JOKULSÁRLÓN – ISLÂNDIA | Visitar a lagoa e praia de icebergs à deriva

Visitar a lagoa de JOKULSARLÓN, um mar de icebergs à deriva | Islândia

Jokulsárlón era o nosso próximo destino! Depois de passar o dia no glaciar em Vatnajokull, chegamos a Skaftafell e desmontamos a tenda. Com tudo metido no carro alugado, munidos de isqueiro e gás (que tínhamos em falta mas que compramos numa estação de serviço) seguimos em direcção a Jokulsárlón.  

JOKULSÁRLÓN - ISLÂNDIA | Visitar a lagoa e praia de icebergs à deriva

Se vai visitar Myvatn e a Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
  • VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos.
  • QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia. Excelente para combinar com Myvatn.
  • VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs.
  • ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia.
  • VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia.
  • SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo oque precisa de saber para ter uma boa viagem.
  • NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia.
  • VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo.
  • VISITAR O GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia.
  • VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona.
  • VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo.
  • VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas. Excelente para combinar com Myvatn.
  • VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia.
  • VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir.
  • VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais.
  • OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia.
  • GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia.
  • VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.
JOKULSÁRLÓN - ISLÂNDIA | Visitar a lagoa e praia de icebergs à deriva

A paisagem em direcção a Jokulsárlón

À medida que deixávamos para trás Skaftafell e seguimos para Jokulsárlón a paisagem glaciar não nos abandona. Os glaciares continuam omnipresentes durante todo o nosso trajecto até Jokulsárlón. Pelo caminho, apenas uma estrada negra, praticamente sem trânsito por cerca de 60 km até Jokulsárlón.

A costa da Islândia a caminho de Jokulsárlón, a sul da calote de gelo de Vatnajokull, é dominada por várias línguas glaciares que descem os vales e que quase tocam a estrada por onde circulamos. Não fossem as enormes lagoas glaciares como Jokulsárlón, a maioria preenchidas por gigantescos icebergs em Jokulsárlón, e seriamos levados a acreditar que nos meses frios de Inverno, os glaciares ocupavam estas estradas.  

Visitar a lagoa de JOKULSARLÓN, um mar de icebergs à deriva | Islândia

As lagoas na zona de Jokulsárlón

Há várias lagoas glaciares com icebergs até chegar a Jokulsárlón, embora esta seja a maior e a mais conhecida. Sendo assim, resolvemos parar pelo caminho para fazer alguns desvios e entrar em estradas de gravilha para ver outras lagoas mais pequenas, mais intimistas e com menos turistas do que Jokulsárlón.

JOKULSÁRLÓN - ISLÂNDIA | Visitar a lagoa e praia de icebergs à deriva

1. Visitar a Lagoa de Fjallsárlón

Uma das lagoas que visitamos foi a de Fjallsárlón, onde os icebergs “calving” (caem por desprendimento) do glaciar de Fjallsjokull. Esta lagoa é bastante mais pequena do que a de Jokulsárlón mas tem uma grande vantagem: conseguimos apreciar o glaciar, a lagoa e os icebergs mesmo à nossa frente. Percorremos a lagoa a pé praticamente sós. Não há ninguém por ali ao contrário de em Jokulsárlón.  

JOKULSÁRLÓN - ISLÂNDIA | Visitar a lagoa e praia de icebergs à deriva

2. Visitar Breidarlón e Lagoa Jokulsárlón

Mas, a viagem tinha que prosseguir para Jokulsárlón. Seguimos para Breidarlón, outra grande lagoa, e para Jokulsárlón. Entramos e saímos várias vezes da estrada já que procurávamos um lugar idílico para montar a tenda. Não há camping em Jokulsárlón mas é possível acampar perto da lagoa, de forma discreta, montando a tenda tarde e desmontando-a cedo pela manhã. Ainda consideramos montar a tenda virada para a lagoa de Jokulsárlón (já lá haviam mais duas montadas a meia vertente) mas o terreno era muito acidentado e pouco plano. Imaginamos logo uma noite mal dormida em Jokulsárlón e por isso reconsideramos a nossa opção. Decidimos acampar no parque em frente à praia de areia negra de Jokulsárlón, onde dezenas de icebergs povoam o areal e pequenas focas vão brincando connosco às escondidas.    

