Visitar BAM, a cidade de adobe destruída por um mega sismo | Irão

Visitar BAM, a cidade de adobe destruída por um mega sismo | Irão

Bam é uma cidade no sudeste do Irão a poucos quilómetros da fronteira com o Paquistão e a poucos quilómetros de Kerman. Em tempos esta cidade era considerada uma das jóias do turismo iraniano mas a sua sorte caiu por terra quando em 2003 foi atingida por um dos maiores sismos que já afectou a Ásia Central. Sem números oficiais divulgados, estima-se que o número de vítimas do sismo de Bam tenha sido muito superior aos 26000 divulgados pelas televisões mundiais.

Bam

Para entrar em Bam tivemos que pagar 150000 rials (cerca de 3,5€) preço para turista, e ser acompanhado por um jovem policia iraniano muito bem-disposto. Tentava falar connosco em farsi e explicava-nos tudo, embora soubesse que nós não falávamos a língua. Por vezes conseguia fazer-se entender por gestos e dizia-nos que estávamos a ver uma escola, uma mesquita ou simplesmente habitações. Tirava-nos inclusive fotografias e queria mostrar-nos tudo.

Visitar BAM, a cidade de adobe destruída por um mega sismo | Irão

Enquanto fotografava os lugares de Bam tirei-lhe uma fotografia. Olhou para mim com um ar muito sério e disse-me: “no pictures, I’m a police!”. Deu-me vontade de rir porque no minuto seguinte estava outra vez altamente informal e na brincadeira com o Rui. Levou-nos a um jardim no meio das ruínas onde pudemos colher e comer tâmaras frescas. Mas, quando chegamos ao forte não nos deixou entrar. Abria uma excepção com o pagamento de uma pequena soma de rials, claro. Mas, com pequena ou grande, a verdade é que nós estávamos sem dinheiro e como tal não podíamos pagar. Decidimos declinar a oferta e ficamo-nos pela visita guiada às muralhas.

Bam

Apesar de destruída, a cidadela de Bam é realmente impressionante, quer pelo tamanho, quer pelo tipo de construção. Como em tantos lugares que já visitei no mundo, também aqui ficou a sensação de que cheguei demasiado tarde. Como seria esta cidadela antes de 2003?

Visitar BAM, a cidade de adobe destruída por um mega sismo | Irão

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.