islândia. Para fazer este trilho não é preciso pagar entrada na Blue Lagoon mas tem que estacionar o carro no mesmo parque. O parque é gratuito.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

2.3. Visitar o vulcão Fagradalsfjall quando visitar a Islândia

Esqueçam tudo o que sabem. Esqueçam tudo o que já viram no mundo. Esqueçam tudo o que já sentiram. Esqueçam sequer que existem. Porque ali, perante a força da natureza, não somos nada! A Terra é tudo! Poder testemunhar a formação do planeta Terra é das coisas que mais nos move. Sentir a grandeza da sua força. Sentir o quão vulneráveis somos. Sentir que não somos nada. Viajar também é isso. E ali, no vulcão Fagradalsfjall pode sentir a formação do planeta Terra e ver um vulcão activo. O vulcão esteve em erupção entre Março de 2021 e Setembro de 2021. Continua activo mas sem erupção, pelo menos quando escrevemos este artigo para visitar a Islândia. Contudo, em erupção, ou sem erupção, vale a pena visitá-lo e integrá-lo num roteiro para visitar a Islândia.

Para visitar o vulcão Fagradalsfjall tem que estacionar o carro. Há dois parques distintos mas o mais próximo de Grindavík é melhor para fazer o trilho B e, o parque seguinte, é melhor para o trilho C. O Trilho A foi ocupado já pelas lavas. O Trilho C leva-o à frente das lavas e, depois de subir a vertente, caminhando cerca de 4 km à frente da cratera do vulcão. O Trilho B leva-o até às escoadas de lava que saem pelo vulcão e aos vales cheios de lava. Nós fizemos os dois trilhos em dias diferentes e são imperdíveis quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

3. Visitar o Golden Circle na Islândia (Círculo Dourado)

O Golden Circle é um dos melhores roteiros para se fazer num dia desde Reykjavik quando visitar a Islândia. Há vários locais neste Golden Circle que vale a pena visitar e são exequíveis de serem feitos em apenas um dia. Eis os lugares a visitar na Islândia e no Golden Circle. Dedique um dia ao Círculo Dourado quando programar a sua viagem a visitar a Islândia.

Alojamento no Golden Circle (Círculo Dourado) na Islândia

No Círculo Dourado há excelentes opções de alojamento para todos aqueles que pretendem fugir da capital da Islândia e aproveitar a tranquilidade do espaço rural. O lugar mais popular para se alojar no Círculo Dourado é Selfoss.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

3.1. Visitar o Parque Nacional de Thingvellir

O primeiro parlamento democrático do mundo, criado pelos Vikings, em 930 a.C. e que tem uma vista deslumbrante sobre o rift foi ali. É um anfiteatro natural que amplificava os sons e permitia aos oradores serem ouvidos por toda a multidão que se juntava no parlamento. A paisagem é avassaladora e vale a pena a visita quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

3.2. Nadar entre duas placas tectónicas

O Parque Nacional de Tingvellir é o local onde se tocam as duas placas tectónicas, a norte-americana e a euroasiática. É ideal para fazer snorkel ou mergulho entre as placas tectónicas. Nós fizemos e recomendamos que experimente quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

3.3. Visitar o Geysir na Islândia

Geysir é o geyser que deu nome a todos os geysers. Outrora, dali saíam repuxos de água que chegavam a atingir mais de 80 metros de altura. E a expressão certa é mesmo “saíam” porque hoje já não saem. Infelizmente, foram os turistas os responsáveis por este desfecho já que lançavam pedras sobre a abertura, levando à sua obstrução.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

3.4. Visitar a Cascata de Gullfoss na Islândia

A cascata Gullfoss, no Círculo Dourado, uma queda de água monumental cujo nome significa cataratas douradas. Está longe da magnificência do Iguaçu ou de Niagara mas as mais famosas quedas de água da Islândia não desiludem nem o viajante mais experiente ali no Círculo Dourado. A queda tem 32 metros de altura e desaparece numa ravina apertada e deve inclui-la no seu roteiro para visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

3.5. Visitar a cratera de Kerid na Islândia

Um pouco à frente há a cratera de Kerio, um lugar interessante para visitar na Islândia. Esta cratera do Círculo Dourado impressiona por isso não deixe de a visitar.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4. Visitar o Sul da Islândia

O Sul da Islândia tem algumas das paisagens mais maravilhosas do país e que merecem, seguramente, uma viagem ainda que de poucos dias quando visitar a Islândia. Dedique um dia a fazer este percurso no sul da Islândia quando programar a sua viagem para visitar a Islândia.

