Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Kashan é uma pequena cidade (à escala iraniana; tem cerca de 250.000 habitantes!) entre Teerão e Esfahan, e é um óptimo sítio para se descansar e apreciar um pouco o estilo de vida de uma cidade de oásis. Desde há 1000 anos que é famosa pelos seus têxteis e tapetes, e tem um centro histórico relativamente compacto que é facilmente explorável a pé.

Logo que chegámos, instalamo-nos no excelente hotel Khan-e Ehsan (uma casa típica, com os quartos à volta de um grande pátio), com direito a um quarto com, nada mais, nada menos, do que 5 camas! Como sempre, o nosso tempo de estadia na cidade era curto (apenas 24h!), por isso não pudemos apreciar desde logo o nosso quarto, e saímos para explorar alguns edifícios históricos, mesmo com um calor intenso nas ruas.

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Começamos a visita a Kashan pela mesquita Agha Bozorg, actualmente em desuso mas com uma arquitectura interessante, com um pátio afundado relativamente ao nível da porta de entrada. Daqui seguimos para uma ronda por casas típicas, construídas por comerciantes ricos do século XIX, e que hoje são atracções turísticas.

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

O guia da Lonely Planet afirma que existe um bilhete conjunto (para três casas) mais económico, mas acabamos por pagar em cada uma delas cerca de 5 USD (2 pessoas)… O Irão começa a acordar para os preços ocidentais! 🙁 Todas as casas de Kashan têm uma estrutura semelhante, com vários edifícios de 2 ou 3 andares, organizados em torno de pátios interiores. A 1ª que visitámos, Khan-e Abassian, destaca-se pela sua arquitectura trabalhada e pelo restaurante instalado num dos pátios, que experimentamos no dia seguinte, após a ida ao deserto (boa comida, bom ambiente, preço razoável para quem está com orçamento limitado – 15 USD para os 2).

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

 A seguir, passamos pela Khan-e Tabatabei, com uma área privada, uma externa para os convidados e uma para o pessoal, e onde se destacam os vidros coloridos que dão um bonito efeito com a forte luz do sol do deserto.

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Duas outras casas estavam fechadas, assim como o Hamman-e Sultan Mir Ahmad, uma casa de banhos e outra das grandes atracções. Seria do calor, ou do Ramadão (ou ambos)? Não sabíamos, mas de facto o calor era muito e resolvemos recolher ao nosso quarto, onde descansámos um pouco. Mas pouco depois, fizemos nova tentativa e conseguimos apanhar o Hamman de Kashan aberto (o senhor da recepção foi embora logo que saímos!), e ainda bem, pois merece realmente uma visita.

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Com cerca de 500 anos e recentemente restaurado, os seus salões ricamente decorados e o seu telhado (a que se pode aceder) oferecem inúmeras oportunidades fotogénicas.

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

Daqui seguimos para o bazar da cidade de Kashan, centro comercial desde há 800 anos, onde para além das óbvias lojas onde se vende de quase tudo, também podemos visitar um caravansarai renovado e algumas mesquitas.

Visitar KASHAN, uma pérola no deserto iraniano | Irão

O sol estava a pôr-se em Kashan e era altura de comprar alguns mantimentos e regressarmos ao hotel, onde (finalmente!) pudemos apreciar um ambiente relaxado no pátio, e onde jantámos no restaurante do hotel. Uma maneira perfeita de acabar o dia em Kashan, uma cidade e um hotel que se recomendam!

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.