Reykjavik é a magnífica capital da Islândia e capital mais setentrional do mundo mas curiosamente, apesar de pertencer em termos políticos à Europa, Reykjavik situa-se, em termos geológicos, na placa tectónica americana. E não é só nisso que Reykjavik é invulgar. Quando pensamos numa capital europeia todos imaginamos edifícios monumentais, prédios elevados, lojas cheias de gente e estradas congestionadas de trânsito. Pois, Reykjavik é realmente uma capital mas não é o retrato clássico de uma cidade europeia. Reykjavik parece uma aldeia e é um exemplo da simbiose entre o Homem e a natureza.
Não deixe de consultar o nosso artigo com dicas sobre visitar a Islândia.
Reykjavik não tem o trânsito congestionado nas ruas, não há prédios e as lojas das cadeias multinacionais são raríssimas, predominando as pequenas lojas locais. As pessoas passeiam-se na rua de forma descontraída, sorrindo e cumprimentando-se a cada cruzamento. Estes são os ingredientes fundamentais para eu me apaixonar por um lugar. A minha paixão ficou oficializada quando descobri que por aqui não existe MacDonalds ou Burger King. Isto sim, são sinais de desenvolvimento.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR REYKJAVIK
Deixamos aqui algumas dicas práticas ara quando visitar Reykjavik, nomeadamente, como chegar a Reykjavik, como chegar ao centro da cidade de Reykjavik, como se deslocar, onde ficar e seguro de viagem.
1. Como chegar a Reykjavik
Reykjavik é servida pelo aeroporto internacional de Keflavik.
Pode pesquisar e reservar aqui o seu voo para Reykjavik.
2. Como chegar ao centro da cidade
O aeroporto de Keflavik situa-se a 50 km do centro de Reykjavik e as empresas Airpor Direct e Fly Bus fazem a conexão dos vôos com os principais hotéis e hostels da cidade.
Marque aqui o seu transfer do aeroporto para o centro de Reykjavik.
3. Como se deslocar em Reykjavik
O centro de Reykjavik pode ser explorado a pé, mas também tem a opção de alugar carro em Reykjavik, que pode ser ainda mais útil se for visitar lugares fora da cidade.
Pesquise e reserve aqui o seu carro em Reykjavik, aos melhores preços.
Outra boa opção para explorar as atracções de Reykjavik é o autocarro hop-on hop-off.
Compre aqui bilhete para bus Hop-On Hop-Off em Reykjavik
4. Onde ficar em Reykjavik
Nós escolhemos o Reykjavik HI Hostel a 2 km do centro da cidade porque era bastante mais barato do que os que se localizam no centro. Como o bus para o centro custa 2€ (350 ISK) vale a pena ficar um pouco longe. Estacionamento gratuito é uma vantagem para quem decide alugar carro na Islândia.
Como o hostel tem cozinha é perfeito. Dá para cozinhar todas as refeições lá. O hostel possui um lounge comum enorme e com bastantes jogos, café, acesso gratuito à internet, cozinha e lavandaria. Tudo está aberto 24 horas por dia. Para nós foi uma óptima opção e tem tudo aquilo que um verdadeiro viajante necessita.
Mas Reykjavik oferece variadas opções de alojamento com enorme qualidade. Pode experimentar no centro de Reykjavik:
- Outro hostel de qualidade, o Kex Hostel.
- No segmento mais acessível, a Refurinn Reykjavik Guesthouse.
- No segmento médio, o Kvosin Downtown Hotel.
- Os apartamentos do Reykjavik Residence Apartment Hotel.
- No segmento mais alto, o Black Pearl Apartment Hotel.
5. Seguro de viagem para viajar na Europa
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta cláusula coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.
Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
6. Cartão de dados de Internet em Reykjavik
Quando visitar Reykjavik, o acesso à Internet em qualquer lugar, sem estar dependente da rede de wi-fi dos hotéis e restaurantes, é algo que pode ser muito útil. Uma boa opção para ter acesso à Internet em viagem é usar um eSIM, um cartão SIM virtual global, que funciona usando redes de comunicações locais com as quais tem parceria. O eSIM tem a vantagem também de que não é necessário substituir o seu cartão no telemóvel, pois o eSIM não é um cartão físico. Neste momento, o melhor cartão eSIM do mercado é o da Airalo.
