Visitar os KALUTS, os castelos de areia próximos de Kerman | Irão

Visitar os KALUTS, os castelos de areia próximos de Kerman | Irão

Acordar às 3.45h da manhã nunca é uma experiência agradável, mas diz-se que os fins justificam os meios e, neste caso, concordo! Levantamo-nos a esta hora imprópria porque queríamos visitar um deserto perto de Kerman, de seu nome Dasht-e Lut, que se estende por uma área de comprimento 145 km e largura 80 km. Uma vez que esta altura do ano é a pior para se explorar esta zona, vamos muito cedo para evitar o calor e para ver o nascer-do-sol numa área específica conhecida como kaluts, com formações rochosas que fazem lembrar castelos de areia gigantes.

Kaluts

Desta vez o nosso carro portou-se bem e chegamos aos Kaluts ao nosso destino sempre por estrada asfaltada (que atravessa o deserto), até que o motorista resolveu entrar pela área arenosa para estacionar.

Visitar os KALUTS, os castelos de areia próximos de Kerman | Irão

Exploramos a área dos Kaluts a pé durante cerca de 3h, aguardando e desfrutando do nascer-do-sol e das cores fabulosas que as rochas assumem, e não me canso de afirmar: as paisagens mais bonitas e fascinantes do planeta Terra são, na sua simplicidade e austeridade (sem conotações políticas!), os desertos e os glaciares! A seguir, fomos tomar o pequeno almoço com o nosso motorista: um chá no deserto…

Visitar os KALUTS, os castelos de areia próximos de Kerman | Irão

Visitar os KALUTS, os castelos de areia próximos de Kerman | Irão

Depois desta experiência (totalmente merecedora até de uma noite em branco!), ainda visitámos um caravançarai numa aldeia próxima e que, se restaurado, poderia ser um hotel com uma localização fabulosa.

Eram 8.30h e o forte calor já se fazia sentir… Impressionante! Nem imagino como será por aqui às duas da tarde! Num país com uma elevação média relativamente elevada, as zonas desérticas do Irão são áreas deprimidas (no sentido topográfico!), sendo que, neste caso, nos encontramos cerca de 1000 m abaixo de Kerman (que está a cerca de 1750 m de altitude). De facto, leio no guia da Lonely Planet que a temperatura do solo mais elevada já registada pertence a um lugar perto daqui, sendo mais de 70 graus celsius!

Visitar os KALUTS, os castelos de areia próximos de Kerman | Irão

Os 90 km que nos separam de Kerman são quase sempre a subir e o motor do nosso táxi começou a aquecer perigosamente… mas o desligar do AC (teve de ser…) e a subida em altitude (e consequente diminuição de temperatura) resolveram o problema. Quando chegámos ao planalto de Kerman, a diferença de temperatura era evidente (continuando a ser alta!).

Kaluts

Eram 10.30h e, apesar de estarmos acordados há 6 horas, o dia estava a começar! Depois dos kaluts, era altura de explorar  o bazar local, com uma bonita arquitectura, e abastecermo-nos de mantimentos. Resolvemos regressar ao hotel a pé e arrependemo-nos… Mais de 1 hora a andar sob um calor intenso e sem poder beber! Mais um teste à nossa resistência… Mas, voltando ao início, o fim justifica o esforço e tirámos o resto do dia para descansar, dormir a sesta e trabalhar para o Viajar entre Viagens. Ainda que, com a qualidade da ligação à internet no Irão, os resultados deste trabalho só sejam visíveis mais tarde! Ossos do ofício…

Visitar os KALUTS, os castelos de areia próximos de Kerman | Irão

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.