Visitar o DESERTO DE DASHT-E KAVIR às portas de Yazd | Irão

Visitar o DESERTO DE DASHT-E KAVIR às portas de Yazd | Irão

Gelo e fogo… Quando a paisagem é dominada pela presença do gelo cortante, ou pelas pedras e areia escaldante, o planeta revela o seu lado mais selvagem, mais inóspito, mais parecido com o que terá sido antes da vida aparecer. É como se estivéssemos noutro planeta… E a beleza é esmagadora. Porque as forças que moldaram estas paisagens estão para além da nossa compreensão, estão muito mais além da escala de tempo de uma vida humana, sentimo-nos pequenos, insignificantes perante tal espectáculo. E é verdadeiramente um privilégio poder estar nesses lugares, presenciar a natureza em bruto, nem que seja por breves instantes.

Estou dentro de um carro há várias horas, percorrendo rectas sem fim de uma estrada que parece não ter destino. As placas que passam só indicam as distâncias para localidades que já estão perto, não dando a mais pequena ideia do que está mais além. De vez em quando, uma ligeira curva, para dar vez a mais uma extensa recta. O que vejo à volta é magnífico. Deserto rochoso, com montanhas de escarpas acentuadas e arestas ponteagudas a ladear os vales por onde a estrada corta a paisagem, é Dasht-e-Kavir. Vou em direcção à borda do deserto ainda mais deserto, ali onde até a vegetação rasteira perde o seu combate com o terreno e dá lugar apenas a rochas e areia. Mas até onde vai a vegetação, também vai a vontade do homem em sobreviver, em viver com aquilo que a terra dá, e não mais. Criadores de camelos e agricultores vivem no limite, no seu limite e no limite até onde a vida pode ir. Mais além, está algo que o homem só pode experimentar de passagem, como quando olhamos para o sol. Um vislumbre apenas, um momento em que a natureza se nos revela na sua nudez estonteante…

Visitar o DESERTO DE DASHT-E KAVIR às portas de Yazd | Irão
Nos desertos, não há forma mais estranha e visão mais magnifica do que as dunas de areia. Que forças intemporais estão por trás da transformação de rochas e montanhas em minúsculos grãos? Que vontade os encaminha para estes lugares, para se juntarem e ondularem ao sabor do vento que passa? Que mão carinhosa os mantém em formação contra o tempo que passa?
Caminho em direcção ao topo de uma duna de Dasht-e-Kavir, para ver mais além. Os pés descalços afundam-se e deslizam, e recuo um passo para avançar dois. As distâncias parecem tão curtas, os lugares parecem já ali, mas a natureza não se entrega facilmente aquele que a quer ver… Finalmente no topo, vejo as línguas ondulantes de areia sucederem-se até ao horizonte, onde se vêem mais montanhas. A cor da areia em Dasht-e-Kavir vai mudando conforme o sol vai descendo, ou espreitando com mais fulgor por entre as nuvens.
Visitar o DESERTO DE DASHT-E KAVIR às portas de Yazd | Irão
Sinto-me uma formiga em Dasht-e-Kavir que caminha deixando pequeninas pegadas que amanhã já cá não estarão.
Verdadeiramente, esta paisagem não é para homens… Se o Olimpo existe, deve ser algum tipo de deserto, ou então um campo de gelo. Mas foi aqui, na estrada que vem de Yazd, mais além da localidade de Bafq, algures na borda do deserto de Dasht-e-Kavir, que tive a fortuna de ver a morada dos deuses…
Visitar o DESERTO DE DASHT-E KAVIR às portas de Yazd | Irão

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

3 Comentários

  1. Nunca me senti tão dentro de ti, atravéz das tuas palavras.
    Quando andavas no meu ventre pedi a Deus que me desse um filho que fosse um Homem com letra grande. Senti esse filho neste texto.
    Obrigada. Vive a vida sempre na vertical.
    Bjs.Bjs.

  2. Desta vez foi o Rui que escreveu. Vou-lhe dizer que gostaste, vai ficar todo pomposo! 😉 ehheheh.

  3. Carla,

    A beleza deste deserto (a julgar pelas fotografias… Imagino no local!!!) deixa qualquer pessoa sem palavras, mas, ainda assim, conseguiste escrever um texto fabuloso! Adorei!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.