Depois de uma viagem memorável, no bom e no mau sentido, a bordo do Expresso Transasiático, eis que chegamos a Tabriz. Era meio-dia e já não havia tempo para visitar tudo o que queríamos. Descemos do comboio com um casal espanhol, uma rapariga belga e um rapaz iraniano de seu nome Hassan. Hassan era o elo de ligação entre todos nós. Adoptou-nos e decidiu tratar de todos. Começamos por comprar bilhetes de comboio para esta noite para Teerão. Fomos levar o casal espanhol e a rapariga belga a um hotel no centro da cidade. Despedimo-nos e seguimos com o Hassan para Kandovan, uma aldeia semelhante às da Capadócia.
Em Tabriz, apesar de passarmos muito pouco tempo, decidimos parar alguns minutos para ver a igreja de Stª Maria, um dos lugares que aparece descrito no livro de viagens de Marco Polo. Infelizmente estava fechada e só a conseguimos ver por fora. Hoje está praticamente escondida no meio dos edifícios da cidade.
O principal local de interesse de Tabriz é a Mesquita Azul, de seu nome Kabud, que significa “coberta de azulejos”. A mesquita é do século XV e é uma das mais bonitas que vimos no Irão. Por fora conserva pouquíssimos azulejos mas por dentro exibe ricos painéis azuis, verdes, laranjas e amarelos. É uma autêntica obra de arte. A porta principal tem bastantes azulejos mas muitos deles estão completamente partidos porque a mesquita foi destruída por um grande sismo em 1773.
O interior da mesquita é belíssimo e ainda restam bastantes azulejos originais que estão a ser restaurados. Quando saímos da mesquita estivemos no bazar e compramos Sohan, um doce delicioso do Irão. Passamos pelo museu do Azerbaijão e fomos até ao centro da cidade despedir-nos dos espanhóis.
O Rui aproveitou para ir comprar sangak, um pão fabuloso, cozido em forno de lenha com pedras por cima. Enquanto ele foi ao pão nós ficamos na conversa. O tempo passava e o Rui não aparecia. O nosso comboio partia às oito e dez mas nós tínhamos que estar na estação às sete e meia. Eram sete e quarenta e nada do Rui. Eram sete e cinquenta e nada do Rui. O Hassan acabou por lhe telefonar (tínhamos comprado um cartão SIM iraniano nessa manhã). O Rui estava sem relógio e não tinha dado pelo tempo passar. Veio a correr como o sangak a ferver na mão.
Apanhamos um táxi para a estação. Estava um trânsito caótico. Chegamos à estação faltava um minuto para o comboio partir. Ainda tínhamos que recolher as mochilas e ir para a plataforma. Os revisores avisaram o comboio e nós corremos até à plataforma. O comboio já apitava. Mal entramos o comboio arrancou. Sentei-me e respirei fundo. Perguntei ao Rui:
– Quanto custou o sangak?
– Quase a viagem para Teerão. – respondeu o Rui.
Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
- CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
- VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
- VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
- VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
- VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
- VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
- VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
- VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
- VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
- VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
- VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
- VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
- VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
- VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
- VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
- VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
- VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
- VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
- VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
- VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
- VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
- VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
- ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
- 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
- DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
- VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
- VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
- COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
- VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.