A Mesopotâmia é verdadeiramente o berço das civilizações. A designação “Mesopotâmia” deriva do grego e quer dizer “terra entre dois rios”, no caso os tios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Turquia e fluem através dos actuais territórios da Síria e Iraque, juntando-se num só, o rio Shatt al-Arab, que desagua no Golfo Pérsico. Vamos conhecer a Mesopotâmia.
Se estiver interessado em visitar ou conhecer melhor os lugares históricos a não perder no Iraque, consulte os nossos seguintes artigos:
- VIAJAR NO IRAQUE – Tudo o que precisa de saber para começar a planear a sua viagem no Iraque, a Antiga Mesopotâmia, está neste artigo.
- GUIA DE VIAGEM NO IRAQUE – Da nossa viagem ao Iraque fizemos um Guia de Viagem com informação útil e actualizada, contactos no terreno, dicas práticas de transporte e alojamento, para poder viajar de forma independente ou em tour no Iraque. Pode adquirir o nosso guia de viagem no link que inclui a zona da A Mesopotâmia.
- GUERRA DO IRAQUE – A história contemporânea do Iraque, importante para quem vai visitar o país e pretende perceber exactamente aquilo que vai ver no terreno e que dificuldades vai enfrentar.
- VIAJAR NA MESOPOTÂNIA – Se vai viajar para o Iraque este é um artigo que lhe pode interessar, já que contextualiza a importância do país e o seu legado desde os tempos da Mesopotâmia.
- VIAJAR NA SUMÉRIA – Conheça a história da Suméria e as cidades históricas de Uruque e Ur, duas das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia.
- VISITAR A ASSÍRIA – Conheça a história da Assíria e a cidade histórica de Nínive, uma das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia.
- BABILÓNIA – Conheça a cidade histórica da Babilónia, uma das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia, e a história do grande império competidor da Assíria, assim como outros lugares ligados à Babilónia, como Dur-kurigalzu e Borsippa.
- MESOPOTÂMIA PERSA – Conheça a história da Pérsia na Mesopotâmia e as cidades históricas de Ctesiphon e Hatra, verdadeiros tesouros arquitectónicos e arqueológicos do Iraque e da A Mesopotâmia.
- LUGARES SAGRADOS DO ISLÃO NO IRAQUE – Conheça as cidades sagradas do Islão no Iraque, Najaf, Karbala e Samarra e outras, e outros lugares de interesse religioso e histórico.
- ESTADO ISLÂMICO NO IRAQUE E NA SÍRIA – Um artigo obrigatório para perceber o contexto do aparecimento do Estado Islâmico no Iraque.
O nascer de civilizações na Mesopotâmia
A Mesopotâmia, juntamente com as planícies aluviais do rio Nilo e o vale do rio Jordão, constituíam o chamado “Crescente Fértil” (estendendo-se com a forma de meia lua no Médio Oriente), a região mais antiga, a par das bacias dos rios Yangtzé e Amarelo, no Extremo Oriente, onde se deu a “Revolução Neolítica”, por volta de 10.000 a.C.. Nessa transformação verdadeiramente revolucionária da espécie humana, começou a transição de uma sociedade nómada de caçadores-recolectores para uma sociedade sedentária, com a domesticação de plantas e animais, a prática de agricultura e o aparecimento dos primeiros assentamentos humanos permanentes na Mesopotâmia.
Mas foi também na Mesopotâmia que se deu mais cedo (seguida do Antigo Egipto e, bastante mais tarde, na China e América Central) outra grande transformação da Humanidade, a transição da pré-História para a História, isto é, o aparecimento da escrita e das primeiras cidades. Foi na Mesopotâmia que a sociedade tribal se começou a transformar numa sociedade urbana, mais estratificada, e foi na Mesopotâmia que o culto aos deuses começou a ter um papel fulcral na construção da estrutura das sociedades. Foi também na Mesopotâmia que surgiram as primeiras cidades-estado e, juntamente com o Antigo Egipto, os primeiros impérios da História, distinguindo-se da civilização contemporânea do Vale do Indo. Finalmente foi na Mesopotâmia que a escrita apareceu e se escreveram os primeiros textos épicos, as sagas de heróis, e lutas ente homens e deuses, histórias que inspirariam, por exemplo, a Bíblia.
A Mesopotâmia, cerca de 1200 a.C.
A Mesopotâmia hoje
Hoje, a Mesopotâmia continua a ser terra fértil, rica em recursos e alvo de disputas, como sempre foi. O Iraque é a nação moderna que engloba a maior parte da Mesopotâmia e os seus tesouros arqueológicos e históricos são imensos. A instabilidade política e militar do Médio Oriente tem dificultado o estudo da Mesopotâmia e o avanço da arqueologia, assim como o seu conhecimento generalizado, mas não se deve perder a esperança nem as oportunidades de conhecer o rico património histórico e cultural da Mesopotâmia. Foi o que nós fizemos na nossa viagem pelo Iraque, não deixando passar a oportunidade de visitar muitos dos principais lugares e sítios arqueológicos do Iraque e da Mesopotâmia, aprendendo a sua História e valorizando o esforço daqueles que, no terreno, fazem tudo ao seu alcance para que esta parte da nossa História comum não se perca para sempre.
As civilizações e impérios na Mesopotâmia
A evolução iniciada pela revolução neolítica foi lenta, fruto provavelmente da dispersão das populações, e a ocorrência de doenças e guerras. Só por volta de meados do quarto milénio antes de Cristo é que surgiram as primeiras grandes cidades na Mesopotâmia. Antes disso, no período pré-histórico da Mesopotâmia, vários avanços foram sendo conquistados como a adopção da roda, a drenagem dos pântanos para agricultura, a tecelagem, a metalurgia e a cerâmica, em particular no chamado Período de al-Ubaide, entre 6500 e 3800 a.C..
Com a construção de cidades, inicialmente independentes entre si, ou seja, cidades-estado, e o desenvolvimento de estrutura social, com classes sociais bem definidas, estava aberto o caminho para o aparecimento dos primeiros impérios da História. A Mesopotâmia acabaria por ser conquistada e governada por diferentes impérios ao longo de mais de quatro mil anos, sendo que os arqueólogos estabeleceram uma cronologia e designações para diferentes períodos históricos.
Cronologia das civilizações na Mesopotâmia (antes da ocupação islâmica)

Lugares históricos a visitar no Iraque
Viajámos no Iraque, a Antiga Mesopotâmia, em Dezembro de 2021 e Janeiro de 2022. O nosso itinerário pelo Iraque tinha tempo limitado por isso tivemos de fazer algumas escolhas. Ainda assim, conhecer os lugares históricos da Mesopotâmia, incluindo sítios relacionados com a história da Suméria, Assíria e Babilónia era um dos objectivos principais da nossa viagem pelo Iraque. Assim, tentámos visitar o máximo de lugares possíveis, dentro das limitações de tempo que tínhamos. No entanto, dada a quantidade de lugares históricos no Mesopotâmia, era inevitável que alguns ficassem, desta vez, por visitar. Só escrevemos, é claro, sobre aqueles lugares em que estivemos.
GUIA DE VIAGEM DO IRAQUE E A MESOPOTÂMIA
Este é o Guia de Viagem do Iraque versão pdf de todos os nossos artigos publicados aqui no blogue sobre o Iraque e a Mesopotâmia.
Podes comprar o Guia de Viagem do Iraque aqui