ASSÍRIA – IRAQUE – Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

A Assíria foi o primeiro grande império guerreiro da Mesopotâmia. Durante centenas de anos, a Assíria foi o poder dominante de uma extensa região abrangendo o Próximo Oriente e o Médio Oriente, mas o coração da Assíria encontrava-se na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, hoje território do Iraque. Ali, podem encontrar-se vários sítios arqueológicos relacionados com a história da Assíria, sendo um privilégio visitá-los e conhecer a história da Assíria e impérios antagónicos, como a Babilónia, nos lugares onde essa história aconteceu. A Assíria marcou profundamente o percurso da Mesopotâmia e definiu em muito o que se seguiria nessa região do mundo.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

Se estiver interessado em visitar na Suméria e conhecer melhor os lugares históricos a não perder no Iraque, consulte os nossos seguintes artigos:

  • VIAJAR NO IRAQUE – Tudo o que precisa de saber para começar a planear a sua viagem no Iraque, incluindo a Assíria, está neste artigo.
  • GUIA DE VIAGEM NO IRAQUE – Da nossa viagem ao Iraque fizemos um Guia de Viagem com informação útil e actualizada, contactos no terreno, dicas práticas de transporte e alojamento, para poder viajar de forma independente ou em tour no Iraque, incluindo uma visita à Assíria. Pode adquirir o nosso guia de viagem no link.
  • GUERRA DO IRAQUE – A história contemporânea do Iraque, importante para quem vai visitar o país e pretende perceber exactamente aquilo que vai ver no terreno e que dificuldades vai enfrentar.
  • VIAJAR MESOPOTÂMIA – Se vai viajar para o Iraque este é um artigo que lhe pode interessar, já que contextualiza a importância do país e o seu legado desde os tempos da Suméria, Assíria e Babilónia.
  • VISITAR A SUMÉRIA – Conheça a história da Suméria e as cidades históricas de Uruque e Ur, duas das mais antigas e principais cidades da antiga Suméria.
  • VISITAR A ASSÍRIA – Conheça a história da Assíria e a cidade histórica de Nínive, uma das mais antigas e principais cidades da Assíria e da antiga Mesopotâmia, e antiga capital da Assíria.
  • VISITAR A BABILÓNIA – Conheça a cidade histórica da Babilónia, uma das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia, e a história do grande império antagónico da Assíria, assim como outros lugares ligados à Babilónia, como Dur-kurigalzu e Borsippa.
  • MESOPOTÂMIA PERSA – Conheça a história da Pérsia na Mesopotâmia e as cidades históricas de Ctesiphon e Hatra, verdadeiros tesouros arquitectónicos e arqueológicos do Iraque e da Mesopotâmia.
  • VISITAR OS LUGARES SAGRADOS DO ISLÃO NO IRAQUE – Conheça as cidades sagradas do Islão no Iraque, Najaf, Karbala e Samarra e outras, e outros lugares de interesse religioso e histórico.
  • ESTADO ISLÂMICO NO IRAQUE E NA SÍRIA – Um artigo obrigatório para perceber o contexto do aparecimento do Estado Islâmico no Iraque.
ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

A Assíria no Iraque

Na nossa viagem pelo Iraque, pudemos visitar a antiga capital da Assíria, Nínive, uma das cidades mais antigas e enigmáticas da Mesopotâmia, com ocupação humana de milhares de anos. Há outros locais no Iraque relacionados com a história da Assíria, mas as limitações de tempo que tínhamos fizeram com que tivéssemos de fazer escolhas. As ruínas de antigas cidades como Assur, Nimrud e Dur-Sharrukin tiveram de ficar para uma próxima oportunidade.

Consulte o nosso artigo sobre viajar no Iraque e descubra a Assíria.