Compre aqui o seu cartão eSIM da Airalo.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR REYKJAVIK
1. Passear na Old Reykjavik
Passear em Reykjavik é um deleite para os sentidos; O cheiro da maresia, o som das ondas do mar, as cores fortes das habitações, a rugosidade dos passeios e os seus saborosos doces conquistam-nos num ápice.
2. Desfrutar do ambiente de Reykjavik
Apesar da capital islandesa ter mais de 120 000 habitantes o modo de vida faz lembrar as aldeias do nordeste transmontano português. Toda a gente se parece conhecer e confiam uns nos outros. Não é estranho ver vários carrinhos de bebé estacionados nas entradas dos cafés, bares e restaurantes enquanto os progenitores desfrutam tranquilamente dum ambiente indoor. E, ao contrário dos países por onde habitualmente viajamos, os polícias não se vêem nas ruas. Isto é, garantidamente, um bom sinal. É por isto que a Islândia é considerada o país mais seguro do mundo.
3. Explorar o porto de Reykjavik (Old Harbour)
A zona da baía faz-nos lembrar que estamos numa ilha e a escultura do barco viking – Sólfar – lembra a história de coragem de um povo que nunca baixou os braços aos condicionalismos naturais e se lançou na conquista dos territórios.
Mas, esta segurança, beleza, organização e tranquilidade tem um preço. Sim, tudo tem um preço e o preço da Islândia não é definitivamente para a bolsa dos portugueses. A comida é demasiado cara (mesmo nos supermercados), os restaurantes são a preços proibitivos e o alojamento tem que ser bem escolhido. Mas, é claramente um preço que compensa pagar.
4. Divertir-se em Reykjavik
Quando a noite cai em Reykjavik (coisa para três ou quatro horas nesta altura do ano), os habitantes locais saem para a principal rua da cidade – Laugavegur – e desfrutam do Rúntur, aquilo que vulgarmente chamamos de “sair à noite ao fim de semana” e deambulam de bar em bar. Com a liberalização das bebidas alcoólicas nos últimos 25 anos estes hábitos nocturnos generalizaram-se e o consumo de álcool é cada vez maior e mais problemático. Dizem os islandeses que a origem deste ritual está associada há necessidade de passar as longas noites de inverno em convívio com os seus pares.
Reserve aqui a sua entrada no Magic Ice Bar, com bebida de boas-vindas.
5. Desfrutar da arquitectura de Reykjavik
Reykjavik é uma cidade cheia de edifícios futuristas e de arquitectura arrojada e de vanguarda. O exemplo mais famoso é a igreja Hallgrímskirkja, que domina o skyline da cidade, uma igreja construída à semelhança de um vulcão apenas com uma luz vermelha no seu topo, criando um efeito de iluminação nocturna semelhante ao escoar das lavas.
Compre aqui um audio-guia para ajudar a explorar a cidade de Reykjavik.
6. Desfrutar da cultura em Reykjavik
Reykjavik tem alguns museus que vale a pena visitar para se conhecer melhor a cultura dos povos do norte da Europa. Os melhores exemplos são o National Museum e o Settlement Exhibition.
Compre aqui o seu Reykjavik City Card, que lhe dá acesso aos museus e transportes da cidade.
7. Desfrutar da Natureza
Mesmo na cidade de Reykjavik é possível desfrutar da Natureza, por exemplo no belo parque Laugardalur, com um complexo de piscina e spa, mas também jardins e área para desporto. Lá perto encontrará o mercado de produtos tradicionais Fru Lauga.
Marque aqui a sua excursão gastronómica por Reykjavik.
8. Fazer um passeio de observação de baleias
A época de observação de baleias na Islândia inicia-se em Abril e termina em Outubro. Sendo assim, o Verão é a melhor altura para as ver. Reykjavik era a nossa primeira oportunidade para observação de baleias e decidimos que não íamos abdicar dela.
Marque aqui um passeio de observação de baleias em Reykjavik.
