Eram 7h da manhã e o sol nascia a oriente. Era para lá que os dirigiamos. Quando saímos do hotel pela manhã a burra estava entalada no estacionamento. Tivemos que forçar a saída mas rapidamente estávamos na estrada. Conduzir com o sol pela frente era duro mas tinhamos que fazer mais de 600 km para chegar a Isfahan. Felizmente, as estradas são boas e demorámos cerca de sete horas a percorrê-las. Conduzimos ininterruptamente.
Os nossos artigos sobre o Irão na viagem do Rally Mongol estão aqui
- RALLY MONGOL – CHEGAMOS AO IRÃO! – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa entrada no Irão e passagem da fronteira, no Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – CHEGADA A ISFAHAN – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Isfahan, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – DESFRUTANDO DE ISFAHAN – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Isfahan, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR O DESERTO DO IRÃO – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a primeira parte da nossa travessia do deserto iraniano, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR O DESERTO DO IRÃO – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a segunda parte da nossa travessia do deserto iraniano, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – PASSAGEM POR MASHHAD – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Mashhad, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
Eram 15h quando chegámos a Isfahan. Andamos um pouco perdidos mas encontramos o “lar” que nos acolheria nos próximos dois dias: o Ghasr Monshi Hotel, uma casa tradicional iraniana que em tempos foi a residencial palacial do governador de Isfahan.
Matt, o dono, tinha-nos generosamente acolhido a todos no seu novo hotel, aberto apenas há cinco meses. Ofereceu-nos dormida e comida e acolheu-nos durante dois dias magníficos. Era a generosidade iraniana no seu melhor. Nesse dia, tomámos logo um banho fantástico e descansámos do calor da tarde antes de sair.
Mas não resistimos por muito tempo. Queríamos todos ver Isfahan nas melhores horas do dia e, então, percorremos a pé um pouco do bazar que nos separava da Praça Imam. Quando entrámos na praça, eu e o Rui babamos pela segunda vez (as nossas memórias não nos traiam, Isfahan continuava deslumbrante e esmagadora). Os restantes carapaus babaram pela primeira vez e renderam-se à beleza de uma das mais belas cidades do mundo.
Cidade que encantou e continua a encantar todos os que por aqui passam, Isfahan é muito mais do que uma cidade. A praça Imam, de dia e de noite, é esmagadora. A sua beleza arrebata corações há séculos e continua a não deixar ninguém indiferente.
Passeámos pela praça, frequentemente interpelados pela curiosidade iraniana. Curiosidade pura e inocente, tal como a de Sam, um rapaz de 12 ou 13 anos (porque nem ele sabia bem a sua idade devido ao calendário persa não ser igual ao nosso), que abrilhantou o nosso final de tarde.
Com histórias ingénuas, Sam falou-nos do seu dia à dia em Isfahan. Corou quando lhe perguntei se tinha namorada. Prontamente respondeu “não, eu sou muçulmano”. Mas logo de seguida aproximou-se e veio contar-me um segredo ao ouvido:
– Quando era mais novo tive. Agora já não tenho. Não posso. Mas já tive. – E escondeu a face atrás da t-shirt que puxou para cima.
Pisquei-lhe o olho e sorri-lhe. A inocência das crianças é linda em qualquer parte do mundo. Perguntei-lhe:
– E o que aconteceu?
– O meu irmão descobriu e contou à minha mãe. Agora já não posso.
Rimos todos. Estivemos mais de uma hora na conversa. Sam até se cansou e disse:
– Tenho que me sentar um bocado. Já estou cansado de falar inglês.
Era hora de regressar ao hotel. Matt preparou-nos um jantar tipicamente iraniano na magnífica e deslumbrante sala apalaçada da casa. A comida era deliciosa, com saladas frescas, arroz iraniano com açafrão, espetadas de frango, e vários pratos típicos como o ghorme sabzi, khoresht, mirza ghasemi e dolme dademjan, todos divinais.
O Irão tem sido muito mais do que podíamos ter esperado e hoje, particularmente, sentimo-nos como reis. Mas o dia anda não tinha terminado. Logo à saída do hotel descobrimos um ginásio iraniano típico. Entrámos e assistimos a um espectáculo/treino fabuloso. Ficamos visivelmente impressionados.
Resolvemos voltar à Praça Imam, pela noite, descobrindo que a agitação àquela hora era ainda maior. As famílias aglomeravam-se nos espaços ajardinados a fazer piqueniques. Não pude deixar de sentir nostalgia por tempos passados, em que não havia internet e em que todos conversavámos à mesa. O Irão é assim, todos os dias e a todas as horas.
Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
- CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
- VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
- VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
- VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
- VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
- VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
- VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
- VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
- VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
- VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
- VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
- VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
- VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
- VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
- VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
- VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
- VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
- VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
- VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
- VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
- VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
- VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
- ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
- 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
- DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
- VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
- VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
- COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
- VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.
Mais um dia para invejar…um efetivo dia de realeza👑 beijos para todos!
Obrigada, Carmen. bjinhos
Adorei o relato! 😀
Obrigada, Susana. :*