Gelo e fogo… Quando a paisagem é dominada pela presença do gelo cortante, ou pelas pedras e areia escaldante, o planeta revela o seu lado mais selvagem, mais inóspito, mais parecido com o que terá sido antes da vida aparecer. É como se estivéssemos noutro planeta… E a beleza é esmagadora. Porque as forças que moldaram estas paisagens estão para além da nossa compreensão, estão muito mais além da escala de tempo de uma vida humana, sentimo-nos pequenos, insignificantes perante tal espectáculo. E é verdadeiramente um privilégio poder estar nesses lugares, presenciar a natureza em bruto, nem que seja por breves instantes.
Estou dentro de um carro há várias horas, percorrendo rectas sem fim de uma estrada que parece não ter destino. As placas que passam só indicam as distâncias para localidades que já estão perto, não dando a mais pequena ideia do que está mais além. De vez em quando, uma ligeira curva, para dar vez a mais uma extensa recta. O que vejo à volta é magnífico. Deserto rochoso, com montanhas de escarpas acentuadas e arestas ponteagudas a ladear os vales por onde a estrada corta a paisagem, é Dasht-e-Kavir. Vou em direcção à borda do deserto ainda mais deserto, ali onde até a vegetação rasteira perde o seu combate com o terreno e dá lugar apenas a rochas e areia. Mas até onde vai a vegetação, também vai a vontade do homem em sobreviver, em viver com aquilo que a terra dá, e não mais. Criadores de camelos e agricultores vivem no limite, no seu limite e no limite até onde a vida pode ir. Mais além, está algo que o homem só pode experimentar de passagem, como quando olhamos para o sol. Um vislumbre apenas, um momento em que a natureza se nos revela na sua nudez estonteante…
Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
- VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
- CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
- VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
- VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
- VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
- VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
- VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
- VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
- VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
- VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
- VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
- VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
- VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
- VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
- VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
- VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
- VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
- VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
- VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
- VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
- VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
- VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
- VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
- VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
- ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
- 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
- DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
- VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
- VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
- COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
- VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.
Nunca me senti tão dentro de ti, atravéz das tuas palavras.
Quando andavas no meu ventre pedi a Deus que me desse um filho que fosse um Homem com letra grande. Senti esse filho neste texto.
Obrigada. Vive a vida sempre na vertical.
Bjs.Bjs.
Desta vez foi o Rui que escreveu. Vou-lhe dizer que gostaste, vai ficar todo pomposo! 😉 ehheheh.
Carla,
A beleza deste deserto (a julgar pelas fotografias… Imagino no local!!!) deixa qualquer pessoa sem palavras, mas, ainda assim, conseguiste escrever um texto fabuloso! Adorei!