Visitar MAHAN, “tanta parra para tão pouca uva” (Kerman) | Irão

Visitar MAHAN, "tanta parra para tão pouca uva" (Kerman) | Irão

A minha avó costumava utilizar muito este ditado popular e quando cheguei a Mahan foi precisamente isso que me apeteceu dizer. Mahan é visto pelos iranianos como um dos lugares mais bonitos do Irão. No Expresso Transasiático o sexagenário que nos fez companhia mostrou-nos fotografias de Mahan e aconselhou-nos a não perder uma visita a este lugar.

Como estávamos em Kerman e Mahan fica a apenas 35 quilómetros, resolvemos visitá-la. Mahan tem duas grandes atracções: Bagh-e Shahzde e Aramgah-e Shah Ne’matollah Vali. O primeiro é um jardim repleto de fontes e repuxos que fazem parte de um complexo com um pequeno palácio. O segundo é o mausoléu de um místico dervixe.

Visitar MAHAN, "tanta parra para tão pouca uva" (Kerman) | Irão

 Para entrar no complexo de jardins era necessário pagar 150 000 rials/pessoa. Já estávamos sem  dinheiro por isso, resolvemos visitar a parte grátis do jardim e pedir ao zelador para entrar só para tirar umas fotografias. Ele lá me deixou e eu fiquei contente por não ter pago o bilhete. Realmente, não valia a pena.

Visitar MAHAN, "tanta parra para tão pouca uva" (Kerman) | Irão

 No mausoléu a entrada é grátis e confesso que depois de já ter visto tanta coisa no Irão, o mausoléu não impressiona grandemente. O zelador do mausoléu convidou-nos a subir a um dos minaretes da mesquita a troco de 300 000 rials/pessoa (cerca de 7€). Fiquei boquiaberta! Este não é o Irão que eu conhecia até aqui. No Irão que eu conheci raramente nos pediam dinheiro e todos tentavam mostrar-nos tudo sem nos cobrar fosse o que fosse. Cobravam-se de preços justos e salvo raras excepções de preços iguais aos iranianos. Bem, aqui em Mahan e nas imediações de Kerman, essa não é a regra. Isso deixa-me ficar com a pulga atrás da orelha. Será que daqui por meia dúzia de anos, quando o Irão estiver mais aberto ao turismo, este país estará transformado num novo Marrocos ou Egipto? Será que a chegada dos turistas vai fazer desaparecer aquilo que o Irão tem de melhor: a hospitalidade e simpatia das suas gentes? Pois, a julgar por Mahan, temo bem que sim.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.