O Agostinho desapareceu no deserto? O dia começou cedo e cheio de emoção. Depois de nos levantarmos e de nos dirigirmos para a burra, começámos a organizar as coisas para sair e constatámos que o Agostinho estava desaparecido. Tinha-o visto pela última vez em frente ao curral a fazer festas no camelo macho. Depois disso, não o vimos mais. Inicialmente pensámos que seria brincadeira mas vários minutos depois começámos a ficar seriamente preocupados. Percorremos a aldeia de Garmeh a pé e de carro. Berrámos pelo nome do Agostinho desde o curral dos camelos, às ruínas de adobe da aldeia velha, passando pelas ruas empoeiradas e pelos oásis cheios de palmeiras. Não havia sinais do Agostinho. Durante mais de meia hora imaginámos mil e um cenários possíveis mas não sabíamos exactamente o que fazer. Tentámos telefonar-lhe mas ele não atendia. O telemóvel tocava mas não havia resposta. Enviámos mensagens. Nada. Começámos a achar super estranho. Os nossos corações palpitavam e tememos pela segurança do Agostinho.
Podem ver aqui o vídeo completo desta aventura!
Os nossos artigos sobre o Irão na viagem do Rally Mongol estão aqui
- RALLY MONGOL – CHEGAMOS AO IRÃO! – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa entrada no Irão e passagem da fronteira, no Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – CHEGADA A ISFAHAN – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Isfahan, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – DESFRUTANDO DE ISFAHAN – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Isfahan, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR O DESERTO DO IRÃO – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a primeira parte da nossa travessia do deserto iraniano, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR O DESERTO DO IRÃO – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a segunda parte da nossa travessia do deserto iraniano, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – PASSAGEM POR MASHHAD – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Mashhad, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
O Zé resolveu percorrer a aldeia à pé, para cima e para baixo, duas vezes. Eu tentava telefonar-lhe, em vão. O Eduardo e o Rui batiam a aldeia de carro. Nada. Não havia sinais do Agostinho. Tinha desaparecido completamente.
Os raios do início da manhã iluminavam as paredes de abode das casas. Os primeiros aldeões saiam para trabalhar nos campos. Ninguém falava inglês. Agora sinto-me envergonhada, mas na altura ponderei que podesse ter sido raptado ou algo do género. Felizmente, quase uma hora depois aparecia. Estava na entrada da aldeia e tinha caminhado até lá, esperando-nos. Foi aí a nossa primeira discussão. O Rui não aguentou a pressão e “explodiu”. Os minutos seguintes foram de silêncio mas alguns minutos depois já estava tudo resolvido. Seguimos viagem.
A estrada entre Khur e Tabas é verdadeiramente fenomenal. Parámos nas planícies salgadas, uma espécie de deserto de sal, não tão impressionante como o Salar de Uyuni, na Bolívia, mas irrealmente impressionante ao ponto de nos fazer babar de contentamento. Magnífico!
Parámos, corremos, brincámos, rimos, gritámos, atirámos pedras, dissemos asneiras, aliviámos as emoções contidas e as frustrações escondidas. Quinze minutos depois estávamos todos mais leves e com a alma lavada. Voltámos à estrada para parar pouco tempo depois, no deserto de areia, cheio de ergs e dunas de fazer encantar o mais descrente dos mortais.
O calor era tal que a água nos escorria pelo corpo, tornando o nosso dia desconfortável desde o momento em que colocávamos o pé fora das paredes de casa. As máquinas fotográficas não embaciavam, mesmo quando tentávamos bufar-lhes para as limpar. O calor é intenso e a temperatura ao sol há muito que ultrapassou os 50ºC.
Seguimos em direcção a Tabas, onde almoçámos num boteco de beira de estrada, algo como kebab e frango. Mas a verdadeira surpresa veio do mausoléu da cidade. Um lugar verdadeiramente encantador, arquitectonicamente semelhante a Mazar-e Sharif, no Afeganistão. Vesti um chador emprestado por uma das zeladoras do mausoléu e entrei. Fiquei encantada com a devoção.
Era hora de seguir viagem. À hora de almoço redefinimos os nossos objectivos do dia: íamos tentar alcançar Mashhad nessa noite e assim conseguir um dia de avanço em relação ao planificado. Demos tudo por tudo e nesse dia fizemos quase 800 km. Os últimos quilómetros foram percorridos já de noite e o trânsito caótico de Mashhad contrastava com a quietude que tínhamos testemunhado no deserto.
Varis recebeu-nos na sua humilde Guesthouse coberta de tapetes persas. Um pouco mercantilista demais para os padrões iranianos, talvez fruto do facto de ter vivido vários anos na Europa e se encontrar em plena Rota da Seda. Arranjou-nos um quarto para pernoitar e serviu-nos um belo chá iraniano aromatizado com canela. Uma delícia bem quente para nos aquecer depois de um dia completamente escaldante atravessando o deserto iraniano.
Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
- CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
- VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
- VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
- VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
- VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
- VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
- VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
- VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
- VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
- VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
- VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
- VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
- VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
- VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
- VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
- VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
- VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
- VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
- VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
- VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
- VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
- VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
- ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
- 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
- DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
- VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
- VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
- COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
- VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.