Husavik é a cidade certa para quem quer fazer observação de baleias. Depois de nos termos maravilhado com a paisagem vulcânica em redor do lago Myvatn, estava na altura de rumar mais a norte, em direcção à cidade de Husavik. O nosso objectivo era observar baleias em Husavik, pois ainda que já o tivéssemos feito em Reykjavik, não nos tinha preenchido completamente as medidas.
Se vai visitar a Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
- ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
- VIAJAR NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas de viagem, alojamento, transporte, alugar de carro ou de alimentação para viajar na Islândia.
- VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos. Ideal para combinar com Husavik.
- QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia. Ideal para combinar com Husavik.
- VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs.
- ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia.
- VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia.
- SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo oque precisa de saber para ter uma boa viagem.
- NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia.
- VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo. Ideal para combinar com Husavik.
- VISITAR O GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia.
- VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona.
- VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo.
- VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas. Ideal para combinar com Husavik.
- VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia. Ideal para combinar com Husavik.
- VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir. Ideal para combinar com Husavik.
- VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais. Ideal para combinar com Husavik.
- OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia. Ideal para combinar com Husavik.
- GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia.
- VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.
Como chegar a Husavik
A estrada entre Reykjahlid e Husavik é boa, e os cerca de 70 km são percorridos quase sem se dar por isso. Quando chegamos à cidade de Husavik, esta estava cheia de gente (era fim de semana e dia de uma festa local) e cheia de turistas e locais a passear e a aproveitar o sol, ainda que este fosse um pouco tímido. Arranjar estacionamento em Husavik não é fácil mas tente nas ruas secundárias.
Fazer observação de baleias em Husavik
Dirigimo-nos à agência local de observação de baleias que escolhemos em Husavik, e pouco depois estávamos já no barco que nos levaria ao largo da baía de Husavik para tentar observar os “gigantes gentis”. O mar em Husavik estava calmo e o bom tempo, com poucas nuvens, permitia uma excelente visibilidade. Estavam reunidas as condições para uma boa observação de baleias em Husavik.
A guia ia informando os passageiros das características das baleias mais comuns nesta zona de Husavik, nomeadamente as baleias anã (minke) e jubarte (humpback), mas também acerca da colónia de papagaios do mar (puffins) numa ilha ali mesmo ao largo da costa. Nós colocamo-nos estrategicamente no posto de observação mais elevado do barco, junto com a guia e algumas pessoas, que nos permitia um ângulo de observação de 360 graus e uma maior visibilidade à distância.
De repente, ao longe, perto de outro barco, via-se uma baleia aos saltos! Apesar de não ser nada comum (a própria guia confessou nunca o ter visto), era uma baleia anã que dava saltos acrobáticos, ficando por instantes com o corpo totalmente fora de água. Há quem diga que o fazem por alegria, ou então para se livrarem de parasitas, mas de qualquer forma é um espectáculo digno de se ver. O barco rapidamente se aproximou de forma a ficarmos quase ao lado da baleia e acompanhamo-la até ela se cansar de tanto salto e submergir.
Quase de seguida, duas baleias jubarte faziam a sua aparição, ora uma ora a outra, um pouco distantes entre si. Não davam saltos, mas mostravam o dorso, exibindo a barbatana dorsal, e quando queriam submergir mais tempo, mergulhavam a fundo, mostrando a cauda. Os capitães dos barcos de Husavik tentavam adivinhar onde elas emergiriam novamente e mal elas eram avistadas, rapidamente se dirigiam para aí.
Depois de várias performances, deixando os turistas entusiasmados, a guia informou que estava na hora de regressarmos a Husavik. A viagem em Husavik está programada durar 3 horas e foi isso que se verificou quando regressamos a Husavik. Quando saímos do barco, ambos concordamos que Husavik merece realmente o título de “capital de observação de baleias da Islândia”, e que quem quiser observá-las, em quantidade e proximidade, deve deslocar-se à costa norte da Islândia e fazer uma visita à bonita cidade de Husavik. Seguiríamos para Darvik.