Alojamento no sul da Islândia

O Sul da Islândia é uma área bastante vasta e há muitos lugares onde se pode alojar para a explorar. Há vários campings ao longo desta costa da Islândia, nomeadamente em Skogarfoss e Vik. Experimentamos os dois e recomendamos, embora o de Vik seja claramente um dos melhores da Islândia.

Algumas das melhores opções de alojamento rural no sul da Islândia são:

Alguns dos melhores alojamentos em Vik são:

As melhores opções de alojamento em Skogar e zona de Skogarfoss são:

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.1. Visitar o Lava Centre – Centro de Vulcanologia da Islândia

O Lava Centre é o centro de vulcanologia da Islândia e situa-se próximo da povoação de Hvolsvöllur. É um local de visita obrigatória quando visitar a Islândia para todos aqueles que querem perceber mais sobre os vulcões e o seu papel na formação do planeta Terra.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.2. Visitar a Cascata de Seljalandsfoss e a cascata de Nauthúsagil 

Esta é uma das cascatas mais belas da Islândia e obrigatória para conhecer quando visitar a Islândia. Vale a pena chegar ali cedo para evitar as multidões e fazer o trilho que passa por baixo da cascata. Faça também o trilho que leva à cascata de Nauthúsagil, outra preciosidade quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.3. Visitar a piscina termal de Seljavallalaug quando visitar a Islândia

A piscina termal de Seljavallalaug é um lugar de visita obrigatória quando visitar a Islândia. Durante o Verão, quando as águas estão mais quentes, as piscinas têm muita gente, por isso chegue cedo de manhã ou ao final da tarde. Na Primavera e Outono, a temperatura do ar arrefece as águas termais e estas são quentes mas as temperaturas rondam os 25ºC. Vale a pena um bom banho mas não conte com águas de 38ºC porque isso não vai encontrar. É água tépida.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.4. Visitar a Cascata de Íráfoss

A maravilhosa cascata de Íráfoss fica bem perto da estrada principal mas com tantas cascatas nas redondezas, a maioria das pessoas não a visita. A verdade é que faz mal porque é uma cascata maravilhosa e vale mesmo a pena fazer um pequeno desvio.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.5. Visitar a cascata de Skógafoss 

Esta cascata é impressionante pela sua altura (cerca de 50 m) mas também pelo seu enquadramento numa paisagem povoada por outras quedas de água vizinhas. É obrigatória quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.6. Visitar o glaciar Sólheimajökull quando visitar a Islândia

A língua glaciar de Sólheimajokull, estende-se quase até à estrada. De frente com o gigante de gelo que desce suavemente das alturas do manto de gelo, vêem-se enormes pedaços de gelo que, cobertos de cinza vulcânica, se confundem com as margens do rio. Dá para subir ao glaciar e caminhar quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.7. Visitar as planícies de outwash de Myrdalsjokull

Myrdalsjokull é o quarto maior campo de gelo da Islândia, com uma área de aproximadamente 700 quilómetros quadrados, e com uma profundidade de gelo a atingir os 750 m! Da estrada vêem-se os rios a desenhar-se nas planícies de outwash do glaciar. Repare neste pormenores quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.8. Visitar o avião de Sólheimasandur Plane Wreck quando visitar a Islândia

Meia duzia de quilómetros à frente da Skogafoss está o parque de estacionamento para aceder ao trilho que leva ao Sólheimasandur Plane Wreck, um avião despenhado nas praias negras da Islândia. Para lá chegar há que caminhar cerca de 40 minutos a uma hora, para cada lado. Contudo, se estiver cansado, entre as 10h e as 17h há um camião que faz o percurso por 10€/pessoa por trajecto. Vale a pena espreitar quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.9. Visitar Dyrhólaey quando visitar a Islândia

Dyrhólaey é um promontório famoso pelas suas formações rochosas, pelas praias de areia negra e pela observação privilegiada de pássaros quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.10. Visitar Reynisfjara quando visitar a Islândia

Reynisfjara, um pouco mais a leste, é uma praia com um impressionante com uma língua de areia negra com um meandro de um rio. Se tiver sorte pode ver focas ali quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.11. Visitar a Black Sand Beach

Um pouco à frente está o conjunto de colunas basálticas, não faltando as grutas e mais pássaros nas falésias. É conhecida por Black Beach e é obrigatória conhecer quando visitar a Islândia. É uma das formações rochosas mais interessantes do país.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.12. Visitar Reynisdrangur

