CÍRCULO DOURADO – ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

CÍRCULO DOURADO - ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

O Círculo Dourado, Golden Circle na Islândia, é um dos passeios mais belos para se fazer no país. Visitar o Círculo Dourado é obrigatório e merece bem um dia de viagem, desde Reykjavik, já que é fácil de visitar e tem imensos lugares de interesse. Foi isso que fizemos num dos primeiros dias, visitar o Círculo Dourado.

Visitar o Círculo Dourado

O céu está completamente azul escassamente ponteado por nuvens que se erguem como castelos num cenário quando saímos de Reykjavik em direcção ao Círculo Dourado. O sol brilhava e iluminava as majestosas paisagens à nossa frente no Círculo Dourado. Estava sol mas não estava quente. É o Verão na Islândia. Apesar de a temperatura não passar dos 18ºC, o dia esteve perfeito. Era dia de explorar o Golden Circle, o Círculo Dourado da Islândia. Este Círculo Dourado reúne uma série de atracções turísticas num raio de 100 km de Reykjavik: Tingvellir, Geysir e Gullfoss. Conduzir neste círculo dourado não é fácil, já que pela nossa janela sucedem-se maravilhas naturais que ameaçam os nossos vocábulos adjectivais. Já a estrada é óptima! O mundo visto desta minha janela é lindo! É o Círculo Dourado!

Marque aqui o seu transfer do aeroporto para Reykjavik. 

CÍRCULO DOURADO - ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

Se vai visitar a Islândia, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas de viagem, alojamento, transporte, alugar de carro ou de alimentação para viajar na Islândia.
  • ROTEIRO NA ISLÂNDIA – Um artigo com o roteiro detalhado que fizemos durante 12 dias a viajar na Islândia.
  • VISITAR MYVATN – Um roteiro com tudo o que precisa de saber para explorar a região de Myvatn e os seus vulcões activos.
  • QUEDAS DE ÁGUA DO LESTE DA ISLÂNDIA – Um artigo com as melhores quedas de água para explorar no leste da Islândia.
  • VISITAR JAKULSARLÓN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a lagoa gelada de Jakulsarlón e a praia cheia de icebergs.
  • ESCALADA NO GELO NO VATNAJOKKUL – Um artigo cheio de dicas sobre a nossa experiência a fazer escalada no gelo no glaciar Vatnajokkul na Islândia.
  • VISITAR VATNAJOKKUL – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o maior glaciar da Europa, e imperdível em qualquer viagem à Islândia. Ideal para combinar com o Círculo Dourado.
  • SUL DA ISLÂNDIA – O roteiro para explorar e visitar o sul da Islândia com dicas de tudo oque precisa de saber para ter uma boa viagem. Ideal para combinar com o Círculo Dourado.
  • NADAR NAS PLACAS TECTÓNICAS – Neste artigo partilhamos a nossa experiência, cheia de dicas, a fazer snorkel entre as duas placas tectónicas na Islândia. Ideal para combinar com o Círculo Dourado.
  • VISITAR REYKJAVIK – Tudo o que precisa de saber para visitar Reykjavik está neste artigo.
  • VISITAR O CÍRCULO DOURADO OU GOLDEN CIRCLE – Um artigo com o roteiro de lugares a explorar numa viagem no Golden Circle na Islândia.
  • VISITAR OS FIORDES ORIENTAIS – Se está a pensar visitar os fiordes ocidentais da Islândia este artigo é para si, com um roteiro dos lugares mais maravilhosos a explorar na zona.
  • VER BALEIAS EM HUSAVIK – Um artigo cheio de dicas para visitar Husavik e fazer observação de baleias num dos melhores lugares do mundo.
  • VISITAR KRAFLA – Um artigo sobre uma das zonas vulcânicas mais activas da Islândia e maravilhosa, cheia de dicas práticas.
  • VISITAR TUBOS DE LAVA NA ISLÂNDIA – Um artigo cheio de dicas para visitar um dos maiores tubos de lava do mundo, na Islândia.
  • VISITAR A PENINSULA DE SNAEFELLSNES – Um dos lugares mais belos da Islândia e um dos menos visitado. Se pretende conhecer esta área da Islândia não perca este nosso artigo cheio de maravilhas para descobrir.
  • VISITAR STYKKISHOLMUR – Um artigo sobre uma região maravilhosa da Islândia para descobrir as suas belezas naturais.
  • OBSERVAR BALEIAS EM DARVIK – Um artigo sobre a nossa experiência na observação de baleias em Darvik, no norte da Islândia.
  • GRUTAS DE LAVA E GELO – Um artigo sobre a nossa experiência numa gruta de lava e gelo na Islândia.
  • VIAJAR NO ÁRCTICO – Um artigo motivacional e informativo sobre o Árctico e esta zona tão específica do mundo.
CÍRCULO DOURADO - ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

O QUE VISITAR NO CÍRCULO DOURADO DA ISLÂNDIA

Visitar o Parque Nacional de Tingvellir no Círculo Dourado

Começámos o nosso dia pelo Parque Nacional de Tingvellir, no Círculo Dourado, onde nadámos no contacto das placas tectónicas (pode ver aqui). Finda essa aventura, pegámos no nosso carro alugado e rumámos ao primeiro parlamento democrático do mundo, criado pelos Vikings, em 930 a.C. e que tem uma vista deslumbrante sobre o rift em pleno Círculo Dourado. Este é o melhor local para observar o contacto das placas tectónicas e presenciar as forças da natureza.

