Visitar KERMAN e perder-se no bazar da Rota da Seda | Irão

Visitar KERMAN e perder-se no bazar da Rota da Seda | Irão

Um dos bazares mais genuínos da Rota da Seda continua a ser o de Kerman, no sudeste o Irão. É do conhecimento geral que a Rota da Seda não era um rota única mas um conjunto de caminhos que permitiam as trocas comerciais entre o ocidente e o oriente. Ora, era precisamente em Kerman, que os produtos que vinham da Índia e do Paquistão chegavam à Pérsia.

Esta proximidade trás para o Irão uma minoria que alegra o bazar: são os baluchis, uma etnia de origem paquistanesa e afegã que sobressai nas ruas fervilhantes do bazar, quer pela sua indumentária, quer pelas longas barbas. Fazem lembrar os afegãos, também eles aqui tão perto.

Visitar KERMAN e perder-se no bazar da Rota da Seda | Irão

A proximidade do Paquistão faz hoje de Kerman uma das cidades com mais problemas de droga do Irão. As rotas comerciais continuam a existir mas, na actualidade, para além de especiarias e tecidos deste lado do mundo chegam também novos problemas e desafios.

À parte destes novos problemas, o bazar de Kerman continua a ser um local excepcional para testemunhar a vida mercantil. Resolvemos explorar este belíssimo bazar em busca dos seus lugares escondidos, remotos e esquecidos. Entre ruas e ruelas encontramos madraças, mesquitas, hamans e caravançarais. A maioria está ao abandono, com sinais evidentes de degradação.

Visitar KERMAN e perder-se no bazar da Rota da Seda | Irão

No bazar encontramos produtos oriundos das imediações de Kerman mas muitos outros negociados ao longo da Rota da Seda. Chegam aqui os melões e melancias da Ásia Central, o arroz basmati da Índia, assim com as frutas do Turquemenistão e Uzbequistão. Dizem que as uvas vêm de Fergana, um vale no sul do Uzbequistão. Em troca, os iranianos de Kerman oferecem aos comerciantes os seus preciosos artigos em cobre e os seus belos tapetes tecidos artesanalmente e coloridos de forma natural. Os tapetes persas são um dos artigos mais cobiçados pelo oriente, a par das tâmaras que inundam o bazar nesta altura do ano.

As tâmaras aqui produzidas comem-se frescas. As tâmaras secas são vendidas para os países árabes, especialmente para a Turquia, em que nesta altura do Ramadão são consideradas produtos básicos devido ao seu elevado valor calórico e rico em açúcar. Em Istambul, tínhamos encontrado imensas tâmaras a vender e só aqui descobrimos que a Turquia não tem palmeirais nem produção de tâmaras. Todas as tâmaras vendidas no país vêm do Irão, do Iraque ou da Síria.

Visitar KERMAN e perder-se no bazar da Rota da Seda | Irão

Também há chás de várias flores, alguns especialmente coloridos que comprei, mas que não consegui perceber do que são, nem de onde são provenientes.

O nosso passeio por Kerman terminou com uma visita aos mausoléus e às mesquitas da cidade. Apesar da beleza destes últimos, foi o tempo em que nos decidimos perder no bazar que nos contagiou com a sua azáfama e que marcou esta nossa viagem ao longo da Rota da Seda.

Visitar KERMAN e perder-se no bazar da Rota da Seda | Irão  

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.