VATNAJOKULL – ISLÂNDIA | Visitar a maior calote de gelo em Skaftafell

VATNAJOKULL - ISLÂNDIA | Visitar a maior calote de gelo em Skaftafell

Rios de glaciares é o que significa a palavra islandesa: Vatnajokull. E é isso mesmo que o Vatnatjokull é: um dos maiores glaciares da Europa que se estende como se fossem rios congelados. Mas Vatnajokull é muito mais do que isso. O Vatnajokull é uma calote de gelo com cerca de 8100 quilómetros quadrados e que atinge cerca de 1 quilómetro de espessura, o que faz dela a maior calote de gelo fora dos pólos. Se tivermos alguma dificuldade com as questões de tamanho é fácil estabelecer uma comparação: Vatnajokull corresponde a 3 vezes o tamanho do Luxemburgo!

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Se vai visitar Vatnajokull e a Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
  • VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia.
  • VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia.
  • SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo oque precisa de saber para ter uma boa viagem. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo.
  • VISITAR O GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona.
  • VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo.
  • VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia.
  • VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir.
  • VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais.
  • OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia.
  • GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia. Excelente para combinar com Vatnajokull.
  • VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.

O campo de gelo glaciar de Vatnajokull

Mas, este gigantesco  glaciar de Vatnajokull divide-se em várias línguas glaciares que descem a montanha mais alta da Islândia (que se encontra escondida debaixo do gelo) e que explica o seu nome. Das cerca de 30 línguas glaciares que fluem do Vatnajokull há três que atraem imensos turistas, quer pela sua beleza, quer pela sua acessibilidade, são elas: Skaftafellsjokull, Breidamerkurjokull e Jokulsarlon. Nós, como não poderia deixar de ser, visitámo-las todas.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

O glaciar Skaftafellsjokull em Vatnajokull

O glaciar Skaftafellsjokull em Vatnajokull é aquele que termina a cerca de 1 km da povoação de Skaftafell. Jokull, em islandês significa glaciar, pelo que na prática, este é o glaciar de Skaftafell. E foi esta povoação que utilizamos como campo base para explorar o glaciar de Vatnajokull e toda a região.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Acampar ou hotel em Skaftafell no Vatnajokull

Skaftafell é um lugar muito pequeno com poucas infraestruturas e que vive essencialmente de um turismo sazonal em Vatnajokull. Apesar da oferta hoteleira estar a crescer, no Verão é difícil arranjar alojamento livre e a preços suportáveis. Os preços são bastante inflacionados e longe de assentarem no orçamento de dois viajantes portugueses como nós. Sendo assim, optámos por acampar na maioria das nossas noites nesta zona da Islândia e de Vatnajokull e, diga-se em abono da verdade, foi uma excelente opção, apesar do frio.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia
Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

O camping de Skaftafell tem uma localização magnífica em Vatnajokull, bastante próximo do glaciar de Vatnajokull e numa área arborizada, junto a uma das entradas do Parque Nacional de Vatnajokull. Este parque nacional de Vatnajokull é um dos maiores da Europa e o maior da Islândia, representando 13% da área total do país. Isto significa que na prática, devido à dimensão deste megaparque, nos dias seguintes iriamos continuar a explorá-lo mas em diferentes áreas do Vatnajokull.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Visitar a cascata de Svartifoss

Em Skaftafell fizemos alguns trilhos maravilhosos em Vatnajokull, nomeadamente um que permite ver a cascata de Svartifoss, uma queda de água numa parede de prismas basálticos. É um espectáculo digno dos deuses. Embora tenha chovido durante todo o percurso, o trilho valeu bem a pena.

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

Os vulcões por baixo do glaciar de Vatnajokull

Se os gelos glaciares por si só não fossem suficientes para a espectacularidade deste local, há que referir que por baixo de Vatnajokull existem vários vulcões e lagos vulcânicos que ocasionalmente originam inundações devido ao degelo do glaciar provocado pelo calor vulcânico de erupções do Vatnajokull, tal como aconteceu em 2004 e 2010.

Mas, neste dia ainda íamos ter mais uma grande aventura: escalada no glaciar com a Glacier Guides! Venha ela!

Visitar o GLACIAR VATNAJOKULL, a maior calote de gelo fora dos pólos | Islândia

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e em Vatnajokull. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para Vatnajokull.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.