Visitar a lagoa de JOKULSARLÓN, um mar de icebergs à deriva | Islândia

3. Visitar a praia de Jokulsárlón a Diamont Beach (praia diamante)

Chegamos à praia de Jokulsárlón deveriam ser umas 21h e ainda “perdemos” algum tempo a explorar o local e desfrutar desta paisagem maravilhosa e invulgar ali em Jokulsárlón. Quando montamos a tenda já eram quase 23h e ainda fomos fazer o nosso jantar: massa instantânea de 3 queijos que trouxemos de Portugal compradas no minipreço. De sobremesa, um fantástico pastel de feijão de Peniche. Ninguém perceberia quão bem nos soube este pastel comido de frente para este mar ali em Jokulsárlón.  

Visitar a lagoa de JOKULSARLÓN, um mar de icebergs à deriva | Islândia

Ao nosso lado temos uma carrinha com seis checos que também montaram ali as suas tendas em Jokulsárlón. Passamos a noite escutando o barulho das ondas em Jokulsárlón, o assobio do vento e os pássaros que chilreiam por cima dos icebergs. Invulgar, é certo, mas delicioso e indescritível esta paisagem de Jokulsárlón.  

Visitar a lagoa de JOKULSARLÓN, um mar de icebergs à deriva | Islândia

Amanhecer em Jokulsárlón

Pelas 7 horas da manhã o despertador voltou a tocar em Jokulsárlón. São horas de levantar em Jokulsárlón, seguir viagem. Não conseguimos sair sem voltar à lagoa de Jokulsárlón e aos icebergs de Jokulsárlón para mais algumas fotografias e um passeio de barco em Jokulsárlón. O frio foi tanto durante a noite que a máquina fotográfica congelou o botão de disparo e não consegue focar! Incrível este Verão em Jokulsárlón!

A noite foi bastante fria em Jokulsárlón mas nós dormimos especialmente quentes ali em Jokulsárlón. Os sacos-camas que trouxemos são realmente fenomenais. São sacos-cama da The North FaceSnow Leopard e têm isolamento da Climashield. Funcionam tão bem que até chegamos a ter calor durante a noite ali em Jokulsárlón. Para a próxima já sei: a máquina fotográfica dorme dentro do saco-cama! De Jokulsárlón seguimos para Hofn, um percurso muito mais rural e para trás deixamos os glaciares, que progressivamente vão deixando de se ver da estrada à medida que deixamos Jokulsárlón para trás.  

Visitar a lagoa de JOKULSARLÓN, um mar de icebergs à deriva | Islândia

Visitar Hofn e comer sopa de lagosta

Hofn é uma pequena cidade islandesa a poucos km de Jokulsárlón e dali para a frente os turistas praticamente desaparecem. Paramos para visitar esta pequena cidade com 1600 habitantes e que é um importante porto de pesca. Abastecemos de comida no supermercado mas o verdadeiro segredo de Hofn chama-se Hafnarbudin.  

JOKULSÁRLÓN - ISLÂNDIA | Visitar a lagoa e praia de icebergs à deriva
Visitar a lagoa de JOKULSARLÓN, um mar de icebergs à deriva | Islândia

Hafnarbudin é uma tasca islandesa onde a população come as iguarias da cidade: sopa de lagosta e sandes de lagosta e lagostins. Que coisa maravilhosa! Nunca imaginaria comer tão bem por aqui e muito menos pagar tão pouco (para parâmetros islandeses, claro). Comemos por 3400 ISK (cerca de 20€ os dois). A viagem continuou ao longo da costa de Lón, passando por Eystrahorn e pelo farol de Hvalnes, deixando Jokulsárlón para trás. Daí para a frente, entraríamos no domínio dos fiordes do Este.

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.