A HISTÓRIA DA ASSÍRIA

1. O nascimento da Assíria

Pensa-se que a origem da Assíria terá sido resultante da mistura de povos vindos dos territórios actuais de Israel e Palestina com povos do norte da Mesopotâmia. A lenda diz que os assírios serão descendentes de Assur, filho de Sem e neto de Noé. Após o fim do Império Acádio, no Período de Ur III, são fundadas várias cidades assírias administradas por Ur, incluindo as que viriam a ser capitais da Assíria, Assur, e Nínive. Os assírios ganharam a sua independência por volta de 2000 a.C., expandindo-se e unificando as cidades, naquele que é chamado o Antigo Império Assírio. Assur era também o nome do principal Deus do panteão da Assíria, e era o equivalente na Assíria do Deus Enlil, o Deus do vento, das tempestades, e da terra, líder dos deuses da Suméria, adorado no templo da cidade de Nippur.

Consulte o nosso artigo sobre a civilização da Suméria, a primeira da Mesopotâmia.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

Foi só a partir de 1400 a.C., depois de terem estado cerca de 100 anos sob o poder do império Mitani, que a Assíria reconquistou a independência (com o Egipto faraónico como aliado) e recomeçou a conquistar novos territórios. Neste período, Assur retomou o seu papel de capital da Assíria, e foi fundada a cidade de Nimrud, que também viria a ser capital da Assíria durante um breve período.

2. Assíria, o império guerreiro da Mesopotâmia

O período áureo da Assíria foi o Império Neo-Assírio, quando a Assíria foi o império mais poderoso do mundo, e quando o seu território se estendia desde o Egipto, passando pelo norte da Arábia, parte da Anatólia e toda a Mesopotâmia. Neste período, as cidades assírias de Nimrud e Nínive foram também capitais do império. A língua falada no império da Assíria era o aramaico, a língua falada por Jesus Cristo.

O Império da Assíria na sua maior extensão

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_of_Assyria-pt.svg

Mas as guerras internas entre regiões da Assíria, assim como as incursões de impérios concorrentes, levou à queda da Assíria. No final do século VII a.C., as capitais da Assíria, Assur e Niníve, seriam conquistadas e saqueadas pelos impérios Medo e da Babilónia.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque
ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

A CIDADE DE NÍNIVE

1. O começo de Nínive

Nínive é, simplesmente, uma das cidades mais míticas da Mesopotâmia e uma das mais importantes da Assíria. Com registos que remontam ao Período de Uruque, Nínive era uma cidade que marcava o limite de navegabilidade do rio Tigre e era um importante entreposto comercial sob a alçada da cidade de Uruque. Foi com o surgimento da Assíria que Nínive começou a crescer em tamanho e importância, mantendo-se um dos centros provinciais de poder durante o Antigo e Médio Impérios Assírios, sendo que era um centro de culto à deusa Ishtar.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

Localizada no que é agora os arredores da cidade iraquiana de Mossul, Nínive atravessou diferentes épocas e impérios, e rodeou-se de uma aura que sobreviveu até aos tempos modernos, quando as escavações começaram e encontraram verdadeiros tesouros que se encontram espalhados pelos melhores museus do mundo. No entanto, essa retirada de valores para outros países, o avanço urbano de Mossul, e por fim a destruição levada a cabo pelo Estado Islâmico (que ocupou a cidade de Mossul entre 2014 e 2017) levaram a que hoje, da antiga glória da capital da Assíria, só restem as colinas que escondem as ruínas das muralhas de Nínive. As ruínas de Nimrud também foram arrasadas pelo Estado Islâmico, mas não tivemos oportunidade de visitar esse local.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

2. Nínive, capital da Assíria

Foi no império neo-assírio, última fase da Assíria, que Nínive sofreu uma grande expansão arquitectónica, com um complexo religioso dedicado a vários deuses, mas em particular durante o reinado de Sennacherib (705–681 a.C.), famoso pela destruição assíria da cidade da Babilónia, em 689 a.C., e pela transferência da capital da Assíria para Nínive (após o rei Sargão II ter estabelecido como capital da Assíria Dur-Sharrukin, moderna Khorsabad, a norte de Nínive), assim como pela sua campanha militar no Levante, descrita na Bíblia, quando a Assíria tomou o Reino de Judá.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

Sennacherib remodelou a sua capital da Assíria, Nínive, construindo palácios, jardins (que se diz terem sido os verdadeiros “Jardins Suspensos da Babilónia“) e imponentes muralhas. Foi durante este período que Nínive foi a maior cidade da Assíria e do mundo, causando admiração em todos que a visitavam e origem de lendas para todos aqueles que ouviam falar dela.