A completar o cenário, erguem-se duas formações rochosas ao largo, de seu nome Reynisdrangur, que espreitam na neblina. Ali há formação de ondas gigantes por isso tenha especial cuidado e não se aproxime muito da água quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.13. Visitar Vik na Islândia

Na bonita cidade de Vik pode-se ter uma bela vista panorâmica, a partir do seu cemitério (acima da igreja). Ali há um camping maravilhoso para quem quer acampar. Nós acampámos ali numa das vezes que viajámos na Islândia, de van, em Setembro de 2021. Se decidir seguir viagem não deixe de parar na cidade para almoçar, fazer compras ou espreitar a praia e a igreja. É a maior cidade que vai encontrar quando visitar o sul da Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.14. Visitar os campos de lava de Myrdalssandur quando visitar a Islândia

O imenso campo de lava de Myrdalssandur é resultante das erupções do vulcão Katla. É uma extensão desolada e sem vida, enorme (aproximadamente 700 quilómetros quadrados), estendendo-se até ao horizonte lava retorcida nas mais diferentes formas, agora cobertas de musgo. É um lugar que os locais acreditam ser assombrado e a verdade é que, com o nevoeiro que se fazia sentir, o ambiente era mesmo fantasmagórico! Se ainda não viu a série da Netflix Katla, não perca. É sobre este local maravilhoso que vai ver quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.15. Visitar os prismas basálticos hexagonais de Kirkjugolf

Esta é uma formação natural de origem vulcânica, um chão de prismas basálticos hexagonais, cujo nome, Kirkjugolf, vem do facto de que no passado foi confundido com o chão de uma igreja. É perto da cidade de Kirkjubaejarklaustur.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

4.16. Visitar o Canhão de Fjaðrárgljúfur quando visitar a Islândia

O Canhão de Fjaðrárgljúfur é um lugar surreal, onde os ribeiros talham um vale completamente novo e que nasce na frente dos nossos olhos. O canhão é verdadeiramente avassalador e vale a pena o pequeno desvio quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5. Visitar Vatnajokull quando visitar a Islândia

A região de Vatnajokull é uma das regiões mais bonitas da Islândia e vale a pena explorá-la com algum tempo. O ideal é dedicar a esta zona pelo menos dois dias de viagem para poder usufruir de tudo o que ela tem para lhe oferecer quando visitar a Islândia.

Onde dormir na zona de Skaftafell e do glaciar de Vatnajokull

Em Vatnajokull as melhores opções de alojamento estão em Skaftafell e Hof. Esta é a melhor zona para assentar base. Contudo, nesta zona também há alguns alojamentos em locais mais isolados e verdadeiramente avassaladores. Skaftafell tem um bom camping mas existem outros também na zona de Vatnajokull. Na zona de Jökulsárlón também há vários alojamentos mas as melhores opções estão na zona entre Reynivellir de Hofn.

As melhores opções de alojamento em Skaftafell e Hof são:

As melhores opções de alojamento em Hofn são:

As melhores opções de alojamento na zona de Jökulsárlón são:

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.1. Assentar base em Skaftafell

Skaftafell é a povoação ideal para servir de base para explorar a área de Vatnajokull quando visitar a Islândia. Tem um belíssimo camping com infraestruturas para vans e tendas e várias opções de alojamento. As opções de alojamento não são muitas nem muito económicas por isso, recomendamos que reserve o quanto antes de forma a não ficar sem opções ou opções que não se enquadram no seu orçamento de viagem. Tem vários locais também para fazer refeições.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.2. Visitar o glaciar Skaftafellsjokull quando visitar a Islândia

O glaciar Skaftafellsjokull em Vatnajokull é aquele que termina a cerca de 1 km da povoação de Skaftafell. É a primeira língua glaciar em que pode aproximar-se do maior campo de gelo fora dos pólos.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.3. Visitar o Parque Nacional de Vatnajokull

O gigantesco  glaciar de Vatnajokull divide-se em várias línguas glaciares que descem a montanha mais alta da Islândia (que se encontra escondida debaixo do gelo). Esta é a área do Parque Nacional de Vatnajokull. Das cerca de 30 línguas glaciares que fluem do Vatnajokull há três que atraem imensos turistas, quer pela sua beleza, quer pela sua acessibilidade, são elas: Skaftafellsjokull, Breidamerkurjokull e Jokulsarlon.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.4. Caminhar no glaciar de Vatnajokull quando visitar a Islândia