CÍRCULO DOURADO - ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

As bases da democracia islandesa foram aprendidas na Noruega (já nessa altura um exemplo para o mundo) e transpostas para a realidade do país. Apesar da democracia islandesa se basear nas assembleias regionais, foi necessário arranjar um lugar onde os parlamentares se reunissem, discutissem, argumentassem e decidissem alguns dos maiores problemas da nação, nomeadamente a definição das regiões, contratos matrimoniais, leis, etc. O anfiteatro natural aqui existente amplificava os sons e permitia aos oradores serem ouvidos por toda a multidão que se juntava no parlamento. O parlamento funcionou em pleno até ao século XIII (quando a Islândia passou a viver sob domínio norueguês) mas o parlamento só foi dissolvido oficialmente no século XVIII.

CÍRCULO DOURADO - ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

Dos Vikings pouco ou nada resta, no entanto, o espírito democrático ainda deve andar por ali já que aquando da crise de 2008 (bancarrota do estado islandês), os islandeses juntaram-se num governo popular, exigindo a prisão dos responsáveis e dos banqueiros. Os culpados pela lapidação do Estado foram postos atrás das grades e lentamente o país foi recuperando. Mais uma lição no Círculo Dourado.

Visitar o Geyser e Strokkur no Círculo Dourado da Islândia

Mas tínhamos que continuar o nosso caminho desta vez em direcção a Geysir, o geyser que deu nome a todos os geysers e que fica ali no Círculo Dourado. Outrora, dali saíam repuxos de água que chegavam a atingir mais de 80 metros de altura. E a expressão certa é mesmo “saíam” porque hoje já não saem. Infelizmente, foram os turistas os responsáveis por este desfecho já que lançavam pedras sobre a abertura, levando à sua obstrução.

CÍRCULO DOURADO - ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

Depois do sismo de 2000, a actividade vulcânica foi diminuindo, mas felizmente apareceu um geyser mais à frente, de seu nome Strokkur com erupções de água quente regulares (entre cada 5 ou 10 minutos) no Círculo Dourado. Mais um magnífico espectáculo que a natureza nos proporcionou no Círculo Dourado.

GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia

Sentamo-nos no chão e aguardamos. Aguardamos que a natureza mostrasse a sua força e nos reduzisse a peças insignificantes. E ela fê-lo. As erupções são excepcionais. É uma sensação extraordinária aquela que temos quando estamos perante tais forças da natureza. Sou completamente viciada nestas sensações. São as mesmas que me arrastam para os glaciares.

CÍRCULO DOURADO - ISLÂNDIA | Visitar Tingvellir, Geysir e Gullfoss

Visitar a cascata de Gullfoss no Círculo Dourado da Islândia

Mas, a viagem prossegue em direcção a Gullfoss, no Círculo Dourado, uma queda de água monumental cujo nome significa cataratas douradas. Está longe da magnificência do Iguaçu ou de Niagara mas as mais famosas quedas de água da Islândia não desiludem nem o viajante mais experiente ali na Círculo Dourado. A queda tem 32 metros de altura e desaparece numa ravina apertada. Felizmente, esta maravilha da natureza resistiu ao avanço do capitalismo ali no Círculo Dourado.

GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia
GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia

Em tempos esteve projectada uma barragem neste local do Círculo Dourado e, apesar dos protestos dos donos das terras e da população, o governo autorizou o projecto. Felizmente, o acordo com os investidores foi anulado devido à falta de pagamento da licença e hoje podemos continuar a vislumbrar mais esta maravilha da natureza no Círculo Dourado.

GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia

Visitar Selfoss no Círculo Dourado da Islândia

Da janela do carro continuamos a contemplar a paisagem em direcção a Selfoss, uma povoação onde parámos para fazer compras já no final da Círculo Dourado. Vemos igrejas, casas cobertas de vegetação, pequenas crateras vulcânicas ocupadas por águas, cones vulcânicos e vulcões como pano de fundo.

Visitar a Cratera de Kerio no Círculo Dourado da Islândia

Prosseguindo viagem, vamos em direcção a Hvolsvollur, a povoação onde vamos pernoitar. Pelo caminho ainda subimos à cratera de Kerio. O tempo ali já tinha mudado, começando a ficar muito nublado e ameaçando chover. Ainda assim a cratera do Círculo Dourado impressiona!

GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia

Visitar Hvolsvollur e dar um salto a Seljalandfoss

Mas decidimos não parar aí, seguimos para Seljalandfoss, mais uma bela queda de água de um cenário idílico. E, quase nem precisámos sair do carro para a contemplar. Da janela do carro já se vê o seu esplendor. Mas, ninguém resiste em contemplá-la apenas daí, claro! Há que sair do carro, percorrer os trilhos à volta da queda, contemplar a magnífica lagoa verde onde a queda de água termina, e inclusive caminhar por trás da cascata. Um destino predilecto dos casais enamorados islandeses num roteiro pelo Círculo Dourado.

GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia

Onde dormimos neste dia do nosso roteiro na Islândia

Regressámos a Hvolsvollur, já fora do Círculo Dourado, nomeadamente ao Hótel Fljótshlíð Smáratún Farm, uma pequena quinta a 13 km da povoação. Preferimos não voltar a Reykjavik porque queríamos seguir para sul no dia seguinte. O nosso quarto é fantástico e acolhedor. É magnífico relaxar no final do dia no Círculo Dourado num lugar assim. Não me ocorre nada melhor. E, quando olho pela janela do meu quarto contemplo mais uma paisagem deslumbrante. O vulcão Eyjafjallajokull está mesmo em frente da minha janela. O dia de hoje permitiu-me concluir algo muito elementar. De qualquer janela da Islândia eu vejo um mundo melhor. Seja no Círculo Dourado ou fora dele!

GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia
GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia

SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA ISLÂNDIA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e no Círculo Dourado. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para o Círculo Dourado.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

GOLDEN CIRCLE, o Círculo Dourado da Islândia - Da janela do meu carro vejo um mundo melhor | Islândia

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.