VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA – Por cascatas, Skogarfoss e glaciares

VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA - Por cascatas, Skogarfoss e glaciares

Visitar o Sul da Islândia é quase obrigatório, ainda que em viagens curtas pelo país. Há imensos lugares de interesse para visitar no sul da Islândia e, embora possa não conseguir vê-los todos, vale a pena tentar ver o máximo possível no seu itinerário.

Se vai visitar o visitar no sul da Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas de viagem, alojamento, transporte, alugar de carro ou de alimentação para viajar na Islândia.
  • ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
  • VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos.
  • QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia.
  • VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs. Ideal para combinar com um roteiro para visitar o sul da Islândia.
  • ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia. Ideal para combinar com um roteiro para visitar o sul da Islândia.
  • VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia. Ideal para combinar com um roteiro para visitar o sul da Islândia.
  • VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo oque precisa de saber para ter uma boa viagem.
  • NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia.
  • VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo.
  • VISITAR O CÍRCULO DOURADO OU GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia.
  • VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona.
  • VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo.
  • VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas.
  • VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia.
  • VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir.
  • VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais.
  • OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia.
  • GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia.
  • VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.

Como organizar o dia para visitar o sul da Islândia

Dormimos uma noite bem dormida ao visitar no sul da Islândia, no Hotel Fljotshlid (ainda que as cortinas tenham de ser bem corridas de modo a não deixar entrar a claridade da noite islandesa de Verão), depois de ter feito o Círculo Dourado. O trajecto deste dia ao visitar no sul da Islândia levou-nos desde Hvolsvollur até Skaftafell. Em Skaftafell ficamos alojados no camping para tentar economizar um pouco a opção de visitar no sul da Islândia. É uma boa opção para quem tem orçamentos limitados. Para quem prefere mais conforto ao visitar no sul da Islândia, há excelentes opções no Booking.com.

VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA - Por cascatas, Skogarfoss e glaciares

ROTEIRO PARA VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA

Visitar a cascata de Seljalandsfoss e a cascata de Nauthúsagil 

Esta é uma das cascatas mais bela da Islândia e obrigatória para conhecer quando visitar o sul da Islândia. Vale a pena chegar ali cedo para evitar as multidões e fazer o trilho que passa por baixo da cascata. Faça também o trilho que leva à cascata de Nauthúsagil, outra preciosidade quando visitar o sul da Islândia.

Visitar a cascata de Skogarfoss quando visitar o sul da Islândia

Partimos em direcção à cidade de Skogar e à queda de água homónima. Esta cascata é impressionante pela sua altura (cerca de 50 m) mas também pelo seu enquadramento numa paisagem povoada por outras quedas de água vizinhas. É obrigatória quando visitar o sul da Islândia.

VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA - Por cascatas, Skogarfoss e glaciares

Quando chegamos, ainda não andavam por lá muitos turistas, mas sabíamos que isso não ia durar muito, por isso apressamo-nos a fazer o circuito pedestre por cima da cascata com cerca de 4 km. Em alguns momentos, é melhor correr se não se quiser ficar completamente molhado com a água projectada (com cuidado, no entanto, pois o piso está escorregadio), mas isso é compensado por panorâmicas invulgares a que não se tem acesso noutras quedas de água.

VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA - Por cascatas, Skogarfoss e glaciares

Visitar o campo de gelo de Myrdalsjokull quando visitar o sul da Islândia

Seguindo caminho ao visitar o sul da Islândia, aproximávamo-nos do território dominado pelo Myrdalsjokull, o quarto maior campo de gelo da Islândia, com uma área de aproximadamente 700 quilómetros quadrados, e com uma profundidade de gelo a atingir os 750 m! Da estrada vêem-se os rios a desenhar-se nas planícies de outwash do glaciar.

VISITAR O SUL DA ISLÂNDIA - Por cascatas, Skogarfoss e glaciares

Visitar o glaciar Sólheimajokull quando visitar o sul da Islândia

O nosso orçamento e o tempo disponível não nos permitiam uma exploração do campo de gelo propriamente dito ao visitar o sul da Islândia, mas não podíamos deixar passar a oportunidade de nos acercarmos dele, ou seja, caminhando numa das suas línguas glaciares. Destas, a mais acessível, de seu nome Sólheimajokull, estende-se quase até à estrada n.º1, sendo apenas necessário percorrer 5 km numa estrada (222) de terra batida, em condições razoáveis para um carro como o nosso. Do parque automóvel, basta uma pequena caminhada para se ficar de frente com o gigante de gelo que desce suavemente das alturas do manto de gelo. À semelhança de muitos outros na Islândia e no resto do mundo, tem retrocedido a olhos vistos nos últimos anos, largando enormes pedaços de gelo que, cobertos de cinza vulcânica, se confundem com as margens do rio.