Uma das actividades que não pode perder quando visitar a Islândia é caminhar sobre o gelo glaciar no Parque Nacional de Vatnajokull. Pode fazê-lo em tour, de forma a poder ter material adequado, como crampons, guia e poder entrar mesmo no gelo e conhecer algumas das suas particularidades, como por exemplo pequenas grutas. Pode, no entanto, também caminhar no glaciar perto das moreias. Contudo, sem guias, não se aventure no glaciar já que este tem crevasses, fendas, que podem ser perigosas.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.5. Fazer escalada no gelo no Vatnajokull quando visitar a Islândia

Se gosta de aventura, esta é obrigatória quando visitar o Parque Nacional de Vatnajokull e visitar a Islândia. Trata-se de fazer escalada no gelo e experimentar ascender paredes verticais de gelo glaciar, usando crampons e piolets. Um must do quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.6. Visitar a cascata de Svartifoss quando visitar a Islândia

Em Skaftafell há alguns trilhos maravilhosos, nomeadamente um que permite ver a cascata de Svartifoss, uma queda de água numa parede de prismas basálticos. É um espectáculo digno dos deuses quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.7. Explorar as grutas do glaciar Vatnajokull

Se os gelos glaciares por si só não fossem suficientes para a espectacularidade deste local, há que referir que por baixo de Vatnajokull existem vários vulcões e lagos vulcânicos que ocasionalmente originam inundações devido ao degelo do glaciar provocado pelo calor vulcânico de erupções do Vatnajokull, tal como aconteceu em 2004 e 2010. No inverno pode fazer tours nas grutas glaciares. A época começa em Outubro e acaba em Abril e são imperdíveis se viajar na Islândia no Inverno.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.8. Visitar a Lagoa de Fjallsárlón quando visitar a Islândia

Uma das lagoas depois de sair de Vatnajokull é a lagoa de Fjallsárlón, onde os icebergs “calving” (caem por desprendimento) do glaciar de Fjallsjokull e preenchem a lagoa. Esta lagoa é bastante mais pequena do que a de Jokulsárlón mas tem uma grande vantagem, que é conseguir apreciar o glaciar, a lagoa e os icebergs mesmo de frente. Percorra um pouco das margens da lagoa a pé quando visitar a Islândia.  

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.9. Visitar a lagoa de Jokulsárlón e Breidarlón

Breidarlón é outra grande lagoa antes de chegar a Jokulsárlón e que vale a pena parar quando visitar a Islândia. A Lagoa de Jokulsárlón é uma das mais maravilhosas da zona com vários icebergs à deriva nas águas geladas. Explore o local e desfrute desta paisagem maravilhosa e invulgar ali em Jokulsárlón quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.10. Visitar a Diamont Beach (praia diamante)

A Diamont Beach, ou praia diamante, é uma praia de areia negra pontuada por icebergs cristalinos e obrigatória quando visitar a Islândia. É uma das paisagens mais invulgares da Islândia. Vale a pena explorá-la e passear-se, descobrindo e procurando as focas que andam por ali entre o gelo. É um passeio belíssimo quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.11. Fazer um passeio de barco na lagoa de Jokulsárlón quando visitar a Islândia

Não pode sair de Jokulsárlón sem fazer um passeio de barco na lagoa entre os blocos de icebergs. Este passeio é muito popular por isso marque com antecedência quando decidir visitar a Islândia, para depois não ficar com a pena.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.12. Visitar Hofn quando visitar a Islândia

A povoação de Hofn é uma vila pesqueira, com um industria piscícola importante e que vale a pena conhecer e parar quando visitar a Islândia. É a porta de entrada para uma área da Islândia menos turística e mais popular.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

5.13. Comer sopa de lagosta no Hafnarbudin quando visitar a Islândia

Quando passar por Hofn não perca a oportunidade de provar a sopa de lagosta servida no pão num boteco perto do porto. Chama-se Hafnarbudin e vale mesmo a pena experimentar quando visitar a Islândia. Não é caro e é muito bom. É um local onde comem os populares.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6. Visitar os Fiordes Orientais da Islândia

Os fiordes orientais da Islândia são uma das zonas menos visitadas do país porque implica dar a volta à ilha na Ring Road, a nacional número 1. Porém, se tiver tempo, vale mesmo a pena, para passar da parte sul para o norte da Islândia. Para visitar esta área da Islândia necessita de um dia no seu roteiro.

Onde dormir nos Fiordes Orientais da Islândia

Há várias localidades onde pode dormir nos Fiordes Orientais pois também há vários fiordes. O fiorde mais bonito e mais popular é o fiorde de Seydisfjördur. Para esse, mostramos-lhe várias opções de alojamento. Em Seydisfjördur ficamos alojados também no camping. É bom mas no Verão é muito confuso e está completamente cheio.

