Dia 17 – Na metade do mundo, Isfahan, chegámos à metade da nossa viagem 🇮🇷 | Crónicas do Rally Mongol

Eram 7h da manhã e o sol nascia a oriente. Era para lá que os dirigiamos. Quando saímos do hotel pela manhã a burra estava entalada no estacionamento. Tivemos que forçar a saída mas rapidamente estávamos na estrada. Conduzir com o sol pela frente era duro mas tinhamos que fazer mais de 600 km para chegar a Isfahan. Felizmente, as estradas são boas e demorámos cerca de sete horas a percorrê-las. Conduzimos ininterruptamente.

Eram 15h quando chegámos a Isfahan. Andamos um pouco perdidos mas encontramos o “lar” que nos acolheria nos próximos dois dias: o Ghasr Monshi Hotel, uma casa tradicional iraniana que em tempos foi a residencial palacial do governador de Isfahan.

Matt, o dono, tinha-nos generosamente acolhido a todos no seu novo hotel, aberto apenas há cinco meses. Ofereceu-nos dormida e comida e acolheu-nos durante dois dias magníficos. Era a generosidade iraniana no seu melhor. Nesse dia, tomámos logo um banho fantástico e descansámos do calor da tarde antes de sair.

Mas não resistimos por muito tempo. Queríamos todos ver Isfahan nas melhores horas do dia e, então, percorremos a pé um pouco do bazar que nos separava da Praça Imam. Quando entrámos na praça, eu e o Rui babamos pela segunda vez (as nossas memórias não nos traiam, Isfahan continuava deslumbrante e esmagadora). Os restantes carapaus babaram pela primeira vez e renderam-se à beleza de uma das mais belas cidades do mundo.

Cidade que encantou e continua a encantar todos os que por aqui passam, Isfahan é muito mais do que uma cidade. A praça Imam, de dia e de noite, é esmagadora. A sua beleza arrebata corações há séculos e continua a não deixar ninguém indiferente.

Passeámos pela praça, frequentemente interpelados pela curiosidade iraniana. Curiosidade pura e inocente, tal como a de Sam, um rapaz de 12 ou 13 anos (porque nem ele sabia bem a sua idade devido ao calendário persa não ser igual ao nosso), que abrilhantou o nosso final de tarde.

Com histórias ingénuas, Sam falou-nos do seu dia à dia em Isfahan. Corou quando lhe perguntei se tinha namorada. Prontamente respondeu “não, eu sou muçulmano”. Mas logo de seguida aproximou-se e veio contar-me um segredo ao ouvido:

– Quando era mais novo tive. Agora já não tenho. Não posso. Mas já tive. – E escondeu a face atrás da t-shirt que puxou para cima.

Pisquei-lhe o olho e sorri-lhe. A inocência das crianças é linda em qualquer parte do mundo. Perguntei-lhe:

– E o que aconteceu?

– O meu irmão descobriu e contou à minha mãe. Agora já não posso.

Rimos todos. Estivemos mais de uma hora na conversa. Sam até se cansou e disse:

– Tenho que me sentar um bocado. Já estou cansado de falar inglês.

Era hora de regressar ao hotel. Matt preparou-nos um jantar tipicamente iraniano na magnífica e deslumbrante sala apalaçada da casa. A comida era deliciosa, com saladas frescas, arroz iraniano com açafrão, espetadas de frango, e vários pratos típicos como o ghorme sabzi, khoresht, mirza ghasemi e dolme dademjan, todos divinais.

O Irão tem sido muito mais do que podíamos ter esperado e hoje, particularmente, sentimo-nos como reis. Mas o dia anda não tinha terminado. Logo à saída do hotel descobrimos um ginásio iraniano típico. Entrámos e assistimos a um espectáculo/treino fabuloso. Ficamos visivelmente impressionados.

Resolvemos voltar à Praça Imam, pela noite, descobrindo que a agitação àquela hora era ainda maior. As famílias aglomeravam-se nos espaços ajardinados a fazer piqueniques. Não pude deixar de sentir nostalgia por tempos passados, em que não havia internet e em que todos conversavámos à mesa. O Irão é assim, todos os dias e a todas as horas.

Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.