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

Aventuramo-nos um pouco na frente do glaciar, de perfil quase plano, coberto de detritos resultantes do degelo. Pela sua acessibilidade, este é um dos glaciares mais populares entre turistas e locais, por isso são muitos aqueles que pisam o gelo, desde crianças até aos mais velhos, de forma independente, como nós, ou em tour organizada, ou seja, nas chamadas “glacial walks”. Como demoramos algum tempo sobre o glaciar, quando descemos estava na altura de comer umas sandes, ali mesmo, de frente para o glaciar.

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia
Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

Visitar Dyrhólaey quando visitar o sul da Islândia

Dali, seguimos para a cidade de Vik, mas antes de lá chegarmos, paramos em duas atracções locais costeiras. A primeira, Dyrhólaey, é um promontório famoso pelas suas formações rochosas, pelas praias de areia negra e pela observação privilegiada de pássaros. Hoje em dia, muitos jovens são também atraídos pelo que é um dos locais de filmagens da série “Game of Thrones” quando andam a visitar o sul da Islândia.

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

Visitar Reynisfjara e a Black Sand Beach

A segunda, Reynisfjara, um pouco mais a leste, é uma praia com um impressionante conjunto de colunas basálticas, não faltando as grutas e mais pássaros nas falésias. É conhecida por Black Beach e é obrigatória conhecer quando visitar o sul da Islândia.

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia
Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

Visitar Reynisdrangur

A completar o cenário, erguem-se duas formações rochosas ao largo, de seu nome Reynisdrangur, que espreitavam na neblina que teimava em não levantar. Ali há formação de ondas gigantes por isso tenha especial cuidado e não se aproxime muito da água quando visitar o sul da Islândia.

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

Visitar Vik quando visitar o sul da Islândia

De seguida, chegamos à bonita cidade de Vik, da qual se pode ter uma bela vista panorâmica, a partir do seu cemitério (acima da igreja). Ali há um camping maravilhoso para quem quer acampar. Nós acampámos ali numa das vezes que viajámos na Islândia, de van, em Setembro de 2021. Se decidir seguir viagem não deixe de parar na cidade para almoçar, fazer compras ou espreitar a praia e a igreja. É a maior cidade que vai encontrar quando visitar o sul da Islândia.

Visitar os campos de lava de Myrdalssandur

Depois de abastecermos o tanque de gasolina, continuamos para leste, e atravessamos um imenso campo de lava, Myrdalssandur, resultante das erupções do vulcão Katla. É uma extensão desolada e sem vida, enorme (aproximadamente 700 quilómetros quadrados), estendendo-se até ao horizonte lava retorcida nas mais diferentes formas, agora cobertas de musgo. É um lugar que os locais acreditam ser assombrado e a verdade é que, com o nevoeiro que se fazia sentir, o ambiente era mesmo fantasmagórico! Se ainda não viu a série da Netflix Katla, não perca. É sobre este local maravilhoso que vai ver quando visitar o sul da Islândia.

Visitar os prismas basálticos hexagonais de Kirkjugolf

Mais à frente visitámos mais uma formação natural de origem vulcânica, desta vez um chão de prismas basálticos hexagonais, cujo nome (Kirkjugolf) vem do facto de que no passado foi confundido com o chão de uma igreja. É perto da cidade (ou melhor, cruzamento de estradas) de Kirkjubaejarklaustur, cuja extensão do nome não é proporcional à sua população: 120 habitantes! Um must do quando visitar o sul da Islândia.

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia
Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

Visitar o Canhão de Fjaðrárgljúfur quando visitar o sul da Islândia

Ainda antes de terminar o nosso dia a visitar o sul da Islândia, fomos espreitar o Canhão de Fjaðrárgljúfur. Infelizmente o tempo não ajudou mas o canhão é verdadeiramente avassalador e vale a pena o pequeno desvio.

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

Terminar o dia a visitar o sul da Islândia em Skaftafell

A partir dali, entrámos no domínio do Vatnajokull, o maior campo de gelo da Islândia, com cerca de 8100 quilómetros quadrados (quase um décimo de Portugal) e com gelo que pode atingir 1 km de espessura. Atravessando uma enorme planície de outwash (rios e detritos libertados pelos glaciares), a neblina foi levantando e de repente começamos a ver as monstruosas formas glaciares que nos rodeavam: o gigantesco Skeidararjokull e o mais estreito Skaftafelljokull. Foi junto deste último que acabamos o nosso dia a visitar o sul da Islândia, montando a nossa tenda no parque de campismo e rezando para que o tempo nos reservasse melhor sorte no dia seguinte. Mais aventuras nos esperavam…

Marque aqui o seu passeio de barco em Jokulsárlón

Visitar o SUL DA ISLÂNDIA - De Hvolsvollur a Skaftafell, uma viagem pelo campos de lava e quedas de água | Islândia

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens no visitar o sul da Islândia. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.