Algumas das melhores opções de alojamento em no Fiorde Seydisfjördur

Algumas das melhores opções de alojamento nos Fiordes Orientais:

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.1. Fiorde de Berufjordur quando visitar a Islândia

Vindos de oeste, o primeiro dos fiordes orientais da Islândia que se nos apresenta é o Berufjordur, com a cidade de Djupivogur sediada na sua extremidade sul.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.2. Visitar a povoação de Djupivogur quando visitar a Islândia

Djupivogur é uma vila piscatória por excelência nos fiordes orientais da Islândia. Na realidade, é o porto mais antigo dos fiordes de leste, existindo desde o século XVI. Não tem grandes atracções por si só para visitar na Islândia, mas tem um conjunto de infraestruturas bastante boas. O porto é um bom local para se passear um pouco, absorver o ambiente tranquilo e admirar a arquitectura em madeira de algumas casas tradicionais nos fiordes orientais da Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.3. Visitar o vale de Breidalur e povoação de Breidasvik

Um dos vales mais abertos da Islândia, Breidalur, e pela pequena vila de Breidasvik, são lugares pitorescos nos fiordes orientais que pode explorar quando visitar a Islândia. Não existem pontes que atravessem entre vales, nem serviço de ferries, por isso não há outra opção senão seguir as curvas recortadas da costa da Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.4. Visitar as povoações de Fáskrufjordur e de Reydarfjordur

Na margem sul dos fiordes orientais está Fáskrufjordur e um pouco à frente a cidade de Reydarfjordur, no início do fiorde homónimo. Vale a pena o desvio para conhecer quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.5. Visitar o fiorde de Egilsstadir quando visitar a Islândia

Este é um pequeno fiorde no leste da Islândia e que vale a pena espreitar a caminho de Seydisfjordur quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.6. Visitar Seydisfjordur nos fiordes orientais da Islândia

A estrada nos fiordes orientais da Islândia que desce para Seydisfjordur é extraordinária. Permite completar o quadro dos fiordes orientais da Islândia, a paisagem do fiorde e da vila em baixo. Este é o mais belos fiordes da Islândia, Seydisfjordur é mesmo o mais bonito dos fiordes orientais e obrigatório de ver quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.7. Visitar a Cascata de Hengifoss quando visitar a Islândia

A cascata de Hengifoss é a segunda queda mais alta do país e localizado nas margens do maior lago da Islândia, Lagarfljot. É preciso fazer uma caminhada vertente acima para lá chegar. A subida é por vezes íngreme, mas a paisagem circundante atenua o esforço, assim como o facto de que o último objectivo estar quase sempre presente no horizonte.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

6.8. Visitar a Cascata de Lítlanesfoss quando visitar a Islândia

A meio do caminho no trilho para Hengifoss, no vale encaixado do rio, surge uma outra belíssima queda de água, Lítlanesfoss, rodeada de formações espectaculares de colunas basálticas. Maravilhoso este lugar para aproveitar quando visitar a Islândia. 

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7. Visitar o norte da Islândia de Myvatn e Akureyri

O Norte da Islândia é um dos lugares mais incríveis do país e para visitar na Islândia mas, para lá chegar precisa de tempo. Pode optar por dar a volta à ilha ou por aceder desde Reykjavik quando visitar a Islândia. Contudo, independentemente da sua opção, para explorar os lugares a visitar no norte da Islândia que partilhamos aqui precisa de pelo menos três dias no seu roteiro a visitar a Islândia.

Onde dormir em Myvatn, Akureyri e no norte da Islândia

No norte da Islândia há imensos locais onde pode assentar base para explorar a região. Os mais populares são Myvatn e Akureyri mas há outros como a zona de Husavik.

Algumas das melhores opções de alojamento em Myvatn

Algumas das melhores opções de alojamento em Akureyri

Algumas das melhores opções de alojamento em Husavik

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.1. Visitar a Cascata de Goddafoss quando visitar a Islândia

A oeste da cidade de Reykjahlid, encontra-se a cascata de Goddafoss, que se distingue por ser bastante larga e na realidade composta por várias quedas, lado a lado. São muito bonitas e merecem de certeza o curto percurso a pé para lá chegar, uma vez que a estrada nº 1 passa mesmo ao lado.  

