12 IMAM – Sunitas, Shiitas e os 12 Imam (aprendendo sobre o islão em Mashhad) | Irão

12 IMAM - Sunitas, Shiitas e os 12 Imam (aprendendo sobre o islão em Mashhad) | Irão

Para se perceber a importância do mausoléu do Imam Reza em Mashhad, é necessário recuar na História e regressar à génese da divisão do Islão nos seus dois principais ramos, o sunita e o shiita.

Quando o profeta Maomé morreu em 632, surgiram imediatamente desentendimentos acerca da sua sucessão. O profeta terá nomeado como seu sucessor o seu genro e primo, Ali bin Abi Taleb, mas a maioria dos seus seguidores mais chegados parecia apoiar o sogro do profeta, tendo então lhe sido entregue o poder do já então grande império, tomando para si o título de califa (máximo governante do mundo islâmico e sucessor do profeta Maomé). Ali foi sendo preterido até que foi nomeado como 4º califa, em 656. No entanto, acabou assassinado apenas cinco anos depois. A comunidade islâmica dividiu-se assim em duas facções, a sunita, seguidores do califado, e os shiitas (de Shiat Ali, os seguidores de Ali).

A cisão do Islão agudizou-se quando Hussein, filho de Ali, e 72 seus seguidores foram mortos pelas tropas do califado, em 680. Desde então, para os shiitas, o poder temporal no mundo islâmico, representado pelo califado, permaneceu desligado do poder espiritual, representado por uma sucessão de homens santos, os chamados Imam (líder religioso), cujo fim de vida normalmente não era de ordem natural.

No início do século IX, o califa de Bagdad era um governante com um poder incontestado, com um pensamento progressista e dado ao avanço das ciências. No entanto, a preeminência espiritual do então sétimo Imam, era alvo de cobiça. O destino do imam acabou por ser a cadeia e eventualmente a morte. O seu filho Razavi sucedeu-lhe e tomou a seu cargo o título de Imam Reza. Entretanto, com a morte do califa, os seus filhos lutaram pela sua sucessão e o vencedor, governando a partir de Merv (actual Turquemenistão), tentou que o Imam lhe reconhecesse o poder espiritual que lhe faltava (inclusive, para acalmar algumas revoltas em diferentes territórios). A negativa do Imam levou à sua prisão e posterior morte por envenenamento. O califa tentou emendar a mão dando honras fúnebres ao enterro do Imam Reza na actual cidade Mashhad, perto do túmulo de seu pai, mas o mal estava feito…

Após mais três Imam, a sucessão dinástica foi abruptamente terminada no ano de 874, quando o 12º desapareceu misteriosamente… Dos onze Imam anteriores, 6 estão sepultados no Iraque, 4 na Arábia Saudita e 1 no Irão. Os mais venerados são o 1º (Ali, sepultado na actual cidade de Najaf, no Iraque), o 3º (Hussein, sepultado na actual cidade de Kerbala, no Iraque) e o 8º, Imam Reza, sepultado na actual Mashhad, no Irão.

Hoje, o 12º Imam, de seu nome Mahdi ou Valiasr (líder dos nossos tempos) é a figura messiânica do Islão shiita, sendo que se acredita que ele ainda vive como líder divino e que um dia regressará, juntamente com o profeta Jesus, para guiar o mundo no caminho espiritual.

Esta divisão milenária do Islão reflecte-se actualmente na geopolítica, continuando a ter protagonistas, não a nível individual mas sim nações, com consequências políticas para a união do mundo islâmico e para as relações com o mundo ocidental. A Arábia Saudita é o expoente máximo do ramo sunita (inclusive na defesa de certas tradições, como a completa subjugação do papel da mulher na sociedade), mas é olhada com desprezo e desagrado pelos shiitas, representados pelo Irão e os seus Ayatollah (encarados como os únicos que interpretam correctamente o Corão), que vêem com maus olhos a subserviência económica da família real saudita em relação ao ocidente.

Contudo, não é tão simples quanto parece. Mesmo dentro do ramo sunita, há divergências… Basta lembrar que Bin Laden era sunita, mas sonhava, como muitos, com a instauração de um novo califado islâmico, com a união do Islão e com a oposição aos valores do mundo ocidental. E que Saddam Hussein era sunita mas procurou estabelecer um regime laico, acabando por ser deposto pela intervenção americana, abrindo caminho a uma insurgência protagonizada pelo ramo shiita do Iraque, apoiado pelo Irão…

Dada a importância estratégica dos países islâmicos, e o consequente interesse das potências ocidentais, só podemos prever que os acontecimentos de há mais de 1300 anos continuarão a moldar o futuro do Islão e de todo o mundo.

Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
  • CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
  • VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
  • VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
  • VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
  • VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
  • VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
  • VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
  • VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
  • VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
  • VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
  • VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
  • VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
  • VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
  • VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
  • VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
  • VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
  • VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
  • VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
  • VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
  • VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
  • VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
  • VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
  • VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
  • VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
  • ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
  • 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
  • DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
  • VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
  • VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
  • COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
  • VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.