Sendo assim, marcamos uma viagem para o próprio dia em que chegamos. Bem, dia não será o termo certo. Ou melhor, se calhar até é! A verdade é que nesta altura do ano é possível observar as baleias também durante a “noite”, ou melhor, com o sol da meia-noite. E, foi isso que decidimos fazer. O barco saiu do porto e para trás ficavam as casas coloridas e entramos na baía de Faxaflói, um dos lugares privilegiados para observação destes mamíferos.
As baleias-jubarta e as baleias-anã (minke) são as espécies mais comuns e descem à baía de Faxaflói todos os Verões para se alimentarem do imenso fitoplâncton que se acumula nas águas. No entanto, para além das baleias observa-se também o golfinho-de-bico-branco, considerada também uma baleia dentada, podendo atingir 3 metros de comprimento.
O QUE VER E FAZER A PARTIR DE REYKJAVIK
Reykjavik pode ser a capital mais a meridional do mundo mas as temperaturas não são tão baixas quanto se possam imaginar. Mas, ainda que o vento possa ser gélido, são as paisagens que paralisam o nosso olhar. Ainda não saímos da maior cidade da Islândia. O que nos reservará o resto do país? Aproveite a sua visita a Reykjavik para explorar um pouco da região e redor da capital da Islândia. Há várias actividades fantásticas a não perder em redor de Reykjavik. Não deixe de consultar os nossos artigos citados mais abaixo.
1. Visitar a Blue Lagoon a partir de Reykjavik
A Blue Lagoon é uma piscina termal natural perto de Reykjavik, com uma água de cor azul por causa dos minerais em suspensão. Faz bem à saúde e é uma experiência de relaxe absoluto a não perder!
Marque aqui o seu ingresso na belíssima Blue Lagoon, com bebida, toalha e máscara de lama.
2. Ver auroras boreais em Reykjavik
Reykjavik (e a Islândia) é dos melhores lugares do mundo para ver auroras boreais. Se estiver em Reykjavik no Outono-Inverno, não deixe de fazer uma tour para ver auroras boreais.
Marque aqui uma excursão para ver Auroras Boreais a partir de Reykjavik.
3. Visitar o Golden Circle a partir de Reykjavik
O Golden Circle é uma rota cénica de pouco mais de 200 km e que pode ser feita a partir de reykjavik. Visite a espectacular área de Geysir, as Cataratas de Gullfoss e o Parque Nacional Þingvellir e deixe-se encantar pelas paisagens.
Marque aqui uma tour para o Golden Circle a partir de Reykjavik.
4. Explorar o sul da Islândia a partir de Reykjavik
Aproveite estar em Reykjavik e não deixe de explorar o marailhoso sul da Islândia, incluindo as cascatas de Seljalandsfoss e Skógafoss, os glaciares de Sólheimajökull e Mýrdalsjökull, e ainda as cidades de Vik e Reynisfjara.
Marque aqui uma excursão de um dia ao sul da Islândia.
5. Nadar entre duas placas tectónicas
Uma experiência memorável que a geologia da Islândia permite é nadar em snorkel entre duas placas tectónicas, na fissura de Silfra, um dos segredos mais bem guardados da Islândia, com águas frias (tem de se usar fato térmico) mas transparentes e de tons celestiais de azul, entre duas paredes, uma que pertence à placa tectónica americana e a outra à placa tectónica europeia.
6. Visitar a Península de Snaefellsnes a partir de Reykjavik
Se tiver um dia extra, não deixe de desfrutar das paisagens lunares e vistas vulcânicas da Península de Snæfellsnes numa excursão de 1 dia a partir de Reykjavik.
Se vai visitar o visitar no sul da Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- VIAJAR NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas de viagem, alojamento, transporte, alugar de carro ou de alimentação para viajar na Islândia. Ideal para preparar uma visita a Reykjavik.
- ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
- VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos.
- QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia.
- VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo oque precisa de saber para ter uma boa viagem. Ideal para preparar uma visita a Reykjavik.
- NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo.
- VISITAR O CÍRCULO DOURADO OU GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia. Ideal para combinar com uma visita a Reykjavik.
- VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.
Só comecei a leitura de seu relato de minha empolgação para conhecer a Islândia já triplicou! Delicia de texto!
Obrigada, Sabrina 😀