Acordar às 3.45h da manhã nunca é uma experiência agradável, mas diz-se que os fins justificam os meios e, neste caso, concordo! Levantamo-nos a esta hora imprópria porque queríamos visitar um deserto perto de Kerman, de seu nome Dasht-e Lut, que se estende por uma área de comprimento 145 km e largura 80 km. Uma vez que esta altura do ano é a pior para se explorar esta zona, vamos muito cedo para evitar o calor e para ver o nascer-do-sol numa área específica conhecida como kaluts, com formações rochosas que fazem lembrar castelos de areia gigantes.
Desta vez o nosso carro portou-se bem e chegamos aos Kaluts ao nosso destino sempre por estrada asfaltada (que atravessa o deserto), até que o motorista resolveu entrar pela área arenosa para estacionar.
Exploramos a área dos Kaluts a pé durante cerca de 3h, aguardando e desfrutando do nascer-do-sol e das cores fabulosas que as rochas assumem, e não me canso de afirmar: as paisagens mais bonitas e fascinantes do planeta Terra são, na sua simplicidade e austeridade (sem conotações políticas!), os desertos e os glaciares! A seguir, fomos tomar o pequeno almoço com o nosso motorista: um chá no deserto…
Depois desta experiência (totalmente merecedora até de uma noite em branco!), ainda visitámos um caravançarai numa aldeia próxima e que, se restaurado, poderia ser um hotel com uma localização fabulosa.
Eram 8.30h e o forte calor já se fazia sentir… Impressionante! Nem imagino como será por aqui às duas da tarde! Num país com uma elevação média relativamente elevada, as zonas desérticas do Irão são áreas deprimidas (no sentido topográfico!), sendo que, neste caso, nos encontramos cerca de 1000 m abaixo de Kerman (que está a cerca de 1750 m de altitude). De facto, leio no guia da Lonely Planet que a temperatura do solo mais elevada já registada pertence a um lugar perto daqui, sendo mais de 70 graus celsius!
Os 90 km que nos separam de Kerman são quase sempre a subir e o motor do nosso táxi começou a aquecer perigosamente… mas o desligar do AC (teve de ser…) e a subida em altitude (e consequente diminuição de temperatura) resolveram o problema. Quando chegámos ao planalto de Kerman, a diferença de temperatura era evidente (continuando a ser alta!).
Eram 10.30h e, apesar de estarmos acordados há 6 horas, o dia estava a começar! Depois dos kaluts, era altura de explorar o bazar local, com uma bonita arquitectura, e abastecermo-nos de mantimentos. Resolvemos regressar ao hotel a pé e arrependemo-nos… Mais de 1 hora a andar sob um calor intenso e sem poder beber! Mais um teste à nossa resistência… Mas, voltando ao início, o fim justifica o esforço e tirámos o resto do dia para descansar, dormir a sesta e trabalhar para o Viajar entre Viagens. Ainda que, com a qualidade da ligação à internet no Irão, os resultados deste trabalho só sejam visíveis mais tarde! Ossos do ofício…
Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
- CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
- VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
- VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
- VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
- VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
- VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
- VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
- VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
- VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
- VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
- VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
- VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
- VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
- VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
- VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
- VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
- VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
- VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
- VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
- VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
- VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
- VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
- ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
- 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
- DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
- VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
- VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
- COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
- VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.