São também deste período áureo que pertencem os tesouros que foram escavados e transladados para o Louvre ou o British Museum, em particular as imponentes e belas figuras de lamassu, uma criatura híbrida, com cabeça humana, corpo de touro e com asas, algumas das quais não sobreviveram à destruição pelo Estado Islâmico do património histórico da Assíria, por exemplo no Museu de Mossul.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

3. As glórias de Nínive

As famosas portas de entrada de Nínive também são uma das imagens de marca da cidade e da Assíria. Das 15 portas originais, as ruínas de cinco sobreviveram até aos nossos dias, tendo sido alvo de obras de reconstrução em meados do século XX. No entanto, todas foram alvo de destruição por parte do Estado Islâmico, especialmente as portas Nergal, Mashki e Adad, constituindo uma machadada no património histórico da Assíria. Nós visitámos a Porta de Adad, onde já não existe efectivamente a porta, sendo apenas visível uma parte reconstruída da muralha de pedra e as colinas por trás. São visíveis também colinas no alinhamento das muralhas exteriores da cidade de Nínive, onde se esconderão as bases das muralhas da antiga capital da Assíria.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

Incrivelmente, o legado mais importante para a História de Nínive talvez tenham sido livros (de argila)! O último grande rei da Assíria, Assurbanípal (669–631 a.C.), criou a grande Biblioteca de Nínive, talvez a primeira da História, uma grande colecção de obras em escrita cuneiforme, que se pensa poderia ter atingido mais de 10.000 documentos em argila cozida. Descoberta no século XIX por arqueólogos ingleses, e apesar de incidentes e incompetências que baralharam e impossibilitaram uma catalogação precisa dos objectos, a Biblioteca de Assurbanípal constitui hoje um património de valor inestimável, pertencente ao British Museum, mas também à Humanidade.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

4. O fim de Nínive e da Assíria

Mas a glória de Nínive durou pouco, pois estava perto o fim da Assíria. Após a morte de Assurbanípal, a Assíria entrou numa fase de decadência por guerras internas, e a pressão da Babilónia e do império Medo fez-se sentir. A cidade de Nínive acabaria por ser saqueada, parcialmente destruída e abandonada em 612 a.C., e a Assíria acabaria oficialmente em 609 a.C., dando lugar ao novo império emergente da Mesopotâmia, a Babilónia, que disputaria com o Egipto faraónico a predominância no Crescente Fértil.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

Nínive continuou a ser habitada no milénio seguinte, mas nunca recuperando a sua glória passada. Finalmente, com a conquista islâmica da Mesopotâmia, Nínive tornou-se um subúrbio cristão da cidade nova que nasceu na outra margem do rio e gradualmente foi sendo abandonada e esquecida, até às escavações do século XIX. Chegava ao fim uma das mais gloriosas cidades da Assíria, o grande império da Mesopotâmia.

ASSÍRIA - IRAQUE | Visitar a cidade de Nínive e a história do Iraque

GUIA DE VIAGEM DO IRAQUE

SUMÉRIA - IRAQUE | Visitar as cidades de Uruque e Ur, e a sua história milenar
Guia de Viagem- Iraque – Viajar entre Viagens

Este é o Guia de Viagem do Iraque versão pdf dos nossos artigos publicados aqui no blogue sobre o Iraque e a Assíria.

Podes comprar o Guia de Viagem do Iraque aqui

10€

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.