Visitar TABRIZ – Quanto custa um sangak em Tabriz? | Irão

Visitar TABRIZ - Quanto custa um sangak em Tabriz? | Irão

Depois de uma viagem memorável, no bom e no mau sentido, a bordo do Expresso Transasiático, eis que chegamos a Tabriz. Era meio-dia e já não havia tempo para visitar tudo o que queríamos. Descemos do comboio com um casal espanhol, uma rapariga belga e um rapaz iraniano de seu nome Hassan. Hassan era o elo de ligação entre todos nós. Adoptou-nos e decidiu tratar de todos. Começamos por comprar bilhetes de comboio para esta noite para Teerão. Fomos levar o casal espanhol e a rapariga belga a um hotel no centro da cidade. Despedimo-nos e seguimos com o Hassan para Kandovan, uma aldeia semelhante às da Capadócia.

Em Tabriz, apesar de passarmos muito pouco tempo, decidimos parar alguns minutos para ver a igreja de Stª Maria, um dos lugares que aparece descrito no livro de viagens de Marco Polo. Infelizmente estava fechada e só a conseguimos ver por fora. Hoje está praticamente escondida no meio dos edifícios da cidade.

Visitar TABRIZ - Quanto custa um sangak em Tabriz? | Irão

O principal local de interesse de Tabriz é a Mesquita Azul, de seu nome Kabud, que significa “coberta  de azulejos”. A mesquita é do século XV e é uma das mais bonitas que vimos no Irão. Por fora conserva pouquíssimos azulejos mas por dentro exibe ricos painéis azuis, verdes, laranjas e amarelos. É uma autêntica obra de arte. A porta principal tem bastantes azulejos mas muitos deles estão completamente partidos porque a mesquita foi destruída por um grande sismo em 1773.

O interior da mesquita é belíssimo e ainda restam bastantes azulejos originais que estão a ser restaurados. Quando saímos da mesquita estivemos no bazar e compramos Sohan, um doce delicioso do Irão. Passamos pelo museu do Azerbaijão e fomos até ao centro da cidade despedir-nos dos espanhóis.

Visitar TABRIZ - Quanto custa um sangak em Tabriz? | Irão

O Rui aproveitou para ir comprar sangak, um pão fabuloso, cozido em forno de lenha com pedras por cima. Enquanto ele foi ao pão nós ficamos na conversa. O tempo passava e o Rui não aparecia. O nosso comboio partia às oito e dez mas nós tínhamos que estar na estação às sete e meia. Eram sete e quarenta e nada do Rui. Eram sete e cinquenta e nada do Rui. O Hassan acabou por lhe telefonar (tínhamos comprado um cartão SIM iraniano nessa manhã). O Rui estava sem relógio e não tinha dado pelo tempo passar. Veio a correr como o sangak a ferver na mão.

Visitar TABRIZ - Quanto custa um sangak em Tabriz? | Irão

Apanhamos um táxi para a estação. Estava um trânsito caótico. Chegamos à estação faltava um minuto para o comboio partir. Ainda tínhamos que recolher as mochilas e ir para a plataforma. Os revisores avisaram o comboio e nós corremos até à plataforma. O comboio já apitava. Mal entramos o comboio arrancou. Sentei-me e respirei fundo. Perguntei ao Rui:

 – Quanto custou o sangak?

 – Quase a viagem para Teerão. – respondeu o Rui.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.