Matt assinou a nossa burra pela manhã e desejou-nos boa sorte para a nossa epopeia pelo deserto. Até ele sabia que atravessar o deserto iraniano de carro não ia ser fácil, especialmente no verão, num carro sem ar condicionado.
Os nossos artigos sobre o Irão na viagem do Rally Mongol estão aqui
- RALLY MONGOL – CHEGAMOS AO IRÃO! – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa entrada no Irão e passagem da fronteira, no Rally Mongol.
- RALLY MONGOL – CHEGADA A ISFAHAN – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Isfahan, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – DESFRUTANDO DE ISFAHAN – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Isfahan, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR O DESERTO DO IRÃO – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a primeira parte da nossa travessia do deserto iraniano, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSAR O DESERTO DO IRÃO – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a segunda parte da nossa travessia do deserto iraniano, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
- RALLY MONGOL – PASSAGEM POR MASHHAD – O nosso artigo, em forma de crónica de viagem, sobre a nossa passagem por Mashhad, no Rally Mongol, quando atravessamos o Irão.
Para trás ficaria Isfahan mas não sem antes fazermos um “check up na burra”. Fomos à Renaut de Isfahan, onde mudámos o óleo e os filtros. Matt tinha-nos dado a morada e chegar lá não tinha sido difícil mas encontrar o lugar certo deu algum trabalho, especialmente quando a polícia nos mandou parar. Estávamos num lugar pouco turístico e a policia estranhou. Pediu-nos os passaportes e telefonou para o hotel para confirmar a nossa história. Com a história confirmada, fomos escoltados pela polícia até ao stand. Esperamos pela burra com ar condicionado, chá e bolachinhas e muita simpatia iraniana.
Pouco menos de uma hora depois estávamos prontos para seguir viagem em direcção ao deserto.
De Isfahan a Khur, o nosso objectivo do dia, a estrada atravessa inicialmente o deserto rochoso, que progressivamente vai dando lugar a algumas dunas de areia. Os camelos vão aparecendo na beira da estrada.
O calor do deserto é tal que está menos quente dentro da burra com os vidros abertos do que com eles fechados. O ar que vem do exterior queima. Decidimos percorrer os quilómetros com os vidros fechados. Assamos, literalmente, e desidratamos.
Quando chegamos a Khur, já o sol se estava quase a pôr, mas como estava a ficar mais fresco decidimos conduzir um pouco mais e ir até Garmeh, um oásis no deserto ali bem perto. Fomos escoltados até a uma casa familiar por dois miúdos armados de caçadeira, que treinavam tiro ao “pacote de sumo”.
Quando chegamos, encontramos o Mullah a brincar com as crianças da aldeia. Enquanto os rapazes foram tratar de arranjar alojamento para passarmos a noite, agarrei na minha polaróide e fui ter com eles. Adoro tirar fotografias mas poder oferecer as fotografias que tiro com a polaróide a crianças e velhos enche-me o coração.
A nossa casa tem um pequeno curral em frente, com camelos, cabras e coelhos. A camela Camila fez logo amizade com o Zé.
Descansámos um pouco na casa mas saímos quase logo para o café da aldeia, onde fomos experimentar hambúrgueres de carne de camelo. Payam, o rapaz do café, preparou-nos a comida no momento. O jantar demorou a sair, comemos quase às 23h, mas estava muito bom. O nosso dia tinha sido intenso mas o dia seguinte seria ainda mais…
Podem ver aqui o vídeo completo desta aventura!
Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
- CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
- VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
- VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
- VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
- VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
- VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
- VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
- VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
- VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
- VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
- VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
- VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
- VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
- VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
- VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
- VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
- VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
- VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
- VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
- VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
- VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
- VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
- ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
- 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
- DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
- VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
- VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
- COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
- VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.