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.2. Visitar a cascata de Dettifoss e cascata de Selfoss

A leste de Reykjahlid, encontra-se a que é provavelmente a mais impressionante queda de água que já presenciamos, de seu nome Dettifoss. Dettifoss é a queda com maior caudal da Europa (cerca de 200 metros cúbicos por segundo), mas para além disso tem uma outra queda ligeiramente a montante (Selfoss) que faz com que a água chegue ali a Dettifoss com uma velocidade já considerável. Acrescente-se o facto de que se pode aproximar a alguns metros das toneladas de água revolta que caem estrondosamente e temos um cocktail perfeito para impressionar quem quer que seja em Dettifoss.  

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem
VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.3. Visitar a cratera de Leirhnjúkur em Krafla

Esta região da Islândia, Krafla, é uma das que tem maior potencial energético proveniente do calor do interior da Terra. Uma das coisas mais surreais que vimos em Krafla foi um chuveiro de água quente no meio do nada, simplesmente abastecido pela água proveniente da actividade geotermal de Krafla. Ainda cheirava a terra molhada quando entramos em Leirhnjúkur, a cratera vulcânica de Krafla, o vulcão que assolou a Islândia no século XVIII. Leirhnjúkur é um dos lugares mais fantásticos que visitámos na Islândia e em Krafla. Leirhnjúkur em Krafla é verdadeiramente impressionante mas para se ter a noção real do que ali existe é preciso deixar o carro no parque e fazer um trilho de cerca de 3 km pela zona da cratera do Krafla e pelas escoadas de lava solidificadas.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.4. Visitar a Cratera de Víti no norte da Islândia

A cratera de Víti com mais de 300 m de diâmetro esconde no seu interior um bonito lago vulcânico de águas negras em Krafla.  

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.5. Visitar a cratera de Hverir

O vulcanismo de Krafla não ia ficar por ali, vale a pena visitar a cratera de Hverir, uma paisagem lunar de tons alaranjados e pasteis, com fumarolas, lagoas sulfurosas e caldeirões de lama. É maravilhoso!

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.6. Visitar Dimmuborgir em Myvatn

O campo de lava de Dimmuborgir em Myvatn, tal como os locais o designam, é um conjunto de castelos e torres negras criadas pela lava de um vulcão há 200 anos. Entre neste campo de lava e fomos percorrendo a pé alguns dos seus trilhos que permitem conhecer a região de Myvatn.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.7. Visitar Skútustadir em Myvatn

Skútustadir, também na região de Myvatn, é a porta de entrada para explorar as pseudocrateras do sul do lago Myvatn. De todas as margens do lago Myvatn é possível contemplar pseudocrateras vulcânicas no interior e na borda do lago. No entanto, na área de Skútustadir, há imensas pseudocrateras contínuas, sendo possível subi-las e desce-las, explorando o lago e toda esta paisagem particular de Myvatn. Estas crateras de explosão de gás foram criadas aquando da passagem de lava fundida pela área do lago.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.8. Visitar a cratera de Hverfell no norte da Islândia

Mas a verdadeira cratera vulcânica da região de Myvatn é Hverfell, criada há 2700 anos por uma erupção cataclísmica, com uma forma perfeitamente cónica e simetricamente circular. A cratera de Hverfell domina completamente a paisagem de Myvatn. É possível subir os 463 m de altitude e alcançar a borda da cratera, contemplando o lago Myvatn de um lado e o interior da cratera do outro.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.9. Visitar os banhos termais de Myvatn

Não perca a oportunidade de experimentar as águas termais da região de Myvatn. É semelhante à Blue Lagoon mas com menos glamour.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.10. Visitar a gruta de Grjótgja na Islândia

Não perca a oportunidade de ir à deslumbrante gruta de Grjótgja, em Myvatn, quando visitar a Islândia. É um lugar mágico certamente habitado por trolls e elfos. Ali a água é muito quente para ir a banhos mas o lugar é maravilhoso.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.11. Visitar Akureyri quando visitar a Islândia

Akureyri é uma lufada de ar fresco para aqueles que, viajando pelo norte rural do país, anseiam por um ambiente mais citadino e cultural. Akureyri não fica aquém dessas expectativas, exibindo um ambiente moderno, com muita população jovem que se passeia nas ruas, bons cafés e restaurantes, cinema, alguns museus, e uma bonita marginal junto às águas do fiorde Eyjafjordur.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.12. Ver baleias em Husavik quando visitar a Islândia

Husavik é a cidade certa para quem quer fazer observação de baleias quando visitar a Islândia. Dirija-se à agência local de observação de baleias que escolheu e embarque para a baía de Husavik para tentar observar os “gigantes gentis”.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.13. Var baleias em Dalvik quando visitar a Islândia

A Islândia é um país privilegiado para a observação de baleias e a zona norte do país oferece condições excepcionais para a sua observação durante os meses de Verão. Dalvik, a apenas 70 km de Akureyri é um local extraordinário para o fazer. Esta área da Islândia é muito menos turística, ainda mais rural e isolada, mas igualmente bela e deslumbrante para explorar quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

7.14. Visitar a gruta de Lofthellir quando visitar a Islândia

Numa paisagem vulcânica como a islandesa, uma das formações naturais mais interessantes que se pode visitar é uma gruta de lava e gelo como em Lofthellir. Ao contrário das suas congéneres calcárias ou graníticas, as grutas de lava são, como o seu próprio nome indica, não só constituídas por lava solidificada, mas também são formadas pelo fluxo de lava quente no interior de lava mais antiga. Depois da lava passar, forma-se um espaço amplo que, se resistir estruturalmente ao arrefecimento das rochas, formará uma gruta de lava. A mais impressionante a ver quando visitar a Islândia é a gruta de Lofthellir.  

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8. Visitar a Península de Snaefellsnes e região Oeste da Islândia

Na parte ocidental da Islândia há uma pequena península cheia de motivos encantadores para ser descoberta quando visitar a Islândia. É a Península de Snaefellsnes. Se pretender visitar a região saiba que o ideal é ter dois dias do seu roteiro para o fazer.

Onde dormir na Península da Snaefellsnes e na parte oeste da Islândia

Há vários locais onde pode dormir na Península de Snaefellsnes quando visitar a Islândia, mas as melhores opções para explorar a região oeste da Islândia. Os locais mais populares são Stykkishólmur, Borgarnes e Reykholt.

Algumas das melhores opções para se alojar em Stykkishólmur

Algumas das melhores opções para se alojar em Borgarnes

Algumas das melhores opções para se alojar em Reykholt

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.1. Visitar a Península de Vatnsnes

A Península de Vatnsnes é um óptimo local para tentar observar focas ao longo da costa quando visitar a Islândia, e a verdade é que elas estão lá, mas a uma distância segura dos turistas ocasionais, deitadas em rochas ao largo. Leve lentes e binóculos.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.2. Visitar a Península de Snaefellsnes quando visitar a Islândia

A Península de Snaefellsnes é um bom destino que pode ser feito a partir da capital quando visitar a Islândia, sendo uma amostra do que a Islândia de melhor tem para oferecer. Para nós, a Península de Snaefellsnes era uma paragem obrigatória no nosso circuito à volta do país.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.3. Visitar Stykkishólmur quando visitar a Islândia

Stykkishólmur é uma pequena povoação na Península de Snaefellsnes mas excelente para servir de base para explorar a região quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.4. Fazer um passeio de barco em Breidarfjordur

Este é um circuito de cerca de duas horas e meia de barco insuflável rígido pelo fiorde a norte da Península de Snaefellsnes, Breidarfjordur, e as suas inúmeras ilhotas, ricas em várias espécies de aves e exibindo diferentes formações de origem vulcânica, incluindo impressionantes colunas basálticas.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.5. Ver o pôr do sol na ilha de Súgandisey

Perto do porto de Stykkishólmur pode observar-se bonitas cores no céu ao pôr do sol a partir do farol da ilha de Súgandisey, acessível a partir do porto na Península de Snaefellsnes.    

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.6. Visitar o campo de lava de Berserkjahraun e a carne de tubarão

No campo de lava de Berserkjahraun visite a quinta de Bjarnarhofn, onde se encontra um invulgar museu que detalha o processo de fermentação e cura de carne de tubarão, feito na própria quinta, juntamente com uma exposição de um barco e utensílios de pesca e caseiros. No final, podemos experimentar esta delícia local, assim como observar uma barraca exterior onde a carne de tubarão (pescado no inverno) seca ao ar livre. O cheiro não é muito agradável, mas a visita é muito interessante. Ainda pode fotografar alguns belos cavalos da quinta, cortesia do simpático dono, quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.7. Visitar Grundarfjordur quando visitar a Islândia

A cidade de Grundarfjordur, situada numa bela baía na Península de Snaefellsnes, é vigiada pelo Kirkjufell, um monte cónico e fotogénico, e que é um dos símbolos da Islândia e que deve conhecer quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.8. Visitar o Parque Nacional de Snaefellsjokull quando visitar a Islândia

O Parque Nacional de Snaefellsjokull e o pico vulcânico (1446m) que domina a península, foi o que Júlio Verne tornou famoso ao transforma-lo no ponto de entrada nas entranhas da Terra das personagens de “Viagem ao Centro da Terra”. Vale a pena espreitar quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.9. Subir à cratera de Saxhóll quando visitar a Islândia

Os campos de lava ali são fabulosos, situados directamente abaixo do vulcão, não enganando quanto à sua origem. Subimos à cratera de Saxhóll, com bonitas vistas quer para o lado do mar, quer para o vulcão, com o cimo escondido pelas nuvens na Península de Snaefellsnes.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.10. Visitar as praias de areia negra de Dritvik e Djupalonssandur

Um pouco a sul, ficam as praias de areia negra de Dritvik e Djupalonssandur, nas falésias enrugadas da costa da Península de Snaefellsnes. Na parte sul da Península de Snaefellsnes, a costa é ideal para passeios a pé quando visitar a Islândia, principalmente nesta zona dominada pelos campos de lava que se estendem até ao mar, passando por locais com nomes dignos do “Senhor dos Anéis”, tal como Londrangar.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.11. Visitar Bogarnes quando visitar a Islândia

Borgarnes, já fora da península é uma cidade tranquila e boa para servir de base para explorar a parte ocidental da Islândia. Tem locais para comer, fazer compras e dormir e é uma boa base para quando visitar a Islândia.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.12 Visitar Deildartunguhver quando visitar a Islândia

Esta é uma área com actividade vulcânica muito intensa, com fumarolas e várias nascentes de água a ferver que salpicam os mais desatentos. Há inclusive a produção de tomates em estufas aquecidas com o calor do interior da Terra.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.13. Visitar as nascentes de água quente de Snorralaug

Em Reykholt há umas nascentes de água quente de Snorralaug, possivelmente a estrutura feita pelo homem mais antiga da Islândia. É uma pequena piscina circular mas cuja temperatura da água não é muito quente.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.14. Visitar as cascatas de Hraunfossa e as Barnafoss quando visitar a Islândia

Em direcção a Húsavelt, ainda em Reykholt há duas quedas de água, as Hraunfossa e as Barnafoss. Nenhuma tem a magnificência das quedas do sul e norte da Islândia mas se andar pela zona vale a pena a visita.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

8.15. Visitar os campos de lava de Hallmundarhraun

Os fluxos de lava de Hallmundarhraun são dos maiores da Islândia e é possível ver estes longos tubos de lava e, inclusive, entrar dentro de um, percorrendo um pouco do seu interior. Os tubos que estão preservados se encontram-se dentro de uma propriedade privada – Fljótstunga.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

9. Ver Auroras Boreais na Islândia no Outono e Inverno

Se vai visitar a Islândia no Inverno não pode perder a oportunidade de ver as Auroras Boreais. Não precisa de programar isto em excesso porque vai ficar completamente dependente da natureza. Na generalidade, é mais fácil ver as Auroras Boreais no Outono do que no Inverno, já que no Outono os céus estão mais limpos e sem nebulosidade. Para saber tudo sobre auroras boreais quando visitar a Islândia veja este nosso artigo.

VISITAR A ISLÂNDIA - Lugares, tours e hotéis num roteiro de viagem

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

8 Comentários

  1. Gente q demais estas dicas da Islândia. Ja queria conhecer o Blue Lagoon, mas agora quero passar um mês por lá! Wow, obrigada por compartilhar!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Surin, a Islândia é um lugar maravilhoso para viajar e visitar.

  2. Mulher, que post gigante. Fiquei com a noção da complexidade de fazer um roteiro na Islândia. No dia que for visitar, vou precisar das vossas dicas. Deve ter sido uma emoção estar tão perto do vulcão activo, não?
    Abraço para os dois

    1. Carla Mota diz: Responder

      Foi a loucura total! A Islândia é um mundo! Um mundo à parte!

  3. Marcella diz: Responder

    Conheci seu blog e estou adorando! Obrigada por compartilhar tanta dica boa. Já estou me planejando para conhecer a Islândia graças a esse post 🙂

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pelo carinho Marcella.

  4. Amei ler esse post da viagem de vcs para a Islândia, ainda mais com um roteiro maravilhoso desses, e tão detalhado.
    O que é o Blue Lagoon Iceland?!! Que Lugar!! 😍😍😍 Incrível! Já preciso conhecer!!
    Que aventura incrível!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Cloe, a Islândia é um país maravilhoso mesmo. Incrível demais para não conhecer. A Blue Lagoon são piscinas termais